Como ler o resultado de um exame de sangue

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 18 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Avaliar Exame de Sangue / Dr. Gabriel Azzini
Vídeo: Como Avaliar Exame de Sangue / Dr. Gabriel Azzini

Contente

Neste artigo: Compreendendo os conceitos básicos de numeracia e contagem de sangue (NFS) Compreendendo outros perfis e testes9 Referências

Em um ponto ou outro de nossas vidas, quase todo mundo coleta uma amostra de sangue para levar a um profissional de saúde e a analisa em laboratório. O exame de sangue mais frequentemente realizado é o hemograma e contagem (NFS), no qual são medidos todos os diferentes tipos de células e elementos formados no sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, trombócitos e hemoglobina. Outros componentes do teste podem ser adicionados ao NFS, incluindo a exploração de uma anormalidade lipídica e o teste de glicemia. Para entender melhor seus parâmetros de saúde e não confiar totalmente nas interpretações do seu médico, é aconselhável aprender a ler os resultados de seus exames de sangue. Certifique-se de retornar ao médico para discutir outros resultados dos testes, quando necessário.


estágios

Método 1 de 2: Noções básicas sobre hemograma e contagem (NFS)

  1. Saiba como todos os exames de sangue são feitos e apresentados. Todos os exames de sangue, incluindo NFS, outros painéis e exames devem incluir vários princípios básicos, como seu nome e status de saúde, a data em que o teste foi realizado, os nomes dos vários testes realizados, o nome o laboratório e o médico que realizou o teste, os resultados atuais, a faixa normal dos resultados anormais e, é claro, as muitas abreviações e unidades de medida. Para aqueles que não estão no campo da saúde, qualquer exame de sangue pode parecer intimidador e confuso, mas reserve um tempo para identificar todos esses elementos básicos e também como eles são organizados.
    • Depois de entender como os exames de sangue são apresentados, você pode ler rapidamente a página de resultados anormais (se houver algum) que serão marcados como "F" para muito baixo e "E" para muito alto.
    • Você não precisa memorizar os valores normais de todos os componentes de medição, pois eles sempre serão impressos juntamente com os resultados do teste como uma referência conveniente.



  2. Determine a diferença entre as células sanguíneas e as indicações de resultados anormais. Como mencionado anteriormente, os principais glóbulos são os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que transporta oxigênio para todos os tecidos do corpo. Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico e ajudam a destruir microorganismos patogênicos, como vírus, bactérias e parasitas. Uma contagem baixa de células eritrocitárias pode indicar anemia (uma condição em que o corpo não possui glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para os tecidos), enquanto a presença de muitos desses mesmos elementos (também chamados de eritrocitose) pode sinalizar doença da medula óssea. Uma contagem baixa de glóbulos brancos (chamada leucopenia) pode indicar uma condição da medula óssea ou efeitos colaterais da medicação, especialmente quimioterapia. Por outro lado, uma contagem alta de glóbulos brancos (também conhecida como leucocitose) sempre significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Alguns medicamentos, especialmente os esteróides, também podem aumentar o número de glóbulos brancos.
    • Os intervalos normais nos glóbulos vermelhos são diferentes em homens e mulheres. Os homens geralmente têm 20 a 25% mais glóbulos vermelhos, porque tendem a ser maiores e a ter mais tecido muscular, o que requer mais oxigênio.
    • O hematócrito (a porcentagem relativa de volume de células circulantes no sangue em relação ao volume total de sangue) e o volume médio de células (volume médio de glóbulos vermelhos) são duas medidas da contagem de glóbulos vermelhos, e esses valores são normalmente mais altos em homens por causa de suas altas necessidades de oxigênio.



  3. Torne-se consciente das funções dos outros elementos básicos contidos no sangue. Os outros dois componentes do sangue presentes no SNF são trombócitos e hemoglobina. Como mencionado acima, a hemoglobina é uma molécula que contém um íon de ferro que se associa ao oxigênio no sangue para transportá-lo para os pulmões. Durante esse período, os trombócitos fazem parte do sistema de coagulação do sangue e ajudam a evitar sangramentos excessivos durante as feridas. Uma pequena quantidade de hemoglobina (devido à deficiência de ferro ou distúrbio da medula óssea) leva à anemia, enquanto uma baixa contagem de trombócitos (também conhecida como trombocitopenia) pode ser o resultado de hemorragia interna ou externa devido a lesão traumática. ou outras patologias. Por outro lado, uma alta contagem de trombócitos (hiperplateletose) envolve doença da medula óssea ou inflamação grave.
    • Os níveis de hemácias e hemoglobina estão intimamente relacionados, uma vez que a hemoglobina está contida nas hemácias, embora seja possível formar hemácias mal formadas sem hemoglobina (conhecida como anemia falciforme ou anemia falciforme).
    • Vários compostos "reduzem" a quantidade de sangue, o que significa que eles inibem a viscosidade dos trombócitos e evitam a coagulação do sangue. Os anticoagulantes mais comuns são álcool, vários tipos de drogas (ibuprofeno, aspirina, heparina), alho e salsa.
    • O NFS também pode incluir quantidades deosinofílicas (Eos), granulócitos, valores médios médios de hemoglobina, volumes celulares médios e concentrações médias de hemoglobina celular.

