Como fazer hajj

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Cómo realizar el UMRAH 🕋 paso a paso
Vídeo: Cómo realizar el UMRAH 🕋 paso a paso

Contente

Neste artigo: Preparando-se para o hajjCompletando os ritos do omraCompletando os ritos do hajj11 Referências

Hajj ou peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã que todos os muçulmanos devem respeitar. Todo muçulmano adulto, homem ou mulher, com meios financeiros suficientes e boa aptidão física, deve fazer uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida. Muçulmanos de todo o mundo se reúnem em Meca e reproduzem com fervor, unidade e solidariedade, os ritos que o profeta Muhammad havia realizado durante sua última peregrinação.


estágios

Parte 1 Preparando-se para o hajj



  1. Prepare-se para realizar o hajj. O hajj não deve ser realizado de ânimo leve ou depois. No passado, não era incomum os peregrinos perecerem em sua jornada para Meca. Hoje, os meios modernos permitem que milhões de muçulmanos viajem com rapidez e segurança de e para lugares sagrados. No entanto, o hajj deve ser considerado com a seriedade e dedicação dos peregrinos do passado. Estude os ritos do hajj, comece a se desapegar das coisas terrenas e, acima de tudo, expresse seu arrependimento pelos pecados passados ​​que serão perdoados durante a sua peregrinação.
    • Como em todos os ritos de adoração muçulmana, o hajj deve ser realizado com sinceridade e devoção a Deus (Allah). O Hajj não pode ser feito com o objetivo de obter reconhecimento ou vantagem material aqui abaixo.
    • O hajj deve ser realizado de acordo com as palavras e ações do Profeta Muhammad, conforme descrito na Sunnah.



  2. Escolha o tipo de hajj que você deseja realizar. No que diz respeito ao hajj, os muçulmanos podem escolher entre três rituais ligeiramente diferentes em termos das ações a serem executadas e do progresso da peregrinação. Esses três tipos são os seguintes.
    • Gozo ou tamattou. Essa é a forma mais comum de peregrinação e a recomendada pelo próprio Profeta Muhammad. O rito do tamattou supõe que o peregrino realiza primeiro a pequena peregrinação ou omra, em seguida ele realiza o ritual do hajj. Os peregrinos que realizam o tamattu são chamados mutamatti. Como esse é o ritual mais comum, especialmente para aqueles que não residem na Arábia Saudita, o restante deste artigo abordará esse tipo de peregrinação.
    • A junção ou qirân. Nesse ritual, o peregrino realiza os ritos de hajj ou grande peregrinação e o omra ou pequena peregrinação "daffilée". Os peregrinos que executam o Alcorão são chamados qaarin.
    • Lunicity ou ifrâd. Este tipo de peregrinação é o único em que o peregrino não sacrifica um animal. O peregrino realiza o hajj apenas sem fazer o omra. Os peregrinos que praticam lifrâd são chamados Muphrid.



  3. Planeje sua viagem à Arábia Saudita. O Hajj acontece na cidade sagrada de Meca e seus arredores, na Arábia Saudita. Como em qualquer outra viagem ao exterior, você deve preparar seu passaporte, documentos de viagem, documentos de viagem etc. com antecedência suficiente. Lembre-se de que os serviços do governo podem levar muito tempo para renovar um passaporte.
    • O período do hajj se estende do dia 8 ao dia 12 do mês de Dhu al-Hijjah, o décimo segundo mês do ano muçulmano. O calendário muçulmano é um calendário lunar e, portanto, a data do hajj varia de ano para ano no calendário gregoriano usado nos países ocidentais. Saiba que o 4 Dhu al-Hijjah representa o passado dia autorizado pelas autoridades sauditas para a chegada de peregrinos no aeroporto internacional King Abdulaziz, em Jeddah.
    • O governo saudita emite um "visto especial para o hajj" para os peregrinos que não completaram a peregrinação nos cinco anos anteriores ao pedido de visto. Para obter esse tipo de visto, você deve apresentar um passaporte válido, um pedido de visto preenchido, cópias de uma certidão de casamento ou certidão de nascimento e um folheto de vacinação atualizado.
    • Os peregrinos costumam viajar em grupos como um sinal de solidariedade. Entre em contato com os muçulmanos da sua comunidade para ver se eles planejaram organizar viagens a lugares saudáveis ​​e você pode considerar o programa deles organizando sua viagem.


