Como ler um gráfico de reflexologia plantar

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como ler um gráfico de reflexologia plantar - Conhecimento
Como ler um gráfico de reflexologia plantar - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Aprenda o básicoLeitura de pranchas no lado externo e internoSimplificar a reflexologia plantar28 Referências

O quadro de reflexologia plantar localiza as zonas reflexas do pé, correspondendo a essas áreas a partes do corpo. Essa técnica combina acupuntura e massagem e envolve pressionar pontos específicos para acalmar e aliviar vários distúrbios corporais. Você também ouvirá sobre acupressão. Se você tiver um pouco de paciência, poderá aprender em detalhes as áreas e suas correspondências através desses quadros.


estágios

Parte 1 Aprendendo o básico



  1. Familiarize-se com essas ilustrações plantares. Você pode começar seu aprendizado apoiando-se nas placas da reflexologia podal. Eles permitem localizar rapidamente as principais zonas do seu pé.
    • Antes de tudo, saiba que o pé esquerdo corresponde à parte esquerda do corpo e, inversamente, o pé direito à parte direita do corpo. Por exemplo, o estômago está do lado esquerdo, as pressões serão principalmente no pé esquerdo para tratar a dor que afeta esse órgão.
    • Os dedos dos pés correspondem à cabeça e pescoço. Se você massagear os dedos, irá trabalhar a cabeça e o pescoço.
    • O lado interno dos pés trata a coluna vertebral.
    • A parte logo abaixo dos dedos dos pés refere-se ao peito.
    • A parte mais fina do pé forma uma linha horizontal chamada linha da cintura e representa a área na cintura. Esta parte do pé está conectada ao estômago, mas também aos órgãos de disposição de resíduos, como os intestinos localizados abaixo da zona do estômago.
    • O lado interno próximo aos calcanhares e abaixo da linha da cintura do pé refere-se à área pélvica



  2. Use uma placa mostrando a parte inferior do pé. Essa representação do pé permite uma localização mais fácil das áreas reflexas e partes correspondentes do corpo, e será uma boa ferramenta no seu aprendizado. Você vinculará essas zonas reflexas com mais precisão.
    • Quando você fica na ponta dos pés, intervém nos olhos trabalhando nas zonas reflexas do segundo e terceiro dedos. Aplique alguma pressão nos dois dedos e aliviará o cansaço visual. As outras áreas dos dedos do pé referem-se aos dentes, seios nasais e na parte superior da cabeça.
    • As zonas reflexas nem sempre são idênticas de um pé para o outro. Você encontrará semelhanças e diferenças. Por exemplo, a parte abaixo do quarto e do quinto dedo do pé e correspondente às orelhas é encontrada exatamente no mesmo lugar à esquerda e à direita. Da mesma forma, os pulmões estão localizados no mesmo local e formam uma área semelhante a uma oval centralizada na parte superior do pé, logo acima da linha da cintura e sob os dedos dos pés, exceto a maior. Suas pernas estão localizadas nas áreas dos seus dois calcanhares. Você encontrará o intestino delgado sob a linha da cintura em ambos os pés.
    • Você localizará o fígado no pé direito, logo acima da linha da cintura, e localizado no mesmo nível do estômago, sendo a segunda área à direita. Você alcançará o rim esquerdo um pouco mais baixo entre o fígado e o estômago.
    • Pegue o pé esquerdo e descobrirá a localização do seu estômago acima da linha da cintura, depois o rim esquerdo e o baço. Seu coração está no meio do pé, apenas alguns centímetros acima do estômago.



  3. Estude um quadro que se concentre apenas nos dedos dos pés. Se você deseja aprofundar a massagem de reflexologia podal, detalhe as áreas dos dedos dos pés e verá a presença de meridianos. Esses pontos de acupuntura podem ser trabalhados para atingir certas partes do seu corpo. Você descobrirá 5 meridianos em cada pé.
    • O dedão do pé consiste em 2 meridianos de cada lado. O meridiano externo é o baço e o segundo meridiano é o fígado.
    • Você encontrará no dedo do pé próximo um meridiano posicionado à esquerda. Corresponde ao meio do seu estômago.
    • Você pode trabalhar o dedo do pé próximo ao menor pressionando o meridiano colocado à esquerda deste dedo para intervir na vesícula biliar.
    • Da mesma forma, o dedinho do pé permitirá que você atue na bexiga com o meridiano colocado à esquerda.

Parte 2 Lendo placas por fora e por dentro



  1. Apoie-se em pranchas representando o pé do lado externo. Esta ilustração mostra as outras zonas reflexas localizadas nesta parte do pé e também correspondentes a órgãos e outros locais do corpo. A parte superior do pé não é esquecida. Para mais detalhes, consulte os painéis disponíveis na internet.
    • A parte superior do pé é o seu sistema linfático. O sistema linfático é um componente do seu sistema imunológico. Ajuda a filtrar toxinas e a se livrar dos resíduos.
    • A área acima dos dedos dos pés é o peito. O lado do pé acima do calcanhar volta aos quadris e joelhos.
    • O lado do pé abaixo da cintura localizará o cotovelo. Se você se mover levemente em direção ao dedão do pé, a área afetará o ombro.


  2. Então pare em uma placa lateral interna do pé. Você descobrirá uma ilustração da parte interna do pé. Essas novas informações serão de grande ajuda na sua prática de massagem plantar.
    • Essa parte do pé, da ponta do dedão do pé até o calcanhar, representa sua coluna. A zona reflexa também segue a curva da sua coluna.
    • Localize uma massa oval levemente inflada sob a cintura. Essa massa representa sua bexiga.


  3. Leve o seu tempo na sua aprendizagem. Lembre-se de que essas ilustrações são fáceis de ler para pessoas experientes. Certifique-se de poder controlar essas áreas laterais antes de prosseguir. Refine seu conhecimento encontrando profissionais ou participando de treinamentos sobre o assunto.

Parte 3 Praticando seu conhecimento em reflexologia plantar



  1. Comece com os dedos dos pés. No começo, comece com os dedos dos pés. Você usará a técnica de rotação do polegar. É uma questão de colocar o polegar sobre a face interna e exercer pressão com um movimento de rotação e vibração em uma pequena zona de cada vez.
    • Comece massageando o começo do dedão do pé até o fim. Faça os mesmos gestos com os outros dedos.
    • Passe o dedo indicador e o polegar entre cada dedo massageando-o.


  2. Massageie seu pé esquerdo. Depois de massagear os dedos, concentre-se no pé esquerdo. Coloque a mão neste pé, colocando o polegar de um lado e o dedo indicador do outro. Massageie com o polegar da esquerda para a direita cada parte lateral do pé e faça o mesmo movimento da ponta do pé até o tornozelo.


  3. Mude seu pé. Vá para o pé direito e repita os mesmos movimentos descritos acima. Continue usando o polegar, respeitando sempre a direção da massagem.


  4. Massageie a ponta e as faces laterais do pé. A realização desses gestos na ponta e nas laterais do pé com a aplicação tornará a massagem mais lucrativa. Seu conhecimento será necessário para otimizar os resultados.
    • Se você tiver problemas digestivos, enfatize o arco e a área acima da linha da cintura. Lembre-se, você terá que trabalhar primeiro com o pé esquerdo.
    • Se você tiver algum problema no fígado ou na vesícula biliar, insista no pé direito.
    • Se seus rins são um problema para você, trabalhe os tornozelos e os calcanhares.