Como incentivar o marido a ajudar em casa

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como fazer o marido ajudar em casa
Vídeo: Como fazer o marido ajudar em casa

Contente

Neste artigo: Converse com o maridoDivide as tarefas domésticasTrabalhe em equipe e mantenha-se motivado12 Referências

Muitos casais discutem às vezes quando se trata de dividir o trabalho doméstico. Muitas vezes, um dos parceiros sente vontade de fazer mais do que o outro ou mesmo de fazer tudo sem realmente obter ajuda do cônjuge. Isso pode provocar ressentimentos e argumentos. Ao ter um plano claro em mente antes de pedir ao seu marido para ajudá-lo, você evitará problemas e os dois poderão fazer as tarefas domésticas de maneira mais eficiente e conveniente.


estágios

Parte 1 Converse com o marido



  1. Determine o que precisa ser feito. Faça uma lista das tarefas domésticas da semana e observe quem está fazendo isso por enquanto. Ao definir as tarefas que precisam ser realizadas, você ajudará seu marido a entender melhor as tarefas que não foram realizadas. Além disso, ao identificar as tarefas exatas a serem executadas, os dois terão uma melhor visão do que precisa ser feito em casa. Aqui estão alguns exemplos de tarefas típicas:
    • limpe todas as áreas da casa;
    • cuidar da roupa (lavar, passar, dobrar e guardar);
    • compras no supermercado e outras compras;
    • cozinhar e prato;
    • pagar as contas e organizá-las;
    • manutenção de jardins e jardins;
    • cuidar de crianças para atividades extracurriculares, visitas ao médico, etc. ;
    • cuidar de animais de estimação, incluindo aliciamento, visitas veterinárias, refeições etc.



  2. Discuta as tarefas domésticas durante uma consulta. Escolha um dia de diversão ou fim de semana e evite conversar com ele imediatamente após uma discussão ou quando estiver ocupado com outra coisa. Pegue uma garrafa de vinho, fique longe das crianças (e da TV) e traga sua lista durante a consulta.
    • Não fale sobre tarefas domésticas durante uma discussão ou situação tensa, você nunca receberá a ajuda que precisa e merece.
    • Evite tratar seu marido quando criança ou dar ordens a ele. Só vai começar uma briga e você não chegará a lugar algum. Além disso, evite fazer o papel de vítima, você só vai ficar chateado por dentro, enquanto o resto da casa simplesmente reconhece que você pode suportar esse tipo de coisa sozinho, mesmo que isso signifique que eles precisam tolerar sua queixa.



  3. Comece com uma nota positiva. Diga ao seu marido o quanto você aprecia o que ele já faz em casa e pela sua família. Fale sobre as tarefas que ele já realiza e como suas contribuições contribuem para o bom funcionamento da família. Explique então que você sente que está fazendo mais trabalho do que pode e que gostaria de ajuda.
    • Mostre a ele a lista de tarefas que você fez anteriormente, para que ele possa ver todas as coisas que você faz em casa em preto e branco.
    • Diga a ele que uma mão amiga da parte dele o ajudará a economizar energia para passar mais tempo com sua família, em vez de terminar a casa enquanto eles esperam por você.
    • Evite gritar com seu marido. Ninguém responde positivamente aos gritos. Se você sente que está repreendendo ele, ele pode calar a boca.


  4. Fique seguro de si mesmo. O trabalho doméstico é um negócio compartilhado. Não tenha medo de apontar para aqueles para os quais você precisa de ajuda.
    • Se seu marido resistir, seja paciente. Você pode ter que se comprometer cedo. Escolha duas ou três tarefas que você realmente deseja que ele faça e trabalhe nelas primeiro.
    • Faça com que ele saiba que você acha que certas tarefas poderiam ser realizadas de maneira mais eficiente ou mais rápida se ele usasse seus talentos ou temperamento.

