Como curar cutículas

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Como curar cutículas - Conhecimento
Como curar cutículas - Conhecimento

Contente

Este artigo: Tratamento de feridas Cutículas reforçadas Cutículas protegidas24 Referências

As cutículas são uma membrana que envolve as unhas e podem ser danificadas com muita facilidade. Para ser saudável, você deve primeiro determinar por que eles estão danificados. Se necessário, consulte um dermatologista para examinar e, eventualmente, eliminar possíveis causas. Evite cortar as cutículas e empurre-as para trás, se necessário. Aplique um óleo específico regularmente. As massagens nas mãos também ajudam a aumentar a circulação sanguínea nessa área, o que acelera o processo de cicatrização.


estágios

Método 1 de 3: Lide com as feridas



  1. Determine a causa de seus ferimentos. Examine bem a pele ao redor das unhas e tente identificar o problema, pois esse é o primeiro passo para entender como tratá-lo. Talvez você tenha tocado demais suas cutículas ou você as tenha mordido? Verifique a urina da pele para ver se está seca ou sensível ao toque. Considere a cor: tons amarelados podem indicar uma infecção ou fungo.
    • A cutícula deve aderir bem à unha. A presença de protuberâncias ou fissuras pode ser sintomática de uma lesão ou doença, como insuficiência renal. Se você observar essas imperfeições, consulte um médico para diagnosticar o distúrbio e defina como tratá-lo.
    • Se a unha ou cutícula for frágil, a aplicação de um óleo específico e um hidratante diário devem ajudar a nutrir a pele e a área da unha.
    • Na base das unhas, você verá uma meia-lua. Se você não conseguir vê-lo imediatamente, tente pressionar levemente a unha. Se você ainda não pode, isso pode indicar vários distúrbios, como hipertireoidismo. Consulte um médico neste caso.
    • Se você notar algum sintoma associado à presença de um fungo, primeiro aplique um creme antifúngico seguindo as instruções da embalagem. Consulte um médico se for ineficaz: ele pode prescrever um comprimido para tratar o problema.



  2. Trate cortes ou feridas abertas. Durante todo o dia, as mãos entram em contato com diferentes tipos de germes. Portanto, se as feridas não forem tratadas, o corpo poderá ser invadido por vários microorganismos. Limpe todos os cortes com um pano embebido em álcool. Em seguida, aplique uma pomada de neomicina e cubra a área com um curativo. Se o corte for pequeno, deixe-o ao ar livre, mas fique de olho nele.
    • Se você usar um curativo, não se esqueça de removê-lo rotineiramente e substituí-lo após algumas horas para deixar a ferida "respirar" um pouco.


  3. Consulte um médico. Marque uma consulta com um profissional de saúde se sentir dor na área das unhas ou se suas cutículas não parecerem sarar. É possível que o problema seja devido a uma infecção ou distúrbio hormonal. Se você acha que a estrutura da unha foi arranhada, seu médico pode solicitar um raio-X para verificar se há fraturas.
    • Se você apertou as mãos recentemente ou está trabalhando com materiais de construção, compartilhe essas informações com seu médico. Ele verificará os ferimentos na mão apenas para ter certeza.
    • Danos cutâneos a longo prazo podem causar malformação de todo o dedo. É por isso que você deve consultar um médico se suspeitar que tem uma condição mais séria ou se sua cutícula foi danificada por uma lesão.
    • Se você roer as unhas até sangrar ou se não conseguir parar de tocar ou roer as cutículas, consulte um profissional de saúde mental para interromper esses comportamentos.



  4. Ligue para os serviços de emergência. Se você atingiu o leito ungueal e a cutícula ou se a área é afetada por um corte profundo, você deve ir ao pronto-socorro o mais rápido possível. Ignorar uma lesão grave pode danificar as terminações nervosas e causar outras complicações.
    • A avulsão das unhas, que ocorre quando parte da unha é destacada da cutícula e da pele subjacente, é outra lesão que requer intervenção rápida. As avulsões são frequentemente acompanhadas por uma fratura da falange distal após trauma contuso.
    • Em alguns casos, toda a base da unha pode ser removida para garantir uma boa cicatrização. Tente não se preocupar: a unha voltará a crescer em seis meses.

