Como se tornar um Hindu

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
O que me motivou a ser Hindu? - Carol Arieira
Vídeo: O que me motivou a ser Hindu? - Carol Arieira

Contente

Neste artigo: Aprenda o básicoConfigure a conversão para o HinduísmoLeia o Hinduísmo35 Referências

O hinduísmo é a religião dominante na Índia. É a religião mais antiga tão amplamente difundida e a terceira maior religião em termos de número de praticantes, com um bilhão de seguidores. Hoje, o hinduísmo emergiu de suas fronteiras indianas para se tornar uma religião mundial. Embora vários milênios tenham se passado desde suas origens, o hinduísmo manteve vários princípios fundamentais que estão no centro de sua prática ritual, crenças e filosofia. Se você quer se tornar um hindu, aprender esses fundamentos é o primeiro passo no caminho para a iluminação.


estágios

Parte 1 Aprendendo o básico



  1. Estude os conceitos básicos do hinduísmo. O hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Sua origem remonta à pré-história do subcontinente indiano. Para começar seu mergulho no hinduísmo, você deve conhecer o básico.
    • o trimourti é um conceito hindu "no qual as emanações de Brahma, o criador, Vishnu, o protetor, e Shiva, o destruidor (ou o transformador) personificam as funções cósmicas da criação, perpetuação e destruição. Na maioria dos casos purânicos, no entanto, a atividade criativa de Brahma surge da existência e dos poderes de uma divindade mais poderosa.
    • O hinduísmo tradicionalmente prescreve uma ordem social muito rígida baseada no Varna. o Sistema Varna é composto por quatro grupos: os brâmanes (que são sacerdotes), os kshatriyas (que são nobres e senhores da guerra), os vaishyas (que são artesãos, comerciantes ou agricultores) e os shuddhas (que são trabalhadores não qualificados). Uma quinta categoria, sem dúvida baseada em um mito, designa intocáveis. Esta categoria de pessoas, fora da Varna, não existe na realidade. A religião hindu não tem como objetivo dividir as pessoas em categorias ou classes. O sistema de Varna define a proporção de cada um dos Varna, aos quais se pode pertencer a diferentes graus.
    • o carma refere-se a um sistema de relações de causa e efeito. Toda ação que um indivíduo executa influencia sua vida. Cada um cria seu próprio destino por suas ações. Ao fazer o bem, você colhe o fruto de suas boas ações.
    • o Dharma designa a lei divina que governa o cosmos. Seguindo o Dharma, as almas humanas encontram harmonia e se aproximam da verdade, do bem e do divino.
    • o reincarnação ou punarjanma refere-se ao ciclo de vida, morte e renascimento. A religião hindu considera a alma imortal. Diferentemente das crenças judaico-cristãs, nas quais se considera que a alma tem descanso eterno após a morte, os hindus acreditam que as almas renascem em outros corpos. As ações realizadas durante toda a vida influenciam a reencarnação da alma, por exemplo, em uma forma inferior de vida. A alma é liberada do ciclo de reencarnações quando o karma é perfeitamente realizado.
    • Tradicionalmente, os hindus acreditam na presença de chakras. Os chakras são pontos de energia espalhados pelo corpo e conectados à mente. O yoga ajuda a purificar e abrir os chakras.
    • Apesar de vários pontos de vista sobre o divino e a presença de um grande número de divindades, os hindus juram reconhecer a presença de seja supremo reverenciado por todos, eterno, sem forma, sem idade, universalmente presente e puro de amor.



  2. Abrace o pluralismo. O hinduísmo aceita e até celebra o pluralismo mais do que a maioria das outras religiões. Diferentes tradições e práticas rituais são possíveis.
    • Um provérbio hindu é um bom reflexo desse estado de espírito: "Que bons pensamentos nos cheguem de todos os lados! Isso significa que podemos e devemos procurar a iluminação de várias maneiras e não seguindo um dogma rígido.
    • Os hindus não assinam uma única crença. Eles não acham que existe uma maneira única de alcançar Deus, ver as coisas ou mesmo uma única realidade.
    • Atualmente, os hindus praticam tolerância e aceitação, em vez de visão limitada ou exclusão. Eles vêem isso como uma importante virtude religiosa.


