Como remover manchas de óleo

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 2 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como remover manchas de óleo - Conhecimento
Como remover manchas de óleo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Elimine manchas de óleo em roupas e tecidosLimpe manchas em um tapeteRemova manchas de óleo em superfícies duras12 Referências

Você pode estar seriamente com manchas de óleo em seus pertences ao trabalhar em sua cozinha ou ao manter seu carro ou guardar sua casa. As manchas de graxa são difíceis de remover, principalmente quando se trata de roupas que você não pode limpar com a máquina de lavar. E mesmo se você lata faça isso, você terá dificuldades para eliminar esse tipo de manchas. Mas não perca a esperança, porque com meios simples, você será capaz de se livrar dos pontos mais recalcitrantes. Para saber mais, leia a primeira parte deste artigo!


estágios

Método 1 de 3: Remova manchas de óleo de roupas e tecidos



  1. Remova imediatamente o excesso de óleo com um pano ou toalha de papel. Quando se trata de óleo, é melhor remover o máximo possível para evitar impregnar irremediavelmente o tecido. Assim que notar uma mancha em sua roupa, tente remover o máximo de gordura possível com um pano ou toalha de papel. Isso não impedirá a formação de manchas, mas será menos importante e facilitará sua limpeza.
    • Se for uma mancha causada por um óleo espesso, como manteiga, maionese ou graxa de carro, raspe o excesso de gordura com uma faca de manteiga e limpe-a com uma toalha de papel antes de jogá-la fora. .
    • Tome cuidado para remover o óleo esfregando a mancha levemente. Não tente remover a mancha esfregando-a com insistência, pois você pode esticar ao invés de reduzi-la.



  2. Use um pedaço de papelão se for uma peça de vestuário. O método descrito nesta seção é eficaz para manchas de óleo na maioria dos tecidos, incluindo aqueles usados ​​na confecção de roupas. Se a mancha estiver em uma peça de vestuário, coloque um pedaço de papelão, plástico ou outro material impermeável sob a mancha antes de limpá-la. Isso impedirá que o óleo e o produto de limpeza se espalhem pelas dobras do tecido sob a mancha.
    • No caso de outros tecidos, por exemplo, lençóis e estofados, você não precisará ou simplesmente não poderá inserir papelão para proteger as dobras de tecido colocadas sob a mancha.


  3. Aplique na mancha de talco ou bicarbonato de sódio. Para absorver o excesso de óleo, tente usar um pó absorvente neutro, como bicarbonato de sódio, talco, talco, etc. Pincele o pó suavemente no tecido com uma escova de dentes velha. Você deve observar a formação de caroços, o que significa que o pó começou a absorver o óleo. Remova os grumos à medida que eles são formados e continue a limpeza. Adicione pó, se necessário.
    • Continue esfregando suavemente por cerca de cinco minutos até não ter grumos. Quando terminar, remova o pó restante enxaguando com água e esfregando suavemente com a mesma escova de dentes usada anteriormente.



  4. Aplique sabão no local. Despeje uma gota de detergente na mancha. Para esta operação, não use detergente lavagem de louça. Em seguida, molhe a escova com água e escove suavemente o pano impregnado com sabão por dois a cinco minutos para dissolver o óleo.
    • Se estiver trabalhando com um objeto que não possa ser lavado na máquina de lavar, como um cachecol de lã delicado ou o tecido do sofá, molhe a escova de dentes e lavagem o mais completo possível. Deixe secar e repita as etapas acima quantas vezes forem necessárias ou continue lendo para outros métodos.


  5. Comece limpando a mancha com detergente. Se a mancha estiver em uma peça de roupa ou tecido que você possa limpar com a máquina de lavar, você poderá concluir a operação lavando o item na máquina. Mas antes de fazer isso, aplique um pouco de detergente diretamente na mancha e esfregue-o com a escova de dentes.
    • A aplicação direta de um detergente em uma mancha antes da lavagem é um método antigo que facilita a remoção de quase todas as manchas. A ponta do detergente torna possível limpar completamente a mancha da mancha durante a lavagem.


  6. Coloque suas roupas ou panos com roupas sujas. Coloque a roupa ou o tecido que você acabou de tratar com itens semelhantes e coloque tudo na máquina de lavar. Siga as instruções de lavagem na etiqueta do vestuário ao definir o programa de lavagem na máquina. Para uma limpeza mais eficiente, use muito detergente e exiba a temperatura de lavagem mais alta possível. Quando a lavagem terminar, seque como de costume.
    • Se você inseriu um papelão, não esqueça de removê-lo antes de colocar o item na máquina de lavar.


  7. Repita a operação quantas vezes for necessário. Quando a roupa ou o tecido estiver completamente seco, verifique se a mancha desapareceu ou se o tecido ficou descolorido. Neste ponto, pequenas manchas são geralmente eliminadas. No entanto, manchas pesadas ou causadas por óleos espessos podem exigir várias limpezas antes de desaparecer completamente.
    • Se o tecido for branco, você pode adicionar alvejante para remover a mancha se lavar o item com linho branco.


