Como costurar usando um padrão

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como costurar usando um padrão - Conhecimento
Como costurar usando um padrão - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Escolha o tamanhoLeia o chefeUse o chefeTenha mais consideraçãoLeia mais6 referências

Depois de aprender a costurar, é natural continuar aprendendo a costurar usando um padrão. Se você sabe costurar com um padrão, pode criar todos os tipos de roupas, disfarces, móveis macios, brinquedos e outros itens que possam ser costurados.


estágios

Parte 1 Escolha o tamanho



  1. Escolha o tamanho que se ajusta à pessoa que vestirá a roupa. Se for você, comece pedindo a um amigo para fazer suas medições. Lembre-se de que as unidades de medida usadas para medir você não devem mudar, caso contrário você se perderá quando costurar. O tamanho não corresponde necessariamente às roupas prontas que você já tem, porque os tamanhos dos padrões podem ser muito diferentes do que você costuma usar. Olhe na parte de trás da bolsa e determine seu tamanho de acordo com as medidas indicadas para o item acabado.
    • A maioria das empresas que vendem padrões de costura segue um código internacional para tamanhos.



  2. Cuidado com os chefes multitarefa. Alguns padrões são multitarefas, ou seja, são adequados para uma ampla variedade de tamanhos diferentes, embora em geral sempre indiquem qual faixa de tamanho é coberta. Será necessário olhar no próprio chefe para encontrar os marcadores para cada tamanho.


  3. Deixe espaço para alterações. Todos os chefes fornecem uma certa margem chamada "margem de graça" (assumindo que se destinam a tecidos que exigem essa margem). Essa margem não está incluída ao costurar roupas de malha, pois elas são naturalmente extensíveis. Leia as instruções do seu chefe para descobrir qual margem você precisa ou procure as medidas do item acabado no próprio padrão.
    • Calcule a diferença entre as medidas no artigo completo e suas próprias medidas para determinar a margem de graça.
    • Se você não deseja seguir a margem incluída ou deseja reduzi-la ou aumentá-la, tenha cuidado nesta etapa.
    • A margem permitida determina o tamanho da roupa acabada e indica se a roupa estará solta ou apertada. Algumas empresas adotam uma margem básica correspondente às descrições (restritas, restritas etc.).
    • Se você é iniciante, pode ser melhor esquecer tudo isso, pois pode não estar pronto para alterar os padrões. Se não tiver certeza, deixe a margem e leve a roupa ao alfaiate depois de terminar de lavar.

Parte 2 Leia o chefe




  1. Leia as instruções. Todos os modelos são vendidos com instruções detalhadas em uma folha separada (a nota explicativa) e as peças dos modelos impressas em papel de seda. Leia sempre a nota explicativa antes de iniciar um projeto de costura para descobrir o que você precisará fazer.
    • Nas instruções, você encontrará como cortar o padrão, como modelar a roupa (ou outro item), como escolher as medidas, etc.


  2. Procure a costura. Leia as instruções sobre se o padrão fornece ou não uma margem de costura. Se você não o espera, precisará adicionar o excedente ao tecido ao cortá-lo. Em geral, a margem de costura não está incluída nos padrões.


  3. Encontre a marca da linha direita no padrão. Esta é uma linha reta longa com uma seta em cada extremidade. Essa seta dupla indica em qual direção as peças do padrão devem ser colocadas em relação à urdidura do tecido (em qual direção a trama do tecido deve ir). Para tecidos elásticos, essas setas podem corresponder à direção na qual o tecido se estica mais.
    • A linha de urdidura segue a mesma direção que as ourelas (as bordas brancas onde o motivo para). Basta encontrar a borda para saber em que direção a linha de urdidura do tecido.


  4. Procure os entalhes. Estes são os triângulos nas linhas de corte. Use-as para alinhar as peças com precisão, por exemplo, para colocar uma luva em uma cava. Existem entalhes simples, duplos ou triplos. Os profissionais fazem cortes muito pequenos na margem de costura nesses entalhes, mas se você começar, corte triângulos complementares além da linha de corte para alinhar as diferentes peças.
    • Em geral, um único entalhe é a frente da peça de roupa, enquanto um entalhe duplo é a parte de trás. No entanto, esse código não é universal.


