Como terminar um relacionamento quando alguém é controlado ou manipulado

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como terminar um relacionamento quando alguém é controlado ou manipulado - Conhecimento
Como terminar um relacionamento quando alguém é controlado ou manipulado - Conhecimento

Contente

Este artigo foi escrito com a colaboração de nossos editores e pesquisadores qualificados para garantir a precisão e a integridade do conteúdo.

A equipe de gerenciamento de conteúdo do examina cuidadosamente o trabalho da equipe editorial para garantir que cada item esteja em conformidade com nossos altos padrões de qualidade.

Terminar um relacionamento em que você é controlado ou manipulado pode ser tão difícil quanto estar em um relacionamento com a pessoa. No entanto, se você não tiver coragem de pôr um fim ao relacionamento ou se achar que seu parceiro não seria capaz de viver sem você, mesmo que ele a machuque o tempo todo, você não poderá retomar sua vida na mão. Se você realmente quer terminar o relacionamento, precisa se preparar, implementar seu plano e seguir seu instinto. O mais importante é ser corajoso o suficiente para fazê-lo.


estágios

Parte 1 de 3:
Prepare-se para terminar o relacionamento

  1. 5 Imagine como você está feliz. Pode levar algum tempo, mas você verá gradualmente como está feliz, sozinho e longe desse relacionamento terrível. Todas as noites antes de ir para a cama, pense em uma coisa que você pode fazer agora que está solteira. Você pode até fazer uma lista de tudo que melhora sua vida e quão melhor você se sente agora que controla seus pensamentos e ações.
    • Mesmo se você tiver um momento de fraqueza, reveja esta lista ou recite todos os motivos que tornam sua vida melhor. Reserve um tempo para si e verá que você estava certo em ser corajoso e ter feito a escolha certa.
    publicidade

