Como mostrar carinho para um gato

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
ONDE FAZER CARINHO EM UM GATO? - Zonas proibidas e favoritas
Vídeo: ONDE FAZER CARINHO EM UM GATO? - Zonas proibidas e favoritas

Contente

Neste artigo: Reconhecendo e Fazendo a DiferençaFeaturing Through Regular Care14 Referências

Muitas pessoas (especialmente aquelas que não gostam particularmente de gatos) pensam que esses animais são frios, distantes, indiferentes e nada mais que afetuosos. No entanto, mesmo que eles demonstrem menos do que os cães, os gatos gostam de dar e receber carinho. Ao dar ao seu gato os cuidados de que ele precisa e saber como entender e reagir aos sinais que ele lhe envia, você poderá aprender como lhe contar sobre sua afeição.


estágios

Método 1 de 3: Reconheça e faça o carinho

  1. Esteja disponível para o seu gato. Muitos cães tendem a correr, latir e babar de felicidade assim que recebem atenção. Gatos geralmente preferem escolher os horários e condições de afeto, mas podem precisar ser incentivados periodicamente.
    • É difícil demonstrar afeto se você nunca estiver presente; portanto, esteja sempre presente para o seu gato. Se você apenas se sentar na mesma sala com ele, isso lhe dará a oportunidade de mostrar sua afeição e dar sinais de que ele deseja que seja mútuo.
    • Converse com seu gato quando estiver com ele. Mesmo que seu gato não aprenda a reconhecer suas palavras, falar cria uma interação à qual ele pode reagir à sua maneira.
    • Se o seu gato tiver que passar longos períodos sozinho, brinque com ele antes de sair e crie um ambiente onde ele possa se divertir, com brinquedos, lugares altos onde ele possa se sentar para observar o que está acontecendo lá fora, etc. Brinque com ele novamente quando voltar.



  2. Deixe seu gato agarrar sua presença. Embora a maioria dos gatos esteja contente com sua própria empresa, isso não significa que eles sejam animais solitários. Um gato que quer integrá-lo em seu círculo também quer que você mostre a ele que concorda em fazer parte dele.
    • Quando os gatos esfregam contra você (geralmente o corpo todo, do nariz à cauda), essa é uma maneira de marcar você com o cheiro deles. Os gatos liberam feromônios por glândulas nas bochechas e usam esse perfume para marcar você como deles. Simplesmente permitindo que seu gato se esfregue contra você dessa maneira, você demonstrará facilmente sua afeição aceitando a dele.


  3. Aproveite o fato de ser escolhido. Como os humanos, os gatos gostam de dar presentes àqueles que amam, apenas esses presentes podem ser ratos mortos no travesseiro, em vez de buquês de rosas. Se tiver sorte, você pode simplesmente receber um dos brinquedos favoritos do seu gato.
    • Quando um gato escolhe dormir em você ou perto de você, geralmente é um sinal de afeto. Gatos são vulneráveis ​​quando dormem, como qualquer outro animal. Eles devem ter total confiança em sua afeição e proteção para dormir tão perto de você. Mesmo se você preferir não dividir o pé da sua cama com o seu gato, demonstrará sua afeição deixando-a ir.



  4. Procure sinais de confiança. Além de demonstrar confiança aconchegando-se contra você, seu gato pode demonstrar afeição, tornando-se vulnerável, ou seja, alongando e expondo a barriga na sua frente.
    • Esteja ciente, no entanto, que muitos gatos podem expor sua barriga sem querer tocá-la. Procure sinais de que seu gato deseja carícias ou gentilmente acaricia sua barriga para ver se você pode fazê-lo sem ser mordido ou arranhado.
    • Aqui também, a melhor maneira de mostrar afeto a um gato é deixá-lo mostrar seu afeto e aceitá-lo de bom grado.


