Como gerenciar a hipersensibilidade dentária a produtos clareadores

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 5 Julho 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Como gerenciar a hipersensibilidade dentária a produtos clareadores - Conhecimento
Como gerenciar a hipersensibilidade dentária a produtos clareadores - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Antes do clareamento dos dentesDurante o tratamentoDepois do tratamento14 Referências

Se você está acostumado a usar produtos para clarear os dentes, provavelmente já sentiu formigamento ou até dor por causa disso. São os produtos químicos que compõem os agentes clareadores que os causam irritando os nervos dentários. Felizmente, existem diferentes maneiras de mitigar esses efeitos negativos, como você verá neste artigo.


estágios

Parte 1 Antes do tratamento de clareamento dos dentes



  1. Escove os dentes regularmente com creme dental que os dessensibiliza. Faça isso apenas nas semanas antes do clareamento. Para isso, você pode usar cremes dentais como Sensodyne ou Colgate "Sensitive Pro Relief".
    • Escove os dentes com este tipo de creme dental pelo menos duas vezes por dia. Faça movimentos circulares, e não para frente e para trás, ao limpar os dentes com uma escova de cerdas macias.
    • De preferência, escove os dentes em sessões de 3 minutos.


  2. Nos dias anteriores ao tratamento, use um gel pastoso ou líquido que dessensibilize os dentes. Em geral, é o nitrato de potássio contido nesses produtos que dessensibiliza parcialmente os nervos dentários. Existem dois produtos eficazes que os contêm: os géis "AcquaSeal" e "Ultra EZ". Pode ser comprado em uma farmácia e deve ser usado antes e depois do tratamento de clareamento dos dentes.
    • Para aplicar um produto desse tipo, despeje um pouco de gel líquido ou cole na ponta de um cotonete que você usará para esfregar a superfície dos dentes.
    • Deixe o produto trabalhar nos dentes pelo tempo prescrito na embalagem, antes de enxaguar bem a boca.



  3. Encha o gel dessensibilizante com a calha que acompanha todos os outros elementos do tratamento de clareamento. Despeje a quantidade certa de gel, coloque-a nos dentes e deixe o produto funcionar por cerca de 30 minutos. Se você estiver usando uma calha já preenchida com um produto dessensibilizante ou uma calha pessoal, passe por esta fase preparatória antes de branquear os dentes. Uma vez feito, lave bem a sarjeta, seque-a e encha-a com lixívia antes de aplicá-la novamente nos dentes.
    • Verifique se a calha está bem cheia de produto, garantindo que cubra todos os dentes sem alcançar as gengivas. Você pode sentir um formigamento desagradável se o agente clareador entrar em contato com as gengivas.


  4. Absorva um medicamento para dor uma hora antes de aplicar o tratamento de clareamento. A loção clareadora pode irritar os nervos dentários e causar dor durante e após o tratamento. Se você estiver tomando um anti-inflamatório, evite a dor anestesiando os nervos dentários.
    • Os dentistas geralmente recomendam medicamentos contendo libuprofeno em uma dose de 600 mg. Pergunte ao seu médico qual medicamento e qual dosagem seria melhor para você.
    • Tome o anti-incrustante uma hora antes de aplicar o agente clareador para dar tempo para que surtam efeito. Você também pode tomar após o tratamento se sentir desconforto ou dor.

Parte 2 Durante o tratamento




  1. Use um produto de branqueamento doméstico com um nível mais baixo de peróxido do que os produtos comerciais. Na verdade, você pode fazer seu próprio produto com base no peróxido de hidrogênio como ingrediente clareador. Deve-se também saber que esse composto químico torna os dentes mais porosos, enfraquece a polpa dentária e torna o nervo dental mais vulnerável. Produtos de branqueamento com um nível relativamente baixo de peróxido de hidrogênio (5-6%) têm menos probabilidade de produzir sensações desconfortáveis ​​ou dor dentária.


  2. Respeite a quantidade certa de agente clareador. Não use mais na esperança de obter dentes mais brancos. Isso não funcionaria e você apenas enfraqueceria o esmalte e a polpa dos dentes, bem como as gengivas.


