Como fazer um spray nasal salino

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 14 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Fazer Lavagem Nasal Em Casa - Otorrino Marco Ensina
Vídeo: Como Fazer Lavagem Nasal Em Casa - Otorrino Marco Ensina

Contente

Neste artigo: Preparando a solução salinaUtilize o spray salinoUsando as causas da congestão nasal20 Referências

A congestão nasal (nariz entupido) é um distúrbio comum que ocorre quando a mucosa nasal se enche de líquidos. Pode ser acompanhada por congestão dos seios nasais e secreções nasais (coriza). Felizmente, um spray de água salina pode ajudá-lo a se livrar do congestionamento causado por um resfriado ou alergia. Você pode facilmente preparar um em casa que você pode usar em adultos, crianças e até bebês.


estágios

Parte 1 Prepare a solução salina



  1. Pegue o material. A solução salina é fácil de preparar, porque tudo o que você precisa é de um pouco de sal e água. Você pode usar sal marinho ou sal de mesa para a solução, mas deve usar sal sem iodo (por exemplo, salmoura ou sal grosso) se tiver alergia a essa substância. Para administrar a solução no nariz, você precisará de um pequeno vaporizador. O ideal seria encontrar um que pudesse conter entre 30 e 60 ml de líquido.
    • Bebês e crianças pequenas ainda não conseguem soprar pelo nariz para desobstruí-lo. Você deve obter uma pequena pêra de borracha para remover suavemente as secreções nasais.



  2. Prepare a solução salina. Você deve prestar atenção a vários parâmetros para prepará-lo, não basta colocar sal na água. Para que ele se misture bem com a água, você deve aumentar a temperatura do líquido. A fervura também matará micróbios potencialmente perigosos na água da torneira. Ferva cerca de 250 ml de água e deixe esfriar um pouco até que fique apenas "muito quente". Adicione um quarto disso. c. sal e mexa bem para dissolvê-lo. Essas proporções permitem obter uma solução cujo teor de sal corresponda ao encontrado no corpo (chamamos isso de solução isotônica).
    • Se desejar, você pode aumentar a concentração de sal na solução para exceder a do organismo (falamos sobre solução hipertônica). Esse tipo de solução é eficaz contra congestionamentos mais graves com maior produção de muco. Se você tiver problemas para respirar ou limpar o nariz, considere uma solução hipertônica.
    • Para prepará-lo, basta colocar meia colher de chá de sal na água em vez de um quarto de colher de chá.
    • Não use solução hipertônica em lactentes ou crianças menores de cinco anos de idade.



  3. Considere adicionar bicarbonato de sódio (opcional). Meio c. c. O bicarbonato de sódio pode ajudar a ajustar o pH da solução. Isso reduzirá o risco de dirritações adicionais no nariz, especialmente com uma solução hipertônica que contém muito sal. Adicione-o enquanto a água estiver quente e mexa bem para dissolvê-lo.
    • Você pode derramar sal e bicarbonato de sódio ao mesmo tempo ou pode optar por começar com sal para misturar esses dois itens mais facilmente.


  4. Encha o frasco de spray e guarde o restante da solução. Quando a solução atingir a temperatura ambiente, ela estará pronta para uso. Encha o frasco de spray com 30 ou 60 ml de solução e despeje em um recipiente fechado antes de colocá-lo na geladeira. Após dois dias, descarte a solução restante na geladeira e prepare-a novamente, se necessário.

Parte 2 Usando o spray salino



  1. Use solução salina toda vez que seu nariz estiver entupido. Será fácil manter a pequena garrafa com você no bolso ou na bolsa. Este vaporizador deve suavizar as secreções nasais que obstruem o nariz. Seque após a aplicação da solução para eliminar o bloqueio.
    • Incline o frasco um pouco e aponte a ponta em direção à orelha depois de lavá-lo na narina.
    • Pulverize uma ou duas vezes a solução em cada narina. Use a mão esquerda para a narina direita e a mão direita para a narina esquerda.
    • Chupe suavemente para evitar que a solução saia do nariz após a aplicação. No entanto, você deve tomar cuidado para não descer pela garganta, pois isso pode causar irritação.


  2. Pegue uma pêra de borracha. Considere usar uma lâmpada de borracha para administrar a solução a bebês e crianças pequenas. Pressione para baixo para deixar sair cerca de metade do ar para dentro e aspire a solução. Incline a cabeça da criança levemente para trás e apresente a ponta da pêra na frente de uma das narinas. Derrame três ou quatro gotas em cada narina, evitando o máximo possível de tocar o interior da narina com a ponta, mesmo que seja difícil para um bebê que pula em todas as direções! Tente manter a cabeça parada por dois ou três minutos enquanto a solução funciona.


