Como fazer uma flauta

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer FLAUTA de PVC ft. VINHETEIRO e ZÉ GRAÇA
Vídeo: Como fazer FLAUTA de PVC ft. VINHETEIRO e ZÉ GRAÇA

Contente

Neste artigo: Preparando-se para fazer a flautaPrepare o bambuFaça a flautaReferências

O bambu tem sido muito utilizado pelas culturas indígenas para fazer muitas coisas, desde cabanas a moinhos de água. Por ser uma espécie muito versátil e resistente, pode ser usada para quase tudo. Isso também inclui a fabricação de instrumentos musicais. Atualmente, continuamos a usá-lo para muitas coisas, por exemplo, para pisos, alguns materiais e até papel. Quando você o apara adequadamente, também pode produzir notas musicais agradáveis.


estágios

Parte 1 Preparando-se para fazer a flauta



  1. Pegue o material. Para fazer uma flauta de bambu, você precisará de uma broca, uma broca rotativa dremel e suas brocas. Você também precisará de uma lixadeira, fita, serra, régua ou medidor elétrico e uma faca ou faca afiada. Você deve encontrar todas essas ferramentas na maioria das lojas de bricolage.


  2. Cavar o bambu. Obviamente, você precisará de uma vara de bambu e nem sempre precisará comprá-la. Mesmo que essa planta não seja nativa da sua área, às vezes você pode encontrá-la na beira da estrada, porque tende a se instalar e a crescer em qualquer lugar. No entanto, se você não conseguir encontrá-lo em seu estado natural, vá a uma loja de bricolage e faça a pergunta.
    • Também dê uma olhada nas páginas amarelas. Às vezes, as lojas que vendem pisos oferecem bambu que é entregue na forma de hastes que você também pode usar.



  3. Escolha uma planta de qualidade. Ao escolher seu bambu, verifique se ele tem um diâmetro de cerca de 2 cm. Bambu com paredes mais finas (cerca de 3 mm) também produz os melhores sons. Tente também encontrar uma haste pronta que não esteja dividida. Não deve ser muito flexível e não deve ter rachaduras, senões, lascas ou furos.
    • Certifique-se de que tenha pelo menos um nó, parte do caule inteiro, em vez de ser oco como o resto da planta. Você o identificará, porque parece um tipo de anel que une duas partes ocas. O nó no final da flauta se tornará o que é chamado de "cortiça". Deve ser suave e sem orifícios no interior ou no exterior para que a flauta produza um tom apropriado.

Parte 2 Preparando o bambu



  1. Retire os galhos. Use uma serra, se necessário. Você também deve lixar os nós onde cortou a planta. Se você tiver um, pode usar uma lixadeira elétrica, que vai muito mais rápido do que lixar à mão.
    • A haste que você escolheu provavelmente terá vários nós. Se for longo, escolha a peça em que você trabalhará e lixe para não lixar todo o comprimento do bambu, o que seria inútil.



  2. Escolha o tamanho de acordo com o tom. O comprimento da flauta determinará o tom que você pode tocar. Se você deseja que ele tenha um tom, corte-o com um comprimento de 35 cm. Para um tom de fa, corte-o em 45 cm e para um tom de re, em 55 cm. Escolha uma parte do bambu em que os nós estejam meio afastados um do outro pelo comprimento que você escolheu.
    • Por exemplo, se você deseja uma flauta de 35 cm, os nós devem ser espaçados um do outro em cerca de 17 cm. Em outras palavras, deve haver um pouco mais de 17 cm de tubo entre cada nó.
    • Seu objetivo é cortar o caule para que permaneça um nó no final e outro mais ou menos no meio. Tente fazer o seu melhor para manter esses dois nós nesses locais.
    • Enrole a fita ao redor da área que deseja cortar e use sua serra para fazer isso. A fita impede que o bambu rache.
    • Cortar fora do nó. Não corte completamente.


  3. Escolha o nó que se tornará a rolha. Escolha a parte de bambu com um nó perto do final para fazer a tampa. Em seguida, meça 2 cm e faça uma marca de lápis lá. A área que você acabou de descrever é chamada de tampa da flauta. A boca (a parte em que você sopra) não fica muito longe dali. Não faça cortes nesta área.


  4. Verifique se há furos Examine o nó que você escolheu para servir como uma rolha e verifique se há furos. Se houver, o tom da flauta não será bom.


  5. Quebre os nós sólidos. Como mencionado acima, a parte interna dos nós é sólida, não é oca como o resto do tubo. Assim, você terá que quebrar todos os nós, exceto aquele que está no final e que serve como uma rolha. Você pode usar um martelo e um formão para chegar lá. Pressione o cinzel ou outra ferramenta pontiaguda contra o nó dentro do tubo e bata com o martelo. Você vai quebrá-lo aos poucos.
    • Você também pode gravá-lo com um pôquer quente, mas o método mais seguro é provavelmente cavar buracos com um objeto pontiagudo.


