Como cultivar aipo

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
🟠 Siga essas 7 DICAS e tenha o ANO TODO SEM PARAR !
Vídeo: 🟠 Siga essas 7 DICAS e tenha o ANO TODO SEM PARAR !

Contente

Neste artigo: Escolhendo uma variedadePreparando seu jardimPlantar aipo Cuidando de suas plantas de aipo6 Referências

Originalmente do Mediterrâneo, o aipo cresce melhor em climas temperados com temperaturas entre 15 e 20 ° C. Como o aipo é uma planta de longa temporada, pode ser difícil crescer em algumas áreas e funciona melhor quando as sementes são plantadas em ambientes fechados. Embora um pouco teimosas, as plantas de aipo produzem caules nítidos e deliciosos quando cultivadas em um clima temperado em solo úmido e rico em nitrogênio. Siga os passos abaixo para aprender a plantar aipo em seu jardim.


estágios

Método 1 Escolha uma variedade



  1. Cultive folhas de aipo (Apium graveolens - Secalinum) nas zonas de resistência 5a a 8b nos Estados Unidos. A folha de aipo se desenvolve a partir de um caule vigoroso e produz deliciosas folhas mais saborosas que as de outras variedades. Embora existam várias variedades de folhas de aipo, algumas variedades populares incluem o Per-Cel, uma variedade da herança holandesa, o Safir, que tem uma trituração picante e o Flora-55, que é o que mais resiste aos parafusos.


  2. Cultive aipo-rábano (Apium graveolens var.Rapaceum) nas zonas de resistência 8 e 9 nos Estados Unidos. O aipo-rábano desenvolve uma raiz gigante que pode ser colhida e consumida além dos caules. Uma raiz leva cerca de 100 dias para crescer e se tornar grande o suficiente para ser colhida e cozida. O aipo-rábano, que goza particularmente de condições climáticas frias e costeiras, vem em várias variedades, incluindo brilhante, gigante de Praga, mentor, presidente e diamante.



  3. Cultive o aipo tradicional (Apium graveolens var.Dulce) nas zonas de resistência 2 a 10 nos Estados Unidos. O aipo tradicional requer estações de crescimento temperadas e longas e leva de 105 a 130 dias para amadurecer o suficiente para a colheita.
    • Não gosta de temperaturas extremas e cresce melhor em condições abaixo de 24 ° C durante o dia e entre 10 e 15,5 ° C durante a noite.
    • Algumas variedades, incluindo o conquistador e o monterrey, estão prontas para serem colhidas mais cedo do que a maioria das variedades, o garoto de ouro, que produz caules atrofiados, e o maior Utah, que produz grandes caules vibrantes.

Método 2 de 3: Prepare seu jardim



  1. Escolha um lugar em pleno sol e / ou meio sombreado. Ao preferir um clima temperado, o aipo também gosta de sol, se possível. No entanto, ele vai crescer bem no escuro também.



  2. Escolha um local com solo rico e úmido. Sendo originalmente uma planta de pântano, o aipo pode tolerar condições de solo relativamente úmido que outros vegetais não toleram. No entanto, verifique se a área de plantio escolhida não é propensa a inundações.
    • Você pode construir uma cama levantada para plantar seu aipo. Lembre-se de que algumas variedades de aipo desenvolvem raízes exploráveis ​​muito grandes, portanto, certifique-se de construir sua cama fundo o suficiente, se você optar por fazê-lo.
    • Use madeira de cedro para construir a cama, se possível, pois ela não se molda quando molhada.


  3. Teste o pH do solo. As variedades de aipo preferem um solo levemente ácido com um pH entre 6 e 7. Embora o aipo não exija uma drenagem impecável como a maioria dos vegetais, exige um solo rico e saudável.
    • Avalie os níveis de cálcio e magnésio no solo para determinar que tipo de calcário adicionar ao seu solo. Se o solo tiver pouco magnésio, adicione calcário dolomítico. Se for rico em magnésio, adicione calcário calcítico.
    • Adicione o calcário dois a três meses antes do plantio, se possível, para permitir a absorção do solo. Depois de adicionar, verifique o pH novamente.


  4. Adubar o solo com adubo, composto ou qualquer outro fertilizante orgânico com alto teor de nitrogênio. Misture cerca de 10 cm de fertilizante orgânico no solo. O aipo adora um solo orgânico extremamente rico. Isso ajudará as mudas a se transformarem em plantas robustas e produtivas.