  4. Prepare-se para ser imerso na religião muçulmana. A Arábia Saudita é uma monarquia islâmica tradicional que aplica regras de conduta que os estrangeiros podem ignorar, principalmente no que diz respeito às mulheres. Uma mulher que pretenda realizar o hajj deve viajar acompanhada de um mahram que é um parente próximo, como marido, irmão etc.Mulheres com mais de 45 anos de idade podem fazer hajj sem a companhia de um mahram se viajarem em grupo e tiverem uma carta de consentimento do cônjuge para um notário.
    • Todos os peregrinos, homens e mulheres, devem se preparar para se comportar com grande modéstia durante sua estadia na Arábia Saudita. As roupas devem ser simples e sem adornos e os homens devem usar roupas religiosas especiais durante a maior parte da peregrinação. O uso de água do banheiro, perfumes, produtos de maquiagem e sabão perfumado também deve ser evitado. Quando o peregrino entra em sacralização ou ihram, é proibido fumar, xingar, eliminar um fio de cabelo ou cortar uma unha e ter uma relação sexual.

Parte 2 Realize os ritos dos omra



  1. Declare sua intenção de se colocar em um estado dihram. O ihram é um estado de sacralização que todos os muçulmanos devem adotar antes de completar o omra e o hajj. Esse estado deve ser respeitado pela duração do ritual. Lihram implica uma mudança no seu comportamento e ações, mas não entenda mal real estado de sacralização somente quando você formula sua intenção sincera de cumprir o omra ou hajj e recitar a oração do talbiyah. Assim, alguém que se coloca em um estado de sacralização sem ser sincero não realizou seu ihram corretamente. Homens e mulheres entram na sacralização de maneira diferente. Continue lendo para mais detalhes.
    • Para homens: depilar, pentear, depilar ou aparar os pêlos faciais, cortar as unhas e depilar os pêlos do corpo. Tome um banho ou wudu (wudu) com a intenção de entrar na sacralização, mas sem usar água ou perfumes. Arrependa-se sinceramente dos pecados cometidos.
      • Vista uma roupa de dihram que consiste em dois pedaços de pano branco liso. Enrole um pedaço em volta da cintura e cubra a parte superior do corpo com a outra. Apenas use sandálias ou chinelos que não cubram as costas dos pés. Não cubra sua cabeça. Essas roupas simples significam a legalidade de todos diante de Deus. Assim, os reis mais ricos e os mendigos mais pobres usam roupas semelhantes durante o hajj.
    • Para as mulheres: quanto aos homens, as mulheres devem depilar os pêlos do corpo e lavar, lavar, evitar o uso de perfume etc. Eles não devem usar maquiagem ou usar cosméticos. No entanto, além das sandálias que permanecem obrigatórias, as mulheres não têm roupas especiais para usar durante o lihram. Eles podem usar as roupas de sempre, desde que sejam limpos e modestos.
      • Observe que na Arábia Saudita é "normal" que uma mulher cubra a cabeça com um véu ou cachecol e, durante o hajj, as mulheres devem observar sistematicamente essa tradição.


  2. Declare sua intenção e recite o talbiyah. Os locais sagrados de peregrinação são cercados por um limite sagrado chamado Miqat. Os peregrinos não podem exceder esse limite se não estiverem em estado de sacralização ou ihram. Quando um peregrino no estado dihram chega ao miqat, em uma de suas seis entradas históricas, ele pronuncia o niyyah que é uma breve declaração de sua intenção de completar o omra. Antes de deixar o miqat, o peregrino recita o talbiyah, uma oração que ele repetirá frequentemente durante sua peregrinação. As palavras do talbiyah são as seguintes.
    • Labbayk Allaah humma labbayk, labbayka laa shareeka laka labbayk. Hamda Innal wan-nimata laka wal-mulk, laa shareeka lak.
    • "Eu atendo sua ligação, ó meu Senhor, eu atendo sua ligação, você que não associa, eu atendo sua ligação. Louvor, graça e realeza pertencem a você, que não está associado a você. "
    • Se, ao chegar ao miqat, o peregrino não estiver em estado de sacralização, ele deve entrar em ihram antes de passar.
    • Nota: a tradição é que cruzemos essas passagens e entramos nos edifícios religiosos do pé direito.


