Como instalar o Linux

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 9 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Instalar o Linux no PC Windows Corretamente | Passo a Passo | VirtualBox
Vídeo: Como Instalar o Linux no PC Windows Corretamente | Passo a Passo | VirtualBox

Contente

Neste artigo: Instalar uma distribuição clássica do LinuxInstalar distribuições específicas

O Linux é um sistema operacional de código aberto projetado para substituir o Windows e o Mac OS X. Está disponível para download gratuito e pode ser instalado em praticamente qualquer computador. Graças à sua filosofia de código aberto, há uma grande variedade de versões ou "distribuições" desenvolvidas por diferentes comunidades de pessoas.


estágios

Método 1 de 2: Instale uma distribuição clássica do Linux



  1. Faça o download da distribuição Linux de sua escolha. As distribuições Linux (ou "distros") geralmente estão disponíveis para download gratuito como discos de imagem no formato ISO. Você pode encontrá-los nos sites das comunidades que os distribuem. Em seguida, eles devem ser gravados em um CD ou DVD antes de poderem ser usados ​​para instalar o sistema ou para serem usados ​​como um "CD / DVD ao vivo".
    • Um "CD / DVD ativo" permite inicializar o sistema e contém uma versão funcional do sistema operacional que funcionará diretamente da mídia.
    • Instale um programa de gravação de imagens ou use as ferramentas incluídas para esse fim em seu sistema se você estiver usando o Windows 7; 8 ou Mac OS X.



  2. Inicie seu computador a partir do CD / DVD ao vivo. Como a maioria dos computadores é configurada para inicializar a partir do disco rígido primeiro, você precisará alterar algumas configurações para inicializar o sistema a partir do CD / DVD ao vivo. Comece reiniciando sua máquina.
    • Quando o computador iniciar, pressione a tecla para acessar o BIOS. Isso será indicado no visor da marca do fabricante. Normalmente, essas são as chaves F2, F12 ou eff que permitem acesso ao BIOS.
      • Para usuários do Windows 8: mantenha pressionada a tecla mudança e clique restart. Isso carregará as opções avançadas de inicialização a partir das quais você pode inicializar o sistema a partir do CD / DVD.
      • Se você estiver no Windows 10, acesse as configurações avançadas de inicialização e clique em Reinicie agora.
      • Se você não conseguir acessar o menu de inicialização do seu computador na tela de visão geral do fabricante, ele provavelmente está oculto no menu do BIOS. É então possível acessar o menu do BIOS da mesma maneira que você acessa o menu de inicialização. As teclas a serem pressionadas normalmente aparecem em um canto da parte inferior da tela quando a tela de apresentação do fabricante aparece.
    • Quando você estiver no menu Iniciar, escolha USB ou CD. Quando você tiver alterado as configurações, salve e saia do BIOS ou do menu de inicialização. Seu computador continuará inicializando.



  3. Experimente sua distribuição antes de instalar. A maioria dos CD / DVDs ao vivo permite que o sistema operacional seja carregado na memória a partir do disco óptico. Você não poderá salvar arquivos, mas poderá explorar a interface, experimentar seus periféricos (isso é especialmente importante para testar algumas interfaces como a rede sem fio!) E decidir se esse sistema é adequado para você.


  4. Inicie o procedimento de instalação. Se você tentar a distribuição antes de instalá-la, terá a opção de iniciar a instalação a partir do ícone colocado na área de trabalho para esse fim. Se você tem certeza de si mesmo e não deseja experimentá-lo antes, pode iniciar o processo de instalação no menu exibido após a inicialização do CD / DVD.
    • Você terá que escolher algumas opções, como idioma, layout do teclado, fuso horário e localização.


  5. Crie um nome de usuário e senha. Você precisará inserir as informações de login do sistema para instalar o Linux e mais tarde, para executar as tarefas de administração do sistema.


