Como dizer perdão

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como dizer perdão - Conhecimento
Como dizer perdão - Conhecimento

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, 13 pessoas, algumas anônimas, participaram de sua edição e aprimoramento ao longo do tempo.

Sexcuser. Isso é algo que precisa ser feito de tempos em tempos e geralmente é uma experiência dolorosa. Saber jogar com respeito e sinceridade é uma habilidade que pode servir a alguém tanto na vida profissional quanto na vida privada. E, no entanto, muitos passam a vida inteira sem realmente aprender a sexcuse.


estágios



  1. Determine exatamente o que causou os sentimentos de desconforto. Quando você se desculpa, é importante saber com precisão por que você deveria se desculpar. Se você não souber, corre o risco de, na melhor das hipóteses, um pequeno desconforto e, na pior das hipóteses, ofender a pessoa ainda mais. As emoções frequentemente distorcem nossas percepções de brigas e outras interações estressantes: então pergunte a outras pessoas (que não estão envolvidas) o que elas objetivamente pensam da razão exata que levou à discordância. Pense em suas ações depois de ter tido tempo para se acalmar, você agiu com respeito e lógica ou desrespeitou a outra pessoa? Se você agiu com raiva, isso foi justificado ou não?
    • Se você ainda estiver conversando com a pessoa que machucou, tente perguntar a ele sobre a história dele antes de pedir desculpas. Você pode se surpreender ao saber que sua versão dos fatos e sua versão dos fatos são duas coisas totalmente diferentes.



  2. Dê tempo e atenção ao seu pedido de desculpas. Desculpas não precisam ser "tardias", desculpas simples e impessoais são desrespeitosas e isso pode gerar hostilidades ainda maiores. Mesmo que você esteja extremamente ocupado e pense que o "incidente" é relativamente pequeno, é importante dedicar um tempo para pedir desculpas pessoalmente e em particular. Sente-se com a pessoa ferida em um local calmo e privado, para que você possa se desculpar sinceramente, sem ter que se preocupar em ser interrompido ou distraído.
    • Se, por um motivo específico, você não puder se desculpar com alguém pessoalmente, peça licença por telefone. As mesmas regras se aplicam, liberte sua agenda, coloque outras chamadas em espera e assim por diante. Você também pode escrever uma carta ou um e-mail sincero e bem escrito. Ossos realmente devem ser usados ​​como uma solução de último recurso e só devem ser usados ​​quando não houver alternativa, sem desculpas.



  3. Desculpe-se de forma clara e franca. Quando você quiser se desculpar, não se deixe enganar ou seja "ambivalente" para escapar de suas desculpas. Não use frases como "Eu pensei que as coisas seriam diferentes" ou "Acho que não entendemos" para não admitir que você causou danos. Em vez disso, comece suas desculpas com o pé direito, iniciando algo no início da linha "Sinto muito" ou "Por favor, perdoe-me". Isso mostrará que você é sério e se desculpará por legitimidade, mesmo que eles não sejam aceitos.
    • Surpreendentemente, isso pode ser difícil! Nunca é fácil admitir que fizemos algo obscuro ou mesquinho, isso significa admitir a verdade muitas vezes escondida de que somos fundamentalmente defeituosos. No entanto, este é o unicamente se você realmente quer se desculpar.


  4. Use linguagem corporal respeitosa e conciliadora. Mostre sua resposta. Todos expressam suas emoções de uma maneira diferente; para alguns, sua preocupação ou preocupação é lida em seus rostos, enquanto isso é mais difícil de discernir em outros. Mesmo se você estiver nessa última categoria, faça o melhor que puder para usar seu corpo e rosto para transmitir a sinceridade de suas desculpas. Quando você se desculpa, não parece suficiente, indiferente ou zangado. Mantenha o contato visual e fale em um tom claro, mas respeitoso. Fale diretamente com a pessoa a quem está se desculpando, não fale enquanto desvia o olhar, não fale com ela colocando-se acima dela e abaixando os olhos para olhá-la, etc. Nunca se mostre condescender ou incomodar alguém usando linguagem corporal hostil (como inchar o peito ou ficar de pé sobre a pessoa).


  5. Ouça. Sexcuser nunca deve ser uma maneira, mesmo que você seja o único errado. Deve ser um diálogo entre duas pessoas. Deixe a pessoa ferida expressar as queixas que não fez. Você deve a essa pessoa seu respeito e sua atenção.
    • Certifique-se de mostrar sua atenção, mantendo o contato visual, balançando a cabeça e respondendo perguntas ou acusações enquanto respeita. Além de tudo isso, tente ficar calmo e atento até que a pessoa que você machucou termine de falar. Nunca interrompa, pode agravar tensões e levar a uma maior hostilidade.


