Como saber a diferença entre dores musculares e pulmonares amassadas

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 7 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como saber a diferença entre dores musculares e pulmonares amassadas - Conhecimento
Como saber a diferença entre dores musculares e pulmonares amassadas - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Compreendendo os diferentes sintomasConsultando o seu médico10 Referências

Você definitivamente deve se preocupar se sentir dor ou desconforto no peito, pois isso pode ser um sinal de doença cardíaca ou pulmonar. No entanto, na maioria das vezes, a dor que você sente no torso é causada por problemas muito menos graves, como indigestão, refluxo gástrico ou músculos amassados. É muito fácil perceber a diferença entre a dor causada por um problema pulmonar e a dor muscular, desde que você conheça os sinais de alerta dos dois problemas. Se tiver alguma dúvida sobre a causa da dor no peito, especialmente se ela piorar ou se tiver problemas cardíacos por causa de diabetes, pressão alta, colesterol alto ou obesidade Marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível para o seu exame.


estágios

Parte 1 Compreendendo os diferentes sintomas



  1. Leve em consideração a duração da dor. A aparência da dor muscular geralmente é muito diferente da dor pulmonar. Os músculos moderadamente ou severamente enrugados tendem a doer imediatamente, enquanto os músculos levemente enrugados causam dor leve que pode piorar em um ou dois dias. A dor muscular está associada ao excesso de trabalho ou a algum tipo de trauma, portanto a causa será óbvia. As dores musculares são frequentemente descritas como dor aguda, como choque elétrico, e são causadas por movimento. Pelo contrário, a dor pulmonar causada por uma doença ou distúrbio evoluirá gradualmente e será precedida por outros sintomas, como dificuldade em respirar, murmúrios durante a respiração, febre, desconforto ou fadiga geral. Além disso, as dores nos pulmões não podem estar relacionadas a um momento ou evento específico e tendem a ser mais constantes.
    • Acidentes de carro, quedas, lesões durante um esporte (como futebol, rugby ou hóquei) ou o manuseio de objetos pesados ​​tendem a desencadear um início repentino de dor.
    • O câncer de pulmão, infecções e inflamação pioram gradualmente, às vezes ao longo de dias ou meses, e estão associados a outros sintomas. Um pneumotórax é um distúrbio pulmonar potencialmente fatal que aparece gradualmente.



  2. Assista sua tosse. Muitos distúrbios e muitas doenças pulmonares podem causar dor no peito: câncer de pulmão, infecções pulmonares (pneumonia viral ou bacteriana, bronquite), embolia pulmonar (por um coágulo sanguíneo), pleurisia (inflamação membranas pulmonares), pulmão perfurado e hipertensão pulmonar (pressão alta nos pulmões). Quase todas essas doenças levam ao aparecimento de tosse ou respiração. Pelo contrário, um músculo enrugado no peito não provoca tosse, embora possa causar desconforto quando você respira profundamente se o músculo estiver preso a uma costela.
    • No câncer de pulmão, pneumonia avançada ou perfuração pulmonar após trauma, o sangue é frequentemente observado no momento da tosse. Procure assistência médica imediata se observar sangue no escarro.
    • Os músculos encontrados nas costelas são os músculos intercostais, oblíquos, abdominais e escalenos. Esses músculos se movem durante a respiração, portanto causam dor quando você respira, se estiverem enrugados, mas não provocam tosse.



  3. Tente localizar a fonte da dor. Ele muitas vezes acaba com um músculo enrugado no peito depois de se exercitar na academia ou praticar um esporte. A dor causada por um músculo enrugado é frequentemente descrita como uma dor maçante e intensa. A dor geralmente ocorre apenas de um lado e é fácil encontrá-la tocando na área em que você está com dor. Então, toque seu torso para ver se consegue encontrar a área que o machuca. Quando você é ferido, os músculos geralmente espasmo, como se as bandas se contraíssem. Se você encontrar a fonte do seu desconforto, terá um músculo enrugado e sem problemas nos pulmões. A maioria dos problemas pulmonares causa dor aguda difusa que não pode ser localizada na parte externa do tórax.
    • Toque delicadamente as costelas, pois esses músculos costumam estar enrugados porque você se virou ou se inclinou para o lado. Se você sentir dor intensa perto do esterno, provavelmente terá um problema com a cartilagem das costelas, em vez de um músculo amassado.
    • Músculos amassados ​​causam dor somente quando você move o corpo ou quando respira profundamente, enquanto problemas nos pulmões (especialmente câncer e infecções) causam dor constante.
    • Entre os músculos diretamente acima dos pulmões estão os músculos peitorais. Esses músculos podem enrugar ao fazer flexões ou exercícios peitorais na academia.