  3. Familiarize-se com as quatro correntes do hinduísmo. Apesar de suas diferenças, todos têm o mesmo objetivo, que é incentivar a jornada da alma ao seu destino divino.
    • Os seguidores de Shaivism venerar Shiva como a divindade suprema, a misericordiosa. Os hindus shaivitas seguem um guru, valorizam a autodisciplina e praticam ioga para formar um com Shiva.
    • Os seguidores de Shaktismo adore a deusa Shakti ou Devi como a divindade suprema. Eles usam ioga, canto e magia para transmitir forças cósmicas e despertar o chakra da coluna vertebral.
    • Os seguidores de Vishnuism venerar o Senhor Vishnu, bem como seus avatares Krishna e Rama, como a divindade suprema. Os vishnuitas são muito devotos e simplificam muito nos templos e no estudo dos santos e dos sagrados.
    • Os seguidores de smartisme venere o Supremo através de seis avatares: Ganesh, Shiva, Shakti, Vishnu, Surya e Skanda. Eles reconhecem todas as divindades e, portanto, são considerados os menos sectários de todos os hindus. Eles seguem um caminho meditativo e filosófico e buscam alcançar a unidade divina através da compreensão.



  4. Leia as principais palavras sagradas do hinduísmo. Essas es foram escritas em diferentes épocas da história hindu. Eles oferecem diferentes pontos de vista sobre os princípios hindus.
    • o Bhagavad Gita (que muitas vezes é considerado parte de um trabalho maior, o Mahabharata) é um elemento central do hinduísmo. Este é um diálogo filosófico entre o guerreiro Arjuna e o deus Krishna. Isso é considerado o mais acessível e o mais popular do sagrado. O Bhagavad Gita é, portanto, o livro ideal para quem está começando a se interessar pelo hinduísmo.
    • o Vedas são outro e hindu original. Eles são compostos de quatro livros (Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda) e contêm encantamentos, hinos, rituais e uma visão única da vida cotidiana na Índia antiga.
    • o Upanishads descreva como a alma (Atman) pode ver a verdade (Brahman). Isso pode ser conseguido através da meditação e contemplação e estabelecendo um bom karma.
    • o puranas descreva a história do universo desde sua criação até sua destruição. Eles estão entrelaçados com lendas sobre heróis, reis e semideuses.


  5. Familiarize-se com o panteão hindu. O panteão hindu é composto por inúmeras divindades, todas elas emanações do mesmo poder supremo. Embora se diga frequentemente que existem 330 milhões de divindades hindus, algumas são mais importantes que outras e pode ser bom se familiarizar com elas.
    • Ganesh (o deus do elefante) é o filho de Shiva. Ele é considerado o deus do sucesso.
    • Brama é o criador-demiurgo.
    • Vishnu garante a preservação da ordem.
    • Shiva é o destruidor.
    • Lakshmi é a deusa de todas as riquezas.

Parte 2 Convertendo para o hinduísmo



  1. Participe de uma comunidade hindu. O primeiro passo para se converter ao hinduísmo é ingressar em uma comunidade hindu.
    • Pesquise na Internet os templos hindus mais próximos e visite-os para saber mais sobre suas atividades e os serviços oferecidos lá.
    • Participar de uma comunidade hindu tem dois objetivos. O primeiro é fazer com que você seja aceito pelos praticantes locais, o segundo é ajudá-lo a praticar os rituais diários ou principais corretos. Veja o capítulo "Praticando Hinduísmo".
    • Se não houver um templo hindu perto de você, você poderá participar de uma comunidade online. Você poderá criar links virtuais com outros profissionais.


  2. Distinga entre suas crenças passadas e presentes. O próximo passo na sua conversão é fazer uma lista de crenças pertencentes à sua antiga religião, se você tiver uma, e compará-las às crenças hindus. Isso o ajudará a tomar consciência do que você precisa deixar para trás e do que o espera em sua nova fé.


  3. Corte os laços com seus antigos mentores. O desapego é um dos elementos mais importantes da filosofia hindu. Você pode começar a praticá-lo deixando para trás seus velhos mentirosos e todos aqueles que influenciaram sua vida no passado. Esse é especialmente o caso se essas pessoas não suportarem sua conversão.
    • Se você deixar uma religião para se converter ao hinduísmo, deve entrar em contato com seus antigos mentores e deixá-los tentar fazer você mudar.
    • Pede-se aos conversos que solicitem uma carta de seu ex-mentor religioso, afirmando que eles romperam todos os laços com essa religião para se tornarem hindus.


  4. Pegue um nome hindu. Os convertidos devem usar um nome hindu e fazê-lo de maneira oficial. Isso faz parte do processo de conversão.
    • Os nomes hindus são geralmente derivados de mitos e divindades hindus, com uma base indiana ou sânscrita.
    • Tecnicamente, você precisará alterar o nome e o sobrenome e fazê-los aparecer em todos os seus documentos oficiais (passaporte, carteira de motorista, documentos profissionais, etc.).
    • Entre os nomes masculinos mais populares incluem Aditya (o Sol), Vivaan (primeiros raios de sol, cheios de vida) e Aarav (nota musical, paz, sabedoria). Nomes femininos incluem Saanvi (deusa Lakshmi), Aadhya (deusa Durga) e Aanya (graça).


