Como fazer gravuras

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 26 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
GRAVURA DEGRADÊ | Como fazer gravura com giz de cera e caneta
Vídeo: GRAVURA DEGRADÊ | Como fazer gravura com giz de cera e caneta

Contente

Neste artigo: Gravação em metalGravação em madeira com uma ferramenta rotativaFazendo uma xilografia22 Referências

A gravação em metal ou madeira é uma arte praticada por artistas e impressoras há séculos e muita tinta flui sobre o assunto. Hoje, são possíveis gravuras em plástico, pedras preciosas e outros materiais difíceis de trabalhar com cortadores a laser e outras máquinas modernas. Apesar de todas essas aplicações ricas e variadas, nada impede que você comece a gravar com um mínimo de ferramentas.


estágios

Método 1 de 3: Queimadura de metal



  1. Escolha sua ferramenta. Você pode usar um martelo e um formão, mas as baias ou formões, manuais ou pneumáticos, geralmente são baratos e oferecem mais estabilidade e controle. Você também pode usar uma ferramenta rotativa Dremel com uma broca de carboneto de tungstênio.
    • As pontas e os cortadores de gravura têm várias formas. As formas quadradas que produzem cortes em "V" são as mais versáteis.
    • Metais excepcionalmente macios podem ser gravados usando uma bússola ou um cortador, mas a gravação pode não ter precisão e perder a aparência em 3D.



  2. Pratique em um objeto de metal. Se você iniciar seu primeiro projeto de gravação, é melhor não começar com objetos da família. Treine em um objeto que você não ficará triste por danificar. Um metal macio como cobre ou uma liga de bronze e mais rápido e fácil de gravar do que o aço ou outros metais duros.


  3. Limpe o metal. Limpe a superfície com um pano úmido e remova todos os vestígios de umidade com um pano seco. Se o metal ainda estiver sujo, esfregue-o com água e sabão e deixe secar.
    • Se o metal estiver coberto com um acabamento protetor, que geralmente é o caso do bronze, você não precisará removê-lo. No entanto, a ação de gravar o metal removerá o acabamento e você precisará aplicar uma nova camada posteriormente se desejar manter a uniformidade da cor do metal.



  4. Desenhe ou imprima um padrão. Se você estiver trabalhando em um objeto pequeno ou se for sua primeira gravação, desenhe ou imprima um padrão simples com linhas bem espaçadas. É difícil fazer um trabalho delicado e detalhado sem treinamento, e o resultado final pode ser desarticulado e pouco claro. Você pode desenhar o padrão diretamente no metal. Como alternativa, você pode desenhar ou imprimir o padrão em tamanho real e siga as instruções abaixo para aprender como transferi-lo para o metal.
    • Se você estiver escrevendo cartas, verifique se elas são tão uniformes quanto possível, gravando-as entre duas linhas retas e paralelas que você teria desenhado antes de usar uma régua.


  5. Transfira o desenho para o metal, se necessário. Siga esta etapa apenas se precisar transferir seu desenho para o metal; caso contrário, vá diretamente para a próxima etapa. Se você não encontrar o equipamento listado especificamente, procure on-line por um dos muitos métodos disponíveis para transferir uma imagem. Observe que a maioria ainda exigirá o uso de equipamentos especializados.
    • Aplique verniz ou goma-laca na área que deseja queimar e espere que esteja quase seca e um pouco pegajosa.
    • Desenhe o padrão em um filme de poliéster ou Mylar com um lápis macio.
    • Cubra o padrão com fita adesiva. Esfregue cuidadosamente a parte de trás da fita com a unha ou com o polidor e levante-a com cuidado. O padrão agora é transferido para a fita.
    • Cole a fita no metal envernizado. Esfregue a fita usando o mesmo método antes de remover.


  6. Use um grampo para prender o metal. A gravação será muito mais fácil se você usar um grampo ou um alicate para impedir que o metal derrape. Você pode segurar o metal na mão com um alicate, o que ajudará a obter estabilidade, mas aumentará o risco de cortes e abrasões. Se você usar uma ferramenta elétrica ou um martelo e um cinzel, que devem ser segurados com as duas mãos, é altamente recomendável usar um grampo para fixar o metal sobre uma mesa ou outra superfície estabilizada.


