Como se tornar Conselheiro-Psicólogo (COP)

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 6 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como se tornar Conselheiro-Psicólogo (COP) - Conhecimento
Como se tornar Conselheiro-Psicólogo (COP) - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Missão do conselheiro Conselheiro-psicólogo Qualidades exigidasEstudos e graduaçãoO trabalho de uma COP12 Referências

Se você gosta de ajudar os outros, tornar-se um orientador pode ser uma boa ideia. Você trabalhará principalmente em estabelecimentos escolares, COI (Centro de Informação e Orientação) ou SAIO (Serviço Acadêmico de Informação e Orientação) com jovens indecisos e pais preocupados. Em ligação permanente com seus interlocutores, você organizará sua programação de acordo com as solicitações. Neste artigo, explicamos como se tornar um COP (psicólogo-orientador).


estágios

Parte 1 Missão do psicólogo de orientação do conselheiro

Sua missão é de grande importância, porque você ajudará os jovens a escolher uma carreira.



  1. Você informa os alunos. A COP (Orientador-psicólogo conselheiro) trabalha com diferentes públicos (crianças em idade escolar, adultos, estudantes em dificuldade, estudantes com deficiência, estudantes que não falam francês) e os informa sobre os vários negócios e treinamentos necessários.
    • Então você tem que ter um bom conhecimento geral e conhecer os treinamentos e estudos relacionados a diferentes negócios.
    • Você confia em uma documentação muito variada (em papel ou na internet).
  2. Você é um guia. Você orienta os alunos na construção de suas carreiras, orientando-os para o treinamento mais adequado à sua carreira escolar e fornece informações sobre a profissão que planejam escolher.
    • Você participa ações de prevenção contra o fracasso escolar e você anima informações de sessões de grupo no sistema educacional.
    • Às vezes, você leva estudantes para empresas, feiras ou fóruns.



  3. Você é um facilitador. Você intervém regularmente no início do ano com os alunos do 3º ano, a fim de apresentar a eles os diferentes cursos e as caixas necessárias para as profissões que eles pretendem escolher.
    • Você lidera sessões de grupo para aulas inteiras. Essas reuniões geralmente se concentram na continuação dos estudos, mas também podem dizer respeito ao funcionamento do sistema educacional, ao mercado de trabalho e à integração profissional.
  4. Você configura projetos educacionais. Você será responsável pela criação de projetos educacionais em colaboração com os professores. Os horários são especialmente organizados no uso do tempo dos alunos, por exemplo, para a descoberta profissional na 3ª classe.
  5. Você passa em testes psicológicos. Você conhece alunos e pais que são estudantes para ajudar os jovens a escolher um currículo escolar. Quando você encontra alunos em dificuldade, passa por testes psicológicos (mais ou menos profundos) para identificar suas habilidades e suas fraquezas.
    • Você orienta os alunos para uma carreira adaptada às suas habilidades.
    • Às vezes, você oferece um questionário de interesse profissional, motivação e personalidade.



  6. Você estabelece parcerias com centros culturais. Às vezes, você precisará criar parcerias com centros culturais . Às vezes, você também deve ter deveres nos CIOs (Centro de Informações e Orientação).
    • Você também deve receber e orientar os visitantes do CIO.
  7. Você oferece consultas individuais. Você conhece (mediante agendamento) pessoas de perfis muito diferentes:
    • candidatos a emprego
    • jovens
    • pais preocupados
    • estudantes indecisos
  8. Você participa de conselhos de classe. Às vezes você precisa participar de conselhos de classe e reuniões com colegas. Você também estará envolvido no realização de estudos estatísticos nos fluxos de referência dentro de uma instituição.

Parte 2 Qualificações

  1. Você tem grandes qualidades humanas. Às vezes, você conversa com adultos, mas frequentemente se comunica com crianças e adolescentes (os adolescentes geralmente são sensíveis e frágeis); portanto, você deve primeiro grandes qualidades humanas .
    • Você tem uma mente aberta e um grande senso de escuta. Você deve se colocar ao alcance de seu interlocutor.
    • Você deve poder confiar em adolescentes e crianças para ajudá-los a tomar a melhor decisão.
      • Você ajuda jovens que às vezes estão em idade difícil a escolha decisiva em relação ao seu futuro.
  2. Você tem o espírito de síntese. Você deve ajudar as pessoas que o consultam para fornecer uma resposta adaptada ao perfil e à situação deles. Você deve ter uma capacidade forte danalyse e síntese .
    • Alguns perfis podem ser complicados, às vezes você precisará encaminhar um interlocutor para uma carreira diferente daquela que ele imaginou.
  3. Você está organizado. Todo ano, você vê centenas de alunos e pais, mas você raramente os encontrará mais de duas vezes. Você deve estar organizado e estar atento às solicitações para poder fornecer informações claras, concisas, simples e úteis para ajudá-los.
    • Você trabalhará durante o ano em diferentes organizações, portanto, deve ter uma agenda e arquivos bem organizados.


  4. Você conhece o sistema educacional. Para ajudar efetivamente estudantes perdidos e pais preocupados, você precisa ter um conhecimento profundo do sistema educacional, das diferentes atividades e do mercado de trabalho. Alguns negócios têm um futuro melhor que outros.
    • Os negócios da COP oferecem poucas oportunidades, para o ano de 2015, apenas 90 posições de COP são oferecidas na competição externa e 21 na competição interna .


  5. Você tem uma grande capacidade de adaptação. Jovens e adultos que vêm consultá-lo podem ter origens sociais muito diferentes. Então você tem que ser capaz de se adaptar rapidamente para ajudá-los individualmente e individualmente.