  5. Participar de uma cerimônia batismal. A cerimônia de entrega do nome, também chamada nama karan sanskara, deve ocorrer em um templo. É aqui que o convertido recebe seu certificado de conversão e seu nome hindu.


  6. Anuncie sua conversão publicamente. Depois que todas as etapas anteriores foram concluídas, os novos conversos são solicitados a postar um anúncio no jornal local por três dias para relatar sua alteração e conversão de nome. Uma cópia deste anúncio deve ser mantida como prova de conversão.


  7. Participar de uma cerimônia de boas-vindas. Para celebrar sua entrada no hinduísmo, uma cerimônia tradicional, o vratyastoma, deve ser organizada em sua homenagem.

Parte 3 Praticando Hinduísmo



  1. Apoiar a não-violência Apoie a não-violência e seja bom com todos os seres vivos. Os hindus acreditam que toda a vida é sagrada e, portanto, deve ser respeitada e amada. Como hindu praticante, respeite todas as formas de vida, sejam elas quais forem.
    • Pratique lahimsa, isto é, não-violência, tanto em seus pensamentos quanto em suas ações e em sua palavra. Você deve tomar cuidado para nunca ferir outras formas de vida, seja em pensamentos, ações ou palavras.
    • Eventualmente, tornar-se vegetariano. Embora nem todos os hindus sejam vegetarianos, muitos demonstram respeito pela vida animal.
    • Os hindus consideram todos os animais sagrados, mas todas as vacas são as mais reverenciadas. Segundo a mitologia hindu, a primeira vaca, Kamadhenu ou Surhabi, nasceu da agitação do oceano cósmico.
    • A carne nunca é consumida na cultura hindu, embora subprodutos da vaca, como leite, manteiga clarificada, leite azedo, urina e esterco, sejam considerados sagrados.
    • Alimentar animais faz parte do Dharma, é um dever sagrado. Por exemplo, existem ofertas rituais para formigas em muitos lares hindus. Da mesma forma, oferecemos doces aos elefantes em certos dias de festa.


  2. Faça os cinco tributos diariamente (pancha maha yajnas). Esses deveres diários são tributos pagos diariamente pelo membro responsável de cada família hindu.
    • Brahma Yajna é uma maneira de prestar homenagem a Brahma através do estudo e ensino das escrituras.
    • Deva Yajna é uma maneira de homenagear divindades e elementos acendendo um fogo.
    • Pitri Yajna é uma maneira de prestar homenagem aos antepassados ​​através da oferta de água.
    • Bhuta Yajna é uma maneira de prestar homenagem aos seres vivos, oferecendo comida a toda criatura.


  3. Coloque em prática os cinco deveres (pancha nithya karma). Além dos cinco tributos diários, é apropriado que cada hindu pratique os atos piedosos abaixo.
    • É necessário viver uma vida virtuosa feito de controle pessoal, desapego, pureza, altruísmo, de modo a seguir o dharma na busca pela verdade.
    • É necessáriofaça uma peregrinação (tirthayatra) regularmente, com pessoas sagradas, locais ou templos sagrados. Essas viagens permitem que você faça uma pausa na vida cotidiana e estimule sua mente. É também uma maneira de fortalecer os laços familiares, realizando essas peregrinações.
    • É necessário celebrar os dias santos (Uthsava) participando dos festivais, celebrando os dias sagrados em casa e respeitando os jejuns. Sábios hindus ensinam que um jejum ocasional restaura o poder de cura do corpo, previne doenças e cura o espírito combatendo ciúmes, orgulho, raiva, luxúria e ódio.
    • É necessáriopara cumprir os sacramentos (samskaras) para marcar os diferentes estágios da vida humana, conforme indicado nas escrituras.
    • É necessário proclamar que a presença divina está em tudo (Sarva Brahma) e procure-o em todo ser.


  4. Celebre os deuses através do puja. O puja é um rito central no hinduísmo.
    • É possível executar o puja em casa ou em um templo.
    • O puja é para homenagear uma divindade hindu ungindo uma relíquia ou estátua de mel, leite, manteiga ou panchamirtam (uma mistura de manteiga clarificada, açúcar, mel, iogurte e leite) e água antes vestir tecidos ricos e oferecer flores, jóias, incenso e sândalo.


  5. Aprenda sobre outras práticas hindus. Muitas práticas hindus estão se tornando cada vez mais populares, além dessas práticas tradicionais. Se desejar, você pode estar interessado nas seguintes práticas.
    • oayurveda refere-se a um antigo sistema de práticas holísticas de saúde e bem-estar. Layurveda é cada vez mais popular no Ocidente
    • o hatha yoga é uma adaptação de uma prática hindu cujo objetivo é levar as massas a um movimento meditativo.
    • Cumprimente apertando as duas mãos na frente do peito e dizendo Namaste tornou-se uma maneira comum de cumprimentar as pessoas de maneira humilde.