Como dividir um círculo em seis partes iguais

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 9 Poderia 2024
Anonim
Como dividir um círculo em seis partes iguais - Conhecimento
Como dividir um círculo em seis partes iguais - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Use uma bússolaDivide um círculo a olho nuUse o Adobe IllustratorUse o Adobe InDesign12 Referências

Existem diferentes maneiras de dividir um círculo em seis partes iguais. Se você usar lápis e papel, precisará de uma bússola para dividir o círculo com precisão. Se você precisar fazer isso no computador para obter um design gráfico, poderá usar software como o Adobe Illustrator ou o Adobe InDesign. Esses programas são semelhantes, mas não usam os mesmos métodos para dividir os círculos.


estágios

Método 1 de 3: Use uma bússola



  1. Desenhe um círculo. Alinhe a ponta do lápis com a ponta da bússola. Ajuste a distância entre os dois pontos para corresponder ao raio do círculo que você deseja desenhar. Coloque a ponta da ferramenta no papel e faça uma volta completa de 360 ​​° com o lápis para desenhar o círculo.
    • Certifique-se de que a junta da bússola esteja firme para que não ceda ao usá-la.
    • Certifique-se também de que o lápis esteja firme no lugar para evitar que escorregue ao desenhar o círculo.
    • Esse círculo é o que você dividirá em seis.



  2. Desenhe um segundo círculo. Desenhe outro círculo cujo centro esteja em algum lugar na circunferência do primeiro. Coloque a ponta da bússola em qualquer lugar do perímetro do primeiro círculo. Mantenha exatamente o mesmo espaçamento entre o lápis e a ponta da bússola. Faça um círculo completo segurando a ponta no lugar para fazer o segundo círculo.
    • O segundo círculo deve cruzar o perímetro do primeiro e passar por seu centro.
    • Se a distância entre a ponta da caneta e a da bússola mudar mesmo um milímetro, o círculo não será dividido igualmente.


  3. Desenhe um terceiro círculo. Use a interseção entre os dois primeiros círculos para desenhar um terceiro. Coloque a ponta da bússola em um ponto onde os dois perímetros se cruzam. Eles se cruzam em dois pontos e você pode usar um ou outro. No exemplo, usaremos o da esquerda (circulando o círculo no sentido horário).
    • A bússola deve sempre ter exatamente o mesmo espaçamento que no início.
    • Neste ponto, você deve ter três círculos que se cruzam. Você verá que o segundo e o terceiro passam pelo centro do primeiro.



  4. Desenhe um quarto círculo. Desenhe um novo círculo cujo centro esteja no ponto de interseção entre o primeiro e o terceiro. Como na etapa anterior, coloque a ponta da bússola em um dos pontos em que o perímetro do terceiro círculo cruza com o do primeiro círculo. Como você está se movendo no sentido horário, coloque-o no ponto de interseção esquerdo. Depois de posicionar a bússola, desenhe um quarto círculo.
    • Você já desenhou metade dos círculos.


  5. Desenhe mais três círculos. Continue usando a interseção entre o último círculo desenhado e o primeiro a criar novos círculos. O centro de cada novo círculo deve estar no ponto de interseção entre os perímetros do círculo anterior e do primeiro. Desenhe mais três círculos dessa maneira para ter um total de seis círculos ao redor do primeiro.
    • Agora você deve ter uma forma de flor de roseta ou seis pétalas dentro do círculo central.


  6. Corte o primeiro círculo ao meio. Use uma régua para desenhar uma linha no centro do primeiro círculo. Esta é a primeira de três características que você deve desenhar para cortar o círculo em seis. Todos esses recursos (incluindo este) devem passar pelo centro do círculo e cortar pela metade duas das seis "pétalas" da rosácea.


  7. Desenhe outra linha. Desenhe uma segunda linha reta movendo uma pétala em relação à primeira (ou formando um ângulo de 60 ° com a primeira). Essa linha também cortará duas pétalas opostas da roseta no meio, passando pelo centro do círculo principal.


  8. Desenhe a última linha. Desenhe uma terceira linha cortando as duas pétalas restantes (em um ângulo de 60 ° com a anterior). O círculo agora deve ser dividido em seis partes iguais.

Método 2 de 3: Divida um círculo a olho nu



  1. Corte o círculo ao meio. Desenhe uma linha através do centro do círculo. Para dividi-lo em seis, você deve começar dividindo-o ao meio. Escolha um ponto em qualquer lugar da circunferência do círculo e desenhe uma linha através do centro do círculo e corte seu perímetro no ponto oposto. Agora está dividido em duas partes iguais.
    • Este método é útil para cortar algo como uma torta ou bolo.


  2. Desenhe mais duas linhas. Desenhe duas linhas cortando um dos semicírculos em três. Divida a metade do círculo em três partes com a mesma aparência.
    • Faça as peças o mais iguais possível, mesmo que esse método permaneça aproximado.


  3. Prolongar traços. Estenda as duas linhas que você desenhou na outra metade do círculo. Se você fez isso corretamente, o círculo agora deve ser dividido em seis partes aproximadamente iguais.
    • Esse método não é exato, mas facilita a divisão de um círculo em seis partes quase iguais ao olho nu.

Método 3 de 3: Usando o Adobe Illustrator



  1. Abra o Adobe Illustrator. Se você tiver um atalho na área de trabalho, execute o programa clicando duas vezes no ícone. Caso contrário, use o menu começo para pesquisar nos programas ou use a barra de pesquisa para encontrá-lo.