  8. Tente eliminar manchas usando outros métodos. Para a maioria das roupas e tecidos, o método acima, que requer apenas os produtos domésticos comuns, seria adequado para remover a maioria das manchas de óleo. No entanto, existem outros métodos que permitem alcançar o mesmo resultado. Esses métodos usam produtos menos comuns e, se você tiver dificuldade em remover uma mancha persistente, tente um dos seguintes produtos.
    • Lacetona: este solvente químico, frequentemente usado para limpar esmaltes, está disponível na maioria das lojas de produtos de saúde e beleza. Certifique-se de usar apenas cetona limpo e não um perfume ou uma tintura à base de acetona. Despeje uma rede de acetona sobre a mancha e esfregue-a com uma toalha para penetrar no osso do tecido. Repita o procedimento, se necessário, depois lave com ácido lático e lave como de costume. Não use acetona com fibra modacrílica, acetato, triacetato ou produtos de fibras naturais, como lã ou seda, pois a lacetona pode danificar essas fibras.
    • Álcool desnaturado: O álcool isopropílico, também conhecido como álcool desnaturado, é um desengordurante natural que é vendido na maioria das lojas de departamento. Antes de lavar a roupa em questão, tente limpar a mancha esfregando-a com um pano embebido em álcool.
    • Lubrificantes pulverizáveis: acredite ou não, alguns lubrificantes pulverizáveis, como o WD-40, podem ajudar a eliminar manchas de óleo. Simplesmente pulverize o lubrificante no local manchado e aguarde meia hora para permitir que o tempo do lubrificante entre em vigor. Por fim, trate seu casaco com detergente e lave-o como descrito acima.

Método 2 de 3: Remova manchas de um tapete



  1. Faça o seu melhor para remover imediatamente o excesso de óleo. A eliminação de uma mancha de óleo em uma peça de roupa costuma ser difícil, mas quando se trata de carpete, o trabalho se torna ainda mais difícil. A triagem rigorosa da maioria das fibras de carpete não facilita a penetração e a ação dos agentes de limpeza. Portanto, faça o possível para remover o óleo antes de impregnar permanentemente o tapete. Se a mancha for recente, dobre uma toalha de papel e aplique-a na mancha para absorver o máximo de óleo possível.
    • Como mencionado acima, evite esfregar com uma toalha ou pano para não aumentar a mancha.
    • Secar continuamente até que todo o óleo tenha sido absorvido. É muito difícil eliminar uma mancha que pegou no tapete. Portanto, lute para eliminar o óleo para não dar tempo para sujar irremediavelmente o tecido.


  2. Trate a mancha com bicarbonato de sódio e depois aspire. Em seguida, como para os tecidos, aplique um pó absorvente neutro, como bicarbonato de sódio, amido de milho ou talco na mancha para absorver o excesso de óleo. Você deve observar a formação de caroços à medida que o pó absorve o óleo. No entanto, ao contrário dos tecidos, é difícil remover esses caroços. Então, pense em removê-los com um aspirador de pó.


  3. Despeje o álcool desnaturado na mancha. Posteriormente, despeje na mancha uma pequena quantidade (cerca de algumas xícaras) de álcool desnaturado. Aguarde dez minutos para dar tempo ao álcool de absorver as fibras e dissolver o óleo e depois esfregue o álcool com um pano limpo.


  4. Aplique uma mistura de sabão e vinagre na mancha. Lembre-se de que, com alguns produtos domésticos comuns, é fácil preparar um limpador de carpetes. Misture 2 copos (473 ml) de água morna, uma colher de chá (14,7 ml) de vinagre branco e 1 colher de chá (14,7 ml) de sabão líquido para lavar louça. Mergulhe uma esponja na solução preparada e limpe a mancha esfregando suavemente várias vezes por cerca de 5 a 10 minutos, ou até que a mancha desapareça.
    • Depois, limpe a mancha com um pano ou toalha.


  5. Use xampu de carpete. Nesse ponto, você pode usar um limpador de carpete, se o tiver em mãos. A limpeza será muito eficaz porque você já tratou a mancha conforme descrito anteriormente. Siga as instruções de uso do seu produto de limpeza. A maioria dos shampoos para carpetes é aplicada por pulverização ou por aplicação do produto sobre a mancha. Reserve um tempo para que o produto entre em vigor e seque o local tratado ou aspire a máquina.


  6. Enxágüe com água fria. Depois de tratar a mancha, lave-a com uma pequena quantidade de água fria e limpa. Esta água será usada para lavagem e devolverá o restante produto de limpeza que ainda impregna as fibras. Alguns produtos de limpeza, se não forem completamente enxaguados, podem descolorir ou danificar as fibras. Outros, como a solução de sabão e vinagre descrita acima, não são necessariamente perigosos, mas emitem um odor bastante irritante. De qualquer forma, um enxágue com pouca água pode superar o produto de limpeza que ainda permeia a localização da mancha.
    • Imediatamente após a lavagem com água, limpe com um pano ou toalha. Evite deixar a água passar pelo tapete e molhar o chão, pois você pode quebrar.


