Como lançar um novo produto

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como lançar um novo produto - Conhecimento
Como lançar um novo produto - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Organize para obter sucessoPromise antes do lançamentoSaiba mais sobre o produto16 Referências

O lançamento de um novo produto atrai consumidores e empresas, enquanto informa o público sobre o produto e a empresa que o vende. O lançamento do produto deve ser empolgante e informativo, mas nem sempre é fácil alcançar esses objetivos. Enquanto você se prepara para lançar o produto, há várias coisas que você pode fazer para garantir que o lançamento seja um sucesso.


estágios

Parte 1 Organize para ter sucesso



  1. Pesquise os produtos dos concorrentes. Pesquise produtos semelhantes aos seus, especialmente produtos já conhecidos do público. Dê uma olhada nos diários comerciais, sites da concorrência e outras fontes de informação que você possa encontrar sobre os produtos. Use essas informações para orientar o lançamento para tornar seu produto diferente e melhor que a concorrência.


  2. Faça uma análise SWOT. A análise SWOT de um produto pode ajudá-lo a olhar mais de perto o produto e compará-lo com um produto similar no mercado. SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Você pode fazer uma análise SWOT sozinha ou em grupo. Essa análise pode ajudá-lo em várias áreas:
    • para entender se seu produto é adequado para o mercado antes do lançamento
    • para identificar os problemas que você terá que resolver
    • para encontrar maneiras de coroar o lançamento com sucesso
    • resolver problemas antes do lançamento



  3. Identifique seu cliente de destino Você pode fazer isso decidindo qual grupo terá a melhor chance de comprar o produto. Tente encontrar a idade, sexo e histórico social do seu cliente-alvo. Esse cliente é o tipo de pessoa em que você precisa se concentrar enquanto se prepara para o lançamento do novo produto.
    • Tente dar um nome para personalizar o processo e tente se colocar no lugar dele. Por exemplo, seu cliente-alvo pode ser um homem de 24 anos na classe média alta chamado Philippe.
    • Tente determinar as necessidades, comportamentos e até o estado de espírito do seu cliente-alvo. Por exemplo, Philippe pode precisar de alto-falantes que bloqueiem barulhos altos, para que ele possa ouvir música enquanto pega o metrô todos os dias para trabalhar.


  4. Crie uma embalagem atraente para o produto. Mantendo seu cliente-alvo em mente, crie uma embalagem arrojada, com a cor certa, divertida de assistir e da qual os clientes possam se lembrar. A embalagem é o primeiro passo para destacar seu produto.
    • Considere incluir cantos afiados na embalagem. Formas nítidas fazem com que algumas pessoas sintam perigo. Quando você inclui esse tipo de forma em sua embalagem, os clientes geralmente ficam tentados a olhar duas vezes.
    • Escolha algo simples. Projetos muito densos sobrecarregam os clientes; portanto, a melhor solução é escolher um pacote que pareça simples.



  5. Crie o slogan perfeito para o seu produto. Escolha uma frase ou slogan cativante que capte a essência do produto e que conversará com seu cliente-alvo. O slogan deve consistir em linguagem simples. Faça rima ou adicione palavras que começam com a mesma letra para torná-la ainda mais cativante.
    • Aqui estão alguns slogans populares: "É Tudo o Que Eu Gosto", do McDonalds, "É Grátis, É Tudo Entendido", do Free, ou "São os que menos falam sobre isso que mais comem" de McCain Fries.
    • Um estudo mostrou que os três principais fatores para criar um bom slogan são clareza, criatividade e familiaridade. Tente lembrá-los quando criar seu slogan.
    • Considere contratar um escritor ou especialista em comunicação para encontrar um slogan. Você pode economizar tempo recorrendo a alguém que saiba lidar muito bem com o idioma.

Parte 2 Anuncie antes do lançamento



  1. Peça às pessoas para testar seu produto. Uma das melhores maneiras de se anunciar e descobrir o que as pessoas mais gostam no seu produto é deixá-las testá-lo para você. Você pode usar os comentários deles para ajudá-lo a anunciar seu produto, por exemplo, adicionando depoimentos de consumidores.
    • Pense na melhor maneira de permitir que as pessoas testem seu produto. Por exemplo, você pode mostrar a qualidade superior de seus fones de ouvido instalando um quiosque em um shopping e convidando os transeuntes a experimentá-los.