  2. Procure a ferramenta Grade de coordenadas polares. Essa é uma das opções na barra de ferramentas à esquerda, na seção característica. Licone é um círculo cortado por linhas que se parece um pouco com uma teia de aranha.
    • Para encontrar a ferramenta, clique no ícone da ferramenta característica e mantenha pressionado o botão do mouse até abrir uma janela com outras opções.
    • Clique no ícone da grade de coordenadas polares para abri-lo.


  3. Faça um círculo. Depois de selecionar a ferramenta Grade de coordenadas polares, clique na página e arraste o mouse para obter um círculo. Você terá que ver um círculo com círculos concêntricos menores se formando. Você pode remover os círculos internos mais tarde.
    • Ajuste o tamanho do círculo arrastando o mouse para frente e para trás até atingir o tamanho desejado.
    • Use a tecla mudança para alcançar um círculo perfeito.
    • Mantenha a chave mudança e o botão do mouse pressionado até você concluir a próxima etapa.


  4. Divida o círculo. Use as setas do teclado para separar o círculo em partes. Ao arrastar o mouse para criar o círculo, pressione a seta para a direita até que o círculo seja dividido em seis partes iguais. Se você pressionar muitas vezes, basta pressionar a seta esquerda para reduzir o número de setores.
    • Depois de ter um círculo do tamanho desejado dividido em seis, você pode soltar o mouse.
    • Se você soltar o botão do mouse muito cedo, existe outro método. Mantenha a ferramenta Grade de coordenadas polares active (não volte ao cursor de seleção na forma de uma seta preta) e clique em qualquer espaço em branco no documento. Um menu de opções será aberto e você poderá definir o número de divisores radiais para 6. Defina os divisores concêntricos para 0 para eliminar os círculos concêntricos dentro do maior.

Método 4 de 5: Usando o Adobe InDesign



  1. Faça um círculo. Faça um círculo usando a ferramenta elipse. Esta opção está na barra de ferramentas à esquerda. Licone é um oval cinza. Selecione a ferramenta, clique na página em branco enquanto mantém pressionado o botão mudança e arraste o mouse para tornar o círculo o tamanho desejado.
    • Para obter um círculo perfeito, primeiro solte o mouse e toque nele mudança.


  2. Marque o centro do círculo. Coloque guias horizontais e verticais no círculo. Para colocar a guia vertical, clique no slide vertical e arraste a linha para a direita, no centro do círculo, para que ela passe pelos pontos centrais na parte superior e inferior do círculo. Para colocar a guia horizontal, clique na barra horizontal e arraste a linha para baixo até que ela passe pelo centro do círculo.
    • Se você não posicionar corretamente as guias pela primeira vez, poderá clicar novamente nelas e movê-las.


  3. Selecione a ferramenta polígono. Está na barra de ferramentas à esquerda, na seção de ferramentas retângulo. Clique no ícone Retangular e mantenha pressionado o botão para que as outras opções desse grupo apareçam. Anel ferramenta polígono é um hexágono com um X dentro.
    • Clique no ícone para ativar a ferramenta.
    • A barra de ferramentas agora deve exibir o ícone da ferramenta polígono.


  4. Desenhe um triângulo equilátero. Use a ferramenta polígono para fazer um triângulo equilátero. Quando a ferramenta estiver ativada, clique na página em branco para abrir a janela de opções. Defina o número de lados como 3 e clique em ok. Segure a tecla mudança pressionado, clique na página e arraste o mouse até obter um triângulo um pouco mais longo que o raio do seu círculo.
    • Aguarde até soltar o botão do mouse antes de soltar a tecla mudança para ter certeza de ter um triângulo equilátero perfeito.


  5. Alinhe o triângulo e o círculo. Coloque um dos cantos do triângulo no centro do círculo. Selecione a ferramenta de seleção (a seta preta) na barra de ferramentas e clique no triângulo. Arraste-o para que seu canto inferior esquerdo fique bem no centro do círculo.
    • O lado direito do triângulo deve ser juta na parte externa do círculo e os outros dois lados devem cortar o perímetro do círculo.


  6. Selecione o setor obtido. Use a ferramenta decalcador para criar um setor circular na parte que está no círculo e no triângulo. Selecione o triângulo e o círculo. Quando os dois estiverem selecionados, clique em janela, Objeto e layout e decalcador. Selecione a opção interseção. O círculo deve desaparecer deixando apenas um setor.
    • Esse setor circular é um sexto do círculo.


  7. Reproduza a área. Copie o setor circular e gire-o em 60 °. Selecione o setor e clique com o botão direito. Clique em transformar em seguida rotação. Defina o ângulo de rotação para 60 ° e clique em cópia. Um segundo setor aparecerá. Será devolvido 60 ° do primeiro.
    • Alinhe a segunda borda do setor com a primeira. Você verá o círculo começar a tomar forma.


  8. Repita o processo. Continue copiando setores com uma rotação de 60 ° até obter seis. Clique com o botão direito do mouse no segundo setor e selecione uma rotação de 60 ° novamente antes de clicar cópia. Você receberá um terceiro setor que poderá alinhar com o segundo. Repita o processo com o terceiro setor, depois o quarto e o quinto para obter seis setores no total.
    • Alinhe cada área com a anterior até que você tenha um círculo inteiro dividido em seis partes iguais.