Como diagnosticar psoríase

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como diagnosticar psoríase - Conhecimento
Como diagnosticar psoríase - Conhecimento

Contente

Os sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de tratamento.

A psoríase é um distúrbio persistente, crônico e comum causado pelo acúmulo de células na superfície da pele. Os sintomas podem alternar entre períodos de melhora e piora, e a doença pode ser diagnosticada através de um exame físico por um profissional de saúde. Se você foi diagnosticado como estando sem psoríase, deve estar ciente das diferentes opções de tratamento disponíveis para tratar a doença.


estágios

Método 1 de 3: Reconheça os sintomas



  1. Identifique manchas vermelhas escamosas. Você deve procurar por manchas vermelhas na pele do corpo, incluindo o interior da boca e os órgãos genitais. Manchas vermelhas podem ser cobertas com escamas de prata e aparecer apenas em determinados lugares ou em uma grande parte do corpo. Se você observar esses sintomas, pode estar sofrendo de uma forma de psoríase chamada psoríase em placas. Esta é a forma mais comum desse distúrbio.
    • Procure também vermelhidão e coceira em áreas com escamas brancas prateadas ao longo do couro cabeludo. Geralmente é um sinal de psoríase do couro cabeludo. Você também pode notar pêlos de pele morta nos cabelos ou ombros, principalmente depois de coçar a cabeça.



  2. Procure por pequenas feridas em forma de lágrima no corpo. Este sinal pode indicar psoríase gotosa, que geralmente afeta jovens adultos e crianças. Tais feridas podem aparecer nos braços, couro cabeludo, pernas e tronco. Eles podem ser cobertos com escamas finas e formar camadas finas na pele.
    • Esta forma de psoríase pode ser causada por uma infecção de origem bacteriana, como infecções na garganta.


  3. Procure por manchas lisas e inflamadas. Eles podem aparecer sob as axilas, na virilha, sob os seios e ao redor dos órgãos genitais. Isso pode indicar psoríase invertida ou dobras. Esse tipo de psoríase geralmente é agravado pelo atrito e pela transpiração.
    • Essa doença é geralmente causada por infecções fúngicas. É possível contratá-los por contato com uma pessoa contaminada ou por exposição a infecções em vestiários, chuveiros públicos e piscinas.



  4. Identifique as lâmpadas. Uma bolha pode aparecer cheia de pus e a pele ao redor pode parecer vermelha e macia. Examine suas mãos, pés e pontas dos dedos. Na verdade, isso pode indicar psoríase pustular, uma forma menos comum da doença.
    • Esta forma de psoríase pode ser acompanhada de febre, calafrios, diarréia e coceira intensa.


  5. Veja se suas unhas são mais grossas, cortadas ou com listras. Esses sintomas são característicos da psoríase nas unhas. Se você sofre com isso, também pode perceber que suas unhas estão descoloridas e crescem de forma anormal. Eles também podem sair e separar-se do leito ungueal ou podem desintegrar-se.


  6. Verifique se suas articulações estão inchadas ou rígidas. Esses sintomas podem indicar artrite psoriática. Outros sintomas incluem pele escamosa e inflamada e unhas descoloridas e danificadas. Você pode sentir muita dor nas articulações. Com o tempo, a doença pode causar danos e rigidez nas articulações.
    • Os sinais podem variar se você sofre da forma branda ou aguda da doença. Além disso, a artrite psoriática pode afetar qualquer articulação.


  7. Descubra se os sinais pioram a cada semana ou mês. A maioria das formas de psoríase causa essas convulsões por algumas semanas ou até meses e depois entra em uma fase de remissão. Os sintomas podem aparecer em ciclos (com uma fase de crise e uma remissão) durante os quais desaparecem por um certo tempo.
    • Mantenha um diário especial para monitorar a frequência de suas convulsões. Você também pode indicar no diário quando ou se a psoríase entra em uma fase de remissão.
    • Se os sintomas continuarem a aparecer e diminuirem constantemente, você pode ter psoríase e ser examinado por um profissional de saúde para confirmar o diagnóstico.