  3. Aspire as secreções nasais da criança com a pêra. Administre o spray nasal como se fosse um adulto, mas aguarde dois ou três minutos para que isso entre em vigor. Depois, você pode usar uma pêra de borracha para remover suavemente as secreções no nariz da criança. Use um tecido macio para limpá-los nas narinas. Lembre-se de que você deve usar um lenço de papel limpo para cada narina e lembre-se de lavar as mãos antes e após cada tratamento.
    • Incline levemente a cabeça da criança para trás.
    • Pressione a pera para remover cerca de um quarto do ar que ela contém e insira-a suavemente na narina. Libere a pressão para sugar o muco.
    • Não empurre a ponta muito para dentro da narina. Você só deve remover o muco que está no fundo da narina.
    • Tente evitar tocar o interior da narina, pois pode ser doloroso e doloroso se a criança estiver doente.


  4. Cuide bem da sua higiene e da criança que usa a pêra. Limpe as secreções restantes na parte externa da pêra com um lenço de papel e descarte-o. Limpe a pêra com água quente com sabão imediatamente após o uso. Chupe água quente com sabão e deixe sair, depois repita várias vezes. Repita com água limpa sem sabão. Gire a pêra com água para remover o muco restante que pode estar nas paredes.


  5. Repita duas a três vezes ao dia. Você deve tomar cuidado para não fazer isso com muita frequência. O nariz do seu filho já está dolorido e irritado. Se você mexer com isso o tempo todo, seu filho pode ter ainda mais dor. Você não deve repetir a operação mais de quatro vezes ao dia.
    • O melhor momento para fazer isso é antes de alimentá-lo e colocá-lo na cama para ajudá-lo a respirar melhor enquanto come ou dorme.
    • Se seu filho se esforçar demais, deixe-o em paz e tente novamente mais tarde. Não se esqueça de ir devagar!


  6. Mantenha-se hidratado. A maneira mais fácil de melhorar a congestão nasal é manter o corpo bem hidratado. Isso manterá o muco mais líquido, o que ajudará você a sair do nariz mais facilmente. Também poderia escorrer pela parte de trás da garganta. Mesmo que seja bastante desagradável, é bastante normal. O consumo de chá quente ou sopa de galinha pode ser muito útil para se manter bem hidratado.
    • Beba pelo menos dois litros de água por dia. Beba ainda mais se tiver febre ou se sua doença causar vômito ou diarréia.


  7. Gentilmente assoar o nariz. Para evitar secar demais a pele do nariz, você pode colocar vaselina ou creme ou loção hipoalergênica. Aplique com um cotonete e espalhe suavemente sobre as narinas. Você também pode usar um umidificador ou simplesmente colocar tigelas de água quente embaixo do nariz. A água evapora e umedece o ar que você respira. Descanse e relaxe o máximo possível!


  8. Traga bebês e crianças pequenas ao médico. A congestão nasal pode ser um problema sério em bebês. Pode causar dificuldade em respirar e alimentar. Se o spray nasal não funcionar, chame seu médico dentro de 12 a 24 horas.
    • Ligue imediatamente se o seu bebê ou criança pequena tiver um nariz entupido associado a febre, tosse, dificuldade em respirar ou se alimentar.

Parte 3 Entendendo as causas da congestão nasal



  1. Considere muitas possibilidades. A congestão nasal pode ser causada por muitos distúrbios. Entre os mais comuns estão resfriados, gripes, sinusites e alergias. Irritantes ambientais, como vapores químicos e fumaça, também podem causar congestionamento. Algumas pessoas também têm problemas recorrentes com corrimento nasal, geralmente devido a rinite crônica.


  2. Observe os sinais de infecção viral. Os vírus são difíceis de tratar porque vivem nas células do corpo e se reproduzem muito rapidamente. Felizmente, resfriados e gripes são as infecções virais mais comuns e se curam com um pouco de paciência. Neste caso, é recomendado principalmente o tratamento de sintomas e repouso. Para evitar a gripe, é possível tomar uma vacina no início da temporada, quando esta doença se desenvolve. Aqui estão alguns dos sintomas de gripes e resfriados:
    • febre
    • nariz entupido ou coriza
    • secreções nasais claras, verdes ou amarelas
    • dor de garganta
    • tosse e espirros
    • fadiga
    • dores musculares e dores de cabeça
    • os olhos fluindo
    • a gripe tem outros sintomas: febre alta (acima de 39,9 ° C), náusea, calafrios e perda de apetite


  3. Tome antibióticos contra infecções bacterianas. As infecções bacterianas podem ter muitos sintomas, incluindo febre. A maioria deles pode ser diagnosticada por um médico ou em um teste de laboratório. O médico pode prescrever antibióticos para tratar algumas das bactérias mais comuns. Eles matam as bactérias ou impedem a reprodução, permitindo que o sistema imunológico lute contra o resto da infecção.
    • Sempre tome antibióticos até o final, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de tomá-lo antes do final do período recomendado pelo seu médico, poderá causar um retorno da infecção.


