Como fazer vinagre

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Como Fazer Vinagre em Casa
Vídeo: Como Fazer Vinagre em Casa

Contente

Neste artigo: Adicione o álcool em uma jarra preparada para esse fimAdicione a mãe e guarde o vinagreCurto e engarrafado seu vinagreReceitas variadas18 Referências

Embora seja fácil comprar uma garrafa de vinagre no supermercado, pode ser gratificante (mas também melhor) fazer você mesmo. Tudo o que você precisa é de um frasco limpo, álcool, uma mãe (o biofilme que permite o processo de fermentação) e cerca de dois meses para permitir que a mãe faça seu trabalho. Depois de dominar a fabricação de um tipo de vinagre, você pode usar esta receita com a maioria das bebidas alcoólicas para fazer vinagre branco, vinagre de cidra, vinagre de arroz ou, se estiver pronto para esperar no menores de 12 anos, vinagre balsâmico.


estágios

Parte 1 Adicione o álcool em uma jarra preparada para esse fim



  1. Pegue um pote de 2 litros. Escolha uma jarra com uma abertura larga e limpe-a com água e sabão. Você pode usar um jarro de cerâmica ou até uma garrafa de vinho antiga para fazer vinagre, mas é fácil encontrar jarros com uma abertura ampla e facilitar o seu trabalho. Retire a tampa e lacre (se equipado), depois lave e enxágüe bem o frasco com sabão e água morna.

    Se você preferir fazer uma menor quantidade de vinagreuse uma jarra de um litro e reduza a quantidade de álcool (e possivelmente água) pela metade.



  2. Esterilize o frasco. Ferva um pouco de água primeiro, depois coloque seu pote na pia e encha-o com água fervente. Esvazie o frasco quando puder manuseá-lo sem queimá-lo; deixe cerca de 5 minutos para esfriar o suficiente.
    • Não despeje a água na jarra, se estiver fria, o choque térmico pode quebrá-la. Passe-o sob água quente, se necessário.
    • Este método não esteriliza seu recipiente o suficiente para conservar ou conservar alimentos. Mas é o suficiente para fazer vinagre.



  3. Faça vinagre de vinho. Despeje 35 cl de água e tanto vinho em seu recipiente. O vinagre é criado por bactérias que convertem álcool (etanol) em ácido acético. Este processo é facilitado se o vinho do título estiver entre 5 e 15% em volume, sendo a titulação ideal entre 9 e 12% vol. A maioria dos vinhos tem entre 12 e 14% vol, e combiná-los igualmente com água (35 cl cada) fornece uma mistura equilibrada de sabor e acidez.
    • Use água destilada em vez de água da torneira, para não ter um sabor desagradável.
    • Para obter um vinagre com um sabor menos pronunciado, use 25 cl de vinho por 50 cl de água. Para um sabor mais pronunciado, adicione vinho em uma proporção de duas partes de vinho e uma parte de água.
    • Você pode usar vinho tinto ou vinho branco, dependendo de suas preferências. No entanto, verifique se o vinho que você usa não contém sulfitos (verifique o rótulo para ter certeza).



  4. Faça vinagre sem vinho. Você pode fazer vinagre a partir de qualquer álcool que seja pelo menos 5% vol. Para substituir o vinho, você pode, por exemplo, usar 70 cl de cerveja ou cidra crua. Verifique o rótulo da sua cerveja ou cidra para garantir a titulação mínima e despeje no recipiente sem diluição.
    • Você pode usar outros álcoois com mais de 15% vol, se os diluir com água para diminuir o nível de álcool abaixo de 15%.

Parte 2 Adicione a mãe e guarde o vinagre



  1. Instale a mãe. A mãe contém as bactérias necessárias para iniciar o processo de conversão de etanol em ácido acético. Às vezes é formado em garrafas de vinho que permaneceram abertas. Parece uma membrana gelatinosa e flutua na superfície do líquido. Você pode comprar uma mãe (às vezes chamada de vinagre inicial) na forma gelatinosa ou líquida. Procure-os em lojas de produtos naturais ou na internet.
    • Se você usa uma mãe gelatinosa em uma loja, siga as instruções na embalagem para descobrir quanto usar. Você o colocará na superfície do álcool, usando uma colher.
    • Para um vinagre líquido, coloque 35 cl, a menos que indicado de outra forma na embalagem.


