Como fazer chá de composto

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer chá de composto - Conhecimento
Como fazer chá de composto - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparar o cháConstruir o cháUtilizar o chá de compostagem16 Referências

O chá de adubo é um fertilizante equilibrado e rico em nutrientes que você pode preparar fermentando adubo e água. Este fertilizante natural pode ser usado em plantas com flores, vegetais, plantas de casa e culturas de todos os tipos para melhorar o crescimento, a floração e o rendimento. O segredo para fazer chá de composto é usar um composto maduro, que não contém bactérias patogênicas perigosas e usar uma bomba para arejar o chá durante a fermentação. Assim, microorganismos úteis podem crescer no chá e isso permitirá que você tenha plantas saudáveis.


estágios

Parte 1 Preparando o chá



  1. Retire o cloro da sua água. Você precisará de cerca de 10 litros de água para preparar seu chá. Deixe a água descansar ao sol e deixe esfriar por várias horas. Isso quebrará o cloro presente na água, pois destrói as bactérias benéficas do chá de composto.
    • Você não precisa arejar a água se usar água de um poço ou outra fonte que não contenha cloro.


  2. Use uma bomba. Coloque uma bomba de ar no fundo de um balde grande. Para fazer o chá de composto, você precisará de um balde de plástico de 20 litros. Coloque o difusor de uma bomba de aquário ou lago no fundo do balde. Conecte-o a uma bomba externa para agitar o chá durante a fermentação.
    • Verifique se a bomba é capaz de mexer 20 litros de água.
    • O uso da bomba é necessário para arejar o chá durante a fermentação. Um chá estagnado será anaeróbico, prejudicial para as plantas.



  3. Conecte o difusor à bomba. Conecte a extremidade de uma mangueira ao difusor na parte inferior do balde. Conecte a outra extremidade à bomba fora do balde. Você pode deixar a bomba no chão, próxima ao seu balde de chá ou anexá-lo à parede do balde.


  4. Encha o balde com composto. Depois de colocar o difusor no fundo do balde, encha-o com seu composto. Não passe mais da metade do balde e não pressione o composto. Seu composto deve estar suficientemente solto para permitir que o difusor funcione.
    • Certifique-se de usar composto maduro suficiente, pois o composto que é muito novo pode conter organismos patogênicos que são prejudiciais às suas plantas.
    • Um composto maduro exala um cheiro doce e cheira a terra, em vez de cheirar a álcool e a comida podre.



  5. Adicione água. Encha o restante do balde com água. Depois de colocar o composto no balde, adicione água suficiente para encher o balde. Encha até 10 cm da borda, para que você possa mexer o chá sem colocá-lo em qualquer lugar.


  6. Adicione um pouco de melaço. O melaço trará nutrientes para as bactérias e permitirá que elas cresçam e se multipliquem. Ao adicionar melaço, mexa o chá para misturar bem com água e composto.
    • Use melaço não sulfuroso, porque o dióxido de sulfeto pode matar as bactérias benéficas encontradas no chá.

Parte 2 Prepare o chá



  1. Ligue a bomba. Depois de misturar a água e o melaço, conecte a bomba e inicie-a. A bomba enviará ar para o difusor na parte inferior do balde e oxigenará o chá de composto.


  2. Deixe em infusão. O chá de composto levará entre 36 e 48 horas para fermentar. Quanto mais você deixar fermentar, mais será carregado com microorganismos. Não deixe fermentar por mais de 3 dias, porque os microrganismos não terão comida suficiente para sobreviver.
    • O composto deve sempre ter um cheiro de terra. Se o cheiro mudar, descarte a mistura e repita a operação.


  3. Mexa o chá diariamente. Durante a fermentação, misture pelo menos uma vez ao dia para garantir que não haja depósitos no fundo do balde. Isso também permitirá que tudo seja bem misturado.


  4. Filtre o chá. Quando o chá terminar de fermentar, desligue a bomba e remova a mangueira e o difusor do balde. Para filtrar o chá, cubra um segundo balde de 20 litros com um saco de estopa ou uma gaze. Despeje o chá de composto no balde coberto pelo filtro. Feche a sacola ou cheesecake ao redor do composto e levante-o para fora da água. Aperte suavemente para remover a água residual.


  5. Coloque o composto em sua pilha. Depois de filtrar os sólidos, seu chá de composto estará pronto para uso. Coloque o composto usado de volta na sua pilha de composto e misture-o com uma pá ou uma enxada. No entanto, você também pode usar composto filtrado em suas camas de cultivo.

Parte 3 Usando o chá de compostagem



  1. Use-o rapidamente. Os germes que estão no chá não sobreviverão mais do que alguns dias. Devido à sua curta expectativa de vida, é necessário usar o chá de composto quando ainda está fresco. Quanto mais cedo melhor, mas não guarde por mais de três dias.


  2. Mergulhe o solo. O chá de composto pode ser espalhado diretamente no solo de seus canteiros. Despeje o chá em um regador e espalhe-o pelas plantas. Você também pode encher um frasco de spray e usá-lo para regar o solo com seu chá de composto.
    • Para obter melhores resultados, espalhe seu chá de composto duas semanas antes de suas flores começarem a produzir os primeiros brotos.
    • O chá de adubo também é uma alteração muito boa para plantas jovens ou apenas transplantadas.


  3. Pulverize o chá. Encha um pulverizador com chá de composto para usar como spray foliar. Ou seja, você o pulverizará diretamente nas folhas de suas plantas. Se o seu chá estiver muito preto, misture-o uniformemente com água e encha o pulverizador com esta mistura. Adicione meio centilitro de óleo vegetal e agite bem para misturar. Pulverize a mistura nas folhas de manhã cedo ou tarde da noite.
    • O óleo vegetal ajudará o chá a aderir às folhas.
    • Para plantas jovens ou frágeis, use apenas chá de composto diluído.
    • Não use o pulverizador em folhas durante o dia, pois o sol pode queimar magneticamente.