Como combater a erosão do solo

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Como combater a erosão do solo - Conhecimento
Como combater a erosão do solo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Entendendo a erosãoInspeção da erosão em terraUsando plantas para controlar a erosãoUsando barreiras para controlar a erosãoEvitando a erosão43 Referências

A erosão ocorre quando a camada superior do solo é varrida por uma força natural ou humana, dificultando o crescimento de novas vegetações no local. A erosão pode transformar uma terra rica e saudável em terra árida e sem vida e pode até causar deslizamentos de terra e deslizamentos de terra. A erosão ocorre frequentemente em canteiros de obras e em áreas onde o solo foi perturbado. Existem diferentes maneiras de controlar a erosão, dependendo do tipo de terreno e da gravidade da erosão, desde a consulta de um profissional até o tratamento do terreno.


estágios

Parte 1 Entendendo a erosão



  1. Aprenda sobre erosão. A erosão é um processo natural que separa e varre o solo e as pedras. É causada por fatores naturais ou pelo homem.
    • O processo de erosão ocorre como resultado de forças naturais, incluindo água, vento e gelo.
    • A erosão geológica e a erosão humana são os dois principais critérios para classificar a erosão. Existem duas classes principais de erosão: 1) erosão geológica e 2) erosão humana.
    • A erosão geológica ocorre naturalmente quando a distribuição do solo é perturbada de uma maneira ou de outra, no momento da formação do solo ou no momento do seu desaparecimento.
    • A erosão humana ocorre quando os seres humanos modificam o solo, o que também pode acelerar o processo natural de erosão. Este é um tipo típico de erosão em canteiros de obras.



  2. Entenda os fatores que pioram a erosão. Existem muitos fatores que podem contribuir para a erosão, incluindo clima e topografia. Ao conhecer os fatores que contribuem para a erosão, você poderá identificar a fonte da erosão e desenvolver um plano melhor para controlá-la.
    • Os fatores que podem contribuir para a erosão incluem características do solo, clima, intensidade e duração das chuvas, vegetação ou outros tipos de cobertura do solo e topografia.
    • Ao entender os fatores que afetam a erosão, você poderá prever a extensão e as conseqüências da erosão no local.
    • Quando os homens removem a vegetação, eles perturbam o solo, alteram os padrões naturais de drenagem e cobrem o solo superficial, como edifícios ou estradas, o que pode causar erosão.



  3. Conheça o risco de erosão da sua terra. Antes de cultivar sua terra ou iniciar qualquer projeto de construção, você deve inspecioná-la para identificar possíveis riscos de erosão. Ao verificar a vegetação, a drenagem e o clima, você conseguirá evitar problemas de erosão no futuro.
    • Se tiver certeza de que conhece o suficiente sobre erosão, você mesmo pode fazer essa inspeção.
    • Você também pode contratar um profissional para inspecionar sua terra e identificar áreas que possam estar sofrendo erosão.
    • Se você não tiver certeza de áreas de sua terra, consulte um profissional para não ter problemas mais tarde.
    • É melhor se você controlar a erosão do solo assim que perceber. Ao agir cedo, você evita que um pequeno problema se transforme em um grande problema.

Parte 2 Inspecionando a erosão em um terreno



  1. Verifique sua terra regularmente. Ao verificar regularmente sua terra, você poderá ver os sinais de alerta precoce e agir em conformidade antes que os problemas piorem ou piorem.


