Como instalar um sistema de irrigação por gotejamento

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Como instalar um sistema de irrigação por gotejamento - Conhecimento
Como instalar um sistema de irrigação por gotejamento - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Planejando instalar o sistemaConectando o sistema ao suprimento de águaInstalando as linhas de distribuição18 Referências

Um sistema de irrigação por gotejamento é uma maneira prática e eficaz de regar um jardim. Distribui água para as plantas diretamente nas raízes, reduzindo a evaporação devido ao vento e ao sol. Esse sistema requer manutenção mínima e simplesmente conecta-o a um timer (chamado timer ou timer) para que a rega seja feita automaticamente.


estágios

Parte 1 Planejando a instalação do sistema



  1. Divida seu jardim em diferentes partes, de acordo com as necessidades de água. Antes de comprar todo o material, você deve saber exatamente o que deseja obter. Faça um esboço do seu jardim ou superfície que você deseja pingar. Divida o plano em diferentes áreas de acordo com os critérios descritos abaixo.
    • Avalie as necessidades de água das diferentes plantas. Categorize-os nas três categorias a seguir: importante, médio ou leve.
    • Avalie o sombreamento e o nível de iluminação. Se a maioria de suas plantas tiver os mesmos requisitos de água, divida as áreas de acordo com o tempo de exposição ao sol. As plantas que estão nas áreas mais ensolaradas precisarão de mais água, enquanto as da sombra precisarão de menos água.
    • Avalie os tipos de solo. Essas características devem ser levadas em consideração se a composição do solo variar muito de uma área para outra. Confira esta seção do artigo para saber mais.



  2. Desenhe um plano do sistema de irrigação. Um tubo de distribuição de gotas não deve exceder 60 m ou 120 m se o sistema for abastecido com água no centro. Se você precisar de mais de um tubo de distribuição, poderá conectá-los a um tubo lateral diretamente conectado à torneira de abastecimento de água. Desenhe todos esses elementos em seu plano.
    • O ideal é definir as zonas em que cada uma recebe pelo tubo a mesma quantidade de água que as demais.
    • Os tubos de distribuição convencionais podem substituir os tubos de distribuição por gotejamento, mas devem ter um comprimento máximo de 9 m. Eles devem ser usados ​​apenas para vasos de plantas (suspensos ou não) para evitar problemas de entupimento.
    • Em geral, o cano principal deve percorrer um jardim ou contorná-lo se o chão for grande.



  3. Decida o método de distribuição de água para cada zona que você definiu. De fato, existem muitas maneiras de levar água às plantas com tubos de distribuição de gotejamento ou sistemas similares. Abaixo estão descritos esses diferentes métodos.
    • O sistema com sprinklers é o mais comumente usado. Os emissores (ou aspersores) devem ser parafusados ​​em intervalos regulares no tubo de distribuição. Você pode encontrar mais informações sobre os diferentes tipos de aspersores no restante deste artigo.
    • Linhas de distribuição com aspersores pré-instalados possuem emissores espaçados regularmente no tubo para fornecer uma rega ideal para terrenos cultivados, pomares e fileiras de vegetais.
    • O sistema faz condutos porosos é uma alternativa barata. No entanto, não permite o controle da pressão e do fluxo da água. As linhas de distribuição devem ser particularmente curtas, caso contrário, tendem a fechar relativamente rapidamente.
    • O sistema de micro-irrigação é uma solução intermediária entre as cabeças de rega e a distribuição de gotejamento. É composto por cabeças de rega que descarregam menos água e menos pressão que as cabeças convencionais, mas que são difíceis de fechar. É melhor instalar esse sistema se a água for muito mineralizada.