Parte 2 Divida as tarefas domésticas



  1. Defina tarefas simples, moderadamente difíceis e difíceis. Anote cada tarefa, levando em consideração o tempo necessário para concluí-las, a dificuldade e a frequência com que devem ser concluídas. Por exemplo, a esfregona ou a vassoura é uma tarefa moderadamente difícil.
    • Ao fazer sua lista, você precisa considerar as ferramentas que podem facilitar a família. Por exemplo, é possível comprar um aspirador de pó melhor ou um detergente melhor? Esse pode ser um ótimo trabalho para o seu marido. Se você pedir para ele comprar esses itens, ele poderá se sentir muito orgulhoso de usá-los para provar que eles funcionam melhor que os anteriores!


  2. Peça a ele para escolher tarefas a serem executadas. Incentive-o a escolher tarefas simples e mais complexas para distribuir tarefas domésticas de maneira justa em casa. Se você não tiver experiência ou conhecimento para fazer alguma coisa, pode discuti-lo para mostrar como fazê-lo.


  3. Saiba como reconhecer os pontos fortes um do outro. Ao discutir o compartilhamento do trabalho doméstico, você também pode discutir suas habilidades. Alguns podem ser mais fáceis e menos estressantes se um de vocês tiver o conhecimento ou temperamento necessário para completá-lo. Também é uma boa oportunidade para discutir o que você pode aprender um com o outro para que, no futuro, vocês dois se sintam confiantes o suficiente para concluir as tarefas semanais.
    • Faça uma lista de tarefas domésticas que você domina bem e depois compare suas listas.
    • Em seguida, faça uma lista daqueles que você odeia e dos que você espera que seu animal de estimação possa cuidar.
    • Resolva os problemas juntos. Se houver tarefas que você não gosta, trabalhe em conjunto para encontrar estratégias para finalizá-las mais facilmente. Podem ser tarefas que você decide realizar juntos.
    • Gaste tempo ensinando uns aos outros como fazê-los. Se seu marido gosta de lavar a louça de alguma forma diferente da sua, peça a ele para lhe mostrar como ele faz. Assuma o papel de aluno e esteja aberto a uma nova maneira de fazer as coisas. Mude seus papéis para o trabalho doméstico, onde se sentir mais seguro. Peça ao seu marido para ouvi-lo e participar antes de fazer perguntas ou fazer sugestões.
    • Esteja pronto para ouvir. Não o interrompa quando ele mostrar como ele faz certas coisas. Mantenha a mente aberta. Depois peça a ele que faça o mesmo por você.


  4. Apimente sua casa. Uma das razões que tornam as tarefas domésticas odiosas é que elas rapidamente se tornam monótonas e chatas. Se houver um em particular que você não goste de fazer os dois, tente alternar os dias ou semanas para fazê-lo. Por exemplo, nesta semana você lava a louça e ele lava a roupa e na semana seguinte, você inverte. Isso melhorará seu senso de responsabilidade compartilhada, além de quebrar um pouco da monotonia das tarefas a serem realizadas.


  5. Saiba como reconhecer e incentivar os esforços de seu marido. Certifique-se de que ele faça as tarefas da melhor maneira possível. Não esqueça que, mesmo que ele tenha uma maneira diferente de fazer as coisas, pode ser igualmente eficaz. Se houver tarefas que precisem ser concluídas ou que desejem ser executadas de uma certa maneira, considere executá-las você mesmo.

Parte 3 Trabalhando em equipe e mantendo-se motivado



  1. Diga ao seu marido o que você está fazendo e quando. Não diga a ele que ele precisa realizar uma determinada tarefa em um determinado dia de uma certa maneira, mas explique a ele como você faz e como acha que é mais eficaz.
    • Evite abaixá-lo. Tente vê-lo como uma oportunidade de compartilhar seu ponto de vista, em vez de pedir ao seu marido o que ele deve fazer porque ele é incapaz ou não quer. Em vez de dizer: "Não se esqueça de fazê-lo dessa maneira", tente usar frases "I" como "Prefiro fazê-lo dessa maneira. Eu acho que dá melhores resultados. "
    • Esteja aberto a sugestões. Use o "você" para fazer perguntas. "Você tem idéias para melhorar o processo? Ou "o que você acha de fazer essa tarefa dessa maneira? "