  2. Procure por sinais de erosão. A erosão aparece de maneira diferente, dependendo das características do solo da sua área, mas também existem índices universais.
    • Olhe em áreas onde o terreno foi perturbado por edifícios ou eventos naturais que poderiam ter corroído o solo. Esses sinais são encontrados com mais frequência perto de calhas e canos que movimentam a água sob um caminho ou estrada.
    • Aproveite o momento após fortes chuvas ou condições climáticas extremas, como tornados ou tempestades de gelo, para verificar a erosão do solo.
    • Verifique as áreas sem vegetação. Às vezes, colinas e encostas podem ter áreas sem árvores ou plantas. Você pode ver um acúmulo de solo por baixo.
    • Procure a presença de raízes expostas. O solo pode ter sido corroído ou varrido das raízes acima, que normalmente não seriam expostas aos elementos.
    • Procure pedras expostas. Se você notar a presença de rochas que parecem estar aumentando a cada ano, o solo pode realmente se deteriorar por toda parte.
    • Observe a presença de canais e canais. São áreas em que a água e o vento cortaram o solo e formaram canais ou canais mais profundos. Este é um importante sinal de erosão que pode causar problemas mais graves se você não lidar com isso.
    • Observe a presença de água barrenta ou suja. Este é um sinal que indica que o solo sorode.


  3. Saia quando chove. Um aguaceiro lhe dirá onde a água está canalizando e onde está o topo do solo. Você precisa dessas informações para saber como proteger melhor seu terreno de erosão. Você deve observar o seguinte.
    • Olhe para onde a água flui. Em solo saudável, toda gota que cai é absorvida por uma planta antes de tocar o chão, onde é rapidamente absorvida. Em áreas problemáticas, onde não há cobertura no chão, gotas de água caem e o decompõem antes de corroer. Observe em que direção a água está fluindo e onde está se acumulando.
    • Observe poças de lama ou sujas. Poças de lama onde a água não é absorvida adequadamente podem ser um sinal de erosão da terra em questão.
    • Observe a cor da água nas correntes. Em solo saudável, a água da chuva deve ser rapidamente absorvida pelo solo e os riachos ao redor devem ser limpos. Em áreas propensas à erosão, você pode observar que os cursos de água ficam mais lamacentos devido ao solo que encontram durante a chuva.


  4. Prepare um plano. O único remédio contra a erosão é a estabilização do solo e o retorno ao seu estado natural. O processo que você implementou para chegar lá é diferente, dependendo do estado da sua terra e da área onde a erosão está localizada.
    • Se o terreno sofrer uma leve erosão, o que ocorre, por exemplo, em terrenos relativamente planos, você pode replantar a vegetação imediatamente. Você começará instalando uma cobertura temporária para reter o solo, adicionando gradualmente plantas para restaurar o solo ao seu estado natural.
    • Você também pode proteger certas áreas do seu terreno erosivo instalando barreiras, como pilhas de pedras.
    • Se você possui canais em sua terra, deve preenchê-los para evitar a erosão.
    • Se você possui canais, precisará configurar estruturas e técnicas de escavação para apoiar o solo antes de poder plantar qualquer coisa. Se você tentar plantar sementes em um canal, elas simplesmente serão varridas pela próxima chuva.


  5. Ligue para a agência ambiental regional para obter orientação. Se você não tiver certeza do que fazer, pode usar os conselhos da agência ambiental regional para implementar um plano de controle da erosão do solo.
    • Você também pode consultar o site da agência regional para o meio ambiente http://www.rare.fr/.
    • Você encontrará em seu site diferentes números de telefone correspondentes às suas filiais locais.
    • Eles também podem aconselhar um especialista a ligar para determinar a melhor maneira de proteger seu local de erosão.

Parte 3 Usando plantas para controlar a erosão



  1. Instale uma cobertura de emergência. Você pode instalar uma cobertura de emergência imediatamente em um terreno descoberto relativamente plano, onde não há canais ou canais. As coberturas de emergência geralmente consistem em grama ou outras culturas de cobertura que crescem rapidamente e plantam raízes grossas no solo para mantê-lo, de modo que ele se torna serocidado pela próxima chuva.
    • Consulte um especialista em um centro de jardinagem para descobrir qual planta de crescimento rápido é a melhor na sua região. Seria melhor você plantar uma mistura de plantas em vez de uma única espécie para ter pelo menos uma que resista se as outras morrerem.
    • Use uma enxada ou ancinho para misturar adubo ou esterco no solo. Você também pode usar um fertilizante leve, se desejar. Isso irá ajudá-lo a alimentar as sementes, dando-lhes mais chances de crescer.


