Como lidar com uma overdose de cafeína

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 5 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como lidar com uma overdose de cafeína - Conhecimento
Como lidar com uma overdose de cafeína - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Procurando assistência externaTratando sintomas leves em casaEvitando uma recaída20 Referências

A cafeína é um estimulante que é frequentemente usado para ficar alerta e alerta. No entanto, também é um medicamento de prescrição e de venda livre para o tratamento de condições como asma, enxaqueca e distúrbio do déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDAH). Falamos sobre overdose de cafeína quando uma pessoa ingere uma quantidade maior do que a que pode sustentar seu corpo. É necessária atenção médica imediata para vômitos, dor no peito, dificuldades respiratórias ou frequência cardíaca rápida ou irregular quando ocorre. No entanto, você pode resolver o problema em casa, se estiver um pouco nervoso demais após abusá-lo. Consuma menos no futuro para evitar outra overdose.


estágios

Parte 1 Procure ajuda externa

  1. Ligue para o centro de controle de venenos. É muito importante fazer isso se você perceber que tomou um medicamento ou que consumiu algo com alto teor de cafeína. Bebidas como chá, café e chocolate estão entre os alimentos que contêm muito. Ligue imediatamente para o Centro de Controle de Envenenamentos local para descobrir como fazer isso se tiver sintomas como dificuldades respiratórias.
    • Visite este site para ter uma idéia dos centros de controle de venenos e toxicologia na França que você pode chamar. Se você mora na Bélgica, pode ligar gratuitamente para 070 245 245.
    • Explique como você se sente no operador da central telefônica e diga a eles o que está causando a intoxicação. Você também fornecerá informações sobre seu peso, idade, condição física, quantidade de cafeína ingerida e o tempo que consumiu. Pergunte como proceder. Para lidar com os sintomas, você pode ter que se vomitar ou recorrer a medicamentos. No entanto, não tente se forçar a vomitar, a menos que um profissional o convide.



  2. Vá para a sala de emergência. Vá imediatamente ao departamento de emergência se seus sintomas forem graves, como dificuldades respiratórias, tonturas, batimentos cardíacos altos ou confusão. Não tente dirigir sozinho. Ligue 112. Uma overdose de cafeína pode ser fatal em alguns casos raros. É imperativo que essas situações sejam tratadas por pessoal médico.
    • Se você notar que sua intoxicação foi causada por um alimento ou bebida que você normalmente não come, leve a embalagem ao hospital.


  3. Obtenha tratamento médico. Dependendo da quantidade ingerida, do seu estado atual de saúde, dos sinais de intoxicação e de outros fatores, o tratamento médico será prescrito. Converse com o médico sobre os sinais de alerta que você apresenta para que ele possa determinar o que você precisa para o tratamento.
    • Você pode receber pellets de carvão ativado para curar sua overdose. Seu corpo pode evacuar a cafeína através do uso de laxantes. O suporte respiratório pode ser necessário se você tiver problemas para respirar.
    • Você também pode ter que realizar alguns testes, como radiografias de tórax.
    • Você pode tratar seus sintomas simplesmente com medicamentos para overdoses leves.

Parte 2 Lidando com sintomas leves em casa




  1. Beba muita água. Sensações desconfortáveis, como um estado de nervosismo, irão parar naturalmente se os sintomas não forem intensos. Você pode enfrentá-lo em casa bebendo muita água. Seu corpo eliminará a cafeína mais facilmente e também será reidratado. Você deve beber um copo de água por cada xícara de refrigerante, cada xícara de café ou qualquer outra bebida com alto teor de cafeína que tenha tomado.


  2. Tome lanches saudáveis. A absorção de cafeína pelo seu sistema pode ser retardada por lanches saudáveis. É aconselhável comer um alimento quando não se sentir bem em caso de overdose de cafeína.
    • Tente comer legumes e frutas ricas em fibras. Pimenta, pepino e aipo são vegetais que podem ser particularmente úteis.


