Como diagnosticar e tratar úlceras orais em gatos

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 5 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como diagnosticar e tratar úlceras orais em gatos - Conhecimento
Como diagnosticar e tratar úlceras orais em gatos - Conhecimento

Contente

O tratamento de úlceras orais é um procedimento cirúrgico que consiste em remover o excesso de líquido do corpo.

As úlceras orais, também conhecidas como aftas, podem se desenvolver em gatos devido a muitas causas, que vão desde o acúmulo de placa ao vírus da imunodeficiência felina (FIV). Em geral, elas se manifestam como pequenas lesões abertas nas mucosas da cavidade oral e podem causar sangramento e dor, principalmente se não forem tratadas. Se você notar que seu animal de estimação está sofrendo com ele ou outros sintomas que sugerem que ele pode ter uma afta, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele possa diagnosticar a causa subjacente e oferecer-lhe um tratamento.


estágios

Parte 1 Encontre os sintomas das úlceras



  1. Procure feridas abertas na boca. As úlceras são geralmente os sinais mais visíveis de vários problemas orais, incluindo estomatite caudal, gengivostomatite e estomatite ulcerativa crônica. Observe cuidadosamente as gengivas e o interior das bochechas e procure por lesões de tamanho pequeno ou médio e formato arredondado ou oval. Essas lesões também podem sangrar e expor os tecidos subjacentes.
    • Úlceras podem se formar em diferentes locais da boca. Com o dedo, toque na bochecha do gato para verificar suas gengivas, a área interna das bochechas, a língua e o palato. Verifique também as bordas e a parte inferior da língua.



  2. Cuidado com outros sinais. Se você não pode ter certeza de que seu gato está com a boca dolorida, observe outros sintomas possíveis, como mau hálito, gengivas inchadas, produção excessiva de saliva, alteração na composição da saliva (saliva mais espessa) e viscosa), perda de apetite e dificuldade em comer. Observe cuidadosamente toda a área da boca e preste atenção aos hábitos alimentares do seu animal para poder detectar outros sinais.
    • Inspecione os dentes e a linha da gengiva regularmente e com cuidado.Se você notar inchaço ao redor de um dente, inflamação das gengivas e sangramento, saiba que é muito provável que seu gato esteja sofrendo de uma úlcera ou de um problema grave.


  3. Observe os sintomas de calicivirose. Úlceras podem revelar doenças mais graves, como a calicivirose. É uma infecção do trato respiratório superior causada pelo calicivírus felino, e essa doença é bastante comum em gatos. Se notar feridas na boca do animal, considere os seguintes sinais da doença: espirros, congestão nasal, inflamação ocular e fluxo anormal dos olhos e nariz.
    • Se você notar os sintomas desta infecção, entre em contato com o veterinário imediatamente. Informe-o sobre os sintomas do seu gato e quando eles começaram a aparecer.
    • O veterinário pode pedir que você leve o animal ao consultório para uma consulta ou ele pode lhe dar instruções para cuidar dele em casa. Siga suas instruções cuidadosamente.

Parte 2 Obtendo um diagnóstico veterinário




  1. Marque uma consulta com o veterinário para um exame oral. Se você notar que úlceras ou feridas abertas se formaram na boca do gato, vá ao veterinário para uma consulta. Ele não apenas será capaz de confirmar você ou não suas dúvidas, mas também será capaz de identificar a causa, se realmente era um problema.
    • Se o gato apresentar feridas na boca, o veterinário poderá solicitar um raio-x para determinar se há algum outro dano na mandíbula.
    • Diga a eles quais sintomas você detectou, incluindo aqueles que não estão diretamente relacionados a úlceras, incluindo feridas, inchaço ou sangramento na boca. Essa informação realmente a ajudará a fazer um diagnóstico mais preciso das doenças subjacentes das quais o gato está sofrendo.


  2. Examine seu gato para ver se ele está doente. Dependendo dos problemas detectados pelo veterinário durante o exame físico, pode ser necessário coletar uma amostra de sangue ou urina do animal para determinar a causa exata das lesões. O veterinário pode então desenvolver o melhor plano de tratamento para o seu gato.
    • O exame de urina geralmente não é doloroso, enquanto o exame de sangue é temporariamente indolor.
    • As aftas podem ser um sintoma de outra infecção, doença ou problema de saúde mais grave, como insuficiência renal crônica, coriza de gato (rinotraqueíte viral viral) e vírus da imunodeficiência felina . É necessário chegar a um diagnóstico adequado, a fim de encontrar o tratamento adequado e manter o animal saudável.


  3. Aprenda sobre as diferentes opções de tratamento. Se, de acordo com o diagnóstico médico, seu gato sofrer de aftas ou uma doença subjacente, faça perguntas específicas ao médico sobre as opções de tratamento apropriadas para curar seu gato. Você pode perguntar diretamente a ele: "Meu gato precisa de cirurgia ou outro cuidado especial? E "precisará de cuidados de longo prazo, se sim, quais? "
    • O tipo de tratamento varia muito, dependendo da causa do distúrbio. Siga cuidadosamente as recomendações do seu veterinário e marque uma consulta com ele ou com um especialista, se necessário.
    • Geralmente, as próprias feridas podem ser tratadas com enxaguatórios bucais ou analgésicos, enquanto as causas subjacentes requerem um tratamento diferente e mais complexo para evitar novas lesões na boca.

Parte 3 Tratando úlceras orais



  1. Trate todas as infecções. Se você notar secreções, odores desagradáveis ​​ou áreas vermelhas e doloridas perto das gengivas, é muito provável que as feridas estejam infectadas. Discuta com seu veterinário o mais rápido possível a possibilidade de administrar antibióticos ou medicamentos antimicrobianos prescritos ao gato.
    • O tratamento pode ser administrado topicamente ou por ingestão. Leia atentamente o folheto informativo e siga-o exatamente quando se trata da dosagem e do método de administração.


  2. Limpe os dentes do gato. Escove regularmente os dentes, até duas vezes por dia, para evitar o acúmulo de placas e o agravamento das úlceras. Escolha uma escova de cerdas macias ou uma escova de silicone com creme dental especialmente formulado para a higiene dental dos gatos e escove regularmente e com cuidado os dentes do seu animal de estimação.
    • Molhe a escova de dentes e aplique um pouco de creme dental. Com a escova, limpe os dentes com movimentos suaves, prestando atenção especial à linha da gengiva.
    • Escovas de dentes e cremes dentais para gatos estão disponíveis na maioria das lojas de animais e online.


  3. Considere para o seu gato uma limpeza dentária profissional. Além de escovar os dentes diariamente, tente ir ao veterinário regularmente para uma limpeza dental completa. Converse com seu médico sobre quantas vezes seu gato deve receber esse atendimento odontológico e respeitá-lo.
    • Durante essas visitas, o veterinário poderá extrair dentes doentes, o que ajudará a evitar a disseminação ou agravamento das úlceras.