  3. Vá para a Kabah, que representa o lugar mais sagrado do Islã. Quando você chegar à Kabah, olhe para ela e fique no meio da multidão dizendo "Allahu Akbar" (Deus é o maior) três vezes, depois diga "The Ilaha Illallah" (não há outra divindade de Allah). Recite outros versículos sagrados, se desejar. Abençoe o Profeta Muhammad que a paz esteja com ele e humildemente ofereça suas orações a Allah. É um momento favorável e favorável para orar e implorar a generosidade divina.


  4. Tawaf completo. Tawaf ou circumambulação é um ritual durante o qual os muçulmanos giram em torno da Kabah. Antes de começar, os homens devem verificar se o vestido de dihram está bem preso, para que o pedaço de pano que cobre a parte superior do corpo passe por baixo do braço direito e cubra o ombro esquerdo, deixando o ombro direito descoberto. Então, todos os peregrinos se colocam na frente da Kabah para ter a Pedra Negra à sua direita. Recite outro niyyah para o omra dizendo: "Ó Allah, eu faço o tawaf do omra por sua graça. Facilite-me a tarefa e aceite isso de mim, porque você é quem ouve tudo, é lnnisciente. "
    • Então vá para a direita. Aproxime-se da Pedra Negra, o canto oriental da Kabah e, ​​se possível, abrace-a. Se você não conseguir se aproximar o suficiente para beijá-lo, toque-o com a mão. Se você puder se aproximar o suficiente para tocá-lo ou beije-o, leve as mãos aos ouvidos e recite esta breve oração: "BismiLlah Allahu akbar wa liLah al-hamad" (em nome de Allah, Allah é o maior e para ele são os louvores). Não empurre os outros e não lute por uma chance de tocar a Pedra Negra.
    • Comece sua circumambulação ao redor da Kabah. Caminhe pela Kabah na direção direta para mantê-la à sua esquerda. Faça sete rodadas ao redor da Kabah enquanto ora. Não há orações dedicadas ao tawaf, para que você possa recitar suas orações habituais ou orar silenciosamente. Você pode apontar para a Pedra Negra toda vez que passar por ela.
    • Seu ritual termina quando você completar suas sete rodadas. Os homens podem cobrir o ombro direito.


  5. Execute o saey. A palavra saey significa "correr" ou "fazer um esforço". Na prática, consiste em ir e voltar sete vezes entre as colinas de Safa e Marwa, que estão respectivamente ao norte e ao sul da Kabah. Originalmente, esse passeio era feito ao ar livre, mas hoje em dia o percurso ocorre em um longo corredor coberto.
    • Ao chegar ao topo de Safa, recite outro niyyah, dizendo: "Ó Allah! Dirijo minha marcha entre Safa e Marwa, na esperança de agradá-lo. Ó meu Deus, facilite minha tarefa e aceite isso de mim, porque você é quem ouve tudo, é lnnisciente. Depois, acrescente: "Inn-as-Safâ-wal-Marwâmin Shaairillah" (Safâ e Marwâ estão entre os ritos prescritos por Deus.) Finalmente, encare a Kabah e diga "Allahu Akbar" (Allah é o maior) três vezes. Recite outras orações, se quiser, e depois vá para Marwa.
    • Ao caminhar em direção a Marwa, diga: "Subhan-Allah wal-hamdu-lillahi wa la ilaha ill-Allah wa-Allahu Akbar wa haula wa la quwwata illa-billa" (que Allah seja louvado, não há outro Deus além de Allah. Allah é o maior, não há preservação ou força, exceto Allah) ou, se você não se lembra dessa oração, diga sua forma abreviada, que é: "Subhan Allah, Alhamdu Lillah, Allahu Akbar (Deus seja louvado, não há outro Deus senão Alá). Você pode adicionar outras orações, se desejar. Ao chegar ao cume de Marwa, repita suas orações para glorificar a Deus olhando a Kabah e depois desça a colina novamente.
    • Você completará esse ritual depois de executar o curso sete vezes.


