Como fazer uma interpolação linear dupla

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
Como fazer uma interpolação linear dupla - Conhecimento
Como fazer uma interpolação linear dupla - Conhecimento

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 10 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Você já teve que procurar um valor em uma tabela para finalmente descobrir que os valores que você está procurando estão entre os listados? Como você fez quando aconteceu? Você certamente arredondou para os valores mais próximos. Um método alternativo é interpolar. Este é um método mais preciso para encontrar o valor desejado proporcionalmente em uma tabela em que suas entradas não estão listadas (consulte a seção "Avisos" abaixo). Uma tabela termodinâmica (fornecendo entalpia, entropia, volume ou energia interna em função das condições de temperatura e pressão) é um exemplo de tabela cuja leitura pode exigir interpolação. Para esta demonstração, use a tabela termodinâmica fornecida aqui para encontrar a entalpia (h) sob condições de 12 bar (designada por A) e 325 ° C (designado por B neste artigo). o entalpia corresponde à energia total de um sistema termodinâmico. É utilizado no estudo de mudanças envolvendo a energia de um sistema em muitos processos químicos, por exemplo, para ajudar na identificação de uma substância quando a fase sólida entra na fase líquida ou gasosa.


estágios



  1. Clique na imagem da tabela termodinâmica como exemplo para abri-la em uma nova janela, para lê-la mais claramente.


  2. Localize o local em que o valor 12 barras (A) deve ser.


  3. chamada A1 o valor que o precede.


  4. chamada A2 o valor que se segue.


  5. Localize o local em que o valor 325 ° C (B) deve ser.



  6. chamada B1 o valor que o precede.


  7. chamada B2 o valor a seguir.


  8. Localize onde a entalpia deve estar para condições de 12 bar e 325 ° C.


  9. chamada C esse valor de entalpia.


  10. Localize o valor (A1, B1).


  11. Chame esse valor de C1,1.



  12. Localize o valor (A1, B2).


  13. Chame esse valor de C1,2.


  14. Localize o valor (A2, B1).


  15. Chame esse valor de C2,1.


  16. Localize o valor (A2, B2).


  17. Chame esse valor de C2,2.


  18. Digite esses valores na Equação 1. Agora deve parecer com a equação 2 com valores em vez de variáveis.
conselho
  • Este artigo explica como interpolar os valores de uma tabela por meio de duas equações lineares, como são feitas em análises de laboratório. No entanto, se você tiver uma única equação y = mx + b com y = entalpia ex = temperatura e onde y for desconhecido, resolva b usando um par conhecido de valores (y, x) e a inclinação m. Assim y-mx = b. Esta é uma maneira de resolver uma equação linear, o que também pode ser feito por uma calculadora gráfica. Este trabalha com seus dados com <2nd>quando você tiver inserido os valores na "Lista". em seguida "Calc" abre um menu para selecionar uma função. Por exemplo, com a regressão "LinReg (ax + b)", você pode calcular a equação de uma linha com base nos seus dados. Em seguida, use "TblSet" para configurar como a tabela deve aparecer e abra-a. Leia os valores gerados pela calculadora. Você também pode desenhar a equação com e use-os para encontrar alguns pontos específicos em vez de lê-los na tabela.
avisos
  • Grandes intervalos entre valores sucessivos na tabela indicam a presença de uma mudança de fase, se os valores estiverem corretos. Nesse caso, a interpolação não fornecerá um valor exato.