Como morrer em paz

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO MORRER EM PAZ? ESTA ORAÇÃO VAI AJUDÁ-LO a entender que não é morte que você quer
Vídeo: COMO MORRER EM PAZ? ESTA ORAÇÃO VAI AJUDÁ-LO a entender que não é morte que você quer

Contente

Neste artigo: Aliviando a dor e o constrangimentoConfortando o descansoTenha tempo com amigos e familiaresGerenciando a dor emocional22 Referências

Pode ser realmente assustador saber que você vai morrer, mas você não está sozinho. Você provavelmente gostaria que essa experiência acontecesse da maneira mais simples e menos dolorosa possível. Felizmente, você pode gerenciar sua dor e sua masculinidade para facilitar isso para você. Além disso, concentre-se no seu conforto e no tempo que passa com a família e os amigos. Por fim, cuide de suas necessidades emocionais para se sentir em paz.

notaEste artigo discute os cuidados no final da vida. Se você está enfrentando pensamentos suicidas, tente ler este artigo ou ligue para o Suicide Listening em 01 45 39 40 00 se estiver na França. Se você estiver em um país diferente, entre em contato com a linha de apoio suicida do seu país imediatamente.


estágios

Método 1 de 2: Alivie a dor e o desconforto

  1. Pergunte ao seu médico analgésicos. Você provavelmente precisará de analgésicos para aliviar o desconforto que sente, e é por isso que você pode conversar com seu médico. Em seguida, siga as instruções de como tomar seus medicamentos. Em geral, você terá que tomar o medicamento no mesmo horário todos os dias para controlar a dor.
    • Você provavelmente terá que tomar seus analgésicos antes que a dor volte. É mais fácil prevenir a dor do que fazê-la desaparecer.
    • Se seus analgésicos não funcionarem mais, fale com seu médico. Ele poderia prescrever algo mais forte, como morfina.

    Você sabia? Ao gerenciar sua dor no final da vida, não se preocupe em se tornar viciado em analgésicos. Você pode tomá-los sempre que recomendado pelo seu médico.


  2. Mude de posição frequentemente para evitar úlceras por pressão. Você provavelmente terá que descansar muito agora, por isso muitas vezes é necessário se deitar. Para evitar escaras, mude de posição a cada 30 a 60 minutos. Além disso, use travesseiros e almofadas para deixá-lo à vontade.
    • Peça ajuda se tiver problemas para mudar de posição. É normal que você se sinta fraco e os cuidadores, amigos e familiares terão prazer em ajudá-lo.


  3. Alivie seus problemas respiratórios. Você pode ter problemas para respirar, o que realmente fará você se sentir mal. Você poderá respirar mais facilmente se elevar a parte superior do corpo usando uma almofada ou uma cama ajustável. Além disso, abra uma janela ou use um ventilador para circular o ar. Caso contrário, ligue um umidificador para torná-lo mais úmido, o que deve ajudar suas vias aéreas.
    • O termo médico para esse problema é "dispnéia". Seu médico pode fornecer analgésicos ou oxigênio para ajudá-lo a se sentir menos envergonhado se tiver problemas para respirar.
  4. Peça remédio para náusea ou constipação. Você pode ter problemas digestivos como náusea ou constipação, o que não é incomum. Se for esse o caso, não se sinta obrigado a comer menos, a menos que seja o que deseja. Além disso, converse com seu médico sobre medicamentos que podem ajudá-lo a se sentir melhor. Tome-os como prescrito.
    • O seu médico também pode aconselhá-lo a evitar náuseas e constipação.



  5. Aplique uma loção sem álcool para evitar a pele seca irritada. Sua pele pode ficar muito seca, o que pode tornar-se doloroso. Em alguns casos, pode até estalar. Felizmente, você pode levitar usando uma loção não alcoólica pelo menos uma vez por dia. Use suas mãos para aplicá-lo ou peça ajuda.
    • Reaplique a loção quando a pele estiver seca. Por exemplo, você pode colocar loção nas mãos antes de lavá-las.