  6. Ajuste suas partições. O Linux deve ser montado em uma partição separada de qualquer outro sistema operacional no seu computador. Uma partição é uma parte do disco rígido especialmente formatada para acomodar esse sistema operacional.
    • Distribuições como o Ubuntu prepararão automaticamente sua partição conforme recomendado. Você pode ajustar manualmente essas partições. A maioria das instalações Linux requer no mínimo de 4 a 5 Gb, portanto, deixe espaço suficiente para o sistema operacional, para todos os programas que você instalaria e para os dados e arquivos criados.
    • Se o procedimento de instalação não criar partições automaticamente, crie uma que esteja no formato "ext4". Se a cópia do Linux que você possui é apenas um disco de instalação do sistema, é provável que você precise ajustar manualmente o tamanho das partições.


  7. Comece no Linux. Seu computador será reiniciado quando a instalação do sistema estiver concluída. Se o Linux for um sistema instalado no seu disco rígido, ele será iniciado automaticamente. Caso esteja instalado em paralelo com o Windows, você verá uma tela criada por um software de carregador de inicialização chamado "GNU GRUB" (ou, em alguns casos, "LILO"), que lhe dará a opção de inicializar seu computador com o sistema Linux instalado recentemente ou para iniciar o Windows. Selecione na lista a inicialização no Linux.
    • Se outras distribuições Linux já estiverem instaladas, elas também serão listadas nesta tela.


  8. Verifique seus dispositivos periféricos. A maioria deles deve funcionar automaticamente com sua distribuição Linux, especialmente se for nova, mas talvez você precise baixar drivers adicionais se todos os seus dispositivos não forem reconhecidos.
    • Alguns hardwares podem exigir drivers "proprietários" para funcionar corretamente no Linux. Esse fato é comum em algumas placas gráficas ou em algumas interfaces de rede sem fio. Existem muitos drivers de código aberto que funcionarão, mas para tirar o máximo proveito desses dispositivos, você precisará concluir a instalação do hardware baixando um ou mais drivers "proprietários" dos sites dos fabricantes desse equipamento.
    • No Ubuntu ou Linux Mint, você pode baixar os drivers proprietários usando os menus de configurações do sistema. Selecione as opções adicionais do driver e escolha, por exemplo, o driver gráfico na lista. Outras distribuições têm métodos mais específicos para obter esses drivers adicionais.
    • Você pode encontrar outros drivers nesta lista, especialmente para interfaces sem fio.


  9. Comece a usar o Linux. Quando sua instalação estiver concluída e você tiver verificado se seus dispositivos estão funcionando, você estará pronto para começar a usar o Linux. A maioria das distribuições instala vários programas populares, como o LibreOffice, Gimp ou outros, e você pode baixar dezenas de milhares mais em seus "repositórios de arquivos".

Método 2 Instalar distribuições específicas



  1. Instale o Ubuntu. O Ubuntu é uma das distribuições mais populares atualmente disponíveis. Existem dois tipos: a cada dois anos, a Canonical, sua produtora, lança uma versão estabilizada "LTS" ou (acompanhamento a longo prazo), oferecendo um serviço de manutenção comercial para empresas e outro que sai a cada 6 meses, o que é seguidos a curto prazo e mais voltados para os indivíduos. A versão mais recente do LTS em uso é 12.04-3, que será seguida até abril de 2017 e a versão de curto prazo será 13.04, que será descontinuada em abril de 2014. Existem várias variantes do Ubuntu, baseadas em diferentes interfaces de desktop (Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, etc.).


  2. Instale o Fedora. O Fedora é outra versão gratuita popular do Linux. Essa distribuição é inicialmente baseada no código do Red Hat Linux, um sistema anteriormente gratuito, agora comercial e especialmente para empresas. O Fedora é a distribuição gratuita que oferece as versões de software mais atualizadas e serve como uma espécie de "protótipo" para o Red Hat Linux. Sua comunidade é muito ativa.


  3. Instale o Debian. O Debian é uma distribuição popular para os entusiastas do Linux, já bem experientes. Atualmente, é considerado o menos com erros de todas as versões do Linux. O Debian também contém um número muito grande de pacotes de software disponíveis.


  4. Instale o Linux Mint. O Linux Mint é uma das mais recentes distribuições gratuitas do mercado e está rapidamente ganhando popularidade. Ele é construído no sistema Ubuntu e é apoiado ativamente por uma comunidade que faz correções principalmente com base na experiência e na escuta dos usuários. Como o Ubuntu, essa distribuição sai a cada dois anos com uma versão de suporte a longo prazo e várias interfaces de usuário estão disponíveis.