Como manter seu cão saudável

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como manter seu cão saudável - Conhecimento
Como manter seu cão saudável - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparar uma boa dietaBanheira higiênicaCuide do seu cãoCuide regularmente da saúde do seu cão16 Referências

É bastante natural querer cuidar do cachorro que compartilhará sua vida por anos. A boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para cuidar do seu cão. Aprenda como dar-lhe uma dieta equilibrada com alimentos de boa qualidade, como dar-lhe os cuidados veterinários de que precisa e como construir um ambiente saudável e amoroso.


estágios

Parte 1 Preparando uma boa dieta



  1. Dê ao seu cão boa qualidade e comida bem equilibrada. Esta deve ser a principal fonte de alimento para o seu cão. Observe os cinco primeiros alimentos na lista de ingredientes dos alimentos que você compra. Esses ingredientes compõem a maior parte dos alimentos. Carne (não subprodutos da carne) e vegetais devem estar entre os primeiros ingredientes mencionados. Mais abaixo na lista, você pode encontrar subprodutos de carne e grãos.
    • Evite ingredientes comuns na comida de cachorro, que só a tornam mais consistente e que realmente prejudicam a saúde do seu cão. Evite, por exemplo, etoxiquina, propilenoglicol, BHT ou BHA, xarope de milho e milho e subprodutos de origem animal.
    • Às vezes, alguns cães podem mostrar sinais de sensibilidade ou intolerância à comida. Preste atenção a sintomas como diarréia, vômito ou problemas de pele. Consulte o seu veterinário para determinar os ingredientes na comida do seu cão que ele pode e não pode comer.



  2. Tenha cuidado ao dar comida humana ao seu cão. Saiba que alguns alimentos podem machucá-lo ou até matá-lo. O corpo do cão não pode metabolizar certos alimentos como o corpo humano, razão pela qual você deve garantir que ele não tenha acesso aos seguintes alimentos: uvas, passas, chocolate, abacate, massa fermento, nozes, álcool, cebola, alho, cebolinha e gomas de mascar sem açúcar (especialmente aqueles com xilitol). Estes são alimentos tóxicos para o cão.
    • Mesmo que você possa preparar a comida do seu cão, consulte um veterinário especializado em nutrição animal. Isso garante que você traga ao seu cão uma dieta equilibrada.


  3. Mantenha o peso do seu cão em um nível saudável. Um cão é considerado acima do peso se seu peso exceder 10 a 20% do peso ideal. Se seu peso exceder seu peso ideal em 20%, ele é considerado obeso. A lobesidade pode diminuir a vida do seu cão de dois anos de idade. Cães obesos têm maior risco de câncer, doenças cardíacas, diabetes, osteoartrite ou pedras. Discuta com seu veterinário o peso ideal do seu cão e alimente-o adequadamente.
    • A maioria dos cães está com sobrepeso ou obesidade porque não se exercita o suficiente e porque recebe muito para comer. Verifique as instruções sobre como embalar os alimentos para obter conselhos e como alimentá-los de acordo com seu peso ideal.



  4. Dê ao seu cão guloseimas saudáveis. Assim como os homens, as guloseimas podem trazer muito mais calorias para o seu cão. Isso pode causar excesso de peso. Tente dar deleites caseiros para substituir os que você compra nas lojas.
    • Dê ao seu cão guloseimas com baixas calorias, como cenoura, feijão verde enlatado (com pouco sal ou lave-o para se livrar do sal) ou pequenas fatias de batata-doce cozida.


  5. Dê ao seu cão acesso permanente à água fresca. Os cães precisam de muita água fresca para que seus corpos funcionem adequadamente e digeram os alimentos. A água deve estar limpa e fresca, e é por isso que você deve substituí-la uma vez ao dia. De vez em quando, limpe a tigela com detergente e água. Lave a tigela e deixe secar antes de encher com água.
    • Bactérias e algas podem crescer na tigela, especialmente quando está quente. Ao congelar, você deve evitar que a água na tigela congele também.

Parte 2 Preparando seu cachorro



  1. Escove seu cão regularmente. Escove o pêlo do seu cão para mantê-lo brilhante e saudável. Isso também incentivará a boa circulação sanguínea. Observe a presença de novas bolas, crescimentos ou novos cistos na pele e leve-os ao conhecimento do veterinário. Ele também deve examinar crostas, vermelhidão e irritação.
    • Escovar o cão também é um ótimo momento para procurar pulgas, carrapatos ou ácaros.


  2. Corte as garras do seu cachorro. Mesmo que seu animal precise de um tempo para se acostumar, você pode podá-lo regularmente enquanto o prepara. Apenas tome cuidado para não cortar as veias e nervos que estão na parte sensível da garra.
    • Se você não tiver certeza de como usá-lo para cortar suas garras, peça ao seu veterinário para lhe mostrar como fazê-lo.


  3. Escove os dentes do seu cão todos os dias. Escovar elimina placas ou bactérias acumuladas nos dentes do seu cão. É também um ótimo momento para verificar feridas na boca, dentes soltos ou quebrados ou qualquer outro problema. Use apenas creme dental para cães. O flúor que a pasta de dente contém para os homens é tóxico para os cães e pode causar sérios problemas de saúde.
    • Às vezes, você pode limpar os dentes do seu cão no veterinário. Ele lhe dará um sedativo para que ela possa examinar e limpar os dentes.