  6. Discuta os cuidados paliativos com seu médico. Você já pode estar tomando cuidados paliativos, o que é ótimo! Eles ajudam a gerenciar sua dor e os sintomas do seu distúrbio em todas as etapas do tratamento. Se você ainda não está recebendo cuidados paliativos, consulte o seu médico.
    • Você trabalhará com seu médico, enfermeiros e outros profissionais de saúde para aliviar sua dor e controlar outros sintomas.


  7. Prepare uma solicitação de atendimento com antecedência. É um documento escrito que explica o tipo de atendimento no final da vida que você deseja ter. Inclua nele os tratamentos que deseja, quer queira ou não algum suporte de vida ou o que deseja que aconteça se não puder mais tomar decisões por si mesmo. Dê cópias ao seu médico, cuidadores e familiares.
    • Peça a alguém de sua confiança para ajudá-lo a digitar seus pedidos. Depois, ele pode ajudá-lo a obter a aprovação de um advogado, se necessário.

Método 2 Mantenha-se atento



  1. Viva seus últimos dias onde você os quiser, se possível. Se você tiver a oportunidade, passe seus últimos dias em casa, com sua família ou em um centro onde você se sinta confortável. Converse com a equipe médica e sua família sobre suas opções. Em seguida, escolha o que você preferir.
    • Se você estiver no hospital, peça a amigos e familiares que lhe tragam coisas reconfortantes, como fotos, cobertores ou almofadas de casa.


  2. Faça o que você ama o mais rápido possível. Gaste seu tempo fazendo as coisas que você deseja. Quando você tiver energia, use-a para fazer as coisas que ama. Se você está cansado, assista seus programas favoritos ou leia um livro.
    • Por exemplo, você pode jogar um jogo de tabuleiro com sua irmã quando tiver energia. Caso contrário, você pode passear com seu cachorro.
  3. Ouça música para animá-lo. A música pode deixar você de bom humor e até ajudá-lo a aliviar a dor. Escolha a música que você mais gosta ou que lembra os bons tempos. Em seguida, reproduza-o o mais rápido possível para ajudá-lo a se sentir melhor.
    • Considere adquirir um dispositivo de reconhecimento de voz que reproduza a música de sua escolha sob comando. Se não tiver certeza de como usá-lo, peça a um amigo ou membro da família para ajudá-lo.
  4. Descanse muito, porque você se cansará facilmente. Você provavelmente se sentirá cansado muito rapidamente, o que é normal. Não tente se forçar a fazer mais do que pode. Dê tempo a si mesmo para descansar e aproveitar o tempo que você tem.
    • Por exemplo, você pode passar a maior parte do dia na poltrona ou na cama.
  5. Mantenha cobertores extras para o caso de esfriar. Você pode ter problemas para se acostumar com a temperatura. Quando isso acontece, é útil ter cobertores extras que você pode colocar ou retirar, conforme necessário. Certifique-se de ter sempre à mão, caso resfrie.
    • Não use um cobertor ou ele pode ficar muito quente e queimar você.
    • Se você tem alguém que cuida de você, peça ajuda a ele para deixá-lo confortável.
  6. Peça ajuda com o trabalho doméstico. Tente não se preocupar com tarefas domésticas, como cozinhar ou limpar. Em vez disso, peça ajuda aos cuidadores, amigos ou familiares. É melhor você distribuir as tarefas entre várias pessoas para garantir que todas estejam concluídas.
    • Não há problema em deixar algumas tarefas de lado. No momento, seu conforto e descanso são as coisas mais importantes, não se preocupe.

Método 3 de 5: Passe algum tempo com amigos e familiares



  1. Convide seus amigos e familiares para visitá-lo. Você vai melhorar seu humor passando um tempo com a família e os amigos. No entanto, eles podem não visitá-lo quantas vezes quiserem, porque não têm certeza do que você deseja. Ligue para seus entes queridos ou envie-os para dizer que você deseja visitar. Indique os horários mais adequados para visitá-lo e peça que eles venham.
    • Diga a eles: "Gostaria muito de ver minha família agora. Venha me visitar na hora do jantar para que possamos conversar. Que dias da semana você está disponível? "

    Variação: você também tem o direito de passar um tempo sozinho descansando ou pensando. Diga aos outros que você quer espaço e peça que eles o deixem em paz por um tempo.