  3. Não deixe o produto clareador nos dentes por muito tempo. Se você não seguir esta regra, corre o risco de degradar o esmalte e a polpa dos dentes, o que se tornará mais sensível e talvez até doloroso. Além disso, seus dentes não ficarão mais brancos.
    • A duração da aplicação do produto de branqueamento depende da sua concentração de peróxido de hidrogênio.


  4. Evite branquear os dentes com muita frequência. Certifique-se de não exceder o número máximo de tratamentos por um período prescrito na embalagem. Se as instruções de uso que acompanham o produto (ou o seu dentista) especificarem que você deve esperar 6 meses entre dois tratamentos, respeite esse período.

Parte 3 Após o tratamento



  1. Evite bebidas quentes ou frias após o tratamento. Seus dentes serão mais porosos e mais sensíveis às mudanças de temperatura, especialmente durante as próximas 24 ou 48 horas. É por isso que você deve evitar bebidas muito quentes ou muito frias para evitar formigamentos desagradáveis ​​ou dores dentárias.
    • Mesmo que não sinta desconforto ou dor após o clareamento, evite expor os dentes a temperaturas muito altas ou muito baixas para não enfraquecê-los.
    • Tome alimentos e bebidas à temperatura ambiente, com baixos níveis de açúcar (carboidratos ou carboidratos) e com baixa taxa de acidez para evitar danos aos nervos dentários.


  2. Limpe os dentes com uma escova de cerdas macias. Escovas deste tipo são menos agressivas contra os dentes, que são enfraquecidas pelo tratamento de clareamento.
    • As cerdas com cerdas macias limpam os dentes de forma eficaz, sem agredir o esmalte, que é tornado mais poroso pelo agente clareador.
    • Lembre-se de que é sempre melhor limpar os dentes antes de branquear os dentes do que depois. Após o tratamento, lave bem os dentes com água da torneira e aguarde pelo menos 30 minutos antes de escová-los com cuidado.


  3. Use produtos que contenham flúor para remineralizar os dentes. Os produtos dentários que contêm um alto nível de flúor são recomendados quando se trata de reduzir a sensibilidade dentária que aumentou após o clareamento. O fluoreto facilita a remineralização dentária obstruindo os poros que se formaram no esmalte durante o tratamento.
    • Verifique os ingredientes que compõem a pasta de dente que você usa para garantir que haja flúor. Nitrato de potássio e loxalato são outros dois ingredientes que podem ajudar a reconstruir o dente. Certifique-se de não comer ou beber nada dentro de 30 minutos após escovar os dentes para dar flúor tempo suficiente para incorporar no esmalte dental.
    • Procure também por produtos de lavagem dental que contenham fluoreto, como "Listerine Fluorine Defense", "Listerine Fluor", "Colgate Neutrafluor" e "Colgate Fluorigard".


  4. Dê aos dentes tempo suficiente para se regenerar entre dois tratamentos de clareamento. Se você usar produtos de clareamento diariamente, como cremes dentais ou tiras de clareamento, você enfraquecerá os dentes. Certifique-se de que dois tratamentos com produtos desse tipo sejam separados por pelo menos dois dias para evitar a desmineralização dos dentes.
    • É muito importante respeitar essa regra (todos os dias sem clarear) para evitar que seus dentes se tornem muito frágeis e hipersensíveis.
    • A brancura dos dentes não será afetada se você não usar creme dental branqueador todos os dias e a eficácia do seu tratamento não será diminuída.


  5. Vejo você no seu dentista se você tiver um problema persistente de hipersensibilidade. Se você sentir desconforto significativo por mais de 48 horas após um tratamento clareador, converse com seu dentista.
    • Ele examinará seus dentes para determinar se o clareamento é a causa de sua hipersensibilidade. Ele tentará verificar se não foi causado ou acentuado por outros fatores, como cáries, recessões gengivais ou abrasões.
    • Se você estiver usando um tratamento com peróxido de hidrogênio para clarear os dentes, o dentista poderá recomendar um produto com uma concentração mais baixa desse ingrediente ou um produto com sessões menos frequentes ou mais curtas.