  4. Basta selecionar o tipo de aspersores que você instalará. Você tem uma ampla escolha se decidir usar modelos que funcionam por gotejamento. Por padrão, você pode optar por um transmissor de fluxo turbilhão básico, mas também pode escolher os modelos especiais descritos abaixo que são mais adequados para circunstâncias especiais.
    • Você pode usar emissores de gotejamento com um sistema de compensação de pressão quando houver uma diferença de altura superior a 1,5 m no solo a ser regada. Esses aspersores não podem ser usados ​​com um sistema de rega de baixa pressão. Você pode encontrar produtos desse tipo on-line com informações que devem permitir que você decida se pode comprar um modelo específico, porque o rótulo "PC" (em inglês "Compensação de pressão") não é padronizado.
    • Aspersores de gotejamento ajustáveis ​​incluem um anel que pode ser girado em uma direção ou outra para aumentar ou diminuir a pressão do fluxo de água. Eles têm a desvantagem de não possuir um sistema de compensação de pressão de alto desempenho.Eles são recomendados para alimentar linhas de plantas com diferentes necessidades de água ou para aquelas que requerem apenas um pequeno número de aspersores de grande fluxo.
    • Os emissores de fluxo redemoinho são baratos, eficientes e adequados para todas as outras circunstâncias. Vortex, diafragma e aspersores de longo alcance são opções interessantes, embora essas especificidades sejam menos importantes que as primeiras características descritas acima.


  5. Determine o fluxo e o espaçamento dos aspersores com precisão. Primeiro você precisa saber quantos instaladores você precisa instalar. Cada um desses elementos deve ter sua própria vazão, que geralmente é expressa em litros por hora. Aqui estão algumas regras básicas a serem aplicadas, dependendo dos tipos de solo a serem regados.
    • O solo arenoso tende a desmoronar e você só precisa segurar na mão para vê-lo. Para regar esse solo, os espaçadores devem ser espaçados a cada 30 cm dos aspersores que fornecem entre 4 e 8 litros de água por hora.
    • O solo sedoso fornece um solo de qualidade nem muito leve nem muito denso. Para o larrozing, os espaçadores devem ser espaçados a 40 cm dos aspersores, que fornecem entre 2 e 4 litros de água por hora.
    • O solo argiloso é denso e absorve lentamente a água. Para o larro, os espaçadores devem ser espaçados a 50 cm um do outro, que descarregam cerca de 2 litros por hora.
    • Se você estiver instalando transmissores de micro-irrigação, afaste-os com uma distância de 5 a 10 cm.
    • Para regar árvores e outras plantas com alta demanda de água, instale dois emissores próximos para cada indivíduo. Não instale aspersores com taxas de fluxo diferentes na mesma linha de distribuição.


  6. Compre todo o equipamento. Além dos tubos e emissores, você deve ter um conector de plástico para cada conexão e uma válvula de drenagem para cada saída de gotejamento. Leia as instruções na próxima seção para adicionar o hardware necessário para conectar o sistema de distribuição ao abastecimento de água.
    • Compare todas as seções e linhas de tubos e acessórios antes de comprar. Você precisará conectar adaptadores entre tubos de tamanhos diferentes ou entre um tubo e a torneira de água.
    • Se você estiver instalando uma linha lateral, use tubos de PVC padrão. Cubra-os com várias camadas de fita de alumínio para protegê-los dos raios solares.
    • Se você estiver instalando uma linha principal no centro do sistema de distribuição, escolha este tubo de cobre, aço galvanizado, "PEX", PVC ou polietileno rígido. Se o tubo for de PVC, enterre-o ou cubra-o com fita de alumínio para protegê-lo do sol. Um tubo e válvulas de 19 mm de diâmetro devem ser perfeitamente adequados para a maioria das instalações.
    • A maioria dos sistemas de rega para jardins consiste em tubos com 13 mm de diâmetro.

Parte 2 Conecte o sistema à entrada de água



  1. Se necessário, instale a linha principal. Se você incluir um em seu sistema, instale-o como uma extensão do encanamento em sua casa. Comece cortando a entrada de água (no medidor) e remova a torneira e, em seguida, aperte firmemente os tubos usando as conexões. Enrosque os aspersores no tubo principal usando acessórios. Cubra cada uma dessas conexões com fita Teflon para evitar vazamentos.
    • Todas as peças descritas posteriormente nesta seção devem ser instaladas após cada toque na linha principal.


