Como diagnosticar transtorno de personalidade narcisista

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 9 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Diagnóstico diferencial do Transtorno da Personalidade Narcisista | Leonardo Guimarães
Vídeo: Diagnóstico diferencial do Transtorno da Personalidade Narcisista | Leonardo Guimarães

Contente

Neste artigo: Reconhecendo os sintomas do transtorno de personalidade narcisista Compreendendo as outras possíveis causas das características de uma pessoa narcísica Obtendo um diagnóstico profissional16 Referências

O transtorno de personalidade narcisista é uma doença mental caracterizada por excesso de auto-estima e falta de empatia com os outros. Muitas pessoas que sofrem desse distúrbio realmente têm muito baixa auto-estima, mas o ocultam atrás do ego hipertrofiado. É possível identificar a maioria dos sintomas desse distúrbio sozinho, embora às vezes seja difícil distinguir esse distúrbio de outros transtornos de personalidade. Portanto, se você suspeitar que possui um distúrbio de personalidade narcisista ou se estiver preocupado com o ente querido, é aconselhável consultar um especialista que fará um diagnóstico preciso e prescreverá o tratamento necessário.


estágios

Parte 1 Reconhecendo os sintomas do transtorno de personalidade narcisista



  1. Determine se a pessoa é presunçosa. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm uma opinião muito alta de si mesmas, muito além da norma. Se você suspeitar que um dos seus entes queridos esteja sofrendo desse distúrbio, preste atenção à opinião que essa pessoa tem de si mesma e se suas idéias estão enraizadas na realidade.
    • Ela pode obsessivamente fantasiar sobre sua grandeza.
    • A pessoa pode mentir ou exagerar suas realizações apenas para parecer mais talentosa.
    • Ela pode se considerar superior aos outros, mesmo que os fatos ou suas realizações provem isso.
    • Ela também pode assumir que outras pessoas têm inveja de sua superioridade e mostram o mesmo sentimento quando alguém consegue.



  2. Observe se a pessoa acredita que tudo é devido a ela. Como as pessoas com transtorno de personalidade narcisista tendem a pensar que são superiores aos outros, também estão convencidas de que têm direito a tudo o que é bom e melhor neste mundo. Tente descobrir se seu ente querido acredita em algo que merece tratamento especial sem nenhuma razão específica.
    • A pessoa também pode acreditar no mérito de estar na companhia de outras pessoas da "elite".
    • Também pode pedir coisas às pessoas com frequência e esperar que elas se conformem de qualquer maneira.


  3. Observe se ela gosta de ser admirada. Muitas pessoas com esse distúrbio são muito carentes. Eles sentem a necessidade de receber continuamente reconhecimento e elogios por sua superioridade.
    • Você pode perceber que essa pessoa está constantemente falando sobre suas realizações.
    • Além disso, ela pode constantemente pedir elogios.



  4. Observe se tende a ser hipercrítico. Aqueles que sofrem deste distúrbio podem parecer muito críticos com todos ao seu redor. Com freqüência ofendem ou criticam as pessoas com quem entram em contato, sejam eles servidores ou médicos.
    • Eles podem até criticar pessoas com alguma habilidade, principalmente se discordarem ou questionarem suas opiniões.


  5. Observe suas interações sociais. Aqueles que sofrem de Transtorno da Personalidade Narcisista não têm relacionamentos normais com as pessoas; portanto, preste muita atenção ao comportamento de sua amada em vários cones sociais. Muitas vezes, ele pode dar a impressão de ser arrogante e sem empatia.
    • Ele podia manipular continuamente os outros ou desfrutar de dois por interesses pessoais.
    • Ele pode fazer a impressão ignorar completamente as necessidades e sentimentos dos outros.


  6. Observe a reação dele aos críticos. Pessoas que sofrem de Transtorno da Personalidade Narcisista não aceitam prontamente críticas que chegam ao ponto de questionar seu senso de superioridade. Observe se seu ente querido parece reagir demais até aos críticos mais insignificantes.
    • Ele pode até pegar aqueles que expressam suas críticas.
    • Caso contrário, ele também pode ficar muito deprimido quando criticado.
    • Para algumas pessoas, não ser capaz de aceitar críticas pode levar à incapacidade de lidar com qualquer coisa percebida como um desafio, até mesmo diferente.