Método 2 de 2: Seja examinado por um médico



  1. Examine sua pele. Para determinar se você tem psoríase, seu médico pode examinar sua pele, unhas e couro cabeludo. Também procurará manchas vermelhas e escamosas ou áreas inflamadas na pele. Ele também verificará se suas unhas estão danificadas, descoloridas ou com listras.
    • Ele perguntará sobre os sintomas que você sente para diagnosticar seu problema mais facilmente. Provavelmente, ele revisará sua história clínica para verificar se você é propenso a doenças da pele ou se tem pele sensível.


  2. Faça uma biópsia de pele. Isso envolve coletar uma pequena amostra da pele para exame microscópico para confirmar o diagnóstico. Este teste também ajudará a determinar o tipo de psoríase que você tem e excluir outros distúrbios.
    • A biópsia cutânea geralmente é feita no consultório médico. A anestesia local pode ser aplicada para que você não sinta dor ao retirar o tecido. Os resultados geralmente estão prontos em uma semana.


  3. Deixe o médico descartar outras condições da pele. O profissional de saúde pode usar os resultados da biópsia e do exame físico para confirmar a presença de psoríase e não outras doenças. Vários distúrbios da pele se assemelham à psoríase.
    • Dermatite seborréica: uma doença que deixa a pele oleosa, escamosa, vermelha e com coceira. Os sintomas podem afetar o rosto, costas e parte superior do peito.
    • Líquen plano: uma condição da pele que geralmente se manifesta como inchaços ou lesões vermelhas que coçam nos braços ou pernas.
    • Dermatofitose (micose): problema de pele causado por uma infecção fúngica. Anel vermelho e escamoso ou erupções anelares podem se formar.
    • A pitiríase rosa de Gibert: esta doença se manifesta como uma mancha extensa no peito, abdômen ou costas. Também pode se espalhar, sob a forma de galhos de pinheiros caindo.

Método 3 de 3: Trate a psoríase



  1. Aprenda sobre tratamentos tópicos. A psoríase é uma doença incurável. A maioria dos tratamentos visa eliminar a caspa, para que a pele fique lisa e sem irritações. Também pode impedir o crescimento celular, o que reduzirá a formação de lesões e inflamação. O médico pode recomendar tratamentos tópicos disponíveis como uma pomada ou creme para tentar inicialmente tratar a doença, especialmente se for uma forma leve.
    • Ele pode sugerir um corticosteroide tópico para aplicar como creme ou pomada nas áreas afetadas. Outra opção também é um creme à base de vitamina D.


  2. Tente fototerapia. Se o distúrbio for mais grave ou não desaparecer, apesar dos tratamentos tópicos, o médico pode propor o recurso à fototerapia, também chamada terapia da luz. Durante o procedimento, a pele é exposta a raios UV artificiais ou naturais em doses controladas.
    • O seu médico pode encaminhá-lo a um dermatologista que realizará o procedimento em seu consultório. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessário realizar cerca de 20 sessões de fototerapia antes de notar qualquer melhora na pele.
    • Outra opção é tentar se expor ao sol. Faça várias sessões de bronzeamento durante a semana para ajudar a tratar o problema. Lembre-se de aplicar protetor solar com um FPS 15 ou superior em áreas não afetadas do seu corpo e evite queimaduras solares, o que pode piorar o problema.


  3. Obter medicamentos orais prescritos. O profissional de saúde pode prescrever medicamentos orais ou injetáveis ​​se a psoríase for muito grave ou resistente a outros tipos de tratamento. Eles causam efeitos colaterais graves, razão pela qual o médico pode recomendar que você os tome apenas por curtos períodos.
    • Ele pode prescrever medicamentos orais, como metotrexato ou retinóides. O médico também pode sugerir o uso de medicamentos injetáveis, o que ajudará a aliviar os sintomas como um todo.