  5. Se necessário, dê o primeiro passo. A maioria dos gatos não tem medo de demonstrar afeto, mas outros parecem distantes porque esperam que você mostre seu afeto primeiro ou pelo menos que você esteja disposto a aceitar o afeto que eles lhe mostrarão. Alguns gatos simplesmente querem que você os mime primeiro.
    • Se você estiver acima de um gato, ele ficará com medo, porque é isso que os predadores fazem pouco antes de atacar. Abaixe-se à altura do gato. Sente-se ou agache-se para ficar mais ou menos frente a frente com o gato. Ao acariciá-lo, em vez de abaixar a mão do topo (que pareceria um falcão descendo um mergulho), aproxime-o de baixo ou de lado e suba gradualmente seu gato.
    • Não corra atrás de um gato assustado. Muitos gatos serão mais propensos a se aproximar de você, se você não prestar atenção a eles. Quando o seu gato finalmente se aproximar, deixe-o cheirar antes de tentar tocá-lo. Se ele tiver os ouvidos para trás, significa que ele não gosta do que você está fazendo com ele, então tente fazer outra coisa que possa agradá-lo.
    • Sempre deixe seu gato cheirar sua mão. Se desaparecer, não o afague imediatamente. Se ele esfrega contra sua mão, é porque ele quer que você o acaricie.


  6. Saiba reconhecer os sinais de carinho. Alguns gatos gostam de acariciá-los, outros simplesmente o toleram e outros ainda não gostam disso. A melhor maneira de saber é acariciar gentilmente seu gato em uma parte não sensível, como a parte superior das costas, e observar a reação dele. Por exemplo, se ronronar, é um sinal positivo. Se você acariciar um gato que não lhe apetece, pode enfatizá-lo e ele não o perceberá como um sinal de afeto.
    • Você pode incentivar seu gato a esfregar contra você esticando o dedo indicador aproximadamente ao nível dos olhos, a uma curta distância ou até do outro lado da sala. A maioria dos gatos interpreta isso como um sinal de que você deseja que eles se esfreguem contra você e o marquem com seu perfume.
    • "Beijos de gatinha" (quando piscam lentamente os olhos semicerrados, o ar sonolento) são um sinal comum de afeto felino e você pode facilmente fazê-los. Você também pode endereçar esses "beijos" ao seu gato primeiro e esperar que ele responda.


  7. Brinque com seu gato. Como qualquer companheiro, divertir-se e divertir-se juntos é um sinal de afeto universal. Gatos gostam de brincar. Determine suas atividades favoritas e brinque com elas todos os dias.
    • A maioria dos gatos adora caçar e pegar objetos, para que você possa fazer brinquedos divertidos com tudo, desde ratos empalhados a folhas de papel enroladas. Uma bola de pingue-pongue amarrada a uma corda ou à luz de um ponteiro laser que fica no chão (mas nunca perto dos olhos do gato) também pode criar atividades físicas divertidas.
    • Os gatos adoram escalar e arranhar, para que você possa instalar um poste de arranhar em vários níveis, talvez com um alvo ou brinquedo na parte superior para apresentar uma meta ou um desafio. Muitos gatos gostam de se esconder em itens como caixas de papelão e atacam os brinquedos em movimento.
    • Faça sessões curtas de jogos e distribua várias durante o dia. Não force o seu gato a brincar ou se exercitar, pois o jogo pode perder rapidamente sua qualidade atraente. Os gatos também tendem a se entediar facilmente. Então, mude os jogos e rotinas frequentemente. Esteja sempre ciente da reação do seu gato. Todo gato gosta de jogos diferentes.
    • Passe algum tempo brincando com seu gato, não apenas para impedir que ele se machuque (por exemplo, ele poderia sufocar com uma corda simples), mas para treiná-lo e construir relacionamentos com ele.
    • Grama de gato não é de todo perigosa para gatos e eles não gostam disso.

