Como limpar os pincéis usados ​​para pintura a óleo

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como limpar os pincéis usados ​​para pintura a óleo - Conhecimento
Como limpar os pincéis usados ​​para pintura a óleo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Garanta uma limpeza rápida e rigorosaLimpe as escovasLimpeza final2525 Referências

A tinta a óleo pode secar mais lentamente do que outros tipos, pode distorcer os pincéis e prender os cabelos se você não os limpar imediatamente. Você reduzirá o risco disso, preparando seu equipamento de limpeza antes de começar a pintar. Então não há nada complicado: basta remover a tinta dos pincéis aos poucos, primeiro com materiais secos, como jornais ou toalhas de papel, depois com um diluente ou sabão. Quando terminar, limpe todo o seu equipamento e guarde as escovas adequadamente, para que elas durem o máximo possível.


estágios

Parte 1 Garantindo uma limpeza rápida e completa



  1. Não espere. Planeje limpar seu pincel assim que terminar de pintar com óleo. Faça isso mesmo se você planeja começar a pintar novamente em pouco tempo. Sempre limpe suas escovas rapidamente para garantir que elas estejam limpas e para evitar queda de cabelo.
    • Se você for pintar novamente em pouco tempo, não deixe o pincel mais fino enquanto isso, em vez de limpá-lo. Com o tempo, o diluente dissolve a cola que prende os cabelos ao cabo.
    • Os óleos podem estar secando mais lentamente do que outras tintas, mas ainda é mais fácil limpar os pincéis antes que a tinta comece a secar.



  2. Proteja as superfícies. Proteja-se e as superfícies ao seu redor. Prepare o plano de trabalho onde você limpará o material antes de começar a pintar. Forneça luvas e óculos para uso doméstico para protegê-lo contra produtos químicos. Coloque jornais, toalhas velhas ou lençóis velhos nas superfícies para protegê-los.


  3. Prepare o equipamento de limpeza. Retire antes de começar a pintar. Verifique se você já tem o que precisa antes de precisar. Dessa forma, você pode limpar seus pincéis com facilidade e rapidez, sem precisar procurar itens enquanto a tinta começa a secar nos pincéis. Você precisa de pelo menos o seguinte equipamento:
    • trapos, jornais, toalhas de papel ou outros itens secos para limpar os pincéis,
    • um recipiente com uma tampa que você pode fechar,
    • dilua com óleo ou óleo de cártamo,
    • sabão (de preferência feito especificamente para pincéis, caso contrário, você pode usar detergente ou xampu).

Parte 2 Escovas limpas




  1. Retire o excesso de tinta. Use um pano ou outro item desse tipo. Enrole-o em torno do anel de metal que conecta os cabelos ao cabo (chamado "ponteira"). Coloque a ponta do pincel sobre a folha ou o item que você colocou para proteger as superfícies, para que a tinta removida caia sobre ela. Limpe o pincel da seguinte maneira.
    • Aperte a base das cerdas com o pano.
    • Deslize os dedos da base até a ponta dos cabelos enquanto continua a apertar.
    • Repita conforme necessário com partes limpas do pano até não pintar mais o cabelo.


  2. Use mais fino. Despeje o diluente com óleo ou óleo de cártamo em um recipiente. Encha-o o suficiente para mergulhar completamente as cerdas no líquido. Mergulhe o pincel no solvente e limpe-o com o método a seguir.
    • Deslize as cerdas na parte inferior do recipiente para remover a tinta.
    • Retire a escova do líquido.
    • Limpe-o como na etapa anterior para remover mais tinta.
    • Tenha cuidado ao remover a tinta, pois será mais líquida do que antes.


  3. Repita conforme necessário. Para uma limpeza o mais completa possível, adicione diluente ou óleo a outros dois recipientes. Mergulhe o pincel em um desses recipientes para diluir a tinta e limpe-a como fez anteriormente. Repita o processo com o terceiro recipiente. O líquido em cada recipiente deve ficar menos opaco do que no anterior. O do terceiro recipiente deve permanecer relativamente transparente.
    • Seu pincel ficará colorido pela tinta quando você o limpar, mas é normal.


  4. Use sabão. Coloque um pouco de sabonete líquido em uma de suas mãos. Segure o pincel com a outra mão. Mergulhe o cabelo no sabão e deslize-o novamente na palma da mão.
    • Continue a arrastar o cabelo até formar espuma.
    • Comece assim que a espuma tiver a mesma cor da tinta.
    • Lave o pincel e a mão com água morna.
    • Repita o processo até que a espuma não mude de cor.

Parte 3 Concluir a limpeza



  1. Torça o cabelo. Como quando você removeu o excesso de tinta, enrole um pano ou outro item seco ao redor da concha e deslize os dedos para liberar o sabão ou a tinta restante. Se você tiver a impressão de que ainda há muito sabão no cabelo, lave-o melhor e repita o procedimento. Se houver tinta, lave e enxágüe novamente.
    • É possível que os cabelos permaneçam manchados mesmo após a limpeza. Isso é normal e não significa que eles ainda estejam sujos.


  2. Seque a escova. Continue apertando e esfregando as cerdas com panos limpos ou itens semelhantes para remover toda a água. Use sempre peças limpas do tecido ou panos limpos para avaliar a quantidade de água removida. Continue até que o pano fique seco depois de limpar o pincel.
    • Você deve secar completamente o pincel para evitar a formação de mofo.


  3. Reforma do pincel. Pressione suavemente a base dos cabelos com os dedos para restaurar a forma original. Sempre mova da base para a ponta para evitar gritar e deformar o cabelo.


  4. Trate o cabelo. Se você estiver usando um pincel velho, sinta a ereção dos cabelos ao dar-lhes a forma para ver se são secos e ásperos. Se você sentir que eles são muito secos e quebradiços, umedeça-os novamente e use os dedos para penetrar em um pequeno ponto do condicionador. Enxágüe o pincel, seque-o e reformule-o seguindo as etapas anteriores.
    • Use esse método o menos possível e somente quando for realmente necessário. Se você aplicar um condicionador em cada limpeza, o cabelo se deforma.


  5. Guarde o pincel corretamente. Se possível, use uma caixa com tampa para protegê-la de traças. Coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima para manter a forma. Se você estiver montando vários pincéis, certifique-se de poder segurar a alça de cada um sem mover o cabelo de outras pessoas. Se necessário, use mais de uma caixa de armazenamento.


  6. Armazene o diluente. Mantenha o diluente que você usou. Feche o (s) recipiente (s) e deixe o líquido repousar durante a noite para permitir que a tinta assente no fundo. No dia seguinte, despeje o líquido clarificado em outro recipiente. Feche-o e identifique os dois recipientes. Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais. O diluente é inflamável, portanto, mantenha-o longe de chamas e fontes de calor e não o exponha a calor excessivo.
    • No futuro, despeje o diluente sujo no recipiente com a tinta restante.
    • Aguarde a tinta e o diluente se separarem e despeje o líquido clarificado no recipiente que contém o diluente.
    • Continue até que o recipiente que contém a tinta permaneça cheio.

Descarte os produtos corretamente.Entre em contato com as autoridades locais para descobrir quais medidas devem ser tomadas para descartar produtos perigosos, como solventes e tintas. Não deite esses produtos na pia, esgoto ou terra, pois são venenosos.

    • Se for muito difícil descartar produtos perigosos adequadamente, o óleo de cártamo (um óleo de cozinha que pode ser jogado na pia) é uma ótima alternativa para diluir a tinta.