Como explicar a Quaresma a uma criança

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como explicar a Quaresma a uma criança - Conhecimento
Como explicar a Quaresma a uma criança - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Conversando sobre a morte e ressurreição de JesusDescrição dos principais dias da QuaresmaAprenda os ritos da QuaresmaViver a Quaresma em família16 Referências

A Quaresma é um período da Páscoa, o tempo antes da Páscoa, o feriado mais importante para os cristãos, os três dias que viram a Paixão e a ressurreição de Cristo. A Quaresma é realmente uma oportunidade para os cristãos avaliarem, estarem mais perto de Deus. É difícil explicar esse período de jejum e oração a uma criança. Abordar a morte de Jesus, apontando que Ele fez o sacrifício de Sua vida pelos homens, pode ser assustador. Deve ser apresentado na forma de uma história que tem sua lógica. Isso também permitirá que você reflita ao mesmo tempo neste período de preparação.


estágios

Método 1 de 3: Fale sobre a morte e ressurreição de Jesus



  1. Evoque a vida de Jesus. Se você quer que seu filho acredite, converse com ele regularmente sobre Cristo e não apenas durante os dias de festa. Leia-o ou peça-lhe que leia passagens dos Evangelhos que contam a história de Jesus. Peça emprestado ou compre livros infantis sobre esse tema da Paixão de Cristo.
    • Introduzir a Quaresma como o período durante o qual Jesus se prepara para o que veio à Terra para salvar os homens e prometer-lhes a vida eterna. Ele foi enviado por seu pai para sofrer em igualdade de homens, tanto no deserto como na cruz: é o Salvador.



  2. Explique a ele a morte de Jesus. Com um pouco, é inútil entrar nos detalhes assustadores de Sua morte. No entanto, você deve explicar a ele as razões de Seu sacrifício na cruz. Jesus falou e disse que veio à Terra para redimir os pecados dos homens e, assim, prometer-lhes a salvação eterna.
    • Para uma criança do jardim de infância, diga a ele que Jesus morreu e ressuscitou.
    • Para uma criança um pouco mais velha (6 a 9 anos), especifique o que é morte e ressurreição. Explique que a morte não é um fim, mas um começo, o da vida eterna.
    • Com um pré-adolescente, você pode entrar nos detalhes da Paixão de Cristo, explicando a ele que existe todo um simbolismo de morte e renascimento em conexão com a salvação divina.



  3. Mostre a ele o verdadeiro significado da Páscoa. Diga a seu filho que a Páscoa é o feriado cristão mais importante. É uma festa secular durante a qual procuramos ovos de chocolate no jardim, mas é especialmente o festival da ressurreição. Todo cristão deve crer na ressurreição de Cristo dentre os mortos.
    • Para uma criança pequena, diga a ele que Jesus amou todos os homens e se Ele morreu, foi para dar-lhes vida eterna. É por isso que a Páscoa é sucessivamente um feriado triste e alegre.
    • Neste cone, a Quaresma é um tempo de retorno e concentração, mas também um tempo de preparação para o dia sagrado que é o domingo de Páscoa.

Método 2 Descreva os principais dias da Quaresma




  1. Explique na quarta-feira de cinzas. É o começo da Quaresma: o sacerdote traça com cinza uma cruz na testa do crente. As cinzas existem para lembrar o aspecto mortal do homem mencionado no gênese "Porque você é pó e você voltará ao pó" (3:19). Com uma criança, diga-lhe que é para marcar o início da Quaresma.
    • Se isso ajudar, enfatize o sinal com cinzas, a cruz e diga ao seu filho que esse é o símbolo de Jesus.


  2. Explique a importância desses quarenta dias. Essa quarentena é mencionada na Bíblia, já que é o tempo que Jesus passou no deserto sob o domínio de todos os tormentos e tentações, especialmente as de Satanás. Explique que os crentes tentam imitar a Cristo a cada ano, tentam ser melhores em ações e pensamentos para estar mais perto de Deus.
    • A Quaresma não é uma contagem regressiva antes da Páscoa, é uma época em que você deve esquecer as pequenas preocupações da vida cotidiana e se perguntar qual é o seu relacionamento com Deus.