  2. Adicione uma camada de cobertura morta ou um tapete de grama. O tapete de cobertura morta ou grama adicionará uma camada extra ao solo e ajudará a reter a umidade. Também proporcionará um ambiente favorável para começar a cultivar suas plantas.
    • Você pode fazer cobertura morta com grama cortada, folhas, palha, lascas de madeira ou pedaços de madeira.
    • Para colinas e áreas em que você teme que a cobertura morta não fique no lugar, coloque um tapete de grama para proteger a semente. Aqui está como fazer um.
    • Coloque tapetes de grama longa em um padrão vertical.
    • Coloque os tapetes horizontalmente, perpendicularmente aos tapetes na vertical.
    • Você pode segurá-los juntos com pequenos pedaços de barbante, arame ou mesmo cola orgânica ou fibras de madeira.


  3. Considere plantar árvores estruturais. Depois que a cobertura no chão crescer, você poderá plantar árvores estruturais para melhor estabilizar o solo. Isso também ajudará a evitar futuras erosões.
    • Certifique-se de plantar árvores nativas em sua área para garantir que elas suportem seu clima. Em geral, salgueiros, acácias falsas e sabugueiro se prestam a esse tipo de uso.
    • Espace-os o suficiente para que a área em perigo possa se beneficiar da rede de raízes. Você não deve escolher árvores que exijam que você faça um buraco profundo e perturbe o chão, porque já é muito frágil para isso. Você deve escolher uma árvore que cresça facilmente a partir de um corte e cresça rapidamente.
    • Pode ser interessante cultivar uma linha de árvores ao redor de uma fazenda, se possível, para evitar a maioria dos métodos de erosão mecânica.
    • Há uma modificação especial dessa técnica, plantando vegetação ribeirinha que cresce na beira das linhas de água. O objetivo é impedir que os solos acabem na linha de água ou impedir que a água escava o solo circundante e capte a água.


  4. Plante uma vegetação permanente. Depois de várias temporadas, quando você achar que a terra é estável o suficiente, plante vários tipos de vegetação permanente. Certifique-se de plantar espécies locais na sua área que crescerão sob o seu clima.
    • Converse com um especialista em um centro de jardinagem para encontrar plantas e árvores adequadas para sua área. É importante escolher espécies nativas, pois elas têm maior probabilidade de sobreviver e evitar que a erosão comece novamente.
    • Árvores, gramíneas e arbustos são excelentes tipos de vegetação que ajudarão a estabilizar o solo.
    • Você também pode conversar com um representante da agência ambiental regional para saber o melhor tipo de vegetação para sua área.

Parte 4 Usando barreiras para controlar a erosão



  1. Saiba que seria melhor para um profissional instalar suas barreiras. Se a erosão em sua propriedade atingiu proporções alarmantes, considere instalar barreiras para contê-la. No entanto, esse pode ser um passo arriscado que pode danificar ainda mais sua propriedade e a de seus vizinhos. Seria melhor você consultar um especialista.
    • Peça à sua filial local da agência regional de meio ambiente que aconselhe um especialista perto de você.


  2. Escolha um tipo de barreira apropriado. Se você decidir estabelecer suas próprias barreiras sem a ajuda de um profissional, precisará escolher o tipo certo de barreira para o seu terreno. O controle de erosão geralmente envolve a criação de uma barreira física, por exemplo, feita de vegetação ou rochas, para absorver parte do vento ou da chuva que causa erosão.
    • Nos canteiros de obras, eles são frequentemente instalados junto com um tipo de controle de sedimentos, como lagoas de sedimentos ou cercas de lodo.
    • Outros tipos de barreiras incluem diques, represas, coberturas de pedras, armadilhas de sedimentos e sistemas de proteção de drenagem de águas pluviais.