conselho




  • Evite qualquer contato que possa fazer você sofrer, mas é uma questão de "através da crueldade chegamos à bondade". Nenhuma resposta significa "nenhuma razão para continuar isso". Uma resposta é sinônimo de "tentando". Quanto mais cedo você for recebido, mais cedo ele encontrará outra pessoa e você estará no limite de uma potencial situação explosiva. Quanto menos contato você tiver com seu ex-companheiro, mais frustrante será para ele quando você resistir a todas as tentativas de reconquistá-lo. Quanto mais frustrado ele estiver, mais sua raiva e sua raiva serão amostradas. Independentemente do nível de dificuldade, não importa o quanto você sinta por ele, não exagere com o seu ex-namorado. Isso não irá ajudá-lo. Isso apenas tornará a separação mais difícil para vocês dois.
  • Reconheça suas fraquezas. Por um longo tempo, seu parceiro foi considerado autoritário ou manipulador (o que está errado). Este parceiro está apenas explorando suas próprias fraquezas (o que o encoraja a ter um comportamento autoritário e manipulador em você). Embora ambos estejam errados, se você quiser evitar enfrentar os mesmos problemas no futuro, precisará falar sobre seus medos em relação à criação e à solidão. Além disso, você deve falar sobre seu desejo de ser resgatado ou sua única força de amor, enquanto repara o dano que percebe nos outros. No entanto, não importa quem é responsável por isso, essa situação deve terminar. Pense em possíveis soluções depois de terminar seu relacionamento.
  • Suponha que você tenha um amigo em comum, Jim. Quando você sair, ligue para ele e diga: "Jim, acabei de terminar com Tom. Ele estava infeliz por eu estar saindo. Eu gostaria que você ligasse para ela ou fosse à casa dele para garantir que está tudo bem (não diga a ele que eu te pedi também), mas eu tenho que ir. "É provável que Jim ligue ou faça uma excursão em casa e encontre seu ex-parceiro de bom humor e, além disso, não é tão chateado que isso." Você provavelmente ouvirá que seu ex-parceiro está mais do que exausto a ponto de ele não poder fazer nada e, ao mesmo tempo, outros amigos lhe dirão que ele sai para jantar e comer a vida. Ele só quer que você acredite no contrário, porque ele quer trazê-lo de volta sob seu controle. Quanto mais cedo você terminar, mais cedo ele voltará. A partir do momento em que você obtém a resposta para sua pergunta de controle (ou seja, seu plano de fugir da vida permanentemente e não jogar), você não precisa continuar lutando. Depois de sair, a batalha termina. Você pode se sentir ansioso com mais frequência, mas a parte mais difícil acabou.
  • Se você mora junto e não quer ir embora, deve ser o primeiro a sair, supondo que você não seja o proprietário do apartamento ou que seu nome não esteja no contrato de arrendamento. Isso pode ser muito difícil para você, especialmente se você cortou alguma conexão com seus entes queridos e não tem para onde ir. Ainda é possível tentar outra maneira: iniciar o processo de divórcio durante o qual o juiz atribuirá a cada uma de suas propriedades. Se você é o único proprietário do apartamento, pode ser muito doloroso para você. Na verdade, você deve ligar para a polícia, explicar a eles que terminou e que deseja que seu ex-parceiro limpe sua casa. Os policiais o defenderão quando você pedir para sair e eles os tirarão do apartamento. Certifique-se de que ele lhe dê todas as chaves no local. Uma ordem restritiva é recomendada para mantê-la separada. Depois disso, se ele tentar voltar, você deve ligar para a polícia imediatamente. Esconda-se no banheiro ou em outra sala fechada, se necessário, enquanto espera a polícia chegar para tirá-lo de lá. Evite conversas ou qualquer outra forma de contato com seu ex-cônjuge: isso pode degenerar mais uma vez.
  • Pessoas autoritárias e manipuladoras geralmente são o resultado de fatores externos que você não pode controlar. Você não pode mudar ou salvar uma pessoa assim, mesmo com toda a atenção que lhe der. A melhor ajuda que você pode dar a ele é (A) "recusar-se a ser vítima" e (B) "mudar para ajuda profissional".
  • Não apague os escritos ou vocais do seu ex-cônjuge, mas também não os responda. Quando você responde, na verdade é uma pequena vitória para ele e continuará alimentando a noção de que sua maior vitória está prestes a acontecer, ou seja, o seu retorno. No entanto, seu ex-parceiro pode assediá-lo. Boas notícias, esses escritos podem constituir uma prova válida para a polícia, se você deseja obter uma ordem restritiva. Considere comprar um gravador digital e gravar os vocais em um CD, pen drive ou qualquer mídia que você possa manter em um local seguro, se necessário, quando chegar a hora.
  • Encontre seus entes queridos. Vá até os amigos ou familiares de quem você foi separado por causa de seu ex-parceiro, peça perdão e peça que o levem. Não seja rude (e não deixe que outras pessoas o sejam). Você pode dizer: "Na verdade, você estava certo. O relacionamento era tóxico e, quando percebi, saí. Agradeço o risco que você assumiu ao compartilhar suas apreensões sobre o assunto comigo. "
  • Saiba que quando você terminar, seu ex-namorado se cuidará. Se você conhece pessoas próximas a ele e que podem estar presentes durante esse período, elas podem ajudar e impedir que a interrupção as afete também. Muitas coisas podem ter acontecido entre você e seu ex-parceiro, mas dessa maneira você pode mostrar seu afeto e amor de uma maneira positiva e reconfortante, enquanto ganha respeito.
  • Poder e controle são sempre vistos como uma questão controversa. Todos nós jogamos, mas alguns de nós querem um relacionamento descomplicado e equilibrado, que geralmente é muito difícil de construir. Gaste menos tempo com os outros e pense em si mesmo. Isso permitirá que você seja livre. Reforce seu autocontrole. Um ex-cônjuge sempre descobrirá onde você está e pedirá suas notícias. Concentre-se em algo construtivo após uma separação e ganhe a vida. Você encontrará felicidade e paz interior! Todos nós precisamos de equilíbrio e amor incondicional.
publicidade