  6. Mostre sua boa vontade de mudar. A parte mais importante das desculpas é o seu compromisso de agir de maneira diferente no futuro, por exemplo, para evitar comportamentos divisivos, para se livrar de maus hábitos ou para mudar seu ponto de vista. Se você nTente pelo menos para mudar, suas desculpas não terão sinceridade e serão basicamente uma admissão de que você lamentou ter feito algo, mas não o suficiente para agir em conformidade. Se você realmente se importa com a pessoa pela qual está se desculpando, evita se machucar novamente.
    • Velhos hábitos morrem com dificuldade. Prometer mudar é uma coisa, mas mudar para sempre é algo totalmente diferente. Todos fazemos isso, prometemos mudar, depois cometemos exatamente o mesmo erro novamente. Se esse for o seu caso, você precisará se desculpar novamente, mas tenha cuidado, muitas desculpas vazias podem prejudicar ou até terminar um relacionamento.


  7. Prometa sua sinceridade (opcional). Se desejar, um pequeno presente ou uma palavra sincera pode ajudar a atenuar a animosidade persistente. Use contenção aqui, mesmo que seja caro, nenhum presente pode substituir um pedido de desculpas sincero. Nunca use um presente para escapar de um pedido de desculpas. Lembre-se, se você pode comprar o perdão de alguém, o relacionamento que você tem não é muito profundo.
    • Não dê presentes engraçados ou presentes ou malandros encantadores. Ofereça algo pequeno e pessoal, que é o que você sabe sobre a pessoa. Um buquê modesto (sem rosas, a menos que você esteja em um relacionamento) com uma palavrinha nunca é demais. Nunca dê dinheiro, é o que os gurus da máfia fazem para silenciar as reclamações que recebem.


  8. Dê sua versão dos fatos. Depois de perdoado (e só então), você pode começar a explicar suavemente o raciocínio que levou ao seu erro. Não tente se desculpar por qualquer culpa, pois ainda cometeu um erro que machucou alguém. Tente explicar para essa pessoa por que você se comportou assim. Isso pode exigir desculpas adicionais, por suposições estúpidas que você fez, por erros de julgamento ou por deixar suas emoções assumirem o controle, por exemplo. Enquanto você se explica, deixe a outra pessoa intervir usando comentários ou argumentos próprios.
    • Mais uma vez, lembre-se de não procurar desculpas por causar danos. Uma boa regra é dar uma explicação ao invés de desculpa.


  9. Reconstrua suavemente seu relacionamento. Com sinceras desculpas e uma vontade sincera de mudar, a maioria das amizades e relacionamentos pode ser arranjada. Provavelmente, isso não acontecerá logo após você se desculpar, a menos que seu mal seja relativamente pequeno. Quando tiver decorrido tempo suficiente para recuperar a confiança da pessoa que feriu, volte a se envolver gradualmente no antigo relacionamento que tem com essa pessoa. Repita o que você costumava fazer e exigia confiança e intimidade.
    • Deixe espaço para essa pessoa. Mesmo que suas desculpas sejam aceitas, as coisas podem permanecer tensas e estranhas entre você e a pessoa que você machucou. Não é incomum que leve tempo para alguém confiar plenamente em você. Durante esse período, você pode estar menos em contato com essa pessoa ou não ser tão íntimo. Concorde em esperar uma semana, um mês ou mais para que as coisas "se acalmem" completamente.


  10. Saiba quando não desculpe você. Vale ressaltar que, às vezes, as pessoas exigem desculpas por você não Should não os faça. Por exemplo, se você for solicitado a pedir desculpas por algo que não fez, obviamente deve reivindicar sua inocência. Se você pensou no que aconteceu e acha que a outra parte é culpada, provavelmente você e essa pessoa ainda precisam discutir o problema. Finalmente, se você tiver motivos para acreditar que a parte lesada o está abusando emocionalmente, você não deve apenas pedir desculpas, mas também deve procurar ajuda externa na forma de um amigo ou advogado de confiança.
    • Basicamente, na maioria das vezes, você saberá se estava realmente errado em uma determinada situação. Quando você tiver se acalmado, pense honestamente em suas ações. Se você ainda pensa que é inocente, mas inventa desculpas que não são imediatamente óbvias para o seu comportamento (você não pretendia fazer o que fez ou a pessoa que exige um pedido de desculpas é sensível demais etc.), pode deseja reexaminar as coisas.
conselho
  • Não cometa o mesmo erro duas vezes.
  • Reserve bastante tempo antes de prosseguir com qualquer uma dessas etapas. Lembre-se de que amizade é trabalho antes de tudo.
  • Evite alimentos, bebidas e flores às quais seu amigo é potencialmente alérgico. Atrairia ainda mais problemas.
avisos
  • Se você se desculpar muito cedo, a pessoa ainda pode estar com muita raiva de você.