Como diluir um ácido

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 15 Junho 2021
Data De Atualização: 24 Junho 2024
Anonim
Como diluir um ácido - Conhecimento
Como diluir um ácido - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Calcule a fórmula de diluiçãoPreparando um espaço de trabalho seguroDilute lacide8 Referências

Quando você precisar usar ácido, é aconselhável comprar o fluido mais diluído possível para simplificar o uso e a segurança. Às vezes você terá que diluir ainda mais uma vez em casa. Não economize em equipamentos de segurança, pois o ácido concentrado pode causar queimaduras químicas graves. Ao calcular a quantidade de ácido e água que você precisará misturar, precisará conhecer a concentração molar inicial (M) do seu ácido e a concentração molar que você deseja obter após a diluição.


estágios

Parte 1 Calcule a fórmula de diluição



  1. Verifique as informações que você já possui. Procure a concentração da solução ácida no rótulo ou na declaração do problema em que está trabalhando. Esse número geralmente é escrito em unidades de molaridade ou unidade de concentração molar, abreviadas como M. Por exemplo, uma solução de ácido "6M" contém seis moles de moléculas de ácido por litro. Vamos chamar isso de concentração inicial C1.
    • A fórmula abaixo também inclui o termo V1. Esta é a quantidade de água que adicionaremos à água. No entanto, provavelmente não usaremos toda a garrafa de ácido, portanto ainda não sabemos qual será o valor desse número.



  2. Decida o resultado final. A concentração e o volume desejados de ácido geralmente são determinados na declaração de um problema escolar ou nas necessidades do laboratório em que você trabalha. Por exemplo, podemos querer diluir nosso ácido a uma concentração de ácido 2M. Vamos precisar de 0,5 L. Vamos chamar de concentração desejada C2 e o volume desejado V2.
    • Se você usar unidades incomuns, converta-as todas em unidades de concentração molar (moles por litro) e litros antes de continuar.
    • Se você não tiver certeza da quantidade ou quantidade de ácido necessária, peça ao seu professor, químico ou especialista a tarefa para a qual você precisa de ajuda.


  3. Escreva a fórmula para calcular a diluição. Sempre que você se preparar para diluir uma solução, poderá usar a fórmula C1V1 = C2V2 o que significa "a concentração inicial da solução x seu volume = a concentração da solução diluída x seu volume.Sabemos que isso é verdade porque a concentração x o volume = a quantidade total de ácido e a quantidade total de ácido permanecerá a mesma quando for adicionada à água.
    • Em nosso exemplo, podemos escrever esta fórmula (6M) (V1) = (2 M) (0,5 L).



  4. Resolva a equação para encontrar V1. Este termo, V1nos dirá quanto da solução ácida inicial precisaremos adicionar à água para atingir a concentração e o volume desejados. Reorganize a fórmula para obter V1= (C2V2) / (C1), depois introduza os valores que você conhece.
    • Em nosso exemplo, obteríamos V1= ((2 M) (0,5 L)) / (6M) = 1 / 6L. Isso equivale a aproximadamente 0,167 L ou 167 mililitros.


  5. Calcule a quantidade de água que você precisa. Agora que você tem V1, a quantidade de ácido que você usará e V2a quantidade de solução que você terá no final, você pode calcular facilmente a quantidade de água necessária para fazer a diferença. V2 - V1 = o volume de água necessário.
    • No nosso caso, queremos obter 0,5 L e usaremos 0,167 L de ácido. A quantidade de água necessária é de 0,5 L - 0,167 L = 0,333 L, ou 333 mililitros.

Parte 2 Preparando um espaço de trabalho seguro



  1. Leia os International Chemical Safety Cards online. As folhas internacionais de segurança química fornecem informações detalhadas, porém sucintas. Procure o nome exato do ácido que você usará, por exemplo "ácido clorídrico" neste banco de dados online. Alguns ácidos podem exigir precauções de segurança adicionais, além das descritas abaixo.
    • Às vezes, vários cartões são editados de acordo com a concentração e as adições feitas à ajuda. Escolha o que mais se assemelha à sua solução ácida original.
    • Se você preferir lê-los em outro idioma, escolha o que lhe interessa nesta página.


  2. Use óculos de proteção, luvas e jaleco. Óculos de proteção que cobrem todos os lados dos olhos são necessários ao manusear ácido. Proteja sua pele e roupas usando luvas e avental ou jaleco.
    • Se você tem cabelos compridos, prenda-os antes de manusear o ácido.
    • Lacide pode levar várias horas para formar buracos nas roupas. Mesmo se você não notar um local imediatamente, algumas gotas podem danificar suas roupas se você não as proteger com um jaleco.