  6. Você é psicólogo. Para se tornar COP, você deve ter pelo menos um diploma de psicologia (a maioria dos candidatos um mestre). Você é um bom psicólogo e tem um excelente conhecimento de diferentes técnicas em psicologia, análise transacional ou Escuta ativa.
    • A análise transacional é uma teoria desenvolvida por Eric Berne na década de 1950. Destaca a natureza fundamentalmente positiva dos seres humanos.
    • A escuta ativa é uma técnica de escuta desenvolvida pelo psicólogo Carl Rogers.

Parte 3 Educação e Graduação



  1. Obtenha seu diploma de bacharel. Não existe um regulamento referente ao seu diploma de bacharel; portanto, você pode teoricamente se tornar COP com qualquer bacharelado obalsa F12balsa STT ou balsa Setc.).
    • Como você deve ter um diploma de psicologia, é melhor ter um diploma de bacharel S, o opção de matemática ou ES opção de matemática, embora não seja necessária (é melhor escolher a que mais lhe agrada, mas também aprender sobre os facs, porque alguns são muito científicos e outros muito menos)
  2. Obter o diploma de psicólogo. Você pode se tornar COP tendo um diploma em psicologia (bac + 3), mas a maioria dos candidatos aceitos possui mestrado em psicologia (bac + 5). Você encontrará todas as informações sobre como obter o diploma de psicólogo neste guia.


  3. Participe do concurso de recrutamento. Quando sua licença ou mestrado estiver no seu bolso, vá para a competição externa de recrutamento de COP. Nenhum limite de idade é imposto, mas você deve atender aos seguintes termos e condições.
    • Você desfruta de seus direitos civis.
    • Você tem nacionalidade francesa ou é cidadão da União Europeia, Andorra, Suíça ou parte do Acordo sobre o Espaço Econômico Europeu.
    • Você pode justificar os requisitos de condicionamento físico.
    • Você está em conformidade com suas obrigações para com o serviço nacional.
    • Você não foi condenado de forma alguma incompatível com o desempenho de suas funções.
  4. As condições específicas. Se você atender às condições gerais, deverá atender às seguintes condições específicas.
    • Você tem pelo menos um diploma em psicologia ou ...
      • Um diploma no ensino superior conducente a 3 anos de estudos de psicologia pós-secundária num Estado-Membro da União Europeia ou noutro Estado que faça parte do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu e reconhecido pela autoridade competente do Estado em causa.
      • Um diploma em psicologia aprovado no nível 1 ou 2 da nomenclatura interdepartamental dos níveis de treinamento.
      • Um dos outros graus permite fazer uso profissional do título de psicólogo cuja lista é fixada pelo decreto de 22 de março de 1990.
    • Se você é pai ou mãe de pelo menos três filhos ou se é um atleta de ponta, você pode ser isento de diploma.
  5. O concurso interno de recrutamento. Sua segunda oportunidade de se tornar um COP é se inscrever no concurso interno de recrutamento da COP. Você deve cumprir as condições gerais e específicas mencionadas acima (para a competição externa) e deve:
    • ser funcionário público de uma das três funções públicas (funcionários públicos, funcionários de hospitais ou funcionários territoriais) ou instituições dependentes delas;
    • ser um funcionário não-incumbente com funções de informação e orientação em um serviço de informação ou orientação ou em uma instituição pública do Ministério da Educação.
      • Não existe um requisito específico em relação à posição estatutária dos candidatos.
  6. Passe no concurso. O concurso consiste em apresentação oral sobre as questões da educação e 2 provas escritas.
  7. DECOP. Após a competição, você seguirá um treinamento prático e teórico de 2 anos, que será sancionado pelo DECOP (Psicólogo Orientador-Conselheiro do Diploma do Estado).


  8. Centros de treinamento. Na França, existem 4 centros de treinamento para se tornar COP.
    • CNAM INETOP
    • Universidade de Aix Marselha 1
    • Universidade de Lille 3
    • Universidade de Rennes 2


  9. O CNED. Você também pode seguir seu treinamento para se tornar psicólogo-orientador-conselheiro em CNED (Centro Nacional de Educação a Distância). Se você mora no exterior, esta solução é particularmente prática.

Parte 4 O trabalho de uma COP



  1. O seu local de trabalho. Você trabalhará principalmente em escolas públicas da sua área geográfica ou CIO (Centro de Informação e Orientação) sob a autoridade do diretor do centro ao qual você se reporta. Às vezes, você trabalha em universidades e em tribunais de crianças.
    • Você deve ser móvel e gerenciar seus horários e compromissos de trabalho.
    • Você fará consultas individuais e às vezes intervirá nas aulas.
  2. Seu papel de professor. Você deve executar um orientação positiva (o que não é feito por falha). Você contribui para a observação contínua dos alunos e para a implementação das condições de seu sucesso e intervém na perspectiva do desenvolvimento de projetos pessoais dos jovens. Você encontrará informações atualizadas regularmente no site da ACOP France (Associação de conselheiros psicólogos da França).
    • Uma circular de 1971 afirmou o papel da observação contínua e da assistência psicopedagógica dos COPs..
  3. Seu salário O salário mínimo bruto de um estagiário é (em 2014) 1.500 euros eo salário máximo bruto de um estagiário é 1.750 euros .
    • Após 2 anos de carreira, você ganhará aproximadamente 500 euros mais.
    • Após 20 anos de carreira, seu salário varia entre 2.600 euros brutos e 3.000 euros brutos.


  4. Suas possibilidades de devolução. Após vários anos de experiência, você pode se tornar diretor de um COI. depois 5 anos de serviço, você pode passar na competição interna de superintendente escolar .
    • Você também poderá participar de várias competições na categoria A do serviço público.