  4. Preste atenção nos sintomas de sinusite. Sinusite é uma condição que aparece quando os seios estão inchados e inchados, causando acúmulo de muco. Pode ser causada por um resfriado, alergias ou uma infecção bacteriana ou fúngica. Mesmo que seja bastante embaraçoso, é possível tratá-lo em casa sem ir ao médico. Antibióticos são frequentemente prescritos para infecções sinusais mais graves. Aqui estão alguns dos sintomas:
    • muco espesso amarelo ou verde que é freqüentemente encontrado na garganta
    • congestão nasal
    • dor e inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz e testa
    • uma sensação de odor e paladar diminuído
    • tosse


  5. Pergunte a si mesmo se as luzes da sua casa não são muito brilhantes. Luzes brilhantes são uma causa comum de congestão nasal. Os olhos e o nariz estão conectados, portanto a fadiga ocular também pode afetar a cavidade nasal. Tente diminuir o brilho das luzes em casa ou no trabalho para ver se o nariz está saindo.


  6. Faça um teste de alergia. A congestão nasal pode ser o resultado de uma reação alérgica que você não conhece. Marque uma consulta com seu médico para um teste de alergia se você tiver congestão nasal crônica ou grave, especialmente se estiver associada a prurido, espirros ou se você pensa que está sofrendo de alergias. O médico fará um teste em que ele injetará uma pequena quantidade de alérgenos comuns na pele. Os pontos em que ele injetou algo a que você é alérgico aumentam levemente, como uma picada de mosquito. Isso permitirá que você encontre um tratamento (por exemplo, um medicamento por via oral ou nasal ou até injeções) ou evite os alérgenos em questão. Aqui estão alguns dos alérgenos mais comuns:
    • ácaros
    • alguns alimentos como leite, soja, especiarias, frutos do mar e conservantes
    • pólen (que causa febre do feno)
    • látex
    • moldes
    • os amendoins
    • pêlos de animais


  7. Elimine produtos irritantes do seu ambiente. Toda vez que você inspira e expira, aspira substâncias do ambiente para o nariz. Se o ar ao seu redor é uma fonte de irritação nasal, você deve fazer alterações no seu ambiente. Aqui estão alguns dos irritantes mais comuns:
    • fumaça de cigarro
    • gases de escape
    • perfumes
    • ar seco (compre um umidificador)
    • mudanças repentinas de temperatura


  8. Pergunte ao seu médico sobre seus medicamentos. Você pode estar tomando medicação para tratar uma condição não relacionada ao nariz, mas um dos efeitos colaterais é a congestão nasal. Dê ao seu médico uma lista de medicamentos prescritos e vendidos sem receita que você está tomando no momento. Se algum deles causar congestão, ele pode sugerir um tratamento alternativo. Este é o caso dos seguintes medicamentos:
    • medicamentos contra pressão alta
    • uso excessivo de sprays descongestionantes
    • abuso de drogas


  9. Pense em uma possível mudança hormonal. Os hormônios controlam muitas funções do corpo e podem afetar muitas delas. Uma alteração ou distúrbio hormonal pode afetar sua capacidade de limpar normalmente o muco no nariz. Se estiver grávida, tiver um distúrbio da tireóide ou suspeitar de alterações hormonais anormais, converse com seu médico. Isso pode ajudá-lo a controlar essas flutuações hormonais e reduzir o impacto no seu congestionamento.


  10. Faça um exame para encontrar problemas anatômicos. É possível que o congestionamento não seja causado por qualquer infecção, medicamento ou alteração hormonal. Pode ser o resultado da anatomia de suas cavidades nasais. Peça aconselhamento ao seu médico sobre um especialista que pode controlar o congestionamento. Isso ajudará você a saber se esse é o resultado de uma anomalia física que interfere na sua respiração. Aqui estão alguns dos distúrbios anatômicos mais comuns:
    • um desvio do septo
    • pólipos nasais
    • aumento das amígdalas faríngeas
    • um corpo estranho no nariz
      • é mais comum em crianças e isso causa secreções espessas que cheiram e geralmente são encontradas em uma única narina