Como jogar lharmonica

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 15 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Top 5 Techniques every harmonica player should know. Harmonica Vaudeville
Vídeo: Top 5 Techniques every harmonica player should know. Harmonica Vaudeville

Contente

Neste artigo: IntroduçãoTécnicas básicasTécnicas detalhadasResumo do artigoReferências

Lharmonica é um instrumento pequeno e versátil usado em quase todos os gêneros musicais e na maioria das culturas ao redor do mundo. Embora seu aprendizado possa parecer confuso à primeira vista, a gaita é um instrumento realmente fácil e divertido desde as primeiras notas.


estágios

Método 1 de 3: Introdução



  1. Escolha uma gaita. Existem diferentes tipos de dharmonicas no comércio, cujo uso e preço variam. No momento, compre uma gaita diatônica ou uma gaita cromática. Cada um deles pode ser usado para tocar as músicas mais populares, como blues ou folk.
    • Lharmonica diatônica é provavelmente a mais difundida e, sem dúvida, a mais barata. É concedido de acordo com um intervalo específico, que não pode ser modificado. A maioria das gaitas diatônicas é sintonizada em C (C). Alguns tipos de dharmonicas diatônicas são chamados gaita de blues, gaita de tremolo e gaita de oitava.
      • No mundo ocidental, o bluesharmonica é comum, no leste da Ásia o tremoloharmonica é o mais comum.
    • O Chrommatic Lharmonica usa um mecanismo para escolher os orifícios que emitirão um som. A Lharmonica cromática básica, que possui 10 orifícios, pode viajar apenas uma oitava (como a harmônica diatônica), mas a cromática de 12 a 16 orifícios pode ser ajustada para qualquer faixa. O cromático é consideravelmente mais caro do que a maioria das gaitas diatônicas. A qualidade cromática de uma marca famosa custa várias centenas de euros.
      • Devido à sua flexibilidade, as gaitas cromáticas com 12 buracos ou mais são geralmente preferidas no jazz.



  2. Familiarize-se com sua gaita. Lharmonica é um instrumento de sopro e palhetas de metal. O ar que você sopra ou aspira através dos orifícios é dividido pelos juncos, o que cria os tons. Os juncos são ajustados em um prato, chamado com razão placa de ripas, geralmente feito de latão. A parte da gaita em que a placa está fixada é chamada de pentee geralmente feitos de plástico ou metal. Lembouchure A gaita pode ser integrada ao pente ou parafusada separadamente no caso de gaitas cromáticas. o capuz cobre todo o mecanismo e pode ser feito de madeira, metal ou plástico.
    • A boca deslizante de uma gaita cromática é geralmente metálica.
    • Dependendo de você tocar ou tocar sua gaita, notas diferentes serão produzidas através das palhetas. Uma harmônica diatônica básica sintonizada em C (C) na expiração será sintonizada no chão (G) na inalação. Esses intervalos complementam-se suavemente, cada um semelhante no outro sem a necessidade de adicionar orifícios adicionais.
    • Os palhetas da sua gaita são frágeis e durarão mais. O uso cuidadoso e a manutenção regular serão necessários para manter o som adequado pelo maior tempo possível.



  3. Aprenda a ler tablaturas. Quanto ao violão, você pode tocar lharmonica seguindo tablaturas, o que reduz as partições a um sistema de furos e tipo de respiração fáceis de integrar. As guias também são muito úteis para gaitas cromáticas maiores, embora sejam diferentes e menos comuns.
    • A respiração é definida por setas. Uma seta para cima indica uma expiração, uma seta para baixo uma aspiração.
      • A maioria dos buracos em uma gaita diatônica produz duas notas "vizinhas" em uma determinada escala. Assim, pode-se tocar um fazer (C) e depois um re (D) no mesmo intervalo, soprando no orifício apropriado e sugando através do mesmo orifício.
    • Os orifícios são marcados com um número, começando pelo tom mais grave (à esquerda) e chegando aos tons mais altos. Assim, as duas notas mais graves são 1 (estufadas) e 1 (sugadas). Em uma gaita de 10 orifícios, a nota mais alta será 10 (sugada).
      • Algumas notas de uma gaita clássica de 10 buracos se sobrepõem, incluindo 2 (sugado) e 3 (inflado). Isso é necessário para permitir um registro apropriado e, assim, poder tocar gamas.
    • Técnicas mais avançadas usam barras ou outras pequenas marcas. As barras nas setas indicam que são necessárias inflexões de notas (veremos mais adiante) para obter o tom desejado. As divisas ou barras na tablatura cromática também podem indicar se o botão do bocal deve ser movido ou não.
      • Não existe um sistema de tablatura padronizado que seria usado por todos os jogadores de dharmonica. No entanto, quando você estiver acostumado a ler um tipo, a maioria dos outros tipos fará rapidamente sentido para você.