  3. Respire fundo. Quando você quiser diminuir a frequência cardíaca elevada causada por essa intoxicação, respire fundo. Você pode reduzir instantaneamente os sintomas respirando fundo e expirando lentamente por alguns momentos: isso ajudará a aliviar o desconforto da overdose.
    • Lembre-se de que você deve entrar em contato com o Centro de Controle de Envenenamentos em caso de dificuldades respiratórias graves.


  4. Mantenha-se ativo. Seu corpo pode realmente estar preparado para um treino depois de consumir cafeína. Tente tirar vantagem de uma overdose para permanecer ativo.
    • Quando você não se sentir bem por esse motivo, vá ao ginásio ou siga sua programação diária de exercícios, se estava acostumado.
    • Se você não fizer isso com frequência e tiver tempo, tente caminhar ou correr. Alguns dos efeitos colaterais podem ser reduzidos.

Parte 3 Evitar uma recaída



  1. Controle a quantidade de cafeína de fontes não suspeitas. Não é apenas café ou chá que o contém. Pode ser encontrado em certos alimentos, como chocolate, bem como em um grande número de medicamentos vendidos sem receita e sem receita. Suplementos alimentares para aumentar a massa muscular ou perder peso, bebidas energéticas como muitos outros fortificantes vendidos sem receita também contêm cafeína. Se você tem o hábito de consumir bebidas que contêm cafeína, comece a verificar sua composição, além de medicamentos e alimentos. Você será capaz de garantir que não o consumirá excessivamente.
    • Você pode não encontrar uma menção à cafeína na lista de ingredientes nos rótulos de chocolate. Tente controlar a quantidade que você ingere de outros alimentos e, se estiver alta em um determinado dia, não consuma chocolate.


  2. Fique de olho na sua ingestão de cafeína. Anote a quantidade que você consome diariamente. Dessa forma, você pode garantir que não exagere. Seu consumo por adultos e pessoas saudáveis ​​em geral não deve exceder 400 miligramas, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café. Observe, no entanto, que seu conteúdo pode variar dependendo do tipo de café: se você bebe muito, evite tomar quatro xícaras para se proteger.
    • Lembre-se de que a sensibilidade aos efeitos desse estimulante varia de uma pessoa para outra e que a dose diária de adolescentes não deve exceder 100 mg.


  3. Reduza gradualmente a ingestão de cafeína. Faça isso se considerar que é a coisa certa a fazer. A dependência física pode resultar do consumo regular, porque estimula o sistema nervoso central. A interrupção súbita disso pode causar sintomas de abstinência por algum tempo. No entanto, prosseguir com uma redução gradual pode ajudar você a se livrar dela com êxito.
    • Comece com pequenas alterações. Por exemplo, tente reduzir a ingestão de café em um copo por dia durante uma semana. Beba um a menos na semana seguinte. Você acabará por atingir um nível de consumo seguro para sua saúde. Lembre-se que este nível é de cerca de 400 mg por dia.


  4. Vá para o café descafeinado. Se você gosta do sabor de refrigerante, café ou outras bebidas ricas em cafeína, troque-as por bebidas descafeinadas. Você não corre o risco de tomar uma overdose enquanto desfruta do sabor que tanto gosta.
    • Você pode ir ao seu café favorito e tomar café descafeinado. Você pode ver se há bebidas dessa qualidade no restaurante local durante uma refeição ou comprá-las no supermercado.
    • Não se esqueça disso: se você gosta de chá, saiba que não há cafeína na maioria dos chás de ervas.
avisos



  • Saiba que existem medicamentos e suplementos de ervas que podem interagir com cafeína, como antibióticos, teofilina (broncodilatador) e equinácea.
  • Preste atenção a doenças como disfunção renal, distúrbios convulsivos e doenças cardíacas se você consumir cafeína.