Parte 2 Entendendo outras causas possíveis das características de uma pessoa narcísica



  1. Distinguir as tendências narcísicas de um distúrbio de personalidade. Quem exibe traços de personalidade narcisista não sofre necessariamente de transtorno de personalidade narcisista. Algumas pessoas só se interessam pelo bem-estar e têm um ego excessivo; portanto, tome cuidado para não chegar a um diagnóstico excessivo.
    • Para diagnosticar um transtorno de personalidade narcisista, os sintomas devem interferir no funcionamento básico de pelo menos duas das seguintes áreas: atividade cognitiva, afeto, relacionamentos interpessoais e controle de impulsos.
    • É necessário um diagnóstico por um profissional de saúde mental para confirmar se uma pessoa tem transtorno de personalidade narcísica ou traços narcísicos.


  2. Preste atenção aos sintomas do transtorno de personalidade borderline. Essa condição é frequentemente confundida com o transtorno de personalidade narcisista. Essas doenças têm muitos sintomas comuns, e é por isso que você precisa entender as diferenças sutis.
    • As pessoas com esses distúrbios podem mostrar sinais de raiva, mas as pessoas com transtorno de personalidade narcisista tendem a mostrar raiva de outras pessoas, diferentemente das pessoas com transtorno de personalidade limítrofe que expressam sua raiva por elas. -Mesma.
    • Pacientes com transtorno de personalidade limítrofe podem estar mais preocupados com as preocupações e opiniões de outras pessoas do que aqueles com transtorno de personalidade narcisista, mesmo que seja improvável que interajam com as pessoas de uma maneira saudável e normal.
    • Deve-se notar que uma pessoa pode apresentar esses dois transtornos mentais. Nesse caso, o diagnóstico é muito mais complicado.


  3. Preste atenção aos sinais do transtorno de personalidade anti-social. O transtorno de personalidade antissocial, mais conhecido como sociopatia, também é um pouco confundido com o transtorno de personalidade narcísico, uma vez que ambos são caracterizados pelo desprezo pelos outros. No entanto, existem sintomas que os distinguem.
    • Pessoas com transtorno de personalidade antissocial tendem a ter mais dificuldade em controlar seus impulsos do que pessoas com transtorno de personalidade narcisista. Como resultado, eles geralmente são mais agressivos ou autodestrutivos.
    • Os sociopatas também são mais propensos a deliberadamente manipular e enganar os outros do que as pessoas com transtorno de personalidade narcisista.

Parte 3 Obtendo um diagnóstico profissional



  1. Entenda os fatores de risco. O transtorno de personalidade narcisista afeta cerca de 6% da população. Pode afetar a todos, mas os sintomas da doença são mais comuns em algumas pessoas.
    • O risco desse distúrbio é maior nos homens do que nas mulheres.
    • Como os sintomas dos transtornos de personalidade tendem a diminuir com a idade, o transtorno narcísico da personalidade geralmente é mais evidente nos jovens.


  2. Seja consultado. Se você suspeitar que possui um distúrbio de personalidade, consulte seu médico para um exame físico completo. Isso ajudará a descartar a possibilidade de que uma patologia física possa contribuir para a manifestação de seus sintomas.
    • O seu médico também pode prescrever exames de sangue.


  3. Consulte um profissional de saúde mental. Para confirmar o diagnóstico dessa condição, consulte um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. O seu médico pode encaminhá-lo para um especialista nesta área, mas não poderá fazer um diagnóstico preciso.
    • O diagnóstico incluirá uma avaliação psicológica completa do indivíduo. Às vezes, questionários são usados ​​para entender o estado mental do paciente.
    • Como com outros transtornos mentais, nenhum teste de laboratório é capaz de diagnosticar transtorno de personalidade narcisista. Somente profissionais de saúde mental são treinados para analisar os sintomas e o histórico do paciente para estabelecer um diagnóstico correto.


  4. Cuidar de si mesmo. Uma vez que o distúrbio da personalidade narcisista tenha sido oficialmente diagnosticado, o paciente pode receber tratamento. Na maioria das vezes, ele passa por sessões de prática psicoterapêutica, onde aprende a interagir bem com as pessoas e a gerenciar suas expectativas.
    • O tratamento desta doença leva tempo e o paciente pode ter que seguir essas sessões por anos.
    • Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar o paciente a gerenciar certos sintomas, como ansiedade ou depressão.