  4. Observe atentamente a presença de contusão. Depois de remover a parte superior, observe cuidadosamente o peito para contusões ou vermelhidão. Músculos moderadamente ou severamente enrugados envolvem o rompimento das fibras musculares, o que causará sangramento nos tecidos próximos. Isso causa uma contusão roxa ou vermelha que fica amarela com o tempo. Alguma vermelhidão no torso pode indicar trauma devido a um esporte ou queda. Pelo contrário, as doenças pulmonares geralmente não envolvem hematomas, a menos que seja perfuração do pulmão causada por fratura de uma ou mais costelas.
    • Músculos moderadamente enrugados deixam hematomas ou vermelhidão e geralmente causam inflamação localizada.
    • Além de contusões, os músculos lesionados podem tremer por horas ou até dias enquanto tentam se curar. Esses tremores dizem que o músculo está enrugado e que você não tem um problema pulmonar.


  5. Tome sua temperatura. Muitos problemas pulmonares são causados ​​por microorganismos (bactérias, vírus, fungos, parasitas) ou irritantes (amianto, fibras cortantes, poeira, alérgenos). Assim, além da dor no peito e tosse, a febre é um distúrbio comum que acompanha os problemas pulmonares. Pelo contrário, um músculo enrugado não terá efeito sobre sua temperatura na maioria das vezes, a menos que seja grave o suficiente para causar hiperventilação. Então, tire sua temperatura com um termômetro digital, colocando-o embaixo da língua. A temperatura média indicada no termômetro deve ficar em torno de 37,8 ° C.
    • A febre média geralmente é útil porque indica que o corpo está tentando se defender contra uma infecção.
    • No entanto, febre alta (acima de 39,4 ° C em um adulto) pode ser perigosa e deve ser monitorada de perto.
    • Às vezes, doenças pulmonares crônicas, como câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica e tuberculose, podem causar um leve aumento da temperatura corporal.

Parte 2 Consulte seu médico



  1. Marque uma consulta com seu médico. Os músculos enrugados se curarão após alguns dias (ou algumas semanas nos casos mais graves), se a dor no peito durar mais do que isso ou se piorar, você deve marcar uma consulta com o seu médico. médico. Ele verificará seu histórico médico, examinará você e ouvirá seus pulmões enquanto respira. Ruídos respiratórios como rangidos ou sussurros são um sinal claro de que algo está bloqueando as vias aéreas (detritos ou fluidos) ou tornando-os muito estreitos (uma inflamação).
    • Além da presença de sangue no escarro e dor no peito ao respirar, há outros sinais de câncer de pulmão, como rouquidão, perda de apetite, perda de peso relativamente rápida e letargia geral.
    • O seu médico pode solicitar uma amostra do seu escarro (muco, saliva e sangue) para tentar colocá-los em cultura para uma infecção bacteriana como bronquite ou pneumonia. No entanto, o médico também pode usar raios-X ou um exame físico para ajudar a diagnosticá-lo.


  2. Faça um raio-x Uma vez que o médico tenha descartado a possibilidade de um músculo amassado e se suspeitar de uma possível infecção nos pulmões, ele fará você passar pelo rádio. Ele pode visualizar costelas fraturadas, acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar), tumores nos pulmões e danos nos tecidos pulmonares causados ​​pelo fumo, irritantes, enfisema, fibrose cística ou tuberculose .
    • Quase sempre é possível detectar câncer de pulmão avançado com um rádio, mas às vezes os estágios iniciais da doença podem ser esquecidos.
    • Uma radiografia de tórax também pode ajudar a identificar doenças cardíacas congestivas.
    • Os raios X não mostram músculos amassados ​​no peito.Se o seu médico achar que você tem um músculo ou tendão enrugado, ele poderá solicitar que você faça uma ecografia, uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada.
    • Um scanner permite obter uma imagem transversal do seu tronco, o que permite ao médico diagnosticar o problema se o exame físico e o raio-x não forem conclusivos.


  3. Faça um exame de sangue. O seu médico pode solicitar que você faça um exame de sangue, embora quase nunca seja usado para câncer de pulmão. No entanto, seu médico pode decidir que é necessário. Uma infecção aguda dos pulmões (bronquite ou pneumonia) provocará um aumento na contagem de glóbulos brancos, pois seu sistema imunológico matará patógenos como bactérias ou vírus. Um exame de sangue também pode dar ao médico uma idéia do seu nível de oxigênio no sangue, que é uma medida indireta da função pulmonar.
    • Pelo contrário, um exame de sangue pode confirmar ou negar um músculo amassado, mesmo que seja sério.
    • Os exames de sangue podem indicar seu nível de oxigênio no sangue.
    • Um teste chamado taxa de sedimentação pode ajudar a determinar se o corpo está sob estresse ou se há um distúrbio inflamatório crônico.
    • Os exames de sangue não são tão úteis para detectar câncer de pulmão, os raios X e as biópsias são mais úteis.