  3. Celebre a Semana Santa com sua família. Seu filho deve entender que a semana antes da Páscoa é particularmente importante. Certifique-se de que seu filho faça a conexão entre a Quaresma e a celebração da Páscoa.
    • O Domingo de Ramos comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o que não impede, alguns dias depois, que essa mesma multidão o condene à morte. Explique ao seu filho que alguém pode sucumbir ao mal e se afastar de Deus.
    • Explique a ele na quinta-feira santa, um dia antes da morte de Cristo. Diga a ele que Ele escolheu compartilhar Sua última refeição (sacramento) com Seus discípulos. É por isso que algumas famílias fazem uma refeição de Páscoa.


  4. Seja claro sobre o significado da Sexta-feira Santa. É o dia da morte de Cristo na cruz, é um episódio difícil para uma criança entender. Os detalhes da crucificação serão dados de acordo com a idade da criança. Para os mais jovens, pode ser suficiente dizer que Jesus se sacrificou para salvar os homens, que mais tarde farão Sua glória.
    • A Páscoa é frequentemente uma oportunidade de decorar ovos, mas esse costume faz sentido. Os ovos são a promessa de uma nova vida, porque, para os crentes, a morte de Cristo é de fato e, acima de tudo, uma fonte de renascimento, ressurreição.


  5. Termine a Semana Santa com alegria. Explique ao seu filho que o Sábado Santo é um dia de luto. Nenhuma cerimônia religiosa é celebrada, exceto a Vigília da Páscoa. Introduzir a Páscoa como um dia feliz, pois Cristo ressuscitou. Explique o símbolo dos ovos, fale sobre a ressurreição, salvação e vida após a morte, graças a Deus.
    • Para alguns cristãos, o Sábado Santo é um dia de preparação. Espera-se que cestas de alimentos sejam consumidas no dia seguinte após serem abençoadas.
    • Seja feliz durante este domingo de Páscoa. Ore, cante, celebre a glória de Deus, vá à missa da Páscoa e passe o dia com todos que você ama.

Método 3 de 3: Aprenda os ritos associados à Quaresma



  1. Explique o que é o jejum. Durante a Quaresma, os cristãos praticantes são forçados a jejuar. O objetivo é imitar a Cristo durante seus quarenta dias no deserto. Não significa comer por quarenta dias. Para alguns cristãos, é hora de estar mais perto de Deus.
    • Está fora de questão impor uma Quaresma adulta. Faça-o entender que ele também pode participar desse tempo de sacrifício, não comendo doces ou tocando no console do jogo.
    • Este é também um momento para pensar nos outros, especialmente nos que não têm o suficiente para comer. Se você der comida a uma instituição de caridade, não hesite em ir com seu filho.
    • Para os católicos, o jejum não é obrigatório para crianças menores de 18 anos, e abster-se de consumir carne não é de forma alguma uma obrigação para crianças menores de 14 anos. A Quaresma é mais rigorosa entre os cristãos ortodoxos e orientais.


  2. Incentive o arrependimento. Pode ser muito cedo para ele entender que a confissão dos pecados é seguida pelo perdão de Deus. No entanto, se você o incitar a confessar seus pecados (lutar com um camarada, mentir, dizer grandes palavras ...) e pedir perdão por isso, fará com que seu filho acredite um pouco.
    • Faça-o entender que ele se sentirá purificado se confessar e reparar suas falhas que são inevitavelmente veniais em sua idade. Diga a ele que Deus é amor e perdão, ele deve se render a Cristo por perdão.


  3. Ensine a ele o simbolismo da água. A água tem um significado importante na fé cristã. É com a água que batizamos, lava o pecado original. Coloque um recipiente bonito e cheio de água em um ponto da casa, como uma fonte de água benta. Ao passar, seu filho vai pensar no que isso significa.
    • Tente fazê-lo entender que, como a água limpa o corpo, Jesus é uma fonte de vida que limpa a alma.


  4. Explique que ele deve ter um relacionamento próximo com Deus. A vida eterna depende da fé e das ações. A fé é um presente de Deus, e das obras que vêm dele, mas também de cada um de nós. Seu filho precisa entender que ele deve ser bom para todos, o que costumamos esquecer no dia-a-dia, mas a Quaresma está aqui para nos lembrar.
    • Ajude seu filho a entender que a Quaresma é uma maneira de se aproximar de Deus. Foi o que Jesus fez no deserto. Considerando a tenra idade, tente fazê-lo abandonar um de seus pequenos hábitos modernos para dar um passo atrás nas coisas materiais.

