Como fazer xarope de bordo

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Saiba tudo sobre MAPLE SYRUP (Xarope de Bordo): A Folha da Bandeira do Canadá
Vídeo: Saiba tudo sobre MAPLE SYRUP (Xarope de Bordo): A Folha da Bandeira do Canadá

Contente

Neste artigo: Incisando as árvoresFervendo a seivaPara terminar a caldaReferências

O xarope de bordo foi preparado há milhares de anos. Muitos dizem que depois de fazer isso, você vai querer fazê-lo novamente e novamente. Se você tiver sorte o suficiente para morar em Quebec ou lá estiver, continue lendo para aprender como transformar a seiva de bordo em um delicioso xarope.


estágios

Método 1 de 2: Incise as árvores

  1. Verifique se suas árvores estão prontas para serem exploradas. A estação certa para cortar árvores de bordo é pior quando as temperaturas noturnas estão abaixo de 0 ° C e os dias estão começando a ser agradáveis. É então que a seiva começa a fluir nas árvores.
    • A estação do bordo termina quando esta sequência de temperaturas termina. A seiva assumirá uma tonalidade mais escura. Se a seiva for colhida após o final da temporada, o açúcar será baixo e o sabor não será agradável.
  2. Escolha as árvores. Existem muitos tipos de árvores de bordo. As seiva dessas variedades diferentes não são tão doces. Quanto mais seiva for rica em açúcar, melhor. O bordo de açúcar é aquele cuja seiva é a mais doce. Essas folhas são reconhecíveis por seus 5 pontos. Geralmente, o diâmetro da árvore deve ser superior a 25 cm para ser explorado.
  3. Pegue algumas torneiras. Esses itens também são conhecidos como "spile". As torneiras estão mais facilmente disponíveis na Internet, a maioria das torneiras são iguais, mas os contêineres de colheita são mais diferentes. uso: uma sacola, um balde acoplado, um balde no chão ou uma rede de tubulação (geralmente usada por produtores de xarope especializados) Se você não quiser comprar um balde, um jarro de leite limpo fará o possível. compre e instale uma rede de tubulação se você nunca extraiu o xarope de bordo antes.
  4. Instale a torneira no eixo. Faça um buraco no lado da árvore mais exposta à luz, sobre uma raiz grande ou sob um galho grande. O buraco deve ser do tamanho da torneira. Também deve estar de 30 a 120 cm acima do piso e 1,25 cm mais longo que a torneira. O orifício deve ser apontado levemente para baixo.
    • Uma furadeira elétrica manual será perfeita para esta tarefa.
    • Você também pode perfurar o buraco com um martelo e uma unha longa. Plante a unha na árvore e remova-a.
  5. Anexe o recipiente de colheita. É melhor cobrir o recipiente para impedir a entrada de água ou insetos.
  6. Instale mais torneiras em outras árvores. 150 litros de seiva são apenas 1,75 litros de xarope e é por isso que o xarope de bordo é tão caro nas lojas. Se você é iniciante, comece instalando torneiras de 7 a 10 árvores. Você receberá cerca de 35 L de seiva por árvore e por estação e poderá obter alguns litros de xarope.
  7. Recolha a seiva. Em algumas semanas, monitore os recipientes de colheita a cada poucos dias. Transfira a seiva para baldes selados ou outros recipientes grandes para armazenamento. Continue a colher a seiva até que a estação termine. Você pode transformar a seiva em calda.

Método 2 Ferva a seiva

  1. Filtrar a seiva. Se você tiver uma pequena quantidade de seiva, poderá fazê-lo facilmente com um filtro de café. Esse processo serve apenas para remover depósitos, insetos ou galhos da seiva. Você também pode remover detritos grandes com uma bandeja coletora. A seiva será filtrada novamente mais tarde, depois de fervida.
  2. Prepare um fogo para ferver a seiva. O xarope é obtido removendo a água da seiva, para que apenas o açúcar permaneça. A seiva contém cerca de 2% de açúcar.Você pode usar um evaporador, que é uma máquina projetada especificamente para ferver a seiva em calda ou uma alternativa mais barata, como um fogo quente (você também pode ferver a seiva na panela do fogão a gás, mas com muita umidade irá evaporar e sua casa ficará cheia de vapor). Para preparar uma fogueira ao ar livre para ferver sua seiva, siga estas etapas:
    • Pegue um ou mais potes de 20 l.
    • Cavar um buraco raso no chão onde você quer fazer o seu fogo.
    • Construa uma parede com blocos de brisa ao redor do buraco. Só deve ser grande o suficiente para caber em todos os seus potes. Coloque uma grade no buraco para colocar as panelas, deixando espaço suficiente sob a grelha para instalar o fogo.
    • Faça um fogo embaixo da grelha para que alcance os potes.
  3. Despeje a seiva nos potes. Encha-os cerca de 3/4 com seiva. As chamas devem lamber o fundo das panelas e ferver a seiva. À medida que a água evapora, adicione suavemente mais seiva. Continue mexendo o fogo e adicione a seiva até que os potes estejam meio cheios da seiva restante.
    • Ferver a seiva para obter xarope pode levar horas e você não poderá pausar ou arriscar queimar o xarope de bordo. O fogo deve estar quente o suficiente para que a seiva ferva constantemente e você precisará continuar adicionando seiva à medida que a água evapora, mesmo que você precise ficar acordado a noite toda.
    • Você pode pendurar uma caixa de metal com uma alça cheia de seiva acima da panela. Faça um furo no fundo da caixa para que a seiva goteje gradualmente. Dessa forma, você não precisará estar presente para monitorar o progresso e derramar seiva continuamente.
  4. Observe a temperatura. Quando você terminar de adicionar seiva e o líquido restante começar a ficar baixo, use o termômetro de um confeiteiro para monitorar a temperatura: ele deve indicar cerca de 100 ° C durante o processo de ebulição, mas uma vez que a água evaporada, a temperatura aumentará. Retire o líquido do fogo quando atingir 104 ° C.
    • Se você remover o xarope de fogo tarde demais, ele ficará mais espesso ou queimado; portanto, observe-o de perto.
    • Para monitorar a temperatura mais de perto, você pode terminar a calda em um ambiente fechado.

Método 3 de 3: Finalize a calda

  1. Filtre a calda pronta. Depois de fervida, você obterá uma "areia de açúcar", que se depositará no fundo se você não filtrar. A filtragem removerá essa substância e outros depósitos que possam ter entrado no xarope, como cinzas de fogo ou pequenos insetos. Coloque alguns pedaços de musselina sobre um recipiente grande e despeje a calda. Talvez você precise fazer isso várias vezes para remover todo o depósito.
    • Filtre a calda enquanto ela ainda estiver quente ou ela grudará na musselina.
    • Filtros especiais de fibra de algodão estão disponíveis na Internet.
  2. Despeje a calda em recipientes esterilizados. Os frascos de vidro funcionam bem ou você pode reutilizar garrafas velhas de xarope de bordo fervidas. Feche os potes imediatamente.
  3. Retire as torneiras das árvores no final da temporada. Não feche os orifícios, eles se fecharão.