Como identificar dentes de tubarão

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como identificar dentes de tubarão - Conhecimento
Como identificar dentes de tubarão - Conhecimento

Contente

O objetivo deste artigo é identificar os dentes de tubarão na praia e identificar as espécies de tubarões.

Ir à praia pode ser divertido, mas é ainda mais divertido se você encontrar um belo dente de tubarão que você pode levar para casa! Você pode estar se perguntando como aumentar as chances de encontrar dentes de tubarão na praia. Quando você encontra um, pode não saber que tipo de tubarão é e não sabe sua idade. Felizmente, existem maneiras pelas quais você pode obter esses detalhes.


estágios

Parte 1 Identifique os dentes de tubarão na praia



  1. Procure por dentes na praia ou na linha da maré. Vá à praia quando a maré estiver baixa e olhe na areia. Caminhe devagar pela linha da maré e mantenha os olhos abertos para os dentes. Se houver muitas pessoas na praia, você poderá ter mais sorte se olhar para os lugares onde as ondas quebram na praia para recuperá-las antes que outras pessoas as vejam.
    • De vez em quando, pegue um pouco de areia ao longo da linha da maré e da costa e procure os dentes. Embora você possa vê-los na superfície da areia, eles também estão embaixo.


  2. Procure nas conchas e na areia. Faça isso para procurar dentes de tubarão. Se houver muitas conchas na área em que você pesquisa, pode ser aconselhável pegar uma pilha grande e pesquisar entre elas. Colete conchas e um pouco de areia, coloque-as em uma peneira e agite-as. Em seguida, remova um objeto de cada vez e observe-o para ver se é um dente, uma concha ou outra coisa.
    • Embora você possa encontrar dentes onde não há muitos detritos ou conchas, você pode ter mais sorte nas áreas em que esses elementos se acumularam.



  3. Procure formas triangulares escuras. Embora os dentes do tubarão sejam ligeiramente diferentes um do outro, os que você pode encontrar provavelmente serão marrons ou terão uma cor semelhante. Além disso, serão menores e medem aproximadamente 1 a 5 cm de comprimento com uma forma triangular. Leve em consideração essas características físicas ao mergulhar nas conchas e na areia.


  4. Identifique os dentes graças ao seu brilho. Dentes e conchas de tubarão às vezes podem ter uma forte semelhança. Se você pegar um objeto e não souber o que é, exponha-o à luz do sol. Se for uma concha do mar, o objeto terá ondulações e alguma iridescência, enquanto quase todos os dentes de tubarão têm um aspecto brilhante na luz.

Parte 2 Identificando espécies de tubarão




  1. Identifique os dentes de um tubarão branco. Se você tem um dente chato que tem uma forma triangular grande, pode estar na presença de um tubarão branco! Você verá serrilhas ásperas ao longo da borda do dente e também deve medir de 4 a 7 cm de comprimento.


  2. Reconheça os do tubarão-tigre com suas lâminas curtas. As lâminas dentárias deste peixe são semelhantes em comprimento às suas raízes. Eles também podem ser identificados graças aos recuos pronunciados nas bordas e no comprimento. Os dentes do tubarão-tigre costumam ter cerca de 3 cm de comprimento, mas às vezes 4 a 5 cm de comprimento.


  3. Identifique os dentes de tubarão-buldogue pelos seus entalhes cônicos. Os dentes deste tubarão são planos e largos e têm uma extremidade estreita. Eles geralmente medem 3 cm de comprimento ou um pouco menos. Embora haja entalhes por toda a borda, eles se tornam cada vez menores nas extremidades.


  4. Identifique os do tubarão-limão com sua borda levemente inclinada. Seus dentes não têm pontos e a borda é levemente inclinada para o lado. O dente de tubarão-limão também é estreito e achatado. O comprimento médio dos dentes deste peixe é de cerca de 2 cm.


  5. Reconheça os de um tubarão-touro por causa de sua estreiteza. Seus dentes têm bordas muito estreitas, sem cortes e geralmente medem cerca de 3 cm de comprimento. Isso os torna muito fáceis de identificar. Eles também têm cúspides muito altas.


  6. Identifique os dentes do megalodonte devido ao seu tamanho grande. Este é um tipo de tubarão que está desaparecido há milhares de anos, mas é lembrado por seu tamanho enorme. Geralmente, você pode identificar esse tipo de dente apenas por causa de seu tamanho, porque é muito maior que outros tubarões. Os dentes do megalodonte geralmente têm um comprimento entre 10 e 18 cm! Você também pode reconhecê-los graças às suas bordas com dentes muito finos e à fina linha preta entre a borda e a raiz do dente.


  7. Identifique os de outras espécies por suas formas e tamanhos. Os dentes de tubarão de espécies diferentes tendem a se diferenciar dessa maneira. A forma é geralmente a mais óbvia, já que a maioria das espécies possui uma lâmina de dente angulada, uma forma de cúspide ou um entalhe excepcional que os identifica como uma espécie específica. Se você acha que um dente pode vir de uma ou duas espécies em potencial, meça seu comprimento e veja se ele se encaixa melhor com o tamanho da lua ou do outro.
    • Por exemplo, os dentes dos martelos se distinguem por sua raiz quadrada, seus entalhes indo do topo ao fundo da lâmina e pelo tamanho constante.

Parte 3 Determinando a idade dos dentes de tubarão



  1. Identifique os dentes fossilizados por sua coloração escura. Os dentes de tubarão contêm oxigênio, que pode reagir na presença de minerais ao redor e criar cores ao longo do tempo. Dentes fossilizados de tubarão gastam pelo menos 10.000 anos para que ocorra a oxidação. Eles são, portanto, geralmente pretos, vermelhos escuros, marrons, cinza ou alguma outra cor escura semelhante. Isso varia de acordo com o ambiente em que o dente é fossilizado, pois os diferentes sedimentos contêm minerais que criam várias cores por oxidação.
    • Dentes de tubarão encontrados em áreas que contêm óxido de ferro geralmente têm uma cor vermelha ou laranja.
    • Os encontrados em regiões ricas em fosfato tendem a ser pretos porque esse composto orgânico tem a mesma cor.


  2. Reconheça os dentes recentes com sua cor clara. Estes não foram expostos a sedimentos minerais que os cercam por 10.000 anos para serem oxidados. Portanto, esses dentes geralmente são brancos e geralmente parecem semelhantes aos que tinham quando estavam na boca do tubarão de onde vieram.


  3. Aprenda sobre as espécies e veja se elas estão extintas. Tente determinar a idade geral do dente, observando sua anatomia e procurando o tipo de espécie a que ele pertence. Embora a maioria dos dentes que você verá possa vir de tubarões existentes, como tigres ou brancos, você pode encontrar alguns que pertencem a espécies extintas. Se você perceber que a anatomia do dente corresponde à de uma espécie desaparecida, significa que é muito antiga.
    • Megalolamna paradoxodon é um exemplo das espécies de tubarão extinto cujos dentes você pode encontrar.


  4. Veja se os dentes encontrados na areia são velhos. Embora seja possível encontrar dentes de tubarão fossilizados na praia, muitas vezes você pode encontrar esses tipos e dentes frescos. Se você encontrar um dente bem enterrado no chão, há uma boa chance de que seja velho, porque levaria muito tempo para que os elementos naturais o afastassem do oceano.
    • Se você encontrar, por exemplo, um dente de tubarão em um riacho localizado a 80 km do interior, é provavelmente um dente fossilizado.