  4. Verifique as orelhas do seu cão. Seus ouvidos não devem cheirar mal e não devem ter secreções. A parte interna da orelha deve ser branca, mas alguns cães de cor escura também têm orelhas internas de cor escura. Não deve haver detritos, sujeira ou parasitas como carrapatos. Pontas de grama ou folhas também podem chegar aos ouvidos. Você deve removê-los com cuidado.
    • Se o seu cão tem orelhas pendentes, verifique-as diariamente ou regularmente.


  5. Limpe as orelhas do seu cão. Use um produto projetado especificamente para limpar as orelhas dos cães ou preparar uma solução de vinagre branco e uma medida alcoólica de 90 graus. Mergulhe um pedaço de algodão no líquido e limpe delicadamente a orelha do cão. Se você vir sangue no algodão, pare de limpar a orelha e consulte um veterinário.
    • Se você vir seu cão balançando a cabeça demais, coçando a orelha, se odores ou secreções (como cera ou líquidos) aparecerem, saiba que isso não é normal. Se você acha que seu cão tem uma infecção no ouvido, leve-o ao veterinário.

Parte 3 Cuidando do seu cachorro



  1. Fornecer abrigo para o seu cão. A maioria das pessoas que tem um cachorro decide mantê-lo dentro de casa com o resto da família. Se você deixar seu cão de fora, deve oferecer a ele um nicho isolado, com uma camada quente quando está frio, sombras quando está quente, comida e água que não estagnam ou congelam. Nunca coloque uma corrente no seu cão, pois isso pode causar lesões nas pernas e no pescoço.
    • Não mantenha o cão fora se ele não estiver acostumado a climas extremos. Ao manter seu cão fora sem abrigo adequado, você é negligente. Se você não puder fornecer um abrigo adequado, mantenha-o dentro de casa ou não pegue um cachorro.


  2. Faça seu cão fazer muito exercício. Dependendo da raça do seu cão, isso pode significar dez a quinze minutos de caminhada por dia ou uma hora de corrida no parque. Você pode deixá-lo gastar tempo suficiente jogando-lhe um graveto ou um disco voador. Além disso, jogos e passeios com seu cão são uma excelente oportunidade para fortalecer seu vínculo com ele.
    • Exercícios e jogos podem reduzir o mau comportamento, como rasgar tecidos em casa, mastigar itens proibidos e ser agressivo. Também ajuda a controlar o peso do cão e mantê-lo saudável.


  3. Socialize seu cão. Depois de dar a ele as vacinas necessárias, você pode socializá-lo. Isso significa que você deve apresentá-lo cuidadosamente a pessoas, outros animais e outros cães em situações fora de sua casa. Entrando no carro e andando pela vizinhança ou pelos parques, você pode apresentá-lo gradualmente a outras pessoas e a outros cães.
    • Enquanto o cão não tiver medo ou não se sentir ameaçado, ele se acostumará a essas situações. Quanto mais você expõe os jovens a esse tipo de situações sociais únicas, melhor.

Parte 4 Cuide regularmente da saúde do seu cão



  1. Traga o cachorro ao veterinário. Programe um check-up anual de rotina para o seu cão ser submetido a testes e receber vacinas importantes. Seu veterinário também aprenderá a conhecer seu cão e ele poderá dizer se ele é saudável ou não. Visitas regulares previnem muitas doenças.
    • Se você tem um filhote, leve-o ao veterinário quando tiver seis semanas. Ele procurará sinais de hérnias e problemas no coração, pulmões, olhos ou ouvidos. O filhote também tomará um vermífugo preventivo e receberá importantes vacinas.


  2. Vacine seu cão. Ele deve receber a vacina contra a raiva em cerca de 12 semanas, o que é obrigatório em muitos países. Você pode ser multado se não vacinar seu cão e morder outra pessoa ou animal. Considere também vacinar seu cão contra a doença de Lyme. Esta doença causa dor nas articulações, inflamação, febre e doença renal que podem ser fatais.
    • Cães que passam muito tempo ao ar livre, que vivem na fazenda ou caçam têm um risco maior de doenças transmitidas por carrapatos.


  3. Considere esterilizar seu cão. A esterilização ou castração do cão ajuda a reduzir certos comportamentos problemáticos e o risco de certos tumores ou infecções. Se o seu cão for esterilizado, você não precisará se preocupar com o cuidado e a colocação do filhote.
    • Também é aconselhável instalar um chip de reconhecimento no seu cão, caso seja necessário.


  4. Monitorar e prevenir o aparecimento de pulgas. Observe os sinais de pulgas no seu cão, por exemplo, se houver pontos pretos em seu pêlo, se o cachorro lambe ou arranha com frequência ou se tem crostas na pele. Depois de encontrar pulgas em seu cão, várias opções aparecem no seu caminho. Consulte o seu médico para medicamentos orais, para lavar com um xampu de pulgas ou colocar um colar de pulgas sobre ele.
    • Os colares de pulgas e os tratamentos mensais de pele são uma ótima maneira de evitar o surgimento de pulgas. Discuta o tratamento antipulgas com seu veterinário.


  5. Peça ao seu veterinário para testar a presença de dirofilariose. É necessário um exame de sangue anual para verificar a presença dessa doença generalizada. Os vermes se espalham pelas picadas de mosquitos, o que dificulta sua prevenção.Use comprimidos mensais ou uma injeção eficaz por até seis meses para matar esses organismos no sangue.
    • Se o seu cão pegar vermes, há tratamento, mas isso vai machucá-lo, é caro e pode levar meses para se livrar desses parasitas.