Como fazer papel

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO FAZER PAPEL RECICLADO em casa (EXPERIMENTOS de QUÍMICA)
Vídeo: COMO FAZER PAPEL RECICLADO em casa (EXPERIMENTOS de QUÍMICA)

Contente

Neste artigo: Preparando a polpaAdicione elementos exclusivosInstalando papelPaper paperResumo do artigoVídeo21 Referências

Fazer folhas de papel caseiras é um passatempo divertido e barato. Na verdade, você provavelmente já tem tudo o que precisa em casa para fazer! A fabricação de papel também é uma excelente atividade para as crianças. Se você é professora de jardim de infância, é uma ótima experiência de artesanato para seus alunos mais novos. Para fazer papel, você terá que misturar polpa e água antes de derramar em um pedaço de rede mosquiteira. Você poderá comprar todo o equipamento necessário em uma loja de materiais para artesanato.


estágios

Parte 1 Preparando a polpa

  1. Anexe um mosquiteiro a uma moldura de madeira. Compre um pedaço de rede mosquiteira em uma loja de bricolage e use um par de tesouras de poda afiadas para cortar um retângulo de 30 cm por 20 cm. Em seguida, coloque a peça que você acabou de cortar em uma moldura de madeira. Pendure-o no quadro com grampos ou pregos nas bordas externas.
    • Se você não tiver uma moldura de madeira, isso não será um problema. Você também pode fazer papel apenas com o pedaço de rede mosquiteira, pois será um pouco mais macio do que se estivesse preso a uma moldura.
    • Se você preferir não fazer você mesmo, também poderá comprá-lo em uma loja de arte plástica.


  2. Encontre papel reciclável em casa ou no escritório. O papel de jornal pode ser a fonte de papel mais fácil para começar, mas você também pode usar impressões, anotações ou diretórios antigos. De fato, qualquer papel não encerado fará o trabalho. Lembre-se de que a cor dos papéis que você usa e a quantidade de tinta escura que eles contêm afetarão a cor do produto final. Materiais escuros ou com muita tinta produzirão papel cinza escuro.
    • Se você quiser fazer papel branco, pegue apenas papel com pouca tinta ou imprima nele. Mesmo uma pequena quantidade de tinta pode tornar seu papel cinza.
    • Evite papéis brilhantes, porque você não pode usá-los para fazer seu próprio papel. Esse tipo de papel geralmente é encontrado em revistas, fotos impressas e papel de embrulho.



  3. Retire o plástico e os grampos. Especialmente se você usar panfletos, o papel usado provavelmente conterá plástico, por exemplo, nas janelas dos envelopes. Se você os deixar, grampos e outros equipamentos podem danificar seu mixer.


  4. Rasgue o papel em tiras de 5 cm de largura. As peças não devem ter uma forma perfeitamente uniforme, mas devem ter cerca de 5 cm de largura. Se você estiver preparando uma grande quantidade de papel e não quiser gastar horas arrancando folhas de papel, também pode colocá-las em uma trituradora.
    • Se você fizer esse projeto com crianças, elas amarão rasgar as folhas de papel. Deixe que eles cuidem dessa etapa.


  5. Mergulhe em água morna por quatro a seis horas. Coloque tiras de papel rasgadas em uma jarra ou tigela grande até que esteja meio cheio. Encha o recipiente até a borda quente da torneira para garantir que todos os pedaços de papel estejam submersos. Deixe de molho por quatro a seis horas.
    • Dependendo da quantidade de papel que você deseja fabricar, pode ser necessário dois ou três recipientes para esta etapa.
    • Se você deseja obter papel branco, adicione 120 ml de vinagre branco à mistura.
  6. Mude para o liquidificador por pelo menos 30 segundos. Despeje as tiras de papel no liquidificador para preenchê-lo em dois terços. Misture-os em baixa velocidade por 30 a 40 segundos. Você deseja obter uma massa lisa e bem misturada onde não restem pequenos pedaços de papel. Se você definir o liquidificador rápido demais, você terminará com uma sopa líquida que não produzirá um bom papel.
    • Se você tiver vários recipientes cheios de tiras de papel, não poderá misturá-los todos ao mesmo tempo. Você terá que reduzi-los a massa várias vezes.
    • A pasta é uma substância espessa, pegajosa e levemente líquida que eventualmente se tornará suas novas folhas de papel. Depois de comprimido na grade e começar a secar, é chamado de "pasta de papel".
    • Em geral, a polpa é mais líquida e macia que a polpa.