  2. Escreva uma folha de produto. Este documento deve resumir os detalhes específicos do produto e suas características. Ele deve explicar as características do produto para os consumidores, tornando-o atraente e interessante. Em outras palavras, uma boa planilha de produto equilibra as informações técnicas importantes que são legalmente necessárias com a publicidade.
    • As folhas do produto devem incluir informações sobre uso geral, componentes ou ingredientes do produto e quaisquer avisos de segurança relevantes. Por exemplo, a folha do produto deve explicar a melhor maneira de obter o melhor som com fones de ouvido e alertar os consumidores sobre os perigos de ouvir demais.
    • Na medida do razoável, você também pode vê-lo como uma extensão de sua campanha publicitária e usar palavras e imagens que atrairão os consumidores. Por exemplo, a lista de produtos de seus fones de ouvido pode conter palavras como "net", "poderosa" ou "profunda" quando você descreve a qualidade do som para atrair clientes.


  3. Inicie o site do produto. Verifique se o site apresenta depoimentos de clientes, imagens atraentes do novo produto, além de informações detalhadas para os clientes. Inclua também comparações de produtos, informações sobre pedidos e ofertas promocionais para atrair clientes.
    • Verifique se o site orienta os visitantes para que eles façam o que você deseja que eles façam. Por exemplo, você deseja que eles solicitem seu produto? Deseja que eles baixem seu aplicativo? Verifique se existem várias maneiras de fazer com que os visitantes do site façam o que você deseja que eles façam.
    • Considere contratar um web designer competente. Um web designer garantirá que seu site permaneça fácil de usar, além de proporcionar um acabamento profissional.


  4. Compre espaço publicitário. A publicidade em vários canais geralmente é mais bem-sucedida, portanto, você precisa anunciar em mídias diferentes ao mesmo tempo para anunciar o lançamento iminente do seu produto e alcançar um número máximo de clientes-alvo. Anúncios em sites estão se tornando mais importantes. Você também precisa comprar espaço publicitário em jornais ou revistas especializadas para anunciar seu produto e propaganda. Considere anunciar no rádio e, se seu orçamento permitir, comerciais de TV.
    • Quanto mais você pode usar mídias diferentes, melhor.
    • Considere contratar um profissional de comunicação ou caixa de publicidade para coordenar sua campanha publicitária para você.


  5. Disponibilize seu produto para pessoas influentes. Considere fazer isso várias semanas antes do lançamento. Esses influenciadores podem ser líderes comunitários, blogueiros, celebridades locais ou atletas. Dê a eles amostras grátis e incentive-os a usar seu produto. Em seguida, organize uma entrevista para falar sobre seu produto ou peça que eles descrevam um artigo em seu blog.
    • Quaisquer coisas positivas que essas pessoas possam dizer ou escrever sobre seu produto farão parte do hype antes do lançamento.
    • Para entrar em contato com pessoas com influência que você gostaria que o seu produto usasse, tente enviá-las. Nisso, certifique-se de se apresentar, explicar seu produto e perguntar se eles gostariam de testá-lo para lhe dizer o que pensam.

Parte 3 Lançar o produto



  1. Orquestrar um lançamento retumbante. Um lançamento retumbante deve começar entre seis e oito semanas antes do lançamento do produto. Deixe as informações estratégicas "vazadas" sobre o produto à medida que o anúncio se aproxima. Você não pode saber quando jornalistas e blogueiros vão falar sobre o seu produto, então você precisa dar a eles tempo suficiente.
    • Os "vazamentos" de fotos ou tweets misteriosos sobre o seu produto criam uma atmosfera divertida que gera interesse.
    • Você pode criar impulso publicando histórias de clientes que respondem com entusiasmo a amostras ou ensaios gratuitos.


  2. Organize um lançamento oficial. Convide jornalistas, blogueiros, consumidores, celebridades e membros do setor. Distribua amostras grátis e tente tornar o evento memorável com refeições, apresentações leves e até musicais. Isso dará mais motivos para as pessoas comparecerem ao evento e gerar mais interesse em seu produto.


  3. Tente usar um local não convencional ou intrigante. Devido ao grande número de produtos no mercado hoje em dia, pode ser difícil fazer barulho e você terá que sair de teatros ou conferências para atrair atenção. Em vez de escolher esses locais mais tradicionais, e dependendo da natureza do produto que você está apresentando, considere os seguintes locais, embora sejam menos tradicionais:
    • um bar ou restaurante no topo de um arranha-céu
    • uma galeria de arte de vanguarda
    • um sítio histórico conhecido
    • um festival de rua ou feira
    • na Internet durante um "lançamento cibernético"
    • durante uma multidão instantânea