Como apresentar uma apresentação

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 7 Poderia 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Como apresentar uma apresentação - Conhecimento
Como apresentar uma apresentação - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Atraia a atenção por meio de palavrasApresente os pontos principais da sua apresentaçãoEscreva e repita a sua introduçãoEnvie a introdução de forma clara e segura22 Referências

O público está interessado no restante da sua apresentação quando for bem lançada. Antes de falar, você deve reservar um tempo para determinar o estilo de introdução que provavelmente agradará seu público. Você pode aperfeiçoá-lo modificando o suficiente, repetindo e memorizando um pouco. Você pode ter sucesso em sua apresentação sendo um orador agradável.


estágios

Método 1 de 3: Chame a atenção por palavras



  1. Chame a atenção fazendo uma declaração ousada. Faça seu público pensar, fazendo uma breve declaração. Mostre a ele que você domina o assunto que está abordando através de um discurso proferido com uma voz forte e confiante. Então, você provará a ele pelo resto da sua apresentação.
    • Por exemplo, você pode dizer: "O que você faz todos os dias é irrelevante. Mas é assim que você faz que importa. "


  2. Reforce seu assunto adicionando uma cotação. Você deve incluir apenas uma citação relacionada ao tema que desenvolverá em sua apresentação. Use apenas citações curtas, mas curtas, e tenha o cuidado de mencionar a fonte.
    • Por exemplo, diga: "Um dia, Henry Ford disse uma empresa que ganha apenas dinheiro é uma má companhia. Aqui está uma coisa que quero que você tenha em mente ao implementar novos métodos para melhorar o atendimento ao cliente. "



  3. Mostre o objetivo da sua apresentação através de uma pergunta retórica. Esta é uma pergunta sensata para a qual você não espera uma resposta. Seu objetivo é inspirar o público a pensar e se envolver no seu desenvolvimento. Para evitar confusão, você deve respondê-lo o mais rápido possível.
    • Por exemplo, você poderia dizer: "Se por acaso alguém lhe ofereceu 2 ingressos para as férias dos seus sonhos hoje, você os aceitaria? Vou lhe dizer por que a maioria das pessoas não aceitaria isso enquanto compartilho minhas descobertas. "


  4. Liste alguns fatos notáveis ​​para destacar seu assunto. Você pode escolher 1 ou 2 fatos que revelam a importância da sua apresentação. Os fatos que seu público ignora, mas que consideram não apenas estimulantes e adequados ao seu desenvolvimento, são os melhores. Não coloque muito risco para sufocar o seu.
    • Você pode dizer o seguinte: "É possível que todos ao seu redor digam que você gosta de café torrado. No entanto, você sabe que apenas 25% dos consumidores realmente o preferem? "



  5. Apoie seu desenvolvimento com um exemplo. Mencione o nome de uma ou mais pessoas envolvidas na pergunta. Você pode descrever brevemente as experiências deles e depois vinculá-las ao que deseja comunicar.
    • Por exemplo, você pode dizer o seguinte: "Essas técnicas de estudo que vou apresentar a você foram usadas por seu próprio colega de classe cujas notas aumentaram 20% este ano. "
    • Você também pode mostrar fotos antes e depois de um serviço, evento ou produto.


  6. Compartilhe uma pequena história. Você pode usar as histórias de outras pessoas, bem como histórias pessoais que fazem boas apresentações. Faça o mais curto possível. Você pode usá-lo para focar em um ponto ou fazer uma transição mais tarde. Quando a história é bem elaborada, sua introdução recebe um toque pessoal que qualquer membro do suporte pode entender.
    • Por exemplo, você pode dizer como um representante da empresa acalmou um cliente conversando com ele sobre algo diferente da reclamação. Depois diga: "É por isso que temos que aprender hoje a construir melhores relacionamentos com os outros. "
    • Não é necessário terminar a história em sua introdução. Por exemplo, diga à platéia: "À medida que evoluo, explicarei a sequência de eventos e o que eu poderia ter feito para mudar as coisas. "
    • O uso de anedotas pessoais é uma excelente maneira de apresentar outros oradores.