Parte 2 Adicione elementos exclusivos

  1. Adicione cinco ou seis gotas de corante alimentar à massa. O corante alimentar na polpa é uma maneira rápida e fácil de dar uma cor agradável ao produto final. Depois de adicionar o corante, mexa com uma colher até que a massa tenha uma cor homogênea. Se você deseja criar um papel de duas cores diferentes, adicione algumas gotas de diferentes cores de alimentos para criar papéis com cores exclusivas.
    • Se você misturar mais de duas cores em um recipiente, você ficará com um marrom sem graça.
    • A adição de materiais e corantes à massa é uma ótima maneira de dar um toque artístico ao seu papel.
  2. Adicione sementes à polpa. Compre um pacote de sementes de plantas silvestres ou ervas aromáticas e despeje metade da massa após a lavagem misturada. Se você não quiser usar sementes, despeje um punhado de pétalas de flores, folhas ou ervas verdes em pedaços no recipiente para decorar seu papel. O papel semente é ótimo para fazer presentes em qualquer ocasião!
    • Não misture e não esmague as sementes depois de adicioná-las. Isso os destruirá e eles nunca crescerão.
    • Se você adicionar pedaços grandes de flores ou folhas à massa, corte-os em pedaços de 6 mm antes de colocá-los.
    • Você também pode criar papel de semente espremendo pequenas sementes no produto final antes de secar.



  3. Adicione uma pitada de glitter para dar brilho ao papel. Se quiser obter folhas de papel brilhantes, despeje 4 g de flocos na massa após a lavagem. Escolha as cores que você gosta que complementarão a cor do papel. Evite colocar muito brilho ou você pode acabar caindo aos pedaços.
    • Personalize os elementos adicionados para criar um papel verdadeiramente exclusivo. Tente adicionar sementes e corante alimentar ou colocar duas camadas de papel colorido diferente umas sobre as outras para criar uma folha com uma cor na frente e outra na parte de trás.

Parte 3 Instale o papel



  1. Encha uma panela grande com um terço de água morna. Use uma panela de pelo menos 45 cm por 60 cm para preparar uma grande quantidade de papel ao mesmo tempo. É você quem escolhe a quantidade de água que deseja usar. Se você encher a panela além da metade, receberá uma polpa líquida e um papel delicado. Se você o preencher com menos de um terço, terá uma polpa muito grossa e um papel fibroso e semelhante a couro.
    • Uma panela grande é recomendada para esta etapa. Você também pode usar um grande recipiente de plástico retangular. Ele deve ser um pouco mais largo e mais longo que o seu quadro e mais ou menos da mesma forma.


  2. Despeje a massa na panela. Comece vertendo entre 1,2 e 1,4 litros de massa. A quantidade que você adicionar à água determinará a espessura do papel. Se você é novo na fabricação de papel, experimente diferentes quantidades de massa. Você pode alterar a espessura do produto final para obter papel carta ou cartão fino, adicionando mais ou menos massa nesta etapa.
    • Mesmo se você deseja obter uma suspensão de pasta densa para cobrir completamente o quadro nas etapas a seguir, você não deve encher todo o recipiente com pasta grossa.


  3. Mexa a pasta em água até obter uma urina homogênea. Quando a massa estiver na panela, mexa com uma colher de pau por 10 a 20 segundos até que a massa saturada esteja bem distribuída na panela. Se você não tiver uma colher de pau na mão, poderá misturar a massa com as mãos. Remonte as mangas para não molhá-las e trabalhe a mistura com os dedos.