Método 2 de 2: Mostrar afeto através de cuidados regulares



  1. Alimente seu gato corretamente. Se é possível ganhar o carinho de um homem com comida, é o mesmo mostrar o carinho (e recebê-lo em troca) a um gato.
    • É melhor conversar com um veterinário sobre as necessidades nutricionais especiais do seu gato, mas os gatos geralmente precisam de três ou quatro pequenas refeições por dia (comida de gato de boa qualidade, de preferência). Alguns alimentos para humanos podem ser administrados a gatos, mas outros são ruins para eles, por isso é melhor pedir orientação ao seu veterinário.
    • Seja responsável quando der guloseimas. Tenha cuidado para que seu gato não consuma muitas calorias. Quando você der a ela guloseimas, retire parte da comida normal para compensar.
    • Não dê leite ao seu gato. Os gatos têm dificuldade para digerir o leite de vaca. Você só precisa dar a eles acesso à água limpa a qualquer momento (ou seja, eles sempre devem ter uma tigela cheia de água limpa disponível).


  2. Dê espaço pessoal ao seu gato. Os gatos geralmente são mais sociáveis ​​do que as pessoas pensam, mas ainda gostam de ter lugares reservados para eles.
    • Mesmo que seu gato goste de dormir em você ou perto de você, dê a ele um lugar macio, confortável e parcialmente isolado, onde ele possa dormir e relaxar. Você pode usar cobertores velhos, lençóis velhos e travesseiros limpos velhos.
    • A ninhada de gatos também deve estar em um local silencioso, mas acessível e deve ser limpa diariamente. Se você tiver mais de um gato, planeje uma ninhada maior que o número de gatos (três ninhadas para dois gatos, por exemplo) para evitar disputas territoriais.


  3. Traga seu gato ao veterinário, se necessário. Pode não ser apreciado no momento, mas a longo prazo, nada provará sua afeição melhor do que fazer tudo para manter seu gato saudável e levar uma vida longa e feliz.
    • Os veterinários aconselham cuidados diferentes para gatos com base na idade, histórico médico e preferências do veterinário, mas geralmente são necessários um ou dois exames de saúde por ano.
    • Desde tenra idade, verifique se o seu gato está sempre atualizado com as vacinas dele.
    • Leia como cuidar do seu gato para obter informações mais detalhadas sobre cuidados veterinários e sintomas de doenças felinas a serem observados.


  4. Cuide do banheiro do seu gato. É verdade que os gatos podem se lavar perfeitamente e manter sua aparência, mas uma pequena ajuda sua, a partir do momento em que é trazida corretamente, será benéfica e apreciada (às vezes, pelo menos).
    • A maioria dos gatos concorda em ser escovada, se feita corretamente com uma ferramenta adequada. Tente um pincel com espinhas para um gato de pêlo comprido e um pincel macio para um gato de pêlo curto. Escove conforme necessário para evitar que os cabelos fiquem muito emaranhados. Também existem pincéis e outras ferramentas especiais para áreas sensíveis, como olheiras.
    • Quando você escova seu gato, você também terá a oportunidade de procurar pulgas e carrapatos.
    • Embora os gatos não gostem, também é uma boa ideia escovar os dentes ou levá-los ao veterinário para limpá-los. O artigo sobre como cuidar do seu gato fornece informações sobre cuidados dentários felinos.
avisos



  • Gatos amam elásticos de todos os tipos, mas correm o risco de comê-los, o que é perigoso. Evite-os!
  • Certifique-se de assistir seu gato toda vez que ele brinca com cordas e outros brinquedos desse tipo. Se ingerido, seu intestino pode ser gravemente danificado. Se isso acontecer, não puxe o barbante pela boca ou pelo ânus.
  • Não bata no seu gato. Se ele começar a mostrar os dentes, cuspir ou girar o rabo rapidamente, afaste-se e mude de abordagem. Tente outra coisa que o gato achará menos ameaçadora.