Como fazer uma caixa com bigode

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Papelaria personalizada - Caixa bigode - Dia dos pais
Vídeo: Papelaria personalizada - Caixa bigode - Dia dos pais

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 35 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Um gráfico de caixa (também conhecido como diagrama de caixa, "caixa de Tukey" ou "gráfico de caixa") é um diagrama simples e rápido de executar, cujo objetivo é mostrar como uma série de números é distribuída graficamente. Portanto, temos uma leitura direta da distribuição dos números de uma série.


estágios

Reúna seus dados criptografados. Vamos pegar, por exemplo, as seguintes séries de números: 1, 2, 3, 4 e 5. Elas serão usadas posteriormente para cálculos.



  1. Classifique esses dados em ordem crescente. Coloque-os on-line começando pelo menor à esquerda e escrevendo os seguintes em ordem crescente. No nosso caso, obtemos: 1, 2, 3, 4, 5.


  2. Calcule o número mediano (ou mediano) da série. A mediana é o número que divide a série em dois conjuntos numericamente iguais (tantos dados antes desse número mediano). É por isso que você estava alinhado na ordem dos valores da série. A mediana de nossa série é, portanto, 3 (2 valores antes e 2 valores depois). Na estatística, a mediana também é chamada de "segundo quartil".
    • Se a série incluir um número ímpar de valores, não haverá problema específico, pois sempre há um número mediano que compartilha perfeitamente a série em dois grupos iguais. Assim, com a série (1, 2, 3, 4, 5), 3 é mediana, porque existem dois valores antes e 2 valores depois.
    • O que acontece se a série tiver um número par de valores? Veja o exemplo da série: 2, 4, 4, 7, 9, 10, 14, 15. Possui 8 valores. É impossível encontrar a mediana imediatamente. A solução é simples e lógica: com um número par de dados, o número mediano é a média dos dois números centrais. Aqui, 7 e 9 estão na posição central. Você os adiciona e divide por 2. Em resumo, você está na média! Você faz: 7 + 9 = 16 e 16/2 = 8. 8 assim é a mediana da série.



  3. Encontre o primeiro e o terceiro quartis. Eles são chamados respectivamente "quartil inferior" e "quartil superior". Nesta fase, o segundo quartil é a mediana. Agora precisamos da mediana da primeira metade da série (primeiro quartil). No nosso exemplo inicial, essa é a mediana dos valores encontrados em esquerda 3. A mediana de 1 e 2 é 1,5 (número par de valores, a média é: (1 + 2) / 2). Fazemos o mesmo com a segunda metade da série, direito 3. A mediana de 4 e 5 (terceiro quartil) é 4,5 (número par de valores, a média é: (4 + 5) / 2).


  4. Desenhe uma linha de pontos. Deve ser longo o suficiente para incluir todos os seus dados. Você adicionará um pequeno comprimento de cada lado para segurança. Em um gráfico, os números devem ser colocados o tempo todo em intervalos regulares. Se você tiver valores decimais (aqui, 1,5 e 4,5), também os represente na linha.



  5. Indique na linha o primeiro, segundo e terceiro quartis. Coloque-os nos lugares certos na forma de um pequeno traço vertical e, a partir desses quartis, desenhe linhas tracejadas verticais para cima. Faça o mesmo na linha de base, espessando a linha.


  6. Faça uma "caixa" vinculando esses quartis. No topo dessas linhas pontilhadas, conecte por uma linha sólida o primeiro ao terceiro quartil através do segundo. Você terá sua caixa!


  7. Em seguida, indique os valores extremos. Localize os dois valores mínimo e máximo da série na linha de base e desenhe, como antes, uma linha pontilhada vertical, no final da qual você colocará um pequeno ponto. Com a nossa série, você terá uma linha acima do 1 e outra acima do 5.


  8. Conecte esses dois pontos à caixa principal. São essas duas linhas horizontais que dão nome ao diagrama: são os famosos "bigodes".


  9. Acabou! Esse tipo de diagrama permite visualizar rapidamente como é feita a distribuição dos números em uma determinada série. Isso é muito útil para séries com muitos valores. Assim, quanto menor o corpo da caixa, mais valores "médios" são homogêneos; quanto maiores os bigodes, mais dispersos são os valores; quanto mais a caixa estiver à esquerda, menores serão os valores da série. Para esse tipo de dados, o "gráfico de caixa" é mais significativo que um gráfico de barras ou um gráfico de barras.