  7. Organize uma atividade para associar seu público à apresentação. Sugira uma atividade como uma pergunta que todos deveriam responder ou um exercício a fazer. Deve ser breve e destacar uma pergunta relevante para o tópico que você está desenvolvendo. Não ofereça atividades complicadas ou que precisem se mover muito, pois tendem a distrair o público.
    • Diga algo como "Levante a mão. Quantos de vocês viram o dia inteiro arruinado apenas por terem que enfrentar uma pessoa zangada? "


  8. Faça piadas para acalmar as tensões. Se você estiver em um ambiente tenso ou se estiver nervoso, poderá quebrar o gelo contando rapidamente uma piada. De preferência, deve estar relacionado ao que você expõe para o que não distrai o público. Você deve se certificar de que está contando e de que não é ofensivo.
    • Por exemplo, um humor cheio de autodepreciação pode funcionar. Você pode dizer: "Ser um bom orador é dizer algumas coisas com muitas palavras. "
    • Ao planejar compartilhar uma piada, você deve praticar e saber como contar. Caso contrário, é melhor adotar outro estilo de introdução.

Método 2 Apresente os pontos principais da sua apresentação



  1. Dê boas-vindas a sua audiência à conferência. Cumprimente-o para começar. Seja breve. Tudo o que você precisa fazer é chamar a atenção do público para si mesmo, dizendo algumas palavras e deixando que eles o ouçam.
    • Diga uma coisa simples como "boa noite a todos. "
    • Se o seu público não souber o título da sua apresentação, por exemplo, se houver mais de um, você deve dar as boas-vindas.


  2. Apresente-se e dê suas referências. Diga ao público quem você é e lembre-o das qualificações que o tornam capaz de apresentar este tópico. Apresente brevemente suas referências, bem como as relacionadas ao assunto.
    • Diga: "Eu sou George Dubois, professor assistente de história aqui na universidade. "
    • Nomeie o grupo que você representa, se for esse o caso, e descreva brevemente suas referências relacionadas ao assunto que você está discutindo.
    • Ao apresentar outro orador, você precisa se concentrar em explicar suas referências em vez das suas.


  3. Especifique como você sabe outro orador. Você pode usar uma história pessoal, se tiver uma, pois pode ser útil para estabelecer as credenciais do orador. Você não precisa conhecê-lo bem e pode ser breve. A partir do momento em que essa anedota apresentar o orador como realizado e apresentável, isso ajudará a estabelecer as bases.
    • Por exemplo, diga: "Eu conheci o Dr. Leroy há 20 anos e nos tornamos bons amigos" ou "O Dr. Leroy compartilhou suas idéias comigo esta manhã e posso garantir que eles o agradarão. "
    • A menos que você tenha uma anedota ou sinta a necessidade de utilizá-la, você pode pular esta etapa. Indique as credenciais do orador e os benefícios de sua apresentação para preparar o caminho para ele.


  4. Diga qual é o objetivo da submissão. Você pode dedicar boa parte de sua introdução a explicar o assunto. Faça seu público entender o que eles podem esperar sem detalhar o conteúdo da apresentação.
    • Por exemplo, você pode fazer uma pergunta primeiro: "Quantos de vocês se sentiram nervosos ao dar uma palestra? "
    • Apenas diga: "Hoje, vou falar com você sobre como fazer uma apresentação", mas parece chato. Essa redação é útil se você estiver em um ambiente muito formal ou se não tiver muito tempo.


  5. Diga à platéia que interesse eles devem ouvir. Você deve pensar no que deseja transmitir aos que o ouvem. É normal prometer a eles que eles obterão um conhecimento valioso da apresentação. Dizendo isso em voz alta, você mostra a eles que os incentiva a prestar atenção.
    • Você pode dizer: "Ao implementar as estratégias que vou revelar a você, você não apenas ficará mais feliz, mas mais produtivo, independentemente da sua profissão. "


  6. Explique brevemente como responder às perguntas. Se perguntas puderem ser feitas durante a apresentação, você poderá indicar quando o público poderá fazê-lo. Depende do ambiente e da apresentação. Eles podem incomodá-lo e, em geral, você deseja mantê-los para mais tarde, se possível.
    • Você pode dizer: "Estarei disponível para responder a todas as suas perguntas no final da conferência. "
    • Em alguns ambientes, como reuniões de negócios, são feitas perguntas durante a apresentação. Você não precisará mencioná-lo em sua introdução.