  4. Mergulhe a moldura na mistura de polpa. Segure o quadro a 45 graus e mergulhe-o no recipiente, mantendo a grade voltada para baixo. Quando estiver completamente submerso, incline-o para alinhar com o nível da massa. Agite-o suavemente de um lado e depois do outro até a polpa da grelha ficar plana.
    • Se você não tomar cuidado para espalhar a massa na grade, você terminará com folhas de papel que terão áreas mais grossas e mais finas.


  5. Levante a armação para fora da água. Tenha cuidado para não incliná-lo enquanto o levanta. Segure a estrutura sobre o recipiente por quatro a cinco minutos para deixar o excesso de água correr. Aguarde até a polpa pingar e você deverá ver o início da sua folha de papel. Se não quiser cansar os braços, coloque a moldura em um dos cantos do contêiner.
    • Se, nesse ponto, o papel estiver mais grosso que o desejado, remova um pouco de polpa na parte superior. Se estiver muito fino, coloque a moldura novamente na massa e inicie novamente a etapa de acumulação da massa na grade.

Parte 4 Deitando o papel



  1. Transfira a polpa para uma superfície macia e absorvente. Vire a moldura de cabeça para baixo e coloque sobre dois ou três guardanapos. A borda do quadro em que você instalou as unhas ou os grampos deve estar voltada para cima, para que o papel possa entrar em contato com os guardanapos. Pressione com cuidado a parte traseira do rack para transferir a folha de papel no rack para o material que você escolheu para secar. Em seguida, use uma esponja para absorver o máximo de água possível do outro lado da grelha, drenando ocasionalmente.
    • Em vez de toalhas, você também pode usar grandes lençóis de feltro. De fato, o feltro é um material tradicional na fabricação de papel.


  2. Levante a moldura e remova-a do papel. Levante cuidadosamente o material absorvente da estrutura. A folha de papel agora deve permanecer nela. Levante-o lentamente para garantir que o papel não descasque a toalha ou o feltro enquanto você remove a moldura. Se estiver grudado na armação, você pode ter pressionado demais ou não retirou água suficiente.
    • Você pode achatar uma folha de papel que seca, colocando outra toalha sobre ela e pressionando-a com cuidado. Isso tornará o papel mais suave e mais fino. Deixe a segunda toalha enquanto seca.
  3. Retire o papel da grade, se ele permanecer preso. Se você estiver preparando papel grosso, ele pode não ser transferido para a toalha e grudar na grade. Se isso acontecer, pegue um dos cantos da folha de papel entre o polegar e o dedo indicador. Descasque-o delicadamente da grelha. O papel deve separar-se facilmente da grade, desde que você não tente tirá-lo rapidamente.
    • Se não for esse o caso, use um secador de cabelo para soprar ar quente sob o papel por dez a quinze segundos.
    • Retire-o da toalha, se estiver grudado nela.


  4. Deixe secar durante a noite. Pegue a folha de papel e deixe secar em uma superfície plana. Dependendo da espessura do papel, pode levar de seis a oito horas para secar completamente. Agora você pode usar sua folha de papel caseira!
    • Caso contrário, você pode acelerar o processo de secagem soprando ar quente com um secador de cabelo. Use a configuração mais baixa e sopre ar quente no papel por dez minutos.


  5. Repita as mesmas etapas para criar mais folhas de papel. Depois de terminar de fazer uma folha de papel, você pode continuar fazendo mais. Coloque a moldura de volta no recipiente de massa e faça quantas folhas quiser! Continue até que não haja mais massa no recipiente.
    • Continue adicionando polpa e água ao recipiente para garantir que ele permaneça úmido e que haja pedaços de papel suficientes para formar folhas sólidas.



  • Tiras de papel recicláveis
  • Uma rede mosquiteira
  • Uma moldura de madeira (opcional)
  • Tesoureiros
  • Um jarro
  • 120 ml de vinagre branco (opcional)
  • Um misturador
  • Sementes (opcional)
  • Corante alimentar (opcional)
  • Glitter (opcional)
  • Uma panela ou um recipiente de plástico
  • Água da torneira
  • Uma colher de pau
  • Duas ou três toalhas
  • Feltro (opcional)
  • Uma esponja
  • Secador de cabelo (opcional)