Como apagar tinta no papel

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Como apagar remover tinta de caneta em papel ou recibo
Vídeo: Como apagar remover tinta de caneta em papel ou recibo

Contente

Neste artigo: Limpar a tinta usando produtos caseiros usando o atrito para apagar a tintaRecuperar manchas de tinta14 Referências

Você teve uma nota ruim em matemática e deseja apagá-la da sua cópia? Ou talvez haja notas escritas nas margens de um de seus livros antigos e você queira se livrar deles? Ou você é um artista que costuma usar canetas de tinta e feltro e deseja corrigir um erro cometido em uma de suas obras? Se você usar a técnica certa e os produtos certos, será possível apagar uma grande parte da tinta, mesmo que seja difícil.


estágios

Método 1 de 2: Limpando a tinta usando produtos caseiros

  1. Use fluido de freio. Pegue uma pipeta e deixe cair uma gota de líquido no local exato e esfregue suavemente com um pequeno pedaço de algodão.


  2. Uso de cetona. Você o encontrará na maioria dos removedores de esmaltes. Você pode usá-lo para apagar tinta no papel. Aplique um pouco em uma bola de algodão que esfregue na tinta.
    • Este método funciona melhor com tinta de canetas esferográficas.
    • É mais fácil limpar a tinta azul do que a tinta preta.


  3. Tente limpar a tinta com álcool isopropílico. Você pode colocar em qualquer papel para tratar. Se não houver muita tinta, uma bola de algodão será suficiente, mas se houver muitas, mergulhe sua folha em um recipiente cheio de álcool isopropílico por cerca de 5 minutos.
    • Este método funciona com qualquer marca de álcool isopropílico, mas evite usar aqueles que contenham corantes ou perfumados.
    • Cubra as partes do papel que devem permanecer intactas.



  4. Coloque suco de limão em sua mancha de tinta. Despeje uma pequena quantidade em uma jarra de 20 cl. Mergulhe uma bola de algodão e limpe-a com cuidado sobre a tinta que deseja eliminar.
    • A lacidez do limão fará com que a tinta desapareça, mas também dissolverá o papel. Se você o aplicar em papel fino, tenha muito cuidado.
    • Papel pesado será mais adequado para esse método do que papel com gramatura mais baixa.


  5. Forme uma pasta fina com água e bicarbonato de sódio. Você obterá melhores resultados se os misturar em uma tigela pequena de vidro. Pegue uma bola de algodão, passe-a pela massa e bata na mancha de tinta. Esfregue suavemente.
    • Se você tiver uma escova de dentes velha, isso ajudará a transferir a massa da tigela para a folha e esfregue-a na mancha. Se as cerdas do seu pincel estiverem mais ou menos intactas e não estiverem muito desgastadas, será ainda mais útil.
    • Não é necessário enxaguar para eliminar o bicarbonato: ele decola naturalmente do papel quando a água tiver evaporado.

Método 2 de 2: Use fricção para apagar tinta




  1. Use uma lâmina de barbear. Este método funciona bem com a tinta impressa e permite eliminar algumas letras. Segure a lâmina de barbear verticalmente e esfregue o papel suavemente. Não pressione demais ou você cortará o papel! Se você é criança, peça a um adulto que faça isso por você, as lâminas de barbear são muito perigosas.


  2. Use uma borracha. Será fácil apagar a tinta com uma borracha se essa tinta for apagável. Geralmente, não é tinta preta. É bastante azul e a embalagem deve indicar qual é apagável. Frequentemente, esta tinta está disponível na forma de feltro, com uma extremidade tendo tinta e a outra tendo uma borracha.
    • Se você não souber se sua tinta é apagável, use um apagador para conectar.
    • Não é recomendável usar gomas abrasivas em canetas de tinta. Essas gengivas são projetadas para lápis e minas de grafite.
    • Cuidado ao tentar limpar a tinta com uma borracha branca. Pode funcionar, mas esse tipo de borracha é muito áspero e pode facilmente rasgar o papel.