  2. Use uma mãe diretamente. Você pode escolher diretamente o vinagre de uma mãe, se tiver um de um vinagre anterior. A mãe é treinada toda vez que você faz vinagre. Além disso, se você já fez vinagre ou um de seus conhecidos, pode usar a mãe que foi formada durante a fabricação anterior. Pegue-o e solte-o em seu novo recipiente.
    • Você pode repetir a operação por anos, se desejar.
    • É possível usar uma mãe de um tipo de vinagre (por exemplo, vinho) para fazer outro (por exemplo, cidra).


  3. Feche a sua máquina de vinagre. Use para isso um elástico e uma gaze. Simplesmente coloque a gaze (ou o limpador) em cima da sua máquina de vinagre e coloque o elástico ao redor da abertura superior. Você deve usar um material permeável para permitir a circulação de ar.
    • Não deixe sua máquina de vinagre aberta. Poeira ou outros detritos podem cair dentro e você pode acabar com moscas da fruta flutuando na superfície do seu vinagre.


  4. Guarde o seu vinagre. Você deve armazenar o vinagre em um local escuro por cerca de 2 meses. Escolha uma prateleira ou local equivalente, em um local escuro, mas onde o ar circule o suficiente. O processamento em vinagre será de 15 a 34 ° C, mas a melhor faixa de temperatura é de 27 a 29 ° C. Além disso, procure um lugar que esteja quente o suficiente.
    • Se você não encontrar um local escuro o suficiente, embrulhe o recipiente em um pano ou guardanapo, mas não cubra a toalha ou a gaze.
    • Evite agitar, misturar ou mover seu recipiente durante os primeiros 2 meses. Isso permitirá que a mãe treine mais facilmente.
    • Durante os 2 meses exigidos pelo processo, você notará alguns odores de vinagre e talvez outros cheiros estranhos. Não tome cuidado e não toque em nada por 2 meses.

Parte 3 Prove e engarrafe seu vinagre



  1. Sifão seu vinagre. Após 2 meses, retire o elástico e a tampa e, em seguida, coloque um canudo no vinagre, tomando cuidado para não danificar a mãe que flutua em sua superfície. Coloque o polegar no buraco da palha para prender um pouco de vinagre. Retire a palha do recipiente, coloque a extremidade livre em um copo e solte o polegar para liberar o vinagre.
    • Você pode usar um canudo de plástico ou reutilizável para esta etapa.


  2. Prove o seu vinagre. Prove um pouco do vinagre que você acabou de sugar. Se o sabor não for pronunciado o suficiente, significa que a fermentação precisa de mais tempo. Se for muito forte, significa que deve ser amaciado. Nos dois casos, deixe o vinagre fermentar por mais 2 semanas.
    • Continue a provar seu vinagre a cada semana ou a cada 2 semanas, até que o sabor lhe convenha.


  3. Inicie uma nova produção. Se você quiser reutilizar a mãe, remova-a e transfira-a para um novo recipiente, que você terá previamente preenchido, por exemplo, uma mistura de partes iguais de vinho e água. Isso permite refazer o vinagre indefinidamente.
    • Você também pode esvaziar cuidadosamente quase todo o seu vinagre e deixar um pouco de líquido no fundo com a mãe. Em seguida, reabasteça o recipiente com álcool e inicie uma nova produção no mesmo recipiente.


