Como fazer canto gutural

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Tutorial de como fazer Vocal Gutural (Growl)
Vídeo: Tutorial de como fazer Vocal Gutural (Growl)

Contente

Neste artigo: Cantando com a gargantaMelhorando o somReferências

Também conhecido como som harmônico ou harmônico, o canto da garganta cria uma melodia através da manipulação das cordas vocais. Altamente praticado na Ásia e em algumas culturas inuítes, o canto gutural cria a ilusão de cantar várias notas de cada vez, enquanto canta em apenas uma frequência. O resultado é um som de assobio, um "harmônico" que aumenta a voz cantada.


estágios

Parte 1 Canto com a garganta



  1. Relaxe sua mandíbula e seus lábios. Sua boca deve estar entreaberta, cerca de um centímetro entre os dentes superiores e inferiores.


  2. Faça um "R" ou "L" com a ponta da língua. Quase deve tocar seu paladar. Pode ser que ambos entrem em contato, então reserve um tempo para encontrar a posição mais confortável para você.


  3. Cante uma nota "básica" para um intervalo confortável. Segure a nota, sem alterá-la e sem mexer a língua. É com esta nota que você tocará para criar os harmônicos. O som deve sair do seu peito e ser o mais profundo possível.
    • Diga o som "ou" (como na palavra "doce") com a voz mais profunda possível.



  4. Mova a língua para frente e para trás. Faça isso mantendo a ponta da língua no palato. Imagine que seu idioma precise ir do som "R" para o som "L".


  5. Ajuste o som alterando a forma dos seus lábios. Imagine que sua boca deve passar do som "I" para o "OR" (como se você pronunciasse a palavra "coruja" sem o "b"). Isso mudará a forma dos seus lábios, bem como a "ressonância" da sua boca (a maneira como o som se move).
    • Faça isso devagar.


  6. O canto da garganta é a soma de todos esses ingredientes. Cada boca é diferente, não existe uma receita perfeita para a posição da língua, a abertura da boca ou o volume. Comece com a nota base "ou" e depois:
    • coloque sua língua perto do palácio fazendo um "r",
    • mova lentamente os lábios dos sons "I" para "OU",
    • afaste a língua dos lábios, girando-a lentamente,
    • quando ouvir seus harmônicos, não mexa mais a boca e guarde a nota.

Parte 2 Aprimorando o som




  1. Pratique com um som de fundo. Isso ocultará o seu alcance normal e os seus tons sibilantes se destacarão mais. Você pode se exercitar no chuveiro enquanto estiver dirigindo ou com a televisão ligada.
    • Não se preocupe se você não ouvir seus harmônicos imediatamente. É muito difícil ouvi-los quando você inicia, mesmo se você fizer o que é certo, por causa da ressonância em sua cabeça.


  2. Cante uma voz alta e brilhante. A maioria dos iniciantes não coloca volume e energia suficientes em suas vozes nas primeiras tentativas. Para um "ou" bem-sucedido, imagine que você está tentando cantar enquanto alguém pressiona sua garganta. Sua voz terá que ser forte e poderosa e isso ajudará você a criar harmônicos.
    • Uma vez adquirido o domínio técnico do canto da garganta, você pode diminuir o volume para um nível mais confortável.


  3. Certifique-se de cantar do seu peito. Há uma diferença entre sua "voz no peito" e sua "voz na cabeça". Geralmente, a voz da sua cabeça permite que você cante mais alto e você pode sentir o som saindo da sua garganta. A voz do peito "ressoa" mais e você sente as vibrações subindo pelo peito.


  4. Pratique alterações nas notas. Depois de dominar os harmônicos, você pode tentar cantar melodias movendo seus lábios e ajustando sua nota de base. Abra e feche os lábios ao mudar de "I" para "OU".
  5. Aprenda pelo exemplo. O canto gutural é praticado no Alasca, Mongólia e África do Sul. o Museu Smithsonian tem uma incrível coleção de vídeos desses países, além de tutoriais para cantores iniciantes.