  2. Diga aos seus entes queridos como se sente. Você se sentirá mais em paz compartilhando seus sentimentos. Além disso, dá lembranças à sua família e amigos que eles podem valorizar. Faça uma lista de todas as pessoas com quem você deseja conversar antes de sair. Então encontre-os um por um.
    • Por exemplo, você pode dizer a sua família e amigos o quanto os ama.
    • Obrigado às pessoas que você deseja agradecer.
    • Perdoe aqueles que o machucaram no passado.
    • Desculpe-se pelos erros que cometeu.
  3. Identifique os relacionamentos e experiências importantes da sua vida. Pense em sua vida e suas melhores lembranças. Converse com seus amigos e familiares sobre suas experiências e o que elas significam para você. Se puder, olhe as figuras para ajudá-lo a se lembrar de coisas que foram importantes em sua vida.
    • Isso o ajudará a perceber que você teve uma vida agitada e pode estar em paz.


  4. Faça as coisas que você sempre quis fazer. Identifique atividades ou experiências que você ainda pode desfrutar durante seus últimos dias. Depois, discuta com sua família ou amigos. Não exerça muita pressão sobre si mesmo para fazer tudo. Aproveite apenas a experiência, tanto quanto possível.
    • Por exemplo, você pode ver a Torre Eiffel, assistir um pôr do sol na praia ou fazer um cruzeiro.

Método 4 de 4: Gerencie sua dor emocional



  1. Converse com alguém em quem confia se você se sentir incomodado. Você provavelmente terá medos ou preocupações que o incomodam, isso é normal. Abra a um amigo ou membro da família sobre como você se sente. Depois peça a opinião dele ou simplesmente consolá-lo.
    • Você poderia dizer a ele: "Estou muito preocupado com quem cuidará dos meus cães depois da minha morte. Você tem algum conselho? Ou "tenho medo de ter que voltar para o hospital. Te incomoda se eu falar um pouco? "
  2. Trabalhe com um terapeuta se você tiver problemas com a aceitação. Você pode ter problemas para aceitar seu diagnóstico ou a ideia de morrer. Isso é perfeitamente normal e um consultor pode ajudá-lo. Encontre um terapeuta com experiência em problemas de final de vida ou peça conselhos ao seu médico.
    • Se você estiver recebendo cuidados paliativos, talvez já haja um terapeuta na equipe de atendimento. Discuta com ele se precisar de conselhos.
    • Se as consultas para terapia puderem ser cobertas pelo seu seguro, informe-se.

    Conselho: você pode achar que não faz sentido começar uma terapia agora, mas seus sentimentos são muito importantes. Ao conversar com um terapeuta, você pode se sentir mais em paz nos seus últimos dias, por isso vale a pena contar a ele.



  3. Peça a um representante religioso para visitá-lo. É normal questionar sua fé ou se preocupar com o futuro. Você pode procurar o conselho de um representante de sua religião para discutir essas questões importantes e fazer as pazes com sua fé. Ele poderia fornecer respostas, orientação e conforto.
    • Considere pedir a mais de um representante para visitá-lo para visitas mais frequentes.
    • Se você se desconectou da sua fé, pode ser perdoado e recolocado no caminho certo.

    Conselho: convide os membros de sua comunidade espiritual a vir e falar sobre sua fé ou orar com você.



  4. Não termine prematuramente sua vida. Você pode estar sofrendo muito agora, mas o suicídio não é uma solução. Você pode não ver as outras opções por enquanto, mas há esperança. Discuta com alguém em quem confia, entre em contato com o hospital ou com uma linha de apoio suicida.
    • Se você está pensando em se suicidar e se precisar de ajuda imediatamente, ligue para o Suicide Écoute no 01 45 39 40 00. Se você não estiver na França, entre em contato com a Linha de Suicídio do seu país. Tudo vai dar errado!
conselho



  • Não tenha medo de pedir ajuda, se precisar. Sua família e amigos o amam e querem ajudá-lo.