Como ler a marcação de um pneu

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 18 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Como ler a marcação de um pneu - Conhecimento
Como ler a marcação de um pneu - Conhecimento

Contente

O co-autor deste artigo é Rocco Lovetere. Rocco Lovetere é um mecânico mestre no Roccos Mobile Auto Repair, na Califórnia, que ele possui com sua família. Ele é um técnico automotivo certificado pela ASE e trabalha em reparo de automóveis desde 1999.

Se é um produto manufaturado abundantemente informado, são os pneus de veículos (carros, motos, caminhões ...). Como é um elemento essencial da segurança de um veículo, todo pneu carrega seus flancos, um grande número de indicações, na forma de letras e figuras, que às vezes é útil saber decifrar, principalmente ao trocar os pneus. Ele contém o nome do fabricante, o do modelo, várias dimensões, índices, especificações (pneu de neve, reformado ...).


estágios



  1. Encontre facilmente o nome do fabricante e o nome do intervalo. Eles são escritos aproximadamente, em relevo na parte externa do lado visível. Entre os principais fabricantes, mencionemos Michelin, Goodyear, Dunlop ou Hankook
    • Cada modelo em um intervalo possui um nome com um nome mais ou menos complexo ou uma combinação de letras e números. em Michelinvocê encontrará o pneu HP Primacy, em Goodyear, o Eagle F1 GS-D3, o Ventus R-S2 Z212 de Hankook ou de novo SP Esporte de inverno 3D de Dunlop.


  2. Responda a várias informações. Na França, as utilizações do pneu (veículo de passeio, LCV, caminhão ...) não são estipuladas. Por outro lado, se o pneu é específico, deve mencionar sua especificidade. É apresentado com uma ou mais letras ou um desenho.
    • M + S indica que o pneu é adequado para as condições de condução no inverno.
    • Um desenho com três picos, incluindo um floco de neve (3PMSF) indica um pneu para dirigir em estradas com neve.
    • XL significa que a estrutura foi reforçada para aceitar cargas mais altas.
    • Green-X significa que o pneu atende a uma especificação que respeita o meio ambiente.
    • recauchutar significa que o pneu foi reformado.



  3. Encontre a largura do pneu e sua relação com a altura. Esses dois primeiros números, escritos sob o nome do fabricante, perto da jante, fornecem informações sobre as dimensões dos pneus. Eles são separados por uma barra (XXX/YY).
    • O primeiro número em três dígitos indica, em mm, a largura do pneu. Uma parte muito grande dos pneus tem uma largura entre 155 e 315 mm.
    • Os dois últimos dígitos indicam, em porcentagem, a série de pneus, ou seja, a relação entre a altura da parede lateral e a largura da seção do pneu. Para veículos leves, a série está entre 55 e 75%.


  4. Localize o tipo de estrutura de carcaça dos seus pneus. Anexada ao número da série, a letra "R" indica, a título de exemplo, que a carcaça é radiale, construção majoritária para veículos leves. Nos pneus de caminhões, é cada vez mais raro encontrar a letra "B" que indica uma carcaça na cruz com cinto, estrutura suspeita de gerar acidentes.



  5. Localize o diâmetro interno do pneu. Este é o número, em polegadas, que segue a referência da carcaça do pneu. Se suas rodas tiverem 22 polegadas, você montará ou fará subir, pneus de 22 polegadas.
    • Qualquer que seja o tipo de estrutura do pneu, o símbolo do pneu é sempre seguido pelo diâmetro interno. É uma exceção para os pneus que equipariam um carro antigo: a legislação exige que os fabricantes desses pneus tenham uma especificação regulamentar.


  6. Localize o índice de carga dos seus pneus. Esse número de dois dígitos identifica a carga máxima que o pneu pode suportar. Quanto maior o número, mais você pode carregar o seu carro, mas dentro de certos limites.
    • Este índice é certamente um número, mas não se refere ao número de quilos suportáveis. Você precisa consultar uma tabela de correspondência. Você encontrará um aqui.
    • Então, uma vez obtida a equivalência, multiplique por 4 (4 pneus) a carga em kg por pneu. O número encontrado informa a carga máxima que pode ser suportada com segurança pelos seus pneus.
    • Ao substituir um pneu, verifique se o novo índice de carga é igual ou superior ao índice do pneu. Nunca, monte um índice menor de pneu. Se o seu pneu antigo indicasse um índice de 92, o novo teria o mesmo índice ou um valor superior (93, 96 ...).


  7. Localize o índice de velocidade dos seus pneus. Esta letra corresponde à velocidade máxima na qual o pneu pode rolar, mantendo todo o seu desempenho. A grade de correspondência vai de A1 a Y, ao passar por S, T, U, H, V, Z, W, a ordem alfabética não é respeitada.
    • S indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 180 km / h.
    • T indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 190 km / h.
    • U indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 200 km / h.
    • H indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 210 km / h.
    • V indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 240 km / h.
    • ZR indica que você pode exceder 240 km / h em longas distâncias.
    • W indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 270 km / h.
    • Y indica que a velocidade máxima em longas distâncias não deve exceder 300 km / h.
    • Nas estradas francesas, a menção Y é o índice de velocidade mais alto aceito pela legislação.


  8. Localize o indicador de resistência ao aquecimento. O indicador de temperatura indica o potencial de um pneu em resistir ao aquecimento e dissipar o calor armazenado. Este indicador, estabelecido a partir de vários testes, é identificável na forma de uma letra A, B ou C, sendo os pneus mais resistentes.


  9. Localize a referência do DOT. É seguido por letras e números e fornece informações sobre a fábrica, o tamanho, o fabricante e os últimos 4 dígitos para determinar a idade de um pneu.


  10. Localize a pressão máxima do pneu. Perto do aro, escrito em letras pequenas, procure uma menção começando com "MAX": o número a seguir é a pressão máxima, em PSU, que o pneu pode suportar para garantir uma direção e segurança ideais.