  7. Queime o padrão. Agora você pode transformar seu padrão em gravação com a ferramenta escolhida. Comece aplicando pressão na ponta da ferramenta inclinada para remover lascas de metal. Nas suas primeiras tentativas, tente segurar a ferramenta no mesmo ângulo até terminar de gravar. Comece cortando linhas retas nas duas direções até ter uma incisão visível e profunda. Isso deve servir como ponto de partida para criar as outras linhas de incisão. Para esculpir linhas complexas, como a letra J, por exemplo, comece gravando o segmento que consiste na linha reta. Quando esse segmento estiver concluído, você poderá gravar o segmento mais difícil.


  8. Obtenha mais informações. Gravura é uma arte que uma pessoa pode praticar toda a sua vida sem deixar de melhorar. Existem muitas opções para pessoas que desejam aprender novas técnicas, como usar uma máquina de gravação ou que simplesmente querem dicas práticas sobre como expandir sua gama de ferramentas.
    • Encontre fóruns on-line sobre gravura para participar de comunidades de gravura. Se você estiver interessado em um certo estilo de gravação, poderá encontrar um fórum ou sub-fórum dedicado a metais preciosos, aço ou outros tipos de gravação em metal.
    • Encontre livros sobre gravura. É provável que um livro sobre gravação forneça informações mais detalhadas do que as disponíveis on-line. Se você não tiver certeza de qual livro consultar primeiro, um fórum de gravação é o lugar perfeito para fazer a pergunta.
    • Aprenda o ofício com gravadores locais. Pode ser necessário se inscrever em um curso de faculdade comunitária ou encontrar um estúdio de gravação nas proximidades que ofereça oficinas pontuais. Se você é sério e deseja avançar no mundo da gravação, considere oferecer seus serviços gratuitamente para se tornar um gravador ou se inscrever em um programa de um ano para estudar gravação.

Método 2 de 3: Queime na madeira com uma ferramenta rotativa



  1. Escolha uma ferramenta rotativa. Quase qualquer acessório de ferramenta rotativa da marca Dremel ou qualquer broca de roteador pode ser usada para perfurar madeira. Uma tabela de roteador pode ser configurada para fazer incisões de profundidade constante para facilitar o trabalho. Também é recomendado para gravar painéis e criar xilogravuras simples. Além disso, uma ferramenta portátil permite alterar o ângulo mais facilmente, o que permitirá experimentar vários tipos de incisões.
    • É altamente recomendável usar óculos de segurança enquanto usa qualquer ferramenta rotativa para protegê-lo de detritos voadores
    • Use uma máquina CNC ou CNC se desejar fazer gravações complexas com detalhes extremos.


  2. Escolha uma broca para gravar. Há uma infinidade de morangos que você pode usar com sua ferramenta para criar diferentes incisões. As fresas de ponta redonda são úteis para superfícies ocas, enquanto as fresas cilíndricas são mais adequadas para trabalhar em superfícies planas. Finalmente, o cortador de gravura em forma de chama permite controlar a aparência da incisão de acordo com o ângulo em que você segurará a ferramenta. Se você decidir ir ainda mais longe na arte da gravação, existem muitos moinhos especializados que são adaptados a cada tipo de aplicação.


  3. Desenhe ou transfira seu padrão na madeira. Quando você queima madeira, o nível de detalhe é limitado apenas pela largura da sua ferramenta de gravação e pela precisão das suas mãos. Se você não se sentir à vontade com a idéia de fazer um desenho à mão livre, imprima-o em um filme fino de poliéster, como o filme Mylar, e cole-o na madeira com fita adesiva.


  4. Desenhe o padrão com a ferramenta. Ligue a ferramenta elétrica e abaixe-a suavemente sobre a madeira. Siga lenta e continuamente todas as linhas do seu padrão. Você precisa surpreendentemente de pouca profundidade para dar uma aparência tridimensional. Portanto, comece fazendo um sulco raso e passe por baixo até ficar satisfeito com o resultado.


  5. Pinte a madeira (opcional). Se você deseja criar gravuras mais visíveis, pode pintar a peça gravada. Pinte a superfície plana original de uma cor diferente para que fique mais visível. Você também pode proteger a madeira contra o desgaste com tinta ou verniz incolor.

