Como fazer bioplástico facilmente

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer bioplástico facilmente - Conhecimento
Como fazer bioplástico facilmente - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Use amido de milho e vinagreUse gelatina ou ágar-ágarMold bioplástico15 Referências

Bioplástico é um tipo de plástico que você pode fabricar a partir de amido ou gelatina de origem vegetal. É mais respeitoso com o meio ambiente, porque não vem do refinamento de petróleo. Também é fácil fazer em casa com um fogão a gás e alguns ingredientes.


estágios

Método 1 de 2: Use farinha de milho e vinagre



  1. Obtenha os materiais necessários. Para fazer esse tipo de bioplástico, você precisará de farinha de milho, água destilada, glicerol, vinagre branco, fogão a gás, panela, espátula de silicone e corante alimentar (se desejar). Você encontrará todo esse material na maioria dos supermercados ou até online. O glicerol também é conhecido como "glicerina", portanto, procure-o se tiver problemas para encontrar glicerol. Aqui estão as quantidades de cada ingrediente que você precisa para produzir bioplástico:
    • 10 ml de água destilada
    • mais ou menos 1 g de glicerol
    • mais ou menos 1 g de farinha de milho
    • 1 ml de vinagre branco
    • 1 a 2 gotas de corante alimentar
    • é recomendável obter ajuda de um adulto



  2. Misture os ingredientes e mexa. Despeje todos os ingredientes na panela e mexa com a espátula para combinar. Mexa bem para evitar grumos na mistura. Naquela época, deveria ter uma cor branca leitosa e ser líquida.
    • Se você não colocou as quantidades certas, simplesmente descarte a mistura e comece novamente.


  3. Aqueça em fogo médio. Coloque a panela no fogão a gás e aqueça em fogo médio. Mexa constantemente enquanto a mistura está aquecendo. Ferva delicadamente. À medida que esquenta, torna-se translúcido e começa a engrossar.
    • Retire a mistura do fogo assim que for transparente e espessa.
    • Normalmente, é suficiente aquecê-lo por dez a quinze minutos.
    • Grupos podem começar a se formar se você superaquecer.
    • Adicione uma ou duas gotas de corante alimentar naquele momento, se quiser dar cor ao plástico.



  4. Despeje a mistura em papel alumínio ou pergaminho. Espalhe na superfície para esfriar. Se você quiser moldá-lo para obter alguma forma, precisará fazê-lo enquanto estiver quente. Veja o último método para saber como proceder.
    • Elimine as bolhas que você vê perfurando-as com um palito de dente.


  5. Deixe secar por pelo menos dois dias. Vai demorar um pouco para endurecer e secar. Secará enquanto esfria. Dependendo da espessura, também pode levar mais tempo para secar. Se você fizer um pedaço pequeno e grosso, levará mais tempo para secar do que um pedaço grande e fino.
    • Deixe esfriar em local fresco e seco.
    • Verifique o plástico depois de dois dias para ver se está muito duro.

Método 2 Use gelatina ou agar de lagar



  1. Obtenha os materiais necessários. Para fazer esse tipo de bioplástico, você precisará de gelatina ou ágar-ágar em pó, glicerol, água quente, uma panela, um fogão a gás, uma espátula e um termômetro de confeiteiro. Você deve encontrar tudo isso em qualquer supermercado. Não esqueça que o glicerol pode ser chamado de "glicerina"; se você não o encontrar, procure-o sob esse segundo nome. Você precisará das seguintes quantidades:
    • 1 meia c. c. glicerol
    • 4 c. c. gelatina ou ágar-ágar
    • 60 ml de água quente
    • corante alimentar (opcional)
    • O agar-lagar é uma substância derivada de uma alga que você pode usar em vez de gelatina se for vegano


  2. Mexa os ingredientes. Misture todos os ingredientes na panela e mexa até que não haja mais grumos. Você pode precisar de um chicote para remover os caroços. Coloque a panela no fogão a gás e comece a aquecer em fogo médio.
    • Se você deseja dar cor ao seu plástico, você pode adicionar algumas gotas de cor durante esta etapa.


  3. Aqueça a mistura. Aqueça a 95 ° C ou até aparecer espuma. Coloque o termômetro do confeiteiro na mistura e observe a temperatura até atingir cerca de 95 ° C ou a mistura começa a produzir espuma. Se a escória aparecer antes que a mistura atinja 95 ° C, isso não é um problema. Retire-o do fogo quando uma das duas condições for atendida.
    • Continue mexendo durante o aquecimento.


  4. Despeje o plástico em uma superfície lisa. Cubra-o com papel alumínio ou pergaminho primeiro. Depois de deixar o fogo, você deve remover a espuma que se formou. Retire com uma colher antes de despejar o plástico. Mexa bem para remover grumos.
    • Se você quiser fazer plástico apenas por diversão, coloque-o em uma superfície lisa. Certifique-se de que esteja alinhado com papel alumínio ou pergaminho, para poder retirar o plástico facilmente.
    • Se você deseja moldá-lo e dar algum formato, pode fazê-lo nesse momento. Consulte o último método para obter mais detalhes e ajuda.


  5. Deixe o plástico curar por pelo menos dois dias. O tempo necessário para a cura do material depende da espessura que você deu à peça. Em geral, leva dois dias para que o plástico seja forte e seco. Você pode acelerar o processo usando um secador de cabelo no material. Ainda é mais fácil deixá-lo em um canto por alguns dias até secar sozinho.
    • Uma vez endurecido, você não poderá moldá-lo ou dar-lhe outra forma. Se você quiser moldá-lo, precisará fazê-lo enquanto ainda estiver quente e maleável.

Método 3 de 3: Molde o bioplástico



  1. Faça um molde para plástico. É uma imagem negativa da forma que você deseja dar. Você pode pegar o carimbo de um objeto que deseja reproduzir pressionando dois pedaços de argila ao redor desse objeto. Quando o barro estiver seco, retire os dois pedaços. Se você preencher as duas metades de argila plástica antes de juntá-las, poderá obter uma cópia do objeto. Você também pode usar um cortador de biscoitos para cortar formas no plástico enquanto ele ainda está quente.
    • Caso contrário, se você não quiser fazer seu próprio molde, poderá comprá-lo em uma loja de plásticos.


  2. Despeje o plástico quente no molde. Depois de ter um molde, você pode usá-lo para fazer mais coisas. Enquanto o plástico ainda estiver quente, despeje-o no molde. Verifique se ele flui por toda a superfície interna do molde e tente perfurar as bolhas batendo levemente no molde na bancada.
    • Para facilitar a remoção do objeto depois de esfriar, cubra o interior do molde com uma fina camada de óleo antes de derramar o plástico.


  3. Deixe secar por pelo menos dois dias. Levará alguns dias para que o material fique duro e seco. O tempo necessário depende da espessura que você escolheu. Se o objeto for muito espesso, pode ser necessário aguardar mais de dois dias para que ele endureça.
    • Após dois dias, verifique o plástico. Se ainda estiver molhado, deixe descansar por mais um dia antes de verificar novamente. Continue esperando até que o plástico esteja completamente seco.


  4. Tire-o do seu molde. Depois de esperar vários dias, o material deve estar completamente duro e seco. Nesse momento, você pode retirar o plástico do molde. Agora você criou uma cópia bioplástica do objeto que deseja.
    • Você pode reutilizar o molde para fazer quantas cópias quiser.