  4. Mantenha o seu vinagre. Você pode pasteurizar seu vinagre para mantê-lo indefinidamente. Depois de remover a mãe do fabricante de vinagre (ou permitir que ele flutue), despeje o vinagre em uma panela. Coloque em fogo médio e use um termômetro de mergulho para verificar a temperatura. Quando a temperatura exceder 60 ° C e antes de atingir 70 ° C, retire a panela do fogo e deixe o vinagre esfriar
    • Esta operação pasteuriza seu vinagre, para que você possa mantê-lo indefinidamente em um recipiente de vidro à temperatura ambiente e longe da luz direta.
    • Você pode passar a etapa de pasteurização do seu vinagre, se desejar. Ele permanecerá por vários meses e provavelmente por vários anos, sem perda perceptível de qualidade ou sabor. Mas vale a pena fazer esta pequena operação para garantir a conservação da qualidade a longo prazo.


  5. Engarrafe seu vinagre. Você precisará de um funil e um filtro. Coloque um filtro de café (que não tenha sido clorado) em um funil e coloque-o no gargalo de uma garrafa de vidro esterilizada. Uma velha garrafa de vinho combina perfeitamente. Despeje o vinagre suavemente através do filtro na garrafa. Feche o frasco com uma rolha ou parafuso.
    • Limpe o frasco com água e sabão, despeje a água fervente e deixe descansar por 5 a 10 minutos para esterilizar.
    • Coloque um rótulo na garrafa, onde você anotará o tipo de álcool usado e o tempo de fermentação do vinagre. Isso é muito útil se você optar por oferecer seu vinagre como presente ou se optar por armazená-lo na adega.


  6. Não faça conservas. Não use seu vinagre caseiro para preservar alimentos ou preservar alimentos à temperatura ambiente. O vinagre caseiro pode ser usado em saladas, marinadas ou outras preparações cozidas ou refrigeradas. No entanto, como sua acidez (nível de pH) pode variar consideravelmente, não é adequado para conservar ou conservar alimentos à temperatura ambiente.
    • Se a acidez for muito baixa, o vinagre não destruirá bactérias patogênicas, como a E. coli. coli, presente nos alimentos que você deseja manter.
    • Isso permanece verdadeiro se você pasteurizar seu vinagre. No entanto, não há problema em manter o vinagre em temperatura ambiente (pasteurizado ou não) em um local fresco e escuro.

Parte 4 Varie as receitas



  1. Experimente o vinagre de xarope de bordo. Para um sabor fresco, despeje 70 cl de vinagre, adicione 45 cl de xarope de bordo puro, 15 cl de rum marrom e 12 cl de água destilada. Em seguida, siga as etapas clássicas de fabricação de vinagre descritas anteriormente neste artigo.
    • O vinagre de xarope de bordo tem um sabor único e sabores ricos que combinam bem com abobrinha assada ou frango assado.


  2. Faça vinagre de cidra. Para fazer vinagre de maçã, você não precisa de álcool. Reduza cerca de 2 kg de maçãs em purê no liquidificador e, em seguida, esprema a polpa resultante em um estame para extrair cerca de 70 cl de suco, que você usará para iniciar o processo. Você também pode usar suco de maçã puro ou cidra. Em seguida, siga as etapas clássicas de fabricação de vinagre descritas anteriormente neste artigo.
    • Embora esta receita não contenha álcool a princípio, o açúcar do suco de maçã produzirá nutrientes suficientes para permitir que a mãe cresça. No entanto, esse processo pode exigir mais fermentação antes de obter um vinagre adequado para você.


  3. Faça vinagre de mel. Ele não requer álcool a princípio. Deixe ferver 35 cl de água destilada e despeje 35 cl de mel. Mexa até que tudo esteja bem misturado e deixe esfriar até uma temperatura ligeiramente acima da temperatura ambiente, mas abaixo de 34 ° C. Em seguida, siga as etapas clássicas de fabricação de vinagre descritas anteriormente neste artigo.
    • Como o vinagre feito com suco de maçã, os açúcares contidos no mel serão suficientes para alimentar a mãe e garantir a fermentação.
  • Um recipiente ou um vinagre de 2 litros
  • Um estame ou essuietout
  • Um elástico
  • Palha de plástico ou reutilizável
  • Uma panela de tamanho médio
  • Um termômetro de mergulho
  • Uma garrafa de vinho limpo com uma tampa
  • Um funil
  • Filtro de café não branqueado com cloro