Método 2 de 2: Entenda outros perfis e testes



  1. Procure entender o que significam perfis lipídicos (também chamados de anormalidades lipídicas). Os perfis lipídicos são exames de sangue mais específicos, úteis para determinar o risco de contrair doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataque cardíaco e derrame. Os médicos avaliam os resultados de um perfil lipídico antes de determinar se são necessários ou não medicamentos contendo uma pequena quantidade de colesterol. Um perfil lipídico geralmente inclui a quantidade total de colesterol (incluindo todas as lipoproteínas no sangue), colesterol de lipoproteína de alta densidade (colesterol HDL chamado "bom colesterol"), colesterol de lipoproteína de baixa densidade ( Colesterol LDH, conhecido como "colesterol ruim") e triglicerídeos, que são gorduras geralmente armazenadas nas células adiposas. No geral, é preferível que a quantidade total de colesterol seja menor que 200 mg / dl e que a proporção HDL / LDL seja favorável (isto é, próximo a 1 em 2) para reduzir o risco de doença cardiovascular.
    • O HDL remove o excesso de colesterol do sangue e o transporta para o fígado para que possa ser reciclado. Os níveis desejáveis ​​são maiores que 50 mg / dL (idealmente acima de 60 mg / dL). A única taxa de um componente que o beneficiará nesse tipo de exame de sangue é a do seu HDL.
    • O LDH deposita quantidades excessivas de colesterol nos vasos sanguíneos como resultado de feridas e inflamações, que podem desencadear aterosclerose (artérias obstruídas). As quantidades desejáveis ​​devem ser menores que 130 mg / dL (idealmente menores que 100 mg / dL).


  2. Considere as implicações de um teste de glicose no sangue. O teste de glicose no sangue quantifica a quantidade de glicose que circula no sangue, geralmente após você não comer nada por pelo menos 8 horas. Esse teste geralmente é necessário se você tiver alguns sintomas de diabetes (Tipo 1 ou Tipo 2 ou Gestacional). O diabetes ocorre (ou é desencadeado) quando o pâncreas não produz insulina suficiente (um hormônio regulador dos níveis de glicose no sangue) e / ou as células do corpo não permitem que a insulina deposite glicose normalmente. Assim, os diabéticos têm uma alta quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia) e essa taxa é superior a 125 mg / dl.
    • As pessoas com alto risco de desenvolver diabetes (geralmente chamadas de "pré-diabéticos") geralmente têm um nível de glicose entre 100 e 125 mg / dL no sangue.
    • Outras causas de hiperglicemia incluem estresse severo, doença renal crônica, hipertireoidismo e inflamação ou câncer de pâncreas.
    • A presença de uma pequena quantidade de glicose no sangue (menos de 70 mg / dl) é chamada hipoglicemia e é uma característica típica do tratamento com muita insulina, alcoolismo e falência de órgãos (fígado, rins, coração). ).


  3. Saiba mais sobre o "Painel Metabólico Completo" (CMP). Este é um gráfico metabólico completo que fornece informações sobre as medições de vários outros componentes do sangue. Entre eles estão eletrólitos (elementos carregados, geralmente sais minerais), outros minerais, proteínas, creatinina, enzimas hepáticas e glicose. Esse teste é feito para avaliar a saúde geral de uma pessoa, mas também para examinar especificamente o status dos rins, fígado, pâncreas, nível de eletrólitos (necessário para a condutância normal do sistema nervoso e dos músculos contrativos) e o equilíbrio. ácido-base. A CMP é geralmente realizada com um hemograma como parte de um exame de sangue para um exame de rotina (também conhecido como exame físico anual ou exame médico periódico).
    • O sódio é um eletrólito necessário para regular os níveis de fluidos no corpo e garantir o bom funcionamento dos nervos e músculos. No entanto, a presença de uma grande quantidade desse composto pode levar à hipertensão (pressão alta) e aumentar o risco de ataque cardíaco. Os níveis normais estão entre 136 e 144 mg / dl. Outros eletrólitos, como potássio, podem ser incluídos nesta seção.
    • Uma alta concentração de enzimas hepáticas (ALT e AST) no sangue pode não só ser causada por danos ou inflamações hepáticas, como também geralmente resulta do consumo intenso de álcool e / ou drogas (prescrição, venda sem receita e ilegal). ) ou uma infecção como hepatite. Bilirrubinemia, albumina e proteína total podem ser incluídas nesta seção.
    • Se um grande aumento de uréia no sangue (BUN) e creatinina for observado, isso pode indicar problemas renais. A Lazotemia está entre 7 e 29 mg / dl, enquanto a da creatinina varia entre 0,8 e 1,4 mg / dl.
    • Outros elementos presentes em uma CMP incluem albumina, potássio, cálcio, proteína total e bilirrubina. A presença de quantidades fracas ou grandes desses elementos pode sinalizar a presença de uma condição.
conselho



  • Saiba que existem vários fatores que podem distorcer os resultados dos exames de sangue (idade, sexo, níveis de estresse, altitude ou clima do local onde você mora). Portanto, não tire conclusões até ter a oportunidade de discutir com seu médico.
  • Você pode aprender todas as unidades de medida, se quiser, mas isso não é necessário, pois o valor em questão será comparado ao intervalo normal.
avisos
  • É muito importante compreender a interpretação dos resultados dos seus exames de sangue em relação aos valores normais, mas apenas os profissionais de saúde são capazes de interpretar os resultados e usá-los como suporte para um diagnóstico mais preciso.