  6. Limpe o interior da flauta. Enrole uma lixa em torno de um caule com cerca de 50 cm de comprimento e prenda-a com fita adesiva. Em seguida, esfregue-o contra o interior do bambu para suavizar as arestas. Lixe também a localização dos nós para que a superfície seja a mais lisa possível.

Parte 3 Fazendo a flauta



  1. Meça a espessura da parede. Agora que o bambu está aberto, você pode ver a espessura da parede, porque será necessário calcular o diâmetro da boca, o buraco onde você soprará. Pegue sua régua e meça a espessura em milímetros. Depois guarde suas anotações para mais tarde.


  2. Meça a localização exata da boca. Deve estar acima da cortiça (o nó que você manteve no final) a uma distância igual à do diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro da haste for 8 cm, você deverá medir 8 cm da tampa. Faça uma marca, será o centro da boca.
    • O diâmetro é o comprimento de um círculo.


  3. Calcule o diâmetro do bocal. Agora você precisa encontrar a largura do bocal, pois isso fará a diferença no som que a flauta produzirá. Use uma calculadora especial como o Flutomat para encontrar essas medidas para você.
    • Insira as medidas do diâmetro interno da flauta e a espessura das paredes. Depois, escolha o tom do seu instrumento. Se você cortar um determinado comprimento para um determinado tom, poderá pular esta etapa. O aplicativo calculará o diâmetro do bocal e de outros orifícios em uma escala ocidental de sete notas. Escreva o diâmetro de cada furo.
    • Por exemplo, supondo que o diâmetro da boca seja 10 mm, de acordo com a calculadora, você deve fornecer os seguintes diâmetros para os orifícios da flauta: 8 mm, 8,5 mm, 9 mm, 7 mm, 9,5 mm, 10 mm, 5,5 mm.


  4. Meça o comprimento entre os orifícios. Use a calculadora que também permite conhecer o espaço entre as bordas de cada orifício e a abertura da flauta. Ele fornecerá as medidas para a distância entre os orifícios a partir da boca. Faça uma marca na localização de cada orifício para garantir que todos estejam na flauta. Quando todas as medidas parecerem corretas e tudo estiver em ordem, você poderá começar a perfurar.


  5. Segure a vara em um torno. Comece a perfurar a boca. Use um torno de madeira para segurá-lo. Depois, levante o bocal e comece a perfurar com uma mecha de 2 mm, onde você fez a marca do primeiro furo. Depois de fazer um pequeno orifício com o pavio, vá para um pavio de 8 mm. Aumente gradualmente o tamanho do pavio até atingir um diâmetro que corresponda ao diâmetro do orifício desejado. Por exemplo, se você deseja um bocal de 10 mm, aumente gradualmente o tamanho do pavio até chegar a um pavio de 10 mm que fará o furo final.
    • Ao perfurar, você deve segurar o pavio perpendicular à haste sem tremer. Se você segurá-lo em um determinado ângulo ou se tremer durante a perfuração, poderá fazer um furo que não seja adequado ou rachar o bambu. Perfure com a mão firme, prestando atenção ao que está fazendo.


  6. Lixe o buraco. Use uma Dremel ou ferramenta similar para suavizar as bordas do furo. Instale a broca no Dremel. Use uma com lixa de tamanho médio. Toque no papel para verificá-lo. Quanto mais áspero for, mais áspero será. Lixe suavemente o orifício com a Dremel e, em seguida, use uma lixa mais suave, tomando cuidado para não alterar o tamanho ou a forma do orifício.


  7. Sopre na boca. Você deve testá-lo para garantir um som de flauta melodioso. Se você precisar fazer ajustes, lixe a borda externa do bocal com a lixa em um ângulo pequeno, mas apenas se achar necessário ajustá-la. Se você acha que o som está correto, é melhor não se arriscar e não fazer ajustes.


  8. Verifique as marcas para os furos. Verifique se eles estão no lugar certo em relação à boca. A calculadora Flutomat deu a você o espaço entre cada um deles. Esteja ciente de que essas medidas não são feitas do meio do furo, mas do final. Você terá que cavar o buraco a uma distância da marca que você fez, que é o raio do buraco. É aqui que fica o meio do furo e é necessário perfurar. Então você tem que furar como fez na boca.
    • Verifique se os orifícios estão bem marcados em uma linha reta.
    • Faça brocas usando mechas mais largas, o que significa que você começa com um pequeno orifício. Aumente levemente o tamanho dos bloqueios que você usa para chegar a um que terá o tamanho certo.
    • Algumas partes do bambu podem ser mais finas, por exemplo, onde havia um galho. Tenha cuidado enquanto você fura.
    • Se você precisar fazer um furo em um nó, a parede ficará mais grossa. Tome seu tempo e vá devagar.


  9. Limpe o interior dos orifícios. Pegue o seu Dremel e lixe as bordas do buraco para que fiquem lisas. Se você tem medo de cometer um erro ou lixar muito, use um arquivo. É perfeito para pequenos orifícios. Depois de limpá-los, você estará pronto para jogar.