  5. Procure os círculos. Círculos pequenos podem indicar onde você precisará adicionar clipes, zíperes, bolsos ou dobras, mas na maioria das vezes eles indicam os pontos em que você precisa colocar pinos para alinhar duas camadas de tecido. Leia as instruções do chefe se não tiver certeza.
    • Se o padrão não fornecer explicação e você vir dois círculos que coincidem em partes opostas do padrão, é razoável supor que eles sejam usados ​​para alinhar as duas peças.
    • As linhas para zíperes são quase sempre indicadas por uma linha em zigue-zague.


  6. Procure por símbolos de botão e botoeira. A localização dos botões geralmente é simbolizada por uma cruz, enquanto as casas de botão são simbolizadas por um segmento graduado (como aqueles que você está rastreando na aula de matemática), indicando o tamanho real da casa de botão.


  7. Procure linhas para aumentar ou diminuir o padrão. Geralmente, são linhas paralelas muito próximas, indicando quanto você pode aumentar ou diminuir o tamanho do padrão, para que a peça de roupa seja mais adequada. Sempre leia a nota explicativa para aprender como usar esses recursos, pois como eles são usados ​​depende dos padrões.


  8. Siga a linha de corte. Essa é a linha contínua grossa do lado de fora do padrão. Corte ao longo desta linha. Às vezes, a linha não será contínua e você verá várias linhas. Isso significa que é possível cortar vários tamanhos diferentes de acordo com a linha que escolhemos seguir. Às vezes, o tamanho é indicado na linha ou ao lado dela, outras vezes na nota explicativa.


  9. Procure as linhas de costura. Às vezes, uma linha pontilhada é incluída no padrão para indicar onde costurar. Geralmente é omitido porque geralmente se entende que você precisa costurar 1,5 cm da linha de corte; portanto, não se preocupe se não a vir.


  10. Faça as pinças. Se você vir um triângulo ou diamante grande no seu padrão, geralmente é usado para indicar a localização de um clipe. O fórceps é usado para modelar um pedaço de tecido, de forma que ele tenha uma forma arredondada.


  11. Procure os marcadores no vinco. Na maioria das vezes claramente representados por um gancho ou uma linha especial, esses marcadores indicam os pontos nos quais o tecido não deve ser cortado, mas dobrado. Cuidado para não cortar ao longo destas linhas.

Parte 3 Usando o chefe



  1. Recorte os pedaços do chefe. Procure por todas as peças necessárias e recorte-as. Será necessário seguir a linha contínua das peças do padrão para cortar o tecido.
    • Recorte o padrão de papel com uma tesoura especialmente projetada para esse fim. Reserve outra tesoura de 20 cm para cortar o tecido. Os padrões de costura tendem a maçante tesoura e tesouras afiadas são necessárias para cortar o tecido.
    • Se você escorregar e cortar o padrão em um lugar onde não deveria, prenda-o melhor com fita adesiva. O mais importante é manter a boa forma e poder ler os pontos de referência.
    • Você pode adiar a forma do padrão de corte em papelão ou cartolina, se desejar um padrão mais rígido.


  2. Organize as peças do padrão, conforme mostrado nas instruções. Isso fornecerá indicações sobre como organizar cada peça do padrão no tecido.
    • O layout pode variar dependendo da largura do tecido que você escolheu e se o tecido tem cabelo ou não. A direção do cabelo muda dependendo da orientação do tecido; portanto, tome cuidado para não cortar a forma do tecido de cabeça para baixo inadvertidamente.
    • Prenda as peças do padrão no tecido de acordo com as instruções. Em geral, você deve prender as peças deixando uma margem de costura de 1,5 cm. No entanto, lembre-se de verificar a margem de costura do padrão, porque nem todos os padrões fornecem um excedente de 1,5 cm. Você também pode colocar peso no padrão para não danificar um tecido fino ou frágil com alfinetes.
    • Agora você deve ter metade da roupa. Peça a um amigo para ver se as medidas são adequadas e para ajudá-lo a alterar o tamanho ou comprimento, se necessário.