  2. Escolha um horário da semana para trabalhar juntos. Depois de concluir as tarefas, relaxe. O sábado de manhã pode ser um ótimo momento se você não tiver mais nada para fazer, pois o libertará no restante do fim de semana. Caso contrário, escolha um horário que seja adequado para você fazer as tarefas domésticas em casal.
    • Prepare o jantar juntos. Este pode ser um bom momento para discutir o dia e onde você pode aprender novas habilidades experimentando novas receitas toda semana.
    • Deixe-o lavar a louça enquanto você o seca. Você também pode enxaguá-lo antes de colocá-lo na máquina de lavar louça.
    • Tocar música ou um podcast enquanto você espanar a sala de estar. Você pode tornar essas tarefas menos assustadoras, adicionando um pouco de diversão e diversão, e elas se tornarão uma experiência que fortalecerá sua conexão.
    • Fale sobre vocês dois como equipe. Veja você e seu parceiro como uma equipe e o trabalho doméstico é um jogo que você deve jogar juntos para vencer. Mantenha um placar como para uma partida real. Recompense-se com uma hora de televisão ou um copo de vinho quando tiver concluído todas as suas tarefas.


  3. Prepare a limpeza com antecedência. Prepare-o mentalmente para obter ajuda quando chegar a hora de limpar a casa durante o fim de semana. Faça isso em conjunto e limite o tempo que você passa lá para não passar o dia limpando. Seu objetivo é envolver seu marido nessa tarefa. Se ficar muito difícil, ele pode não querer mais fazê-lo. Comece com coisas pequenas e aumente gradualmente.
    • Mantenha um gráfico com uma lista de cada tarefa e o que você precisa fazer para concluí-lo.
    • Organize outras atividades, como uma caminhada ou uma pausa para ler, para que o dia não seja arejado pela limpeza.


  4. Crie um sistema de recompensas. Deve funcionar nos dois sentidos. Tente alternar entre tarefas domésticas e recompensas. Quem limpar o banheiro esta semana escolhe o filme que você assistirá durante sua noite de cinema. Quem limpa a geladeira tem direito a uma massagem de vinte minutos antes de ir para a cama.


  5. Adquira o hábito de agradecer um ao outro. Vocês dois contribuem para a harmonia do lar, mas precisam reconhecê-la de tempos em tempos. Quanto mais você demonstrar que aprecia os esforços dos outros, mais se tornará um bom hábito.
    • Agradeça ao seu parceiro depois de algumas tarefas. "Obrigado por gastar a esfregona. O chão está brilhando! Pode ser fácil ignorar as coisas que ele faz toda semana.
    • Lembre-o de que você também gosta de receber agradecimentos.
    • Obrigado pelo trabalho extra. Mesmo se você se esforçar, haverá semanas em que você terá outras coisas a fazer e um dos parceiros terá que cuidar das tarefas do outro. Faz parte de qualquer relacionamento. Certifique-se de indicar quando notar que ele fez o trabalho doméstico para que você possa respirar um pouco. Esteja preparado para fazer o mesmo.


  6. Lembre-se de que a mudança leva tempo. Seja flexível e paciente. Leva tempo para mudar velhos hábitos, especialmente se um dos parceiros cuida de todo o trabalho doméstico. Você pode lembrá-lo gentilmente disso e persuadi-lo a continuar, mas não desista até que se torne a norma em sua casa. Também evite contar pontos, às vezes cometerá erros, mas você também. Basta lembrá-lo da barganha que você tem quando ele não cumpre suas promessas.
    • Verifique as tarefas a serem realizadas toda semana. Tire um tempo para discutir como foram as tarefas domésticas da semana. Evite acusar um ao outro de coisas que não deram certo. Todo mundo tem uma programação diferente e nenhuma semana é a mesma. Comece discutindo o que correu bem antes de discutir as coisas que deram errado. Concentre-se em coisas positivas, para que seja mais fácil lidar com coisas que não foram como planejadas.