  7. Use palavras de transição. Você deve passar imediatamente para o primeiro ponto que deseja abordar assim que terminar sua introdução. Existem frases e palavras específicas que você pode usar como "Vou começar" ou "em primeiro lugar. Uma frase deve ser suficiente para fazer a transição.
    • Por exemplo, diga: "A primeira estratégia que gostaria de falar hoje é a escuta ativa. "

Método 3 Escreva e repita sua introdução



  1. Escreva sua introdução e melhore-a até que fique claro. Revise seu trabalho várias vezes após escrever seu primeiro rascunho. Corrija todos os erros gramaticais e substitua as palavras incorretas. Você deve estar ciente da composição do seu público e tentar usar a linguagem mais simples possível para permitir que todos o entendam.
    • Por exemplo, você pode usar o jargão comercial ao conversar no trabalho. Pode acontecer que outros públicos não entendam esse vocabulário e que não seja apropriado usá-lo nesse caso.


  2. Leia sua introdução em voz alta depois de corrigida. Você pode ir para uma sala silenciosa e demorar um pouco para ler sua introdução em voz alta. Você terá uma melhor visão geral da qualidade de seus escritos e da oportunidade de praticar. Continue melhorando seu discurso para torná-lo mais interessante e fluido.
    • Você pode fazer isso registrando-se. Ao reproduzir a gravação, você terá uma melhor impressão do tom da introdução.
    • Você também tem a oportunidade de determinar o tempo de sua introdução. Em poucas palavras, uma introdução dura alguns minutos, no máximo.


  3. Repita sua apresentação na frente de outras pessoas. Reúna familiares e amigos para testar sua introdução. Leia-o completamente e peça que eles comentem. Eles podem ajudá-lo a fazer os ajustes necessários para tornar sua introdução mais interessante e natural.
    • Esta é uma boa maneira de testar diferentes técnicas de introdução e piadas que você duvida.


  4. Memorize sua introdução. Ler um e é chato e perturbador. Memorize a sua para fazer uma melhor apresentação. Ao reler sua introdução várias vezes, considere palavras que se destacam dos outros. Você pode destacar essas palavras e usá-las para lembrar o que tem a dizer a seguir.
    • Anote as palavras-chave em um slide da sua apresentação ou em cadernos.

Método 4 de 3: Faça a introdução clara e com confiança



  1. Mantenha seu tom amigável falando positivamente. Não fale negativamente sobre o que você faz ou sobre si mesmo quando começa a fazer sua apresentação. Seja bastante acolhedor e sorria ao lembrar que há uma boa razão para sua presença aqui.
    • Por exemplo, não diga: "Eu sei que você é uma pessoa ocupada e provavelmente não quer estar aqui. "


  2. Fale com seguro e devagar. Qualquer que seja o assunto da sua apresentação, seu desejo é que seu público preste atenção e aprenda algo. Para esse fim, você deve projetar sua voz para o fundo da sala enquanto fala alto. Insista nas idéias e palavras-chave do seu desenvolvimento, diminuindo um pouco, mas sem perder sua energia.
    • Lembre-se da ferramenta eficaz que pode ser o silêncio. Você pode tomar um momento para reunir seus pensamentos e respirar. Não vai incomodar o seu público.


  3. Faça gestos enquanto fala. Eles dão um certo dinamismo à sua apresentação. Não coloque as mãos nos bolsos. Faça gestos com as mãos, como faria normalmente com alguém que conhece.
    • Você não é uma árvore, portanto não precisa agir como se fosse uma. Você pode se mover e andar um pouco, se tiver espaço suficiente.


  4. Faça contato visual com pessoas diferentes. Varrer a sala enquanto fala. Concentre-se apenas em uma pessoa de cada vez. Dessa forma, você pode se conectar com todos os membros do seu público. Todos sentirão que você está falando diretamente com ele.
    • Esta é uma excelente técnica para quem está nervoso em falar com uma audiência.


  5. Limite o uso de recursos visuais. Você nunca deve passar por sua introdução lendo-a como um e. Você pode usar um slide ou blocos de notas para lembrá-lo do que acontece a seguir quando você fica preso. Você pode usar gráficos ou vídeos conforme necessário para mostrar pontos importantes, embora não precise contar com esses suportes para se expressar.
    • Qualquer que seja a mídia visual usada, os membros da platéia na parte de trás da sala devem poder vê-los claramente.