Método 3 de 3: Faça uma xilografia



  1. Escolha ferramentas de gravação. Você pode usar uma das muitas ferramentas manuais ou não motorizadas existentes. Para criar imagens detalhadas, semelhantes às encontradas em um livro do século XIX, selecione duas ou três ferramentas para variar os efeitos. Aqui estão três tipos de ferramentas tradicionais de gravação à mão comumente usadas.
    • Abas elípticas ou "spitstickers" em inglês, são formões usados ​​para cortar linhas de fluido.
    • As barracas são usados ​​para cortar linhas finas ou largas, de acordo com a área em que você segurará a ferramenta.
    • As goivas para escavar ou scorps com extremidades arredondadas ou quadrados usados ​​para cavar grandes partes da madeira, para que ela permaneça branca para impressão. Esta ferramenta não é necessária se você não pretende imprimir.


  2. Aplique uma fina camada de tinta na madeira. Pegue um frasco de tinta preta e use uma escova ou um pano para cobrir muito bem a placa de madeira. Isso colocará as peças em relevo em relevo, por isso é imperativo não colocar muita tinta para impedir que ela fique sempre abaixo da superfície.


  3. Verifique se a superfície está bem preparada. Deixe a tinta secar completamente. Depois verifique se não há pequenas partículas na madeira. Nesse caso, você pode eliminá-los polindo-os firmemente com uma toalha de papel.


  4. Calce a placa de madeira (opcional). Uma almofada de areia coberta de couro é uma ótima maneira de prender a placa de madeira, fornecendo suporte robusto, independentemente da direção em que você está empurrando. Não é aconselhável fixar o quadro na mesa com um grampo, pois será necessário reposicioná-lo enquanto você realiza a gravação.


  5. Segure as ferramentas de gravação na sua mão. Segure a ferramenta da mesma maneira que segurará um mouse de computador, com a alça levemente pressionada na palma da mão. Aplique pressão em um lado da haste de metal com o dedo indicador e pressione no outro lado com o polegar. Deixe a ponta arredondada da alça na palma da sua mão. Quando você queima, você aplica pressão pressionando contra essa ponta arredondada.


  6. Queime a madeira. Corte a madeira aplicando pressão sobre a ferramenta levemente inclinada para realizar a gravação. Use a outra mão para girar a tábua de madeira suavemente enquanto avança com a ferramenta. Não corte mais de um centímetro de cada vez antes de ajustar a posição da mão. Pode levar alguma prática antes que você possa fazer incisões suaves.
    • Se a ferramenta afundar rapidamente e atolar, provavelmente a língua será pronunciada demais.
    • A inclinação do "cinzel" pode variar suavemente de um ângulo baixo para linhas mais largas ou um ângulo agudo para linhas mais finas. Pode ser necessário algum treinamento para praticar adequadamente, mas é uma excelente técnica para dominar o corte de madeira.


  7. Tente diferentes métodos de abordagem. Uma maneira de iniciar uma xilogravura é cortar os contornos da imagem para que sejam mais largos do que o necessário e ajustar os detalhes com uma ferramenta menor posteriormente. Existem muitos estilos de arco, mas desenhar uma série de linhas pequenas, principalmente paralelas, que se sobrepõem para se assemelhar a uma chuva que cai muitas vezes cria o efeito mais natural.


  8. Brasão da placa de tinta. Quando a gravação estiver concluída, você poderá imprimir a imagem em papel quantas vezes quiser. Para fazer isso, compre um frasco de tinta em relevo preto à base de óleo.Coloque uma pequena quantidade na parte plana e curva da placa e, usando um rolo de mão ou rolo de tinta, espalhe-o finamente por toda a superfície. Adicione mais tinta conforme necessário e continue a alisar com o rolo aplicando pressão uniforme até a superfície ficar lisa.


  9. Transfira a imagem para o papel. Coloque uma folha de papel sobre o quadro úmido, tomando cuidado para não movê-lo quando estiver em contato com a tinta. Esfregue a parte de trás do papel com um polidor. Levante a folha depois de lavar a roupa, o que lhe dará uma impressão da sua imagem. Repita quantas vezes forem necessárias adicionando tinta se a placa secar.
    • Se o polidor não escorregar facilmente, você pode esfregar no cabelo para lubrificar o óleo sem manchar o papel.
    • Procure por "polidores para impressão" porque existem ferramentas usadas por outros profissionais com o mesmo nome.


  10. Limpe suas ferramentas. Quando a impressão estiver concluída, limpe a tinta e as ferramentas de gravação com álcool mineral ou álcool branco ou óleo vegetal e um pano limpo. Mantenha a sua xilogravura se desejar reutilizá-la para fazer outras impressões no futuro.