Como limpar juntas de azulejos coloridos

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Limpiar las juntas de los azulejos
Vídeo: Limpiar las juntas de los azulejos

Contente

Neste artigo: Escolhendo uma solução de limpezaAplique a solução e esfregue-aTome medidas preventivas17 Referências

O rejunte colorido é frequentemente usado para harmonizar ou contrastar as cores dos ladrilhos ou simplesmente para manter uma aparência neutra. Independentemente da cor que você escolheu para a sua, é necessário tomar algumas medidas para mantê-la brilhante e estética. O primeiro passo é aplicar um selador. Em seguida, basta manter uma rotina de limpeza regular e, de tempos em tempos, realizar uma limpeza completa.


estágios

Método 1 de 3: Escolhendo uma solução de limpeza



  1. Use um limpador a vapor. Esta unidade utiliza calor e alta pressão para remover a sujeira. Mas se as juntas dos ladrilhos estiverem muito velhas ou danificadas, evite usar essa unidade, pois elas podem ser danificadas ainda mais. Ligue a máquina e mova o bico ao longo da superfície da junta para remover sujeira e detritos.


  2. Comece a limpar com uma solução de limpeza menos agressiva. Seria aconselhável começar com esse tipo de solução, pois isso reduzirá o risco de danificar os rejuntes coloridos. Você pode começar com vinagre ou bicarbonato de sódio. Mas se isso não funcionar, mude para o peróxido de hidrogênio, que será eficaz na eliminação de um nível moderado de acúmulo de sujeira. Se o selo estiver muito sujo, pode ser necessário usar alvejante. No entanto, você deve evitar usá-lo com muita frequência.
    • De fato, o alvejante pode descolorir o rejunte. Seria melhor esquecê-lo completamente. Use alvejante ou peróxido de hidrogênio.
    • Se as juntas perto de uma máquina de lavar louça ou pia estiverem muito sujas devido a depósitos em calcário, use uma solução de vinagre. Em um frasco de spray, combine partes iguais de vinagre e água. Pulverize um pouco da solução ao longo do rejunte e esfregue-o com uma escova de rejunte. Se não houver tal escova, use uma escova de dentes.
    • Se o vinagre sozinho não funcionar, outra opção é misturar o vinagre e o bicarbonato de sódio. Misture o bicarbonato de sódio com água até obter uma pasta grossa. Em seguida, aplique a pasta nos coulis e polvilhe o vinagre sobre ele. Deixe a solução funcionar até que pare de borbulhar e esfregue a área com um pincel. Por fim, enxágue com água limpa e limpe a área com um pano para secar.



  3. Aplique spray de alvejante oxigenado com moderação. Embora seja ideal para limpar juntas coloridas, pode acabar descolorindo por causa do cloro que contém. A vantagem de usá-lo é que é fácil de limpar e não produz vapores. Você pode encontrá-los na maioria das lojas de ferragens e lojas onde você vende produtos de limpeza.

Método 2 Aplique a solução e esfregue-a



  1. Colete poeira e pequenos detritos. Primeiro, varra o chão, a bancada ou outra superfície lado a lado. Depois disso, lave a superfície para remover detritos e sujeira.


  2. Misture a solução de limpeza com água morna. Para fazer isso, você deve seguir as instruções do fabricante. Se a superfície a ser limpa for um balcão, use um pequeno recipiente de plástico. Se é o solo que você deseja limpar, misture os ingredientes em um balde.



  3. Despeje uma quantidade generosa da solução de limpeza sobre o rejunte. Você notará que as linhas dos rejuntes formam uma ligeira depressão em relação à superfície dos ladrilhos. Despeje a solução de limpeza nessas linhas e deixe-a funcionar por pelo menos 15 minutos.


  4. Esfregue o rejunte. Depois de deixar a solução funcionar pelo tempo necessário, use uma escova para remover a sujeira. Como a solução quebrará as partículas de sujeira, será mais fácil removê-las se você as esfregar delicadamente.


  5. Limpe o chão com uma solução de limpeza. Se for o piso que você deseja limpar, adicione à água que você usa, uma solução de limpeza como vinagre ou alvejante a oxigênio. Em seguida, limpe o chão com sua solução. Depois disso, deixe trabalhar por meia hora. Finalmente, encha o balde com água limpa e lave o chão.
    • Se você quiser usar vinagre, misture com a mesma quantidade de água morna.

Método 3: Tomar medidas preventivas



  1. Aplique um selador na argamassa colorida do seu ladrilho. O selante tornará o selo resistente a produtos à base de óleo e, portanto, manchas de água. Se o selo estiver muito sujo, uma opção é aplicar (após a primeira camada) um selador com a cor original da argamassa.
    • Dependendo do tipo de selante escolhido e do desgaste, será necessário reaplicar o selador a cada ano ou a cada dois anos.
    • Para descobrir se o lacre está suficientemente lacrado, despeje um pouco de água sobre ele. Se a água não penetrar, saiba que está selada. Mas se for absorvido, é necessário selá-lo.
    • Ao comprar um selador, não deixe de perguntar ao vendedor que deseja um selante que seja hidrofóbico e oleofóbico. De fato, alguns produtos impermeabilizantes são apenas hidrofóbicos, ou seja, eles têm a capacidade de repelir a água e outros repelem a água e o óleo.


  2. Limpe os derramamentos o mais rápido possível, quando ocorrerem. Se alguém derramar café ou refrigerante no rejunte do seu ladrilho, limpe-o imediatamente para reduzir a quantidade de trabalho necessária para limpá-lo.


  3. Limpe os ladrilhos do chuveiro após o banho. Depois de terminar de tomar banho, use um pequeno rodo para limpar os azulejos. Isso impedirá o acúmulo de água dura, espuma de sabão e manchas de ferrugem.