Método 3 de 3: Plante o aipo



  1. Plante as sementes de aipo no interior, cerca de 10 a 12 semanas antes do último gel. Você pode plantar as sementes em vasos de turfa, com várias sementes por célula, para garantir que pelo menos uma germine em uma muda.
    • Para acelerar a germinação, você pode mergulhar suas sementes em água durante a noite.
    • Cubra-os com cerca de 2,5 cm de terra para vasos, mas não toque com os dedos depois de semear as sementes. As sementes de aipo precisam de muita luz para germinar. Regue os vasos de turfa para umedecer o solo após o plantio de suas sementes.
    • Coloque suas sementes em um local quente, para que o solo fique entre 20 e 24 ° C até que as sementes germinem. Deve levar de duas a três semanas.
    • Após a germinação, coloque as mudas em um local mais fresco dentro de casa, para que o solo fique entre 15,5 e 20 ° C. Corte as plantas cuidadosamente, para que apenas uma célula por célula esteja disponível após a germinação.


  2. Transfira suas plantas para o seu jardim duas semanas antes da última geada. Verifique se não está muito frio lá fora. O aipo pode manipular um gel leve, mas temperaturas abaixo de 13 ° C durante o dia e 4 ° C durante a noite, durante uma semana, podem prejudicar suas plantas de aipo.


  3. Plante as plantas com 15 a 30 cm de distância em linhas de 45 cm a 1 metro. Você só precisa cavar buracos um pouco mais profundos do que a profundidade das células dos vasos de turfa. Toque nas laterais das células para que as plantas escapem sem danificar as raízes.


  4. Coloque as mudas no solo e cubra-as com o solo. Cubra apenas o primeiro nível da folhagem e bata levemente na área de plantio ao redor das plantas com as mãos para apoio.


  5. Regue a área de plantio com muito cuidado. O aipo precisa de uma umidade constante; portanto, não deixe o solo ficar preso a qualquer momento. Se o aipo não receber água suficiente, os caules serão amarelos e amarelos. Regue várias vezes por semana e aumente sua rotina de rega durante períodos particularmente quentes ou secos.


  6. Adicione a cobertura morta na área de plantio. Para manter o solo fresco e úmido, adicione alguns centímetros de cobertura morta feita com folhas, grama, feno ou outro material vegetal, acima do solo. Também ajuda a reduzir a capacidade das ervas daninhas de se infiltrar na área de plantio.

Método 4 de 3: Cuide de suas plantas de aipo



  1. Fertilize a cada duas a quatro semanas. As plantas de aipo são gananciosas e requerem um solo rico que deve ser fertilizado com freqüência. Para manter suas plantas de aipo felizes, fertilize com um fertilizante rico em nitrogênio a cada poucas semanas, do plantio à colheita.


  2. Regue suas plantas regularmente. O aspecto mais importante de cuidar de suas plantas de aipo é garantir que elas estejam sempre bem hidratadas. Se não receberem água suficiente, as plantas de aipo ficarão murchas e terão um sabor amargo.


  3. Escalde o aipo por uma semana a dez dias antes de planejar a colheita. O branqueamento protege os talos de aipo do sol para um sabor mais suave. Cubra as hastes com jornal, uma caixa de leite com a parte superior e inferior removida ou qualquer outro tipo de papel ou papelão. Você pode usar cordas para amarrar os talos de aipo para evitar que eles entupam.
    • Mesmo que o clareamento não seja necessário, ele mudará o sabor e a cor do seu aipo. Além disso, o aipo branqueado é menos nutritivo que o aipo não branqueado. A maioria das pessoas prefere o sabor doce do aipo branqueado.
    • Esteja ciente de que algumas variedades "saltam sobre" e não precisam ser branqueadas.


  4. Colha talos de aipo, folhas e / ou raízes. Você pode começar a colher as hastes quando elas atingirem 20 cm de altura. Certifique-se de começar a colher com as hastes externas e trabalhar para dentro. Isso permite que as hastes mais profundas continuem a amadurecer.
    • Uma vez maduro, o aipo pode permanecer no solo por cerca de um mês, desde que o solo permaneça a uma temperatura baixa entre 15 e 24 ° C.
    • Quanto mais o aipo cresce e mais escuro fica, mais rico em antioxidantes e, portanto, nutritivo. No entanto, também se tornará mais difícil e mais fibroso.