Como cultivar sândalo

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como cultivar sândalo - Conhecimento
Como cultivar sândalo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Escolhendo o local certoPrimaver as sementesTransplantar as plantas germinadas Cuidando de um sândalo20 Referências

A fragrância aromática do sândalo é de grande valor econômico. É usado em incenso e perfumes. Sândalo tropical indiano e sândalo australiano seco e temperado são as duas variedades mais cultivadas. Uma vez estabelecido, o sândalo é uma árvore voluptuosa que pode trazer algum lucro. Escolha uma área apropriada e depois brote as sementes que você transplantará. Quando suas árvores estiverem estabelecidas, cuide delas para mantê-las saudáveis.


estágios

Parte 1 Escolha o site apropriado



  1. Escolha um clima ensolarado com chuvas moderadas. O sândalo precisa de muito sol, chuvas moderadas e um clima relativamente seco durante a maior parte do ano. Idealmente, as temperaturas devem estar entre 12 e 30 ° C. A precipitação anual deve ser de 850 e 1.200 milímetros.
    • Em termos de altitude, essa árvore pode viver entre 360 ​​e 1350 metros, mas prefere altitudes moderadas, entre 600 e 1050 metros.


  2. Escolha um solo com drenagem adequada. Evite solos que ficaram ingurgitados. Sândalo não aguentaria. Se você plantar em solo arenoso, verifique se a água não é drenada muito rapidamente.
    • O sândalo prefere terra vermelha ferruginosa.
    • Também suporta solos arenosos, solo de argila vermelha e vertisol. Vertisol é um tipo de solo preto rico em argila que se contrai fortemente durante a estação seca, deixando rachaduras profundas.
    • O pH do solo deve estar entre 6 e 7,5.
    • O sândalo tolera solos rochosos e rochosos.



  3. Plante esta árvore perto de uma espécie hospedeira adequada. O sândalo cresce apenas ao lado de outras plantas que produzem nitrogênio fixo, um tipo de fertilizante natural. O Larbre conecta seu sistema radicular ao do hospedeiro para obter os nutrientes necessários. Em poucas palavras, você deve plantar seu sândalo perto de uma espécie hospedeira já estabelecida, como acácias ou casuarinas (um tipo de planta tropical sempre verde, incluindo lenha e Allocasuarina).
    • Se você precisar plantar uma espécie hospedeira, coloque os pés ao redor do sândalo, a uma distância de 1,5 a 2 metros.
    • A ervilha dAngole (Cajanus cajan) também é uma espécie hospedeira adequada para o sândalo.

Parte 2 Brotando as sementes




  1. Mergulhe as sementes antes de secá-las. Mergulhe as sementes por 24 horas. Deixe-os secar ao sol. Após 1 dia de exposição, você verá uma rachadura nas sementes. Eles estão prontos para a germinação.


  2. Prepare o solo em vasos para germinação. Você precisará de solo vermelho, esterco de gado e areia. Em um carrinho de mão ou cocho, misture 2 partes de terra vermelha com 1 parte de esterco e 1 parte de areia. Encha o canteiro com esta mistura.
    • Se você pretende semear diretamente ao ar livre, preencha os buracos com esta mistura antes de plantar as sementes.


  3. Plante as sementes. Plante as sementes de sândalo em um pequeno recipiente, como uma caixa de papelão ou bandeja de mudas. Encha-o com terra brotando. Pressione as sementes de 2 a 2,5 cm da superfície.


  4. Molhe as sementes. Regue um pouco a cada dia, mas evite o crescimento excessivo do solo. Você deve começar a ver os germes aparecerem após 4 a 8 semanas.
    • Para descobrir se você precisa regar, pressione o dedo com 2,5 cm de profundidade. Se estiver seco, é necessário regar.
    • Não encharque o solo de envasamento, pois as sementes de sândalo não suportam isso.

Parte 3 Transplantando plantas germinadas



  1. Cavar um buraco. Você precisará de uma pequena pá ou colher de pedreiro. Faça um buraco com 30 cm de largura e 3 cm de profundidade.


  2. Coloque as mudas no solo. Quando tiverem cerca de 1 mês, você terá que transplantar seus brotos. Use sua espátula para afrouxar o solo ao redor das bordas do canteiro. Coloque os dedos nas laterais da bandeja e puxe a planta. Leve-o através do sistema radicular e replante-o no buraco recém-cavado.
    • É melhor transplantar os brotos no início da manhã, antes que comece a ficar muito quente.
    • Preencha bem o espaço entre os brotos e o buraco para evitar qualquer risco de transbordamento.
    • Deixe um espaço de 2,5 a 4 m entre cada planta.
    • Evite plantar sândalo em áreas protegidas.
    • Na Índia, a melhor época para transplantar essa árvore é entre maio e outubro.


  3. Plante os brotos perto das espécies hospedeiras. Você precisará plantar suas mudas de sândalo a cerca de 1 metro das espécies hospedeiras nos dois primeiros anos de vida, se não quiser vê-las morrer.
    • A planta hospedeira deve medir pelo menos 1 metro antes de semear diretamente o sândalo.


  4. Erva daninha com cuidado durante o primeiro ano. Você precisará eliminar todas as ervas que competem pela umidade do solo, especialmente durante o primeiro ano. Você também deve garantir que as espécies hospedeiras não roubem muita luz do jovem sândalo. Se a árvore hospedeira começar a crescer acima do sândalo, dobre-a para o lado ou corte-a.
    • Elimine todas as plantas trepadeiras que grudaram no tronco de sândalo.

Parte 4 Cuidando do sândalo



  1. Sândalo de água durante o período seco. Se você estiver passando por uma seca, regue o seu sândalo. Dê a ele meio litro de água, duas vezes por semana. É melhor regar à noite para evitar que a água evapore demais.
    • Se a área receber menos de 850 milímetros de água por semana, você precisará regar regularmente.


  2. Dimensione as espécies hospedeiras. Se começar a passar sândalo e sombrear, você terá que cortá-lo. Caso contrário, o sândalo não terá luz suficiente. Dimensione as espécies hospedeiras para que sejam um pouco menores que o sândalo.


  3. Proteja seu sândalo de herbívoros selvagens. Eles amam o sabor do sândalo, então você deve protegê-los. Coloque uma cerca em volta da sua árvore para impedir que os herbívoros a comam.