  3. Pegue a forma do padrão e corte-o. Leve o formulário com giz de alfaiate ou uma roleta e papel carbono. Você também pode colar etiquetas na parte de trás de cada peça do padrão para não errar ao começar a costurar e não saber qual peça tem à sua frente.

Parte 4 Considere outras considerações



  1. Escolha um padrão simples se for o seu primeiro projeto de costura. Quanto mais simples o chefe, mais fácil será aprender a usá-lo. Sempre leia a descrição na embalagem do chefe para decidir se combina com você ou não. A descrição conterá dicas sobre o artigo, incluindo sugestões sobre como usá-lo ou usá-lo. Além desta descrição geral, a parte de trás da manga que contém o padrão geralmente contém explicações sobre a peça de vestuário ou o artigo que lhe dará conselhos sobre estilo ou tamanho.


  2. Certifique-se de gostar do item. Deve haver uma imagem do artigo finalizado na manga do chefe. A maioria dos modelos é vendida com uma fotografia da peça de vestuário ou item acabado na frente da capa e ilustrações na parte de trás. Se houver várias opções para comprimento da manga, estilo, tipo de colar, etc., elas geralmente são mostradas nas ilustrações. Ao tentar visualizar sua roupa acabada, procure fotografias em vez de desenhos, porque são mais realistas.


  3. Verifique o nível de dificuldade do chefe. Deve haver uma indicação do nível de dificuldade na embalagem. Algumas empresas que vendem padrões indicam o nível de dificuldade (entre iniciantes e avançados). Siga essa estimativa e não entre em um projeto muito ambicioso.


  4. Evite roupas com forro. Não tente algo que exija revestimento com outro tecido, pois seria muito difícil para um iniciante. Comece criando itens simples, como saias de trapézio ou princípios básicos, e trabalhe em projetos como esse até se sentir totalmente competente.


  5. Escolha o tecido e os acessórios necessários. Na parte de trás do padrão, será indicado qual tipo de tecido é adequado para o projeto de costura. Você notará que alguns padrões oferecem várias opções de tecidos, além de avisos sobre tecidos inadequados. Isso lhe dá uma certa liberdade de escolha para comprar um tecido que combine com seu gosto, orçamento, etc., enquanto avisa que você pode ter problemas se usar um tecido que não seja adequado para o chefe em questão.
    • A quantidade de tecido necessária também será indicada no padrão. Essa é uma indicação importante, pois fornecerá uma idéia do custo se você precisar comprar o tecido e decidirá se já possui tecido suficiente disponível.


  6. Verifique se você possui todos os acessórios de costura. Esses são os itens adicionais necessários para completar a peça, como zíperes, botões, decorações etc. O tamanho, comprimento e número desses acessórios são geralmente indicados.


  7. Use o tecido de maneira inteligente. Quando você estiver mais confortável com os padrões, poderá procurar maneiras de organizar suas peças e cortar o tecido. Você poderá economizar dessa maneira, porque os chefes geralmente são muito grandes. Mas não se preocupe com isso a princípio, porque você não terá as habilidades necessárias para saber onde pode cortar.

Parte 5 Vá mais longe



  1. Aprenda a usar uma máquina de costura. Uma máquina facilitará o trabalho e poderá ser essencial para alguns chefes.


  2. Aprenda a costurar à mão. Também pode ser útil saber costurar à mão e, se você puder adquirir essa habilidade, alguns padrões ou partes de padrões podem ser mais fáceis de fazer à mão.


  3. Costure suas casas de botão. As casas de botão de tricô também podem ser uma habilidade de costura muito útil.


  4. Cuide de suas costuras. Também é importante saber como fazer costuras no aspecto profissional.


  5. Mude de roupa. Com o tempo, também será necessário aprender a mudar os padrões ou roupas que você já possui.