Como crescer um frangipani

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 7 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Best way to Sow Plumeria Frangipani seeds: Tips for Checking Viability and get fast germination
Vídeo: Best way to Sow Plumeria Frangipani seeds: Tips for Checking Viability and get fast germination

Contente

O objetivo deste artigo é mostrar o que é uma franquia de frangipani e como ele pode ser utilizado para o frangipani.

O frangipani (ou plumeria) é uma árvore tropical de rápido crescimento que produz muitas flores com cheiro entre março e outubro. A árvore adulta pode atingir facilmente 9 m de altura. No entanto, você deve estar em uma área com clima quente para crescer. Como a planta não tolera temperaturas abaixo de zero, você pode plantá-la em uma panela e dobrá-la quando começar a ficar muito frio lá fora. Escolhendo o lugar certo, certificando-se de não regá-lo demais e cuidar dele a cada estação, sua árvore de frangipani ficará mais forte e mais bonita.


estágios

Parte 1 Escolhendo o ambiente certo e os materiais certos



  1. Escolha um lugar quente. O Frangipani precisa de temperaturas entre 18 e 27 ° C para crescer. Não sobreviverá se a temperatura cair abaixo de 13 ° C. Todas as partes da planta que serão expostas à geada morrerão. Portanto, é importante plantá-lo no lugar certo. Se a temperatura cair regularmente abaixo de 13 ° C na área em que você mora, você não deve plantar o frangipani no exterior. Você deve plantá-lo em uma panela para poder ir para casa quando estiver esfriando.
    • Embora o frangipani seja bastante difícil em termos de temperatura, ele ainda pode produzir flores, mantendo-o dentro ou fora.
    • Pode suportar temperaturas muito quentes, mesmo acima de 38 ° C.



  2. Exponha ao sol. Frangipani vai crescer melhor se você colocá-lo em pleno sol por pelo menos seis horas por dia. Encontre um lugar onde você possa expô-lo à luz do sol durante o dia. Cresce bem em estufas ou perto de uma grande janela com muita luz, se você preferir deixá-la dentro de casa.


  3. Dê a ele espaço suficiente lá fora. Se você quiser deixá-lo do lado de fora, coloque-o em uma panela ou no chão.Se você optar por plantá-lo no chão, precisará separá-los de 3 a 6 m cada, para que suas raízes tenham espaço suficiente para crescer. Você pode plantá-las em um buraco cuja profundidade é igual à altura das raízes, mas cavando um buraco duas a três vezes mais largo que as raízes. Escolha um local onde o solo drene bem e onde a água não se acumule após a chuva.
    • Evite lugares onde a árvore possa ser exposta ao calor que irradia de um tijolo ou muro de concreto.



  4. Use panelas pretas. É muito útil plantar a árvore em uma panela, se você quiser devolvê-la no inverno quando estiver frio. Você também pode cultivá-lo em ambientes fechados o ano todo. Se você o plantar em uma panela, verifique se há buracos no fundo para permitir que a água flua, porque o frangipani não gosta de ter pés molhados. Use uma panela de pelo menos quatro litros para que as raízes tenham espaço suficiente para crescer. É melhor usar panelas pretas do que panelas de barro, devido à natureza porosa deste material que permitirá que as raízes penetrem e a umidade escape rapidamente.
    • Você encontrará esse tipo de jarros pretos na maioria dos centros de jardinagem.
    • Potes de plástico são uma boa opção porque não são porosos como argila.


  5. Use um solo de envasamento grosso. Como o acúmulo de água é um dos perigos mais importantes para o frangipani, você deve garantir que o solo escolhido drene a água rapidamente, como um envasamento. Se for muito denso ou fino, reterá muita água. Um solo mais grosso permitirá evacuar mais rapidamente. Escolha um com um pH levemente ácido, por exemplo, entre 6 e 6,7. Para garantir que ele drene bem, adicione perlita ou areia. Você encontrará esse tipo de terra para vasos na maioria dos centros de jardinagem.
    • Se você plantar o frangipani do lado de fora, certifique-se de que o solo escolhido drene bem a água, por exemplo, incorporando material orgânico, como esterco ou turfa.


  6. Compre um frangipani já plantado. Se você não quiser se preocupar em plantá-lo, é possível comprar um já plantado. Compre um saudável em um centro de jardim perto de você. Escolha uma planta compacta com uma cor brilhante e regular e um tronco reto e forte. Os galhos também devem parecer espaçados. Evite plantas com folhas murchas ou de má cor.

Parte 2 Plante o Frangipani



  1. Compre sementes ou mudas. Você pode obter um frangipani plantando sementes ou cultivando mudas. Infelizmente, será mais difícil encontrar no comércio. Se você realmente tiver problemas para colocar as mãos nele, tente encontrar alguém que já tenha um frangipani. Você pode ter um vizinho ou membro da família que possua um e estaria disposto a compartilhar um dos ramos ou sementes com você. É possível colhê-las no outono ou no outono para prepará-las antes de plantar a árvore.
    • Você também pode encontrar sementes e mudas em alguns sites de vendas como a Amazon, mas deve ter cuidado com a qualidade das plantas que encontra lá, porque as sementes e mudas não são boas depois de vários meses.