avisos

  • Não pense que um encontro muito calmo com essa pessoa terminará bem para você. Pode levar semanas ou meses, mas é claro que você ouviria algo horrível sobre você vindo de um conhecimento comum de vocês dois. Resista ao desejo de se envolver novamente com seu ex-parceiro para "fazer as coisas". Esqueça, as pessoas que sabem que você entenderão quem vocês estão dizendo a verdade, por suas respostas e por suas ações. Apenas diga: "Não é verdade, mas se faz com que seja melhor dizer ... tanto faz." Apenas dê de ombros e mostre a eles que não há nada que você possa fazer para impedir que seu ex-parceiro diga essas coisas. Vá para outra coisa.
  • As crianças aprenderão na maioria dos casos que foram abandonadas, porque você não quis dizer a verdade, assumindo que o divórcio não lhes diz respeito. Os pais autoritários ou manipuladores podem continuar a enviar cartas para sua nova casa, pedindo às crianças que "deslizem a correspondência debaixo da porta" para ter um olho em sua nova vida. É possível obter informações das crianças e isso pode ser feito continuamente. Durante a vida da criança, seu relacionamento com os pais que os controlam, manipula e abusa de dois, pode destruir o relacionamento com os outros pais.
  • Cuidado com o assédio e o comportamento ameaçador e, se notar alguma coisa, informe a polícia imediatamente. Essa pessoa é provavelmente difícil e não perigosa. "Mas não corra riscos." Se necessário, tome uma ordem restritiva ou protetora e chame a polícia toda vez que ele violar essa ordem. Você precisa de um documento (mencionando que está sendo assediado) se violar as regras. Seu ex-cônjuge tentará destruir qualquer ação que você indique que está saindo, como sua carreira ou um novo relacionamento. Ele pode recusar o contato com seus entes queridos ou proibir coisas importantes para você (é por isso que é melhor levar tudo com você e não deixar nada para trás quando sair). Ele também pode solicitar uma reunião para discutir o pagamento de certas dívidas acumuladas enquanto você estava em um relacionamento. É uma maneira de manter contato, não se deixe enganar. Essa lição pode custar muito, mas é melhor pagar suas próprias dívidas do que se apegar à ideia de um acordo que exija contato mensal.
  • Freqüentemente, essas pessoas revivem eventos significativos em suas vidas, reescrevem suas vidas e alteram seus detalhes para se ajustarem. Suas impressões sobre você ou outras pessoas durante o rompimento podem ser terrivelmente perturbadoras e podem deixá-lo irritado com o tempo. Seu ex-cônjuge pode culpar você e chamá-lo de manipulador. Se o seu ex-parceiro for violento, tenha muito cuidado se precisar se encontrar.
  • As pessoas manipuladas ou controladas usarão seu próprio filho para controlar após o divórcio. Eles podem pedir que seus filhos usem s, pedindo-lhes sempre notícias sobre o outro pai, informações sobre as férias dele, seus associados e outros. A síndrome de alienação parental, na qual o pai tenta destruir o relacionamento e a credibilidade do parceiro, é uma maneira de controlar o abuso por meio do relacionamento com os filhos. Você não pode impedir que seu ex-parceiro use seu filho, mas não precisa prestar atenção nisso. Seu filho precisa visitar um especialista regularmente para ajudá-lo a entender por que sua mãe (ou pai, se ele é quem tem controle) o faz se sentir mal ou culpado ou por que é uma má idéia que seus pais fiquem juntos. É um bom investimento para o futuro deles, se você puder fazê-lo. Caso contrário, você apenas terá que desempenhar o papel de psicólogo ou terapeuta e, quando perceber que seu filho está com dificuldades para se sentir com seu ex-parceiro, esteja interessado nisso para ajudá-lo da melhor maneira possível.