  3. Use escombros e pedras. Tempestades ajudam a proteger um canal ou as margens de um rio da água que corrói a terra.
    • Use o riprap para estabilizar as bordas de um fluxo ou fluxos concentrados de água. Você também pode usá-lo em encostas.
    • O assentamento é composto de diferentes tipos de rochas, incluindo granito e calcário. Alguns lugares também podem ter cimento em seu rip rap.


  4. Considere cavar trincheiras de contorno. Essa técnica é útil se você estiver preocupado com a drenagem da água que carrega suas sementes e a cobertura morta na encosta. A vala de contorno é uma vala rasa em torno de uma colina perpendicular ao fluxo de água. Seu objetivo é recuperar a água e dar-lhe tempo suficiente para ser absorvido pelo solo antes de continuar descendo a ladeira.
    • Cavar várias pequenas trincheiras nas laterais da colina. Cada um deles deve ter 15 cm de profundidade e um espaçamento de 60 a 90 cm.
    • Você pode plantar uma cobertura do solo sob as trincheiras, que as protegerão da erosão.


  5. Quebre os sulcos. Um barranco é um lugar onde a água pingando escava o chão e forma uma vala. Ao preencher a área com adubo ou estrume, você está colocando um ponto final na erosão do solo aqui.
    • Se o tamanho do ninho aumentar a cada chuva, você terminará com um canal e será mais difícil cuidar dele.
    • Pare o caminho antes de se tornar um canal usando uma enxada para quebrá-lo. Encha-o com composto ou estrume e varre a área até que ela esteja plana e lisa.
    • Depois de quebrar a cerca, replante a vegetação com as dicas descritas anteriormente neste artigo.


  6. Reduza o fluxo de água nos canais. Os canais são sulcos que cavaram profundamente no chão. Ao reduzir as valas, você controla a erosão do solo e permite que a vegetação circundante prospere.
    • Depois que uma parte suficiente da superfície superior e inferior do solo foi varrida, não há mais nenhuma barreira para impedir que chuvas fortes varram o solo. Quando uma vala corta abaixo da superfície livre do lençol freático, ela extrai água da área circundante e mata árvores e vegetação dos dois lados.
    • Reduza a quantidade de água que flui para os canais, cuidando da situação a montante do canal. Provavelmente existe uma área de solo descoberto ou outros sinais de erosão que você pode alterar plantando imediatamente uma cobertura do solo. Isso ajudará você a absorver a água no solo em vez de deixá-la fluir pelo canal.
    • Embora algumas pessoas recomendem a construção de sulcos de desvio para impedir que a água flua em um determinado local, isso geralmente cria apenas um novo problema, é um novo sulco que pode se transformar em sulco. Seria melhor se você colocasse em prática uma solução que resolva seu problema do riso de uma vez por todas.


  7. Configure uma barragem ou dique para estabilizar o solo ou o fundo do canal. Além de controlar o fluxo de água, é importante estabilizar o solo, incluindo o fundo do canal, para evitar o que continua a aumentar. Para isso, construa uma barragem, ou seja, uma série de pequenos diques que diminuem o fluxo da água para que o solo possa se recuperar.
    • Escolha o material certo para a barragem. Você pode usar pedras, tábuas ou qualquer outro material sólido. Você pode tapar os orifícios com palha. Cada barragem deve ter cerca de 60 cm de altura.
    • Cavar a primeira barragem nas bordas do canal. Construa sua barragem colocando materiais através do canal para que eles não toquem no fundo e cavem nas paredes de cada lado para que a água possa fluir por toda parte.
    • Faça um entalhe no meio. O meio da barragem deve ter um espaço onde a água possa passar, caso contrário, encontrará outro caminho ao redor da barragem.
    • Instale um avental de pedra do outro lado. A água precisa de um local para aterrissar do outro lado para reduzir seu impacto. Instale um leito de pedras em frente à barragem.
    • Construa mais pequenas barragens ou pequenos diques para fazer uma série. Dependendo do tamanho do seu canal, configure várias barragens. Este sistema funciona bem se as barragens estiverem próximas umas das outras, de modo que a água não aguenta velocidade entre cada barragem.