  2. Brotar as sementes. Você deve colocá-los em uma folha de papel úmido por um dia inteiro. Eles absorvem a água e incham levemente, indicando que estão prontos para serem plantados. Isso irá ajudá-los a obter raízes mais rapidamente. Mantenha-os em um ambiente quente enquanto os germina.


  3. Plante as sementes ou mudas. Para fazer isso, você deve encher uma panela de envasamento do solo e colocar as sementes, empurrando-a cerca de 5 mm ou inserindo diretamente o corte em 5 cm. Aperte o solo ao redor para manter as sementes ou mudas no lugar. Se estiver plantando sementes, tenha cuidado para plantar primeiro o lado inflado e a parte que abrirá do chão. Plante apenas uma semente ou mudas por vaso.
    • Você pode plantá-las primeiro em uma panela pequena (cerca de 500 ml) antes de transplantá-las para uma panela maior (cerca de 10 l) assim que a semente começar a crescer entre uma semana e um mês. Vasos menores serão mais úteis para o cultivo de plantas que estão apenas começando a crescer.


  4. Aguarde antes de regar. Ao plantar o frangipani, você não deve regá-lo imediatamente. As plantas jovens são muito delicadas e suas raízes crescem com o mínimo de água. Você só precisa garantir que ele tenha luz e calor suficientes por cerca de três semanas antes de começar a regá-lo regularmente. Comece adicionando meia xícara de água a cada planta por semana. Você pode regar as árvores já plantadas que comprou, não é necessário esperar.
    • Depois de um mês ou dois, a planta começará a deixar as folhas de fora. Isso significa que você pode começar a regá-lo regularmente toda semana.
    • Quando as folhas têm cerca de 12 cm de comprimento, significa que o frangipani está bem enraizado e pode regá-lo bem.


  5. Atire os tiros. Quando tiverem cerca de 8 cm de altura, você poderá transplantá-los para um vaso maior. Apenas retire a semente com o solo envasado e coloque-o em uma panela maior cheia do mesmo envasamento de cerca de quatro litros. Então você apenas cobre as raízes da terra e embala-a firmemente.
    • Escolha um pote de plástico preto, se possível.

Parte 3 Cuidando do Frangipani



  1. Água dependendo da estação. Você deve regá-lo com freqüência, pelo menos uma vez por semana, no momento da floração, que geralmente ocorre entre março / abril e novembro / dezembro. Pare de regar assim que as folhas começarem a cair e não a regue enquanto estiver dormente ou enquanto as raízes estiverem crescendo primeiro. Se você o regar demais, poderá ser prejudicial à sua saúde. Para garantir que você não faça isso, deixe o solo secar entre a rega.
    • Enquanto você a rega, coloque água suficiente para umedecer o solo sem causar poças. A quantidade de água necessária dependerá do tamanho da planta.


  2. Use um fertilizante rico em fósforo. Quando o frangipani começar a florescer, você pode dar a ele duas vezes por mês um fertilizante rico em fósforo, por exemplo, 10-30-10 (o número no meio é fósforo). Dilua o fertilizante vertendo entre um e dois c. c. em quatro litros de água. Em seguida, aplique a solução para umedecer o solo.
    • Não há necessidade de fertilizar ou cuidar da árvore durante a estação inativa do inverno.


  3. Corte se necessário. Não é necessário podar o frangipani frequentemente, mas se os galhos começarem a crescer muito tempo, você poderá fazê-lo no final do inverno. Apenas corte-os em um terço. Melhorará a saúde e ajudará a crescer mais rapidamente.


  4. Verifique a presença de pragas. Alguns insetos podem danificar seu frangipani, como ácaros, moscas e pulgões. Se você notar a presença de insetos, aplique um óleo ou inseticida hortícola que contenha malatião nas folhas. Pode ser necessário aplicar mais de uma vez para superá-lo. Certifique-se de seguir as instruções no produto para obter melhores resultados.


  5. Devolva para o inverno. Se o seu frangipani estiver em uma panela do lado de fora, você poderá voltar no inverno. Deixe-o na garagem ou na adega, desde que a temperatura nunca caia abaixo de 13 ° C. Frangipani deve ser mantido seco e quente durante a estação adormecida.
    • Pode sobreviver sem luz durante o inverno, mas crescerá melhor na próxima temporada se você continuar a expô-lo ao sol. Você pode usar lâmpadas fluorescentes em sua garagem ou adega se não houver janelas.


  6. Pegue mudas e sementes. No outono ou no outono, corte as pontas dos caules com 30 a 60 cm de distância e deixe-os descansar por pelo menos duas semanas antes do plantio. Você pode pegar as sementes enquanto as vagens se abrem. Lembre-se de mantê-los em um local seco até que você queira replantá-los. As sementes secas podem permanecer viáveis ​​por cerca de três meses.


  7. Repot quando as raízes são muito grandes. Se o frangipani se tornar muito grande para o pote, é hora de movê-lo para um pote maior. Por exemplo, se você colocá-lo em uma panela de quatro litros, agora você pode mudar para uma panela de dez litros. Ele só continuará a crescer se tiver espaço suficiente para suas raízes.
    • Se a árvore for grande demais para ser repotada, você pode simplesmente remover alguns centímetros do solo por cima e adicionar terra fresca.