  3. Trabalhe sob um capô ou em uma área ventilada. Sempre que possível, mantenha a solução ácida sob um capuz aceso ao trabalhar. Isso limita a exposição a vapores de gás produzidos pelo ácido, que podem ser corrosivos ou tóxicos. Se você não tiver um capô, abra todas as janelas e portas e ligue um ventilador para ventilar a área.


  4. Identifique os pontos de água atuais. Se algum ácido for pulverizado nos olhos ou na pele, lave a área com água corrente corrente por 15 a 20 minutos. Não inicie a diluição até encontrar a estação de lavagem ocular de emergência mais próxima ou uma calha funcional.
    • Ao lavar os olhos, mantenha as pálpebras abertas. Gire os olhos e olhe para cima, para a direita, para baixo e para a esquerda, para certificar-se de enxaguar todos os lados dos olhos.


  5. Você deve ter um plano de intervenção específico para o medicamento que usa. Você pode comprar um kit de emergência em caso de derramamento de ácido. Isso deve conter todo o material necessário. Você também pode comprar neutralizadores e absorvedores separadamente. O procedimento descrito aqui pode ser usado para ácido clorídrico, sulfúrico, nítrico ou fosfórico, mas os outros ácidos podem precisar de mais pesquisas para serem usados ​​adequadamente:
    • Ventile a área abrindo as janelas e portas e ligue os exaustores e ventiladores.
    • Aplique uma base baixo como carbonato de sódio (ou hidróxido de sódio), bicarbonato de sódio ou carbonato de cálcio nos limites externos da mancha para evitar o que ainda se estende.
    • Continue a aplicar lentamente, trabalhando para dentro até que o respingo esteja completamente coberto.
    • Misture bem com um objeto de plástico. Verifique o pH do respingo com papel de tornassol. Se necessário, adicione mais base para obter um pH entre 6 e 8 e descarte o conteúdo do respingo em um tubo de drenagem com muita água.

Parte 3 Ácido diluído



  1. Ao usar ácido concentrado, esfrie a água em um banho de gelo. Esta etapa é necessária apenas se você manipular soluções ácidas extremamente concentradas, como ácido sulfúrico 18M ou ácido clorídrico 12M. Arrefecer a água que você usará, mantendo-a em um recipiente por pelo menos 20 minutos antes de iniciar a diluição.
    • Para a maioria das diluições, a água pode estar em temperatura ambiente.


  2. Despeje a água destilada em uma garrafa grande. Para projetos que exigem medições precisas (como titulações), use um balão volumétrico. Na maioria das situações práticas, você pode usar um balão Erlenmeyer. De qualquer forma, escolha um contêiner que mantenha o volume total desejado com facilidade, garantindo espaço suficiente para minimizar o risco de salpicos além da borda.
    • Não é necessário medir com precisão esse volume de água, desde que provenha de um recipiente que era cuidadosamente medido para conter a quantidade total de água necessária.


  3. Adicione uma quantidade muito pequena de ácido. Se você usar um pequeno volume de ácido, use uma pipeta graduada (ou bureta Mohr) ou uma pipeta volumétrica encimada por uma lâmpada de borracha. Para volumes maiores, coloque um funil no colo do frasco e despeje delicadamente uma pequena quantidade de ácido usando um cilindro graduado.
    • Nunca entre na boca em um laboratório de química.


  4. Deixe a solução esfriar. Ácidos fortes podem gerar muito calor quando adicionados à água. Se o ácido estiver altamente concentrado, a solução poderá espirrar ou gerar vapores corrosivos. Se isso ocorrer, você precisará realizar toda a diluição em doses muito pequenas ou esfriar a água em um balde de gelo antes de continuar.


  5. Adicione a solução restante em pequenas doses. Deixe o tempo da solução esfriar entre cada adição, especialmente se você notar calor, fumaça ou respingos. Continue até que a quantidade necessária de ácido tenha sido adicionada.
    • Esta quantidade é representada pelo volume V1 acima.


  6. Misture a solução. Para obter melhores resultados, você pode misturar a solução com um agitador de vidro após cada adição de ácido. Se o tamanho do frasco impedir que você o faça, misture a solução após concluir a diluição e após remover o funil.


  7. Armazene e enxágue os instrumentos. Despeje a solução ácida criada em um recipiente claramente rotulado, de preferência em uma garrafa de vidro revestida de PVC e guarde-a em um local seguro. Enxágue a garrafa, o funil, o agitador de vidro, a pipeta e / ou o cilindro graduado com água para remover todos os vestígios de ácido.