  • O abuso psicológico geralmente atinge a criança preferida. Como um manipulador exerce seu poder, sempre há uma vítima próxima, especialmente se a criança ainda está morando na casa. Os adolescentes são facilmente controláveis ​​ou manipuláveis ​​se a mãe estiver sozinha. As crianças não têm os meios para escapar da manipulação contínua de seus pais. As meninas não usarão seu vestido promocional e os meninos não dirigirão o carro por um mês. Além disso, eles são proibidos de mencionar os bons momentos passados ​​com seus pais psicologicamente estáveis ​​e adoráveis. As crianças são levadas para reféns e é por isso que, como mãe emocionalmente estável, é seu trabalho dar a eles a ajuda profissional necessária para reconhecer a instabilidade do seu ex-parceiro e viver com ele.
  • Um ex-parceiro também pode controlar o uso de seus pertences pessoais, ou seja, fotos de família, lembranças do ensino médio e da faculdade, lixo que têm valor especial para você ou qualquer objeto. De fato, a pessoa que controla ou manipula você sabe o que isso significa para você e pode usá-lo como uma arma psicológica.
  • Se você tem filhos, não deve negligenciar o fato de que seu ex-parceiro permanece em contato com seus filhos, a menos que uma decisão do tribunal tenha sido mencionada. Se seu ex-parceiro é autoritário e manipulador, seu objetivo é proteger seus filhos da melhor maneira possível, mostrando-lhes como o ex-parceiro tem que controlá-los e manipulá-los. Cuidado para não andar contra ele. Apenas explique os comportamentos de seu ex-parceiro que os fazem se sentir confusos, magoados ou culpados. Se for perigoso e você tem medo de que isso afaste ou prejudique seus filhos, você deve informar um oficial do Tribunal, a polícia ou outras autoridades competentes para obter uma ordem de proteção.
  • Qualquer pessoa autoritária ou manipuladora não é perigosa, mas muitas são. A maioria deles responderá com raiva. Se você vier com amigos para apoiá-lo durante o intervalo ou se recusar o contato 9 vezes em 10, isso será suficiente para ganhar pontos e interromper as coisas. Se isso não funcionar, procure ajuda da polícia (ordem restritiva) ou de um especialista em saúde mental que possa ajudá-lo a ver se seu ex-companheiro é um perigo para você ou outras pessoas ou para si mesmo . O profissional de saúde saberá os passos a seguir neste caso.
  • A melhor maneira de responder é não fazê-lo. Concentre-se nos seus filhos e não na manipulação. Dessa forma, a criança não sofrerá danos psicológicos e o controle ou a manipulação falhará porque o efeito desejado não será alcançado (o efeito desejado é que você fique frustrado).
    • Exemplo: você percebe que as fotos da família foram tiradas e supõe corretamente que foi seu ex-parceiro quem as tirou. Você não diz nada, mas mais tarde, seu filho alegre leva um ou dois deles depois de uma visita à casa de seu pai, dizendo: "Mãe, veja o que o pai encontrou! Você está furioso. Se você precisa vencer esse "confronto", não deve reagir. Apenas diga: "Oh, isso é bonito. Você se lembra de quando tiramos essa foto? Nos divertimos, não é? Por que você não leva para o seu quarto? Em seguida, encare seu ex-cônjuge (que espera que você esteja gritando com ele) e diga: "É bom dar isso a ele". Eu sei que isso significa muito para ele. Então esqueça o que aconteceu. Se você está com raiva ou prestes a gritar, diga: "Eu procurei em todos os lugares para obter essas fotos e você não precisa se considerar uma garça-real roubando-as e dando-as ao nosso filho". Seu ex-marido estava esperando por esse confronto, mas não vai acabar bem se você responder a essa afronta. A primeira coisa é reconhecer o que ele fez. (1) Ele solicitou ajuda de seu filho e o torna involuntariamente cúmplice em seu jogo de manipulação. (2) Ele apenas mostrou que ele pode se encaixar na sua vida sempre que ele quiser, que ele ainda está "na imagem", para que ele possa falar. (3) Ele tem uma resposta emocional para você. Esta é uma grande vitória para ele e ele continuará acendendo o pavio para vencer. Se você quiser minimizar e talvez acabar, não precisa reagir ou responder. Ignorá-lo.
Anúncio recuperado de "https://fr.m..com/index.php?title=mutting-to-a-relations-when-you-are-controlled-or-manipulated&oldid=230606"