  6. Raspe o cabelo ou corte-o. Após a conclusão do saey, os homens devem raspar a cabeça ou cortar o cabelo muito curto, ambas as fórmulas são aceitáveis, mas o barbear é preferível. No entanto, um homem pode não querer raspar a cabeça durante o omra se pretender realizar o ritual do hajj alguns dias depois, pois esse ritual também inclui o barbear da cabeça. Por outro lado, as mulheres não devem raspar a cabeça, mas podem cortar uma mecha ou cortar e encurtar alguns centímetros.
    • O omra termina após o corte de cabelo e as restrições do ihram são levantadas. Você pode retomar suas atividades normais, vestir suas roupas habituais, etc. No entanto, se, como muitos peregrinos, você decidir realizar a peregrinação do hajj nos dias seguintes, saiba que para poder fazê-lo, você deve entrar no dihram novamente.

Parte 3 Realize os ritos do Hajj



  1. Coloque-se no dihram novamente e declare sua intenção de fazer o hajj. A maioria dos peregrinos que realiza a peregrinação do tamattu tem alguns dias de descanso entre o omra e o hajj e, portanto, por razões de conforto, eles deixam o estado de sacralização após a execução dos ritos do omra. No entanto, como lomra, o hajj exige se apresentar a Deus por ser puro e submisso e, portanto, os peregrinos devem retornar a um estado de sacralização antes de iniciar o hajj. Como mencionado acima, lave, lave e vista suas roupas de dihram. Quando estiver pronto, diga outro niyyah: "Ó Allah! Eu pretendo realizar o hajj. facilite-me minha tarefa e aceite isso de mim, porque você é quem ouve tudo, é lnnisciente. Amém. Em seguida, recite o talbiyah três vezes.
    • O ritual do Hajj dura cinco dias, de 8 a 12 de Dhu al-Hijjah. Você deve manter o lihram por três dias e abster-se de realizar as atividades proibidas até o final deste período.


  2. Vá para Mina. Durante o primeiro dia do hajj, os peregrinos vão para Mina, uma cidade perto de Meca, onde passam o resto do dia. Neste site, o governo saudita instalou amenidades na forma de uma infinidade de tendas brancas com ar condicionado para abrigar os peregrinos. Durante a primeira noite, nenhum ritual especial é planejado e, portanto, você pode dedicar seu tempo à oração e meditação com outros peregrinos. Muitos peregrinos optam por rezar o dhohr, asr, maghrib, isha e fajr.
    • Observe que em Mina, homens e mulheres estão em tendas separadas e adjacentes umas às outras. Assim, os cônjuges podem permanecer em relação, no entanto, é proibido que os homens entrem nas tendas reservadas para as mulheres.


  3. Vá para Arafat e complete o waquf. No segundo dia do hajj, os peregrinos vão para uma montanha próxima chamada Arafat. Eles devem chegar lá à tarde para realizar o ritual de waquf ou parar em Arafat. Desde o início da tarde até o pôr do sol, os peregrinos se reúnem na planície e passam o tempo orando e meditando.
    • O waquf não requer orações especiais; portanto, ore a Deus, simplesmente e sinceramente, do fundo do seu coração. Muitos peregrinos gostam de meditar sobre suas vidas passadas, seu futuro e sua posição neste mundo.


  4. Ore em Muzdalifah. Depois do anoitecer, os peregrinos seguem para um lugar chamado Muzdalifah entre Mina e Arafat. Nesse lugar, eles oferecem a Deus a oração da noite e dormem sob as estrelas no chão.
    • Na manhã seguinte, pegue pedras que você usará para realizar o ritual de "apedrejamento" ou ramy no final do dia.