Método 2 de 2: Fortalecer as cutículas



  1. Empurre cuidadosamente as cutículas sem cortá-las. Em vez de cortar ou podar as cutículas, tente empurrá-las suavemente com um empurrador especial, vendido em salões de beleza. Tente moldá-los quando sair do chuveiro, quando forem mais maleáveis. É essencial mantê-los tão intactos quanto possível, porque eles são uma barreira natural cuja função é proteger os dedos dos germes.
    • Você pode cortar o excesso de pele ou a pele ao redor das unhas com uma tesoura desinfetada. Apenas tome cuidado para não cortar a parte saudável, evitando o máximo possível.


  2. Aplique um creme ou soro especial. Depois de repelir, aplique uma porção generosa de creme de cutícula na unha e na pele ao redor. Muitas pessoas preferem fazê-lo na saída do chuveiro. Se as cutículas estiverem muito danificadas, é aconselhável aplicar um creme especial várias vezes ao dia, principalmente após lavar as mãos.
    • Se você deseja gastar alguns euros extras, procure um produto específico, como o óleo de rosa mosqueta, que também contém vitamina A e promove mais cura.


  3. Evite usar esmalte. Os produtos químicos que ele contém podem irritar e danificar as cutículas e unhas. Tente não aplicar nada nas unhas por algumas semanas se notar que suas cutículas estão irritadas ou danificadas. Quando você decidir usar o esmalte novamente, peça à sua manicure para escolher um tipo de esmalte adequado para unhas e cutículas sensíveis.


  4. Use meias ou luvas depois de colocar um hidratante. Antes de dormir, aplique um hidratante nas unhas. Em seguida, use um par de luvas ou meias de algodão para absorver os ingredientes ativos do produto e evitar manchas em tudo o que tocar. Cobrir as mãos ou os pés também protege as unhas do ar seco, o que pode causar rachaduras.
    • Se você roer as unhas, use luvas ou meias para evitar fazê-lo enquanto dorme. Este método também é eficaz para crianças com onicofagia.
    • Aplique também quantidades abundantes de hidratante, pois parte dele será absorvido por luvas ou meias.


  5. Mergulhe os dedos. Misture o suco de aloe vera, o azeite e o mel cru em uma tigela. Mergulhe os dedos nesta solução e use-a para revestir as mãos também. Deixe por cerca de cinco minutos. Repita isso três vezes por semana para obter melhores resultados.
    • Seja um pouco mais criativo com os ingredientes, se desejar. Você pode usar todos os ingredientes que deseja preparar para esta solução, como suco de laranja, mel ou óleo de coco.
    • Você pode comprar um banho de parafina em farmácias. Para este tratamento, você irá aquecer a parafina e deixar as unhas de molho até que o produto endureça novamente. Você verá que a pele e as unhas serão muito mais suaves e macias.

Método 3 de 3: Proteja suas cutículas



  1. Evite expô-los a substâncias nocivas. Ao trabalhar em contato com detergentes e outros produtos químicos, use um par de luvas. Evite expor as unhas ao sol por longos períodos de tempo sem cobri-las ou aplicar um hidratante. Para evitar que seque, lave-os com sabão para a pele sensível.


  2. Pare de roer as unhas. Muitas pessoas fazem isso sem nem perceber. Tente parar esse comportamento. Pode ser útil aplicar uma substância amarga, como o óleo essencial de limão. Quando suas cutículas estiverem completamente curadas, recompense-se com uma sessão de manicure.
    • Você também pode usar uma solução ou um verniz amargo, para que o mau gosto das unhas o dissuade de roer.


  3. Remova com cuidado o esmalte e as unhas artificiais. A acetona é o produto mais fácil de usar para removê-los, mas é muito agressivo para a pele. Pare por um momento para usar o esmalte e faça as unhas para facilitar o processo de cicatrização. No entanto, tenha muito cuidado ao remover o verniz e use um solvente suave, livre de ingredientes agressivos.


  4. Massageie suas mãos. Aumentar o suprimento de sangue nas mãos promove a cicatrização e o crescimento das cutículas. Massageie as mãos com uma toalha quente. Você pode marcar uma consulta com um massagista profissional ou mergulhar as mãos em uma solução.


  5. Vá para uma manicure. Quando as cutículas estiverem saudáveis, trate-se de uma manicure profissional. Manicures realmente estimulam o crescimento saudável da cutícula e ajudam a reparar os danos. Antes de começar, informe o especialista sobre todas as suas preocupações, explique sua situação e diga-lhe para empurrar as cutículas sem cortá-las.


  6. Seja paciente. É muito frustrante ter cutículas danificadas e dolorosas, mas elas devem cicatrizar completamente após três ou seis meses. Use as mãos com cuidado e evite correr para experimentar novos esmaltes ou outros tratamentos agressivos.