  2. Anexe uma conexão "Y" (opcional). Este elemento possibilita o uso da válvula de aspersão, mesmo quando o sistema de distribuição é alimentado pela entrada de água. Todos os outros equipamentos serão conectados a um braço da conexão "Y", enquanto o outro braço será conectado a uma mangueira de água ou a uma segunda válvula.


  3. Instale um cronômetro (opcional). Se você deseja acionar a rega automaticamente, deve conectar o temporizador à conexão "Y". Pode ser configurado para acionar a chegada de água em horários específicos do dia (ou noite).
    • Você pode adquirir um dispositivo que combina funções de timer, válvula de retenção e filtro para economizar dinheiro e trabalho.


  4. Instale uma válvula de retenção. Em algumas áreas, a lei exige o uso de um dispositivo desse tipo para impedir que a água contaminada se misture com a água potável. Leia o que está escrito na embalagem de uma válvula de retenção antes de comprar, pois vários modelos devem ser instalados a uma certa altura acima dos aspersores para que o sistema de rega funcione.
    • As válvulas de retenção não funcionam se instaladas a montante das outras válvulas, o que as torna inadequadas para a maioria dos sistemas de irrigação por gotejamento.


  5. Instale um filtro. Os tubos de distribuição de gotejamento podem rapidamente ficar entupidos com ferrugem, minerais e outras partículas que são transportadas pela água. Você pode reduzir o risco de entupimento adicionando uma grade com malhas muito finas de cem mícrons (um décimo de milímetro) no máximo.


  6. Se necessário, adicione um regulador de pressão. Uma válvula redutora de pressão pode impedir a sobrepressão que pode danificar partes do sistema de rega. Instale esse dispositivo se a água estiver a uma pressão superior a 2,8 bar nas linhas de distribuição.
    • Escolha um regulador ajustável se precisar instalar a montante de pelo menos 4 válvulas de controle.


  7. Instale uma linha lateral, se necessário. Se você pretende instalar mais de uma linha de aspersores para uma torneira de água, instale primeiro a linha principal de PVC que alimentará as outras linhas. Cada linha secundária será conectada perpendicularmente à linha lateral.
    • Lembre-se de proteger a linha lateral do sol cobrindo-a com fita de alumínio.

Parte 3 Instale as linhas de distribuição



  1. Monte as linhas de gotejamento. Use um corta-tubos para dar a cada linha o comprimento certo. Encaixe um acessório em uma extremidade de cada tubo para conectá-lo ao regulador de pressão ou à linha lateral. Coloque cada linha onde será instalada no chão a ser regada.
    • Não enterre as linhas de distribuição por gotejamento; caso contrário, elas poderão ser atacadas por roedores. Esconda-os cobrindo-os com cobertura morta após instalá-los.
    • Instale as válvulas de controle no início de cada linha de distribuição, se desejar reduzir ou cortar individualmente o fluxo.


  2. Anexe cada linha de distribuição ao chão. Para isso, use pequenos arcos que cubram os tubos e você afundará no chão.


  3. Instale os aspersores. Se você usar emissores de gotejamento ou sistemas de micro-irrigação, conecte-os em intervalos regulares nas linhas. Use um pequeno punção para perfurar os tubos onde você precisa parafusar firmemente os aspersores.
    • Não use uma unha ou outro objeto pontiagudo que não seja um soco, pois você pode criar orifícios irregulares que causam vazamentos.


  4. Feche a outra extremidade de cada linha de distribuição. Conecte uma válvula ou tampa de drenagem para evitar vazamentos. Você pode simplesmente torcer essas extremidades usando um alicate para fechá-las, mas os tubos seriam mais difíceis de inspecionar e limpar em um estojo de entupimento.


  5. Teste o sistema de rega. Coloque o temporizador no modo manual e abra a torneira da água. Gire o parafuso da torneira e as válvulas de controle apenas o suficiente para que os aspersores emitam jatos leves de água. Quando isso for alcançado, ajuste o temporizador para o modo automático, escolhendo os horários em que a rega será acionada de acordo com as necessidades das plantas do seu jardim.
    • Se você detectar vazamentos, sele-os usando comprimentos de fita de Teflon.