  5. Realize o rito de ramy em Mina. Antes do amanhecer, os peregrinos voltam para Mina. Lá, eles participam de uma cerimônia que simboliza o apedrejamento de Satanás. Os peregrinos lançam sucessivamente sete pedras em uma estela chamada Jamrat al Aqabah.
    • Geralmente, uma grande multidão participa dessa cerimônia, marcada por extrema tensão e emoção. Às vezes, as mortes por atropelamentos são deploradas. Por esse motivo, recomenda-se que os peregrinos idosos, doentes ou feridos não participem da cerimônia. Porém, eles podem realizar esse ritual no final da tarde ou cobrar de um de seus parentes para realizar o ritual em seu lugar.


  6. Sacrifique um animal. Após a cerimônia de ramy, é obrigatório sacrificar um animal (Qurbani) em honra de Deus. No passado, cada peregrino fazia o sacrifício individualmente, mas hoje ele é mais Frequente para pagar o valor da oferta e ter um voucher em troca. Esse bem significa que um animal será sacrificado em seu nome. Após a venda dos vouchers, uma equipe treinada abate uma ovelha para cada peregrino ou camelo para sete peregrinos, empacota o animal, empacota a carne e envia para comunidades muçulmanas ao redor do mundo para alimentar os pobres.
    • O sacrifício de um animal pode ser feito em 10, 11 ou 12 Dhu al-Hijjah. Se você é obrigado a atrasar a execução do ramy, complete-o antes de fazer o sacrifício.


  7. Raspe o cabelo ou corte-o. Quanto aos omra, os peregrinos têm que cortar o cabelo. Os homens raspam a cabeça ou cortam o cabelo muito curto e, se um homem optou por cortar o cabelo durante o omra, ele pode optar por raspar a cabeça, mas isso não é obrigatório. As mulheres podem cortar uma trança no cabelo, mas não raspam a cabeça.


  8. Tawaf e saey completos. Como no omra, durante o hajj, os peregrinos devem realizar os ritos de tawaf e saey em Kabah e nas colinas vizinhas. Os rituais são realizados da mesma maneira que os omra, mas é altamente recomendável realizar essas cerimônias após os rituais de lapidação, sacrifício e corte de cabelo.
    • A conclusão de tawaf e saey marca o fim do estado de santificação e você pode retomar suas atividades habituais anteriormente proibidas.
    • No final do terceiro dia, volte para Mina e passe a noite orando.


  9. Repita a cerimônia ramy após o crepúsculo no quarto e no quinto dia. Em Mina, você deve participar novamente da cerimônia de apedrejamento. Desta vez, você não jogará pedras apenas no Jamrat al Aqabah, mas também em outras estelas, no Jamrat Oolah e no Jamrat Wustah.
    • Primeiro, jogue três pedras em Jamrat Oolah, depois glorifique Allah e implore a ele, levantando as mãos. Não há orações especiais para fazer e a sua também. Repita o ritual para o Jamrat Wustah. Finalmente, jogue suas pedras em direção ao Jamrat al Aqabah. Depois, você não precisa mais orar e pode ir para casa.
    • Repita esse ritual no quinto dia após o anoitecer.


  10. Complete o tawaf dadieu. Finalmente, você chegou ao fim de sua peregrinação. Para marcar a experiência religiosa mais importante da sua vida como muçulmano, complete o tawaf final andando pela Kabah sete vezes, conforme explicado anteriormente. Ao realizar o tawaf dadieu, medite sobre os pensamentos e sentimentos que você experimentou durante sua peregrinação. Glorifique Allah e implore a ele. Quando terminar, envie seus pertences ainda em suspense para Meca e seus arredores e depois volte para o seu país.
    • Após a conclusão do hajj, vários peregrinos vão para Medina, a segunda cidade sagrada do Islã. Lá, eles podem visitar lugares sagrados, como a Mesquita do Profeta e seu túmulo sagrado. Você não precisa sacralizar o dente para visitar Medina.
    • Observe que os peregrinos estrangeiros devem deixar a Arábia Saudita no dia 10 de Muharram, o primeiro mês do calendário muçulmano.