Método 2 de 3: Técnicas básicas



  1. Toque uma nota enquanto expira. A primeira coisa a fazer para começar a praticar seu novo instrumento é tocar uma nota. Escolha um orifício ou uma série de orifícios no bocal e sopre-o suavemente. Os orifícios vizinhos devem estar automaticamente em harmonia; portanto, tente soprar três orifícios ao mesmo tempo para criar um som agradável. Pratique passar de um orifício para acordes em vários orifícios e vice-versa.
    • Essa maneira de tocar é chamada de "harpa direta" ou "primeira posição".
    • Como você pode imaginar, o número de orifícios pelos quais você abre é parcialmente controlado pelos lábios. Para ter um melhor controle das notas tocadas, você aprenderá a usar a ponta da língua para tapar os buracos. Voltaremos a isso mais tarde.


  2. Aspire para alterar as notas. Enquanto inspira suavemente pelos juncos, module a respiração para aumentar cada nota. Ao soprar e sugar o bocal, você acessa todas as notas para as quais a sua gaita está afinada.
    • Essa maneira de tocar é chamada de "harpa cruzada" ou "segunda posição". As notas assim obtidas lidam facilmente com melodias de blues.
    • Se você tem uma gaita cromática, pressione e puxe o botão lateral para controlar as notas que você produz.


  3. Tente tocar um intervalo. Em uma gaita diatônica em C (C), o intervalo de C começa em 4 (estufado) e sobe para 7 (estufado). O padrão de sucção se repete, exceto no 7º buraco, onde o padrão sinverse (primeiro aspira e depois sopra). Essa faixa é a única faixa completa em uma harmônica C. No entanto, às vezes você pode tocar músicas em outras escalas, desde que não precise tocar algumas notas inexistentes.


  4. Prática. Continue fazendo escalas e notas diferentes até ficar completamente confortável tocando apenas uma de cada vez. Depois de atingir esse nível de domínio do seu instrumento, escolha músicas fáceis e pratique-as. As tablaturas de "Mary Had a Little Lamb" e "Oh, Susannah" são fáceis de encontrar na NET, se você se sentir preso.
    • Tente adicionar ure tocando várias notas ao mesmo tempo. O próximo passo no aprendizado é afrouxar levemente o controle e adicionar acordes de duas ou três notas às músicas que você toca, usando dois ou três orifícios adjacentes ao mesmo tempo. Isso o ajudará a desenvolver o controle da boca e da respiração e a tornar as músicas mais interessantes de ouvir.
      • Não toque apenas acordes! Tente adicionar um acorde no final de um verso ou frase. O objetivo é ser confortável para alternar notas únicas e múltiplas.

Método 3 Técnicas detalhadas



  1. Você paga pelas aulas? A partir de agora, embora você certamente possa continuar aprendendo por si mesmo, você experimentará uma evolução mais rápida e técnica do seu jogo se praticar sob a tutela de um jogador experiente. O preço e a regularidade das lições de dharmonica variam, não hesite em seguir algumas lições com um professor e depois vá para outro lugar até encontrar uma que corresponda às suas necessidades.
    • Mesmo que você tenha aulas, continue consultando métodos e livros para refinar seu jogo.Não há razão para descartar todos os outros materiais sob o pretexto de que você os conclui, tendo aulas.