  3. Opte por uma lixa. Use uma lixa e uma esponja abrasiva. Se você deseja limpar a tinta com uma lixa, sente que o manuseio se torna mais delicado e que sua almofada abrasiva (ou seus dedos) não permite que você seja preciso o suficiente, corte um pequeno pedaço de lixa para colar até o final um lápis Faça pequenos movimentos laterais para esfregar o papel.
    • Ao esfregar a lixa na área a ser apagada, não limpe com muita força.
    • Remova regularmente qualquer resíduo de tinta, papel ou poeira soprando suavemente na folha. Assim, você verá melhor o progresso de sua tarefa.


  4. Tente usar um disco abrasivo de granulação fina. É uma ferramenta cuja superfície é abrasiva e semelhante à lixa. Isso ajudará você a tratar seu papel de maneira mais uniforme. Em vez disso, escolha um disco que tenha uma cabeça com uma pedra ligeiramente redonda.
    • Esse tipo de ferramenta funciona muito bem em livros com bordas manchadas.
    • Pode ser muito agressivo para o papel, a menos que seja forte.

Método 3 Cubra com manchas de tinta



  1. Aplique fluido de correção. Este tipo de produto não apaga a tinta, mas a cobre bem. Na França, as marcas mais populares são "Tipp-Ex" ou "Pentex". É um líquido bastante espesso e opaco, tradicionalmente branco e usado para cobrir marcas de tinta ou erros de tinta no papel. Em geral, usamos um aplicador cuja ponta é uma pequena esponja ou um pincel pequeno.
    • Esse líquido geralmente seca e pode ficar sujo ou desajeitado, por isso precisa ter a consistência correta antes de aplicá-lo.
    • Depois de aplicá-lo, ele estará molhado. Será necessário que você não o toque e não faça contato com mais nada.


  2. Opte pela fita corretiva. Se a tinta que você deseja apagar estiver na forma de tiras verticais ou horizontais, cobri-las com fita corretiva é provavelmente a melhor opção. Uma das faces desse tipo de fita imita a aparência do papel e a outra adere. Geralmente é branco, mas se o seu papel for colorido, você certamente encontrará uma fita corretiva projetada para combinar com sua cor.
    • A fita corretiva é detectável se você se dar ao trabalho de olhar atentamente para o papel.
    • No entanto, se você fotocopiar ou digitalizar uma folha na qual aplicou fita corretiva, a pessoa que lerá a cópia ou captura provavelmente não a detectará.


  3. Escolha cobrir manchas de tinta com papel. Às vezes, a maneira mais fácil de cobrir manchas de tinta ou alterar parte de um desenho a tinta é usar um pedaço de papel. Obtenha o mesmo papel que deseja editar, corte um pedaço grande o suficiente para cobrir seu erro e cole esse pedaço de papel nesse erro. Em seguida, reescreva ou repita seu desenho na peça que você restaurou.
    • Verifique se as bordas do pedaço de papel usado estão perfeitamente coladas na sua folha original. Se estiver dobrado ou enrolado, não fará mal.
    • Será muito fácil detectar a correção que você fez se tiver o cuidado de observar sua folha.
    • No entanto, será menos detectável se você digitalizar ou fotocopiar o original.


  4. Camufle a tinta. Se você ficou sem tinta ou cometeu um erro ao usar uma caneta de feltro, rapidamente deseja se livrar dela. Se você tentou os métodos sugeridos acima e nenhum deles funcionou, tente ocultar seu erro modificando seu trabalho. Para fazer isso, adicione itens como cores ou planos de fundo.
    • Se você aplicar uma cor opaca ao seu erro, poderá ocultá-la.
    • Se você foi além dos designs originais, adicione alguns elementos decorativos. Quando bem feito, podemos ter a impressão de que isso é exatamente o que o designer queria fazer desde o início!


  5. Decida sua página e comece novamente. Obviamente, você não apagará nada, mas o resultado será o mesmo. Se você não conseguir apagar seus erros usando os métodos anteriores, pegue uma página em branco, decalque o trabalho anterior e deixe de fora a parte que deseja editar. Traga sua correção em sua nova página.
    • Essa solução exige muito trabalho, mas se o que você deseja alterar não é um desenho com caneta ou tinta, provavelmente é a melhor solução.
    • Ao corrigir sua planilha dessa maneira, você sentirá que nunca houve um erro!