  8. Nivele as encostas nas laterais do canal. Depois de instalar suas barragens, nivele o canal. O objetivo é nivelar gradualmente o canal nivelando as bordas para que a parte inferior do canal fique cheia com o tempo.
    • Use uma pá, palheta ou outra ferramenta adequada para começar a remover o solo das laterais do canal e bater no fundo. Pode levar semanas ou até meses para terminar, porque toda chuva faz você voltar atrás.


  9. Monitore o progresso do seu trabalho após o mau tempo. Sempre que o tempo estiver ruim, verifique seu trabalho para garantir que ele se encaixe e se não cause mais erosão. Se você perceber que a terra continua caindo das bordas do canal, continue nivelando-a em um ângulo suave.
    • Verifique se as barragens estão funcionando corretamente. Pode ser necessário adicionar pequenas represas, ajustar o comprimento das laterais, substituir os decks de pedra etc., para garantir que a água não continue cavando mais fundo no canal toda vez que chover.


  10. Plante plantas na área. Quando suas barragens e seu trabalho de nivelamento diminuírem o tamanho do canal, você pode plantar plantas usando as técnicas descritas acima. Comece com a cobertura do solo, use árvores de crescimento rápido para estabilizar a área e, após algumas temporadas de crescimento saudável, plante espécies nativas para restaurar a terra ao seu estado natural.

Parte 5 Prevenindo a erosão



  1. Reduza o incômodo trazido ao chão. Tanto quanto possível, tente não perturbar o terreno em seu estado natural. Arrancar árvores e plantas, conduzir equipamentos pesados ​​sobre a área, limpar uma área maior do que o necessário e outras práticas usadas nos canteiros de obras aumentará a erosão do solo.


  2. Não lavra. A técnica predominante usada para controlar a erosão é não arar o solo. Este método é uma prática agrícola que envolve o preparo mínimo do solo.
    • A lavoura do solo, mesmo que ajude a enriquecer a terra para as culturas, desloca as camadas do solo e a torna mais macia. Solo mais macio é mais vulnerável à erosão. São utilizadas práticas agrícolas que podem produzir um alto rendimento sem necessariamente cultivar o solo para controlar a erosão.


  3. Considere o cultivo em linhas de contorno. O contorno é uma técnica muito comum em áreas inclinadas. Essa forma de cultura é eficaz no controle da erosão, pois diminui consideravelmente o fluxo da água da chuva.
    • No cultivo de contorno, são criadas áreas do solo cortando o solo seguindo seus contornos. Essas pequenas áreas de terra, chamadas aterros, são instaladas ao longo dos contornos da terra. As zonas criadas por esses contornos são então cultivadas. Essa forma de agricultura é eficaz em terrenos planos, porque as encostas diminuem consideravelmente o fluxo da água da chuva.


  4. Enriqueça o solo. O controle da erosão não consiste apenas em impedir o desaparecimento da camada superior do solo. Métodos de enriquecimento do solo também são usados ​​para controlar a erosão.
    • Um desses métodos é manter o solo em pousio. Após três ou quatro estações de cultivo, uma cultura de cobertura é plantada por uma estação. Durante esse período, o solo tem tempo para regenerar e recuperar os nutrientes perdidos nas estações passadas.
    • Outro método é cultivar uma determinada colheita antes da colheita principal para enriquecer o solo com nutrientes. O cultivo de uma leguminosa pode enriquecer o solo com nitrogênio, porque essas plantas possuem rizomas que capturam e fixam o nitrogênio.


  5. Use cobertura e adubo. Alguns métodos, como cobertura morta, fertilizantes, etc., ajudam a aumentar a produtividade do solo e também a controlar a erosão, fornecendo cobertura.