  2. Faça buracos. É fácil cair em um padrão em que você respira e depois chupa por toda a gaita, mas, como você está começando a tocar um pouco mais, precisará pular mais alguns buracos para alcançar outras pessoas. Toque músicas que pedem para você pular um buraco ou dois, como o tradicional ar americano "Shenandoah", no qual há um pulo do quarto para o sexto buraco em direção ao final da segunda frase (em um diatônico no padrão C).
    • Pratique afastar a lharmonica um pouco antes de reposicioná-la adequadamente (para continuar se familiarizando com a posição de cada orifício) e bloquear sua respiração sem remover a harmônica (para melhorar seu controle da respiração).


  3. Jogue enquanto curva suas mãos. Para começar, você provavelmente segurou a gaita entre o polegar e o indicador da sua mão esquerda (ou não dominante) enquanto a deslizava para tocar. Melhore a maneira de jogar adicionando a mão direita (ou dominante). Coloque a parte carnuda do polegar da mão direita sob o polegar esquerdo e coloque os dedos da mão direita na borda da mão esquerda, para que os dedos possam dobrar em torno do dedo mindinho. Isso cria uma "caixa de som" que pode ser usada para modular os sons da sua gaita.
    • Faça seu instrumento cantar ou lamentar, abrindo e fechando a caixa de som. Use esta técnica no final de um versículo para acentuar uma emoção ou em qualquer outro momento.
    • Imite o chiado de um trem tocando uma nota em um buraco. Toque para fechá-lo e reabra-o.
    • Apague o som fechando o buraco.
    • Você provavelmente descobrirá que esta posição o força a manter sua gaita em um determinado ângulo, com a extremidade esquerda voltada para baixo e para dentro. Essa posição também se presta a outras técnicas, portanto, adote-a.


  4. Aprenda a entupir os buracos com a língua. É uma boa técnica passar de notas simples para acordes bonitos sem suspender a nota original. Usando a borda da língua, você fechará algumas notas de um acorde e depois removerá parcialmente enquanto estiver tocando a nota para adicionar outras. Essa técnica requer treinamento, mas a posição do buraco jogado deve ajudar a apresentar naturalmente o lado da língua na boca.
    • Comece abrindo a boca o suficiente para cobrir os quatro primeiros orifícios da sua gaita. Usando a língua, tampe os orifícios 1 a 3 e toque uma nota na primeira posição no quarto orifício. Se você fizer isso corretamente, deverá ouvir apenas a nota 4 (estufada). Quando estiver confortável, toque uma nota contínua e corte a metade da língua para uma harmonia completa.
    • Fechar os buracos com a língua pode ser usado para dançar valsa ou polca, alternando com notas únicas ou de outras maneiras. Esta técnica é muito flexível. Pratique praticando até que você se sinta confortável em apresentá-lo de tempos em tempos através de seu repertório.


  5. Aprenda a dobrar as notas. A técnica mais completa em termos de tempo de pura prática necessária para dominá-la é provavelmente a reflexão. Linflexion é a arte de modular as notas que sua gaita produz ao ter uma respiração mais tensa e viva. Os melhores harmonicistas são capazes de alterar uma harmônica diatônica na harmônica cromática de fato, apenas dobrando as notas. Por enquanto, basta fazer uma anotação clara para expandir seu repertório.
    • A técnica básica para dobrar uma nota é reduzir drasticamente a abertura dos lábios e sugar profundamente o orifício da nota que você deseja flexionar. Faça uma anotação em segundo lugar e aperte os lábios pouco a pouco até ouvir o tom mudar. Apertando mais ou menos os lábios, você controlará o tom da nota.
    • Tenha muito cuidado ao fazer flexões. Ao fazer o ar através das palhetas com tanta vivacidade, você poderia relaxar ou dobrá-las com facilidade, o que danificaria seu instrumento. É necessária paciência e atenção para alcançar um meio termo entre não dobrar uma nota e dobrar demais.