  7. Termine a limpeza passando o aspirador de pó. Repetir o procedimento acima, até a eliminação completa do local. Quando a limpeza estiver concluída, leve o aspirador de pó uma última vez para o local tratado. Isso permitirá que você remova qualquer produto de limpeza restante e ajude a secar o tapete, evitando que seja danificado pela umidade.

Método 3 Remova manchas de óleo de superfícies duras



  1. Dilua ou lave o excesso de óleo imediatamente. Como nas manchas descritas anteriormente, remova o máximo de óleo possível antes que a mancha se torne permanente. No entanto, sabendo que você está trabalhando em uma superfície dura, não precisa se preocupar com uma possível extensão de mancha, como no caso de tecidos; portanto, não hesite em raspar, lavar ou esfregar a superfície para remover o óleo.
    • Se esta é a sua entrada particular, evite colocar óleo no seu jardim. Alguns óleos e produtos de limpeza são prejudiciais às plantas e à grama e podem até criar "pontos mortos" no seu paisagismo.


  2. Pincele com bicarbonato de sódio e água e deixe descansar durante a noite. As primeiras ações a serem tomadas para tratar manchas de óleo em uma superfície dura são semelhantes às usadas anteriormente, mas com diferenças. Misture o bicarbonato de sódio com a água para criar uma massa macia e aplique essa pasta na mancha com uma esponja ou pincel. Nesse caso, você usará bicarbonato de sódio por suas propriedades ligeiramente abrasivas, e não por sua absorção.
    • Após o arranhão completo da mancha, deixe-a de lado por uma noite ou o maior tempo possível. Durante a secagem, a pasta de bicarbonato de sódio absorve o óleo e facilita a limpeza posteriormente.
    • Para limpeza adicional, você pode fazer a sua pasta usando peróxido de hidrogênio, se você tiver um.


  3. Trate a mancha com uma solução de água quente e vinagre. Em seguida, prepare uma solução limpa de água e vinagre para limpar e enxaguar. Misture 2 copos (473 ml) de água morna com uma colher de chá (14,7 ml) de vinagre branco. Mergulhe um pano nesta solução e mergulhe a área tratada para remover o bicarbonato de sódio seco. Deixe a solução funcionar por meia hora para ajudar a remover a mancha.


  4. Esfregue a mancha com uma escova abrasiva ou muito dura. Deixe tempo para a sua solução agir e tente eliminar a mancha com um abrasivo capaz de retirar o óleo restante. Várias ferramentas ou produtos abrasivos podem ser adequados, por exemplo, escovas de metal, ninhadas minerais, esfregões abrasivos, escovas de dente e até areia.
    • Se estiver limpando uma superfície frágil, como a parte superior de um fogão, evite abrasivos agressivos, como limalhas de aço, areia, etc. Em vez disso, use uma escova de dentes ou uma esponja.


  5. Use um desengordurante que você possa comprar comercialmente. Se necessário, finalize a limpeza usando um desengordurante industrial. Você pode escolher entre os produtos baratos oferecidos por mercearias e supermercados. Alguns desses produtos são para uso geral, mas outros são especialmente projetados para tratar certas superfícies, como fornos, fogões, calçadas, etc. Portanto, cada produto pode ser diferente, mas a maioria é usada da mesma maneira: aplique o produto na mancha e esfregue-o para eliminá-lo.


  6. Use óleo mineral para limpar a superfície dos utensílios de cozinha. O óleo mineral costuma ser muito eficaz para limpar algumas superfícies duras da cozinha, onde são comuns manchas de óleo, como a parte superior dos fogões e os exaustores. Mergulhe uma toalha de papel no óleo mineral e depois esfregue as áreas manchadas. Para manchas difíceis, você pode usar bicarbonato de sódio. Além disso, este método de limpeza dará um brilho bonito aos seus dispositivos.
    • Evite usar óleo mineral na entrada da garagem, a menos que seja uma pequena mancha, pois o óleo mineral custa muito mais do que outros produtos de limpeza e é mais difícil de instalar.


  7. Use fosfato trissódico para concreto. Algumas entradas de automóveis, como as que foram sujas com óleo de motor, geralmente são difíceis de limpar com os métodos usuais. Em tais situações, use fosfato trissódico (PTS). Este é um pó de limpeza muito eficaz, disponível em lojas especializadas em produtos de limpeza. Misture o fosfato trissódico com água para obter uma pasta macia, depois espalhe a pasta na superfície suja e deixe secar. Quando a massa estiver seca, raspe-a com um pano ou pincel. Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que a mancha seja reduzida ou eliminada.
    • Não jogue água de enxágue no sistema de escoamento da água da chuva, pois o fosfato trissódico é prejudicial aos ecossistemas aquáticos.


  8. Experimente a limpeza com água com gás. Quando tudo mais falhar, tente esta receita de avó antiga que é usada em qualquer lugar. Despeje um pouco de água em sua mancha, deixe por 5 a 10 minutos e depois limpe com um pano ou esponja. Comparado a outros produtos de limpeza, a água com gás tem uma ação suave, mas muito eficaz. Além disso, é um produto muito barato e uma grande garrafa de água com gás custa apenas um euro ou dois na mercearia.