Como testar você mesmo o câncer de cólon

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como testar você mesmo o câncer de cólon - Conhecimento
Como testar você mesmo o câncer de cólon - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Realize o teste de fezes em casaObtenha os resultados15

O câncer de cólon é a terceira forma mais comum de câncer. No entanto, excelentes testes de triagem estão disponíveis e, se detectados rapidamente, podem ser tratados em 90% dos casos. É por isso que é tão importante fazer a triagem recomendada. Vá ao médico da família para descobrir como realizar o diagnóstico de câncer de cólon usando o teste de fezes em casa. Este é um procedimento que deve ser realizado a cada ano ou a cada dois anos por pessoas com mais de 50 anos de idade. Embora os testes realizados por médicos qualificados sejam, sem dúvida, mais confiáveis, um teste em casa é sempre melhor que nada e pode detectar um problema de saúde que deve ser resolvido sem demora.


estágios

Método 1 de 3: Realize o teste de fezes em casa



  1. Examine o seu nível de risco de desenvolver câncer de cólon. Qualquer pessoa com mais de 50 anos é candidata ao rastreamento dessa doença. No entanto, se você tem histórico familiar de câncer de cólon ou se possui uma doença inflamatória intestinal (como colite ulcerativa ou doença de Crohn, aumentando o risco de desenvolver esse câncer), também pode fazer o teste. triagem anterior. Não hesite em falar com seu médico se você estiver em risco de desenvolvê-lo, mesmo se você ainda é jovem.
    • Vá ao médico assim que completar 50 anos antes de iniciar o processo de auto-exame, mas mais cedo se achar que possui fatores de risco adicionais (nesse caso, o médico informará quantos anos você tem) iniciar).



  2. Obtenha o kit de triagem. A primeira coisa a fazer para realizar esse autodiagnóstico é obter o equipamento necessário. Para obter isso, você deve entrar em contato com o médico de família que, durante a visita, explicará o procedimento a seguir.
    • Um dos testes de fezes é conhecido como Hematococci, também conhecido como exame de sangue oculto nas fezes (FOBT). É capaz de detectar vestígios de sangue que não são visíveis a olho nu e é o teste mais comumente usado para esse fim.
    • Outra opção é o teste imunoquímico fecal (FIT). Ele é muito parecido com o anterior, mas em vez de detectar sangue com a presença de ferro heme, ele procura detectando hemoglobina humana nas fezes através do uso de anticorpos monoclonais ou policlonais específicos para a parte globina da hemoglobina humana.
    • O mais recente teste de triagem domiciliar é chamado Cologuard ™.Ele pode detectar a presença de sangue nas fezes e analisar o DNA das fezes para identificar os glóbulos vermelhos e algumas mutações genéticas geralmente associadas ao câncer de cólon. Este é um teste relativamente recente e atualmente não é recomendado como método de diagnóstico padrão. No entanto, alguns estudos indicam que ele pode detectar potencialmente a presença de células cancerígenas melhor do que as duas anteriores.



  3. Pegue o número necessário de amostras de fezes. Depois de ter o kit em casa, você pode começar a usá-lo na primeira vez em que desejar fazer sua lição de casa. Anote a quantidade de amostras que você precisará. Para alguns autotestes, são necessários três, geralmente do tamanho de uma pequena mancha em papel higiênico. Em outros casos, apenas uma amostra é suficiente, mas aqui você deve coletar e empacotar todas as fezes produzidas durante uma dejeção e enviá-las ao laboratório para análise.
    • Uma maneira simples de coletar a amostra é cobrir o vaso sanitário com filme plástico, para que fique logo acima do nível da água.
    • Após a defecação, você pode recuperar a amostra de fezes (dependendo da quantidade necessária) antes de lavar a água para eliminar o restante, como costuma fazer.
    • Verifique se a urina não contamina a amostra.


  4. Mantenha a amostra em temperatura ambiente. Você também pode fazê-lo conforme indicado na embalagem do kit. Essa é uma precaução muito importante que você deve tomar até que seja entregue ao laboratório, que deve recebê-lo o mais tardar 7 dias após a coleta.


  5. Entregue a amostra de fezes no laboratório. Depois de coletado e armazenado em um local adequado, você deve entregá-lo ao laboratório. Geralmente, o laboratório para onde você deve enviá-lo deve estar em um lado do autoteste. Caso contrário, você pode enviá-lo para qualquer laboratório médico em sua área ou para um laboratório hospitalar, o que melhor lhe convier.


  6. Faça uma consulta de acompanhamento com o médico. Faça isso depois de receber os resultados para que os interprete. Uma vez que os resultados do teste são obtidos, você deve consultar o médico novamente para descobrir quais resultados. Dependendo do resultado do teste, seja positivo (suspeito de câncer de cólon) ou negativo (sem motivo de preocupação), o médico pode ajudá-lo a planejar os próximos passos a serem tomados, se forem necessárias mais investigações.

Método 2 de 2: Obtenha os resultados



  1. Fique tranquilo se o resultado for negativo. Se o resultado do teste de sangue (ou DNA) nas fezes for negativo, você pode ficar tranquilo sabendo que o risco de desenvolver esse câncer é realmente baixo. Obviamente, nenhum teste é perfeito e é sempre possível que ocorra um pequeno erro, mas é mais provável que você não seja um sujeito arriscado. O seu médico poderá aconselhá-lo a continuar as atividades diárias normais como você fez e nenhum teste adicional será necessário no momento.
    • Esteja ciente de que é recomendável realizar o teste todos os anos ou a cada 2 anos para aqueles com pelo menos 50 anos de idade para garantir uma triagem regular.
    • Tome nota para lembrá-lo de consultar seu médico de família quando precisar repetir o teste.


  2. Faça uma colonoscopia se o resultado for positivo. Nesse caso, é necessário continuar os exames e a próxima fase é a colonoscopia, um teste diagnóstico que consiste na inserção de um tubo equipado com uma câmera de vídeo (endoscópio) no ânus. Essa sonda atravessa todo o intestino e permite ao médico examinar as paredes do cólon em busca de pólipos ou lesões suspeitas. Se esse for o caso, geralmente uma biópsia é realizada ao mesmo tempo, colhendo uma amostra de tecido que será analisada ao microscópio para verificar se células cancerígenas estão presentes.
    • Se a colonoscopia não revelar nada de suspeito, você não precisa ter medo e pode se tranquilizar enquanto continua sua vida normalmente.
    • Se, pelo contrário, revelar a presença de câncer, entre em contato com um oncologista (especialista em câncer) para encontrar o melhor tratamento para sua situação.


  3. Esteja ciente de que um teste de fezes positivo não significa desenvolver câncer. Em outras palavras, você deve ter em mente que não é porque o teste de fezes que você realizou é positivo que você necessariamente desenvolve câncer. Você não precisa se preocupar muito com um teste de triagem. O teste não é realmente sobre o diagnóstico de câncer, mas sobre quais indivíduos estão em risco e quem precisa fazer uma colonoscopia para obter dados mais precisos, porque é o teste oficial para um diagnóstico definitivo.
    • Se o teste em casa detectar a presença de sangue nas fezes, existe o risco de câncer de cólon, mas esse não é um diagnóstico oficial.
    • Se possível, tente não se preocupar muito até ter feito a colonoscopia.
    • Além disso, a boa notícia é que, se você continuar testando regularmente, o câncer de cólon poderá ser detectado precocemente e poderá ser tratado e curado (lembre-se de que 90% dos casos dessa forma de câncer são curáveis, se forem processado rapidamente).