Método 4 de 4: Quaresma com sua família



  1. Graças a Deus. Agradeça a Ele o mais rápido possível por tudo o que Ele lhe dá e os outros não têm. Apenas explique que a comida que ele come, a chance que ele tem de ir à escola, seus brinquedos, tudo isso é de certa forma um presente de Deus. Ele deve saber que devemos permanecer humildes.
    • Explique que sua família, se é melhor do que outras, deve parte disso a Deus. Em troca, você deve devolver o favor aos mais necessitados. Então, você honrará a Deus.


  2. Ensine pelo exemplo. Faça a Quaresma o máximo que puder: Um pai é sempre um modelo para uma criança. Envie-lhe os ritos da Quaresma e da Páscoa e aproveite-o para reunir a família.
    • Coloque em prática o que você advoga. Se você pedir ao seu filho para fazer um sacrifício, ele também deve ver que você o faz. Se ele decidir deixar seus brinquedos de lado, faça o mesmo com o seu computador.


  3. Vivam juntos sua fé. Leia a Bíblia juntos, ore juntos e aprenda o básico do cristianismo com seu filho. Existem livros para crianças sobre Jesus, a Quaresma e o mistério da Páscoa. Se puder, tente reviver momentos importantes, como o sacramento ou a descoberta do túmulo vazio de Cristo.
    • Faça com que ele faça as coisas com as mãos. Existem muitas idéias na Internet: faça pequenas cruzes com ele para lembrar o gesto do Senhor, tecer coroas de espinhos e explicar o significado para ele. Mais fácil, pintar ovos de Páscoa.


  4. Prepare seus menus quaresmais. O almoço não significa engolir pratos sem sabor. Para seus filhos, prepare menus magros, mas apetitosos. Assim, eles serão capazes de celebrar esse período em particular mais tarde, não terão horror a ele. Peça-lhes para ajudá-lo a preparar esses pratos quaresmais.
    • Procure idéias de receitas quaresmais na Internet. O peixe será rei durante a Quaresma (atum, salmão). Pense também em legumes, como lentilhas ou ervilhas.
    • Algumas regiões da França têm preparações mais típicas, como pretzels em rolos da Alsácia ou bretão!


  5. Oriente seu filho a ajudar os outros. As crianças têm uma generosidade inata e solicitá-la, orientando-a sobre o que ela poderia fazer, valorizará e entenderá por muito tempo a da Quaresma.
    • Se uma pessoa idosa mora perto de você, diga ao seu filho que você irá preparar um belo cartão de Páscoa e um coelhinho de chocolate. Uma criança mais velha pode, por exemplo, limpar o jardim ao se aproximar dos EMPs e plantar algumas lindas flores para que todos possam desfrutar.
    • Diga a seu filho que ele fez certo, mas que Cristo fez um gesto muito bom ao sacrificar-se.


  6. Faça da Quaresma um tempo gratificante. Não apresente a Quaresma como um tempo de sofrimento, morte e sacrifício. Apresente-o como um momento de reflexão, de proximidade dentro da família. A Quaresma também é uma oportunidade de apreciar as coisas boas da vida, de ser confortada pela perspectiva de uma vida após a morte.
    • Não apresente a Quaresma como um triste mês que termina com a morte de Jesus, mesmo que termine com Sua ressurreição.
    • Apresente isso como um tempo de espantoso e reflexivo sobre o sacrifício que Cristo fez pelos homens e o fato de que a vida eterna será oferecida a todo crente.


  7. Não esqueça o diretor da Páscoa. Depois que a paixão terminar, seu filho deve entender que o que ele fez deve ser prolongado todos os dias que passam. A Páscoa ajuda a lembrar o que é um bom cristão. Esses valores de compartilhar, crer e sacrificar devem continuar ao longo do ano, não apenas durante a Páscoa.
    • Leve seu filho com você quando doar para uma instituição de caridade. Mostre a ele que o telefone inteligente é bom, mas que ele poderia fazer coisas mais essenciais em vez disso ou em paralelo. Ajude-o a aprender mais sobre a vida e a vida de Jesus. Passe algum tempo com sua família, converse, brinque e ajude um ao outro.