Como cultivar lentilhas

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Plantamos LENTILHA
Vídeo: Plantamos LENTILHA

Contente

Neste artigo: Escolhendo o espaço para o plantioPlanando as lentilhasCuidando das plantas17 Referências

As lentilhas são uma excelente comida que pode lhe trazer muita proteína. Felizmente para os jardineiros iniciantes, eles também são fáceis de plantar e manter. Comece com sementes de qualidade ou lentilhas secas. Plante-os em um recipiente ou no seu jardim em um canto onde eles receberão muita luz solar e água. Com um pouco de sorte, você estará pronto para colhê-los em cem dias.


estágios

Parte 1 Escolhendo o espaço para plantá-los



  1. Pegue algumas sementes secas ou lentilhas. Pode ser difícil encontrar lentes de contato no seu centro de jardinagem habitual. Pode ser necessário ir a uma loja especializada ou comprar sementes específicas online. No entanto, se você quiser plantá-las, também poderá comprar lentilhas secas inteiras em qualquer supermercado.
    • Lentilhas quebradas não vão crescer, comprar sementes inteiras.


  2. Enxágüe e classifique as sementes. Despeje em uma peneira e enxágüe com um pouco de água. Retire todos os quebrados, rachados ou descoloridos.



  3. Plante-os no início dos emps. As lentes crescem melhor quando o tempo está frio, por exemplo, em março. Então eles amadurecerão ao sol durante o verão. Para manter as sementes vivas, a temperatura do solo deve ser de pelo menos 4 graus C quando você as planta.Se congelarem depois de plantá-las, não se preocupe, porque a maioria delas deve sobreviver, mesmo que tenha que reter suas raízes.
    • Se você estiver procurando por opções mais flexíveis, poderá plantar as sementes no interior, desde que a temperatura fique em torno de 20 graus C. Quando fica mais frio, alguns jardineiros usam iluminação artificial para manter uma temperatura constante.


  4. Escolha um local ensolarado e bem drenado. As lentes crescem bem no chão ou em vasos. O mais importante é trazer muita luz solar para eles. Pode ser útil plantá-las ao lado de plantas baixas, para não expô-las à sombra. Certifique-se de que o solo esteja úmido, sem poças por cima, para que as raízes não se formem.
    • Se você optar por plantá-las em uma panela, escolha uma com pelo menos 20 cm de profundidade para permitir que as raízes cresçam bem.
    • Se estiver preocupado com a acidez ou alcalinidade do solo, faça um teste rápido de pH com um kit comprado em um centro de jardinagem. As lentes crescem bem com um pH entre 6 e 6,5.

Parte 2 Plante as lentes




  1. Trate-os com um inóculo. Antes de plantar as sementes, polvilhe ou polvilhe-as com uma mistura de bactérias saudáveis ​​chamada "inóculo" que você pode comprar em um centro de jardinagem. Um inóculo geral para ervilhas e feijões deve fazer o trabalho. Este tratamento permite que as lentes germinem nódulos adicionais nas raízes. Eles os tornarão mais resistentes às mudanças climáticas e você obterá uma colheita melhor.


  2. Plante as sementes com 2 cm de profundidade. Se o solo estiver úmido e em boas condições, plante as sementes a uma profundidade de 2 cm. Se estiver mais seco na parte superior, você pode empurrá-los até 6 cm. Não desça ou as sementes não germinarão se você as enterrar profundamente.


  3. Organize as plantações. Em uma panela, tente separá-los por pelo menos 2 cm. Se você plantá-las online, siga as mesmas instruções e espace as linhas com 15 cm de distância. Graças a esse arranjo, é possível colher cerca de 500 g de lentilhas em mais de 30 metros quadrados.

Parte 3 Cuidando de plantas



  1. Adicione uma treliça para plantas adultas. As lentes totalmente desenvolvidas podem medir até 80 cm de altura. Se caírem, as flores ou vagens podem quebrar ou entrar em contato com o solo. Adicione uma treliça baixa para apoiá-los e passe as hastes pelas barras. Você também pode anexar prateleiras de bambu com fios de algodão.
    • Para fazer uma treliça rápida, pegue algumas varas de bambu. Plante-os no solo perto das lentes. Pendure as varas nas varas com barbante de algodão. Em seguida, amarre os palitos com um fio de algodão ou nylon.


  2. Regue duas vezes por semana. Como outras plantas que gostam de calor, as lentilhas são bastante resistentes à seca. No entanto, eles produzirão mais vagens se você os regar apenas o suficiente para mantê-los úmidos. Se você pressionar o dedo contra o chão, ele deve estar molhado, mas não deve trazer água para a superfície.


  3. Weed regularmente. As lentilhas podem ser rapidamente sufocadas pelas ervas daninhas que crescem ao redor. Para evitar que isso aconteça, você deve gastar um pouco de semana toda semana arrancando-os conscientemente. Se eles crescem um no outro, você também pode matar dois coelhos com uma cajadada e separá-los para uma colheita melhor.
    • A circulação de ar aprimorada reduz a probabilidade de mofo ou outras doenças que se desenvolvem em solos úmidos.


  4. Eliminar as pragas. Os pulgões, em particular, pequenos insetos em forma de pêra que sugam a seiva das plantas, são atraídos pelas lentilhas e se alimentam. Se vir algum, pegue uma garrafa ou mangueira e borrife-os com água até que caiam. Se vir gorgulhos neles, retire as plantas afetadas e descarte-as rapidamente.
    • Se veados ou outros animais se banquetearem com suas plantas de lentilha, coloque uma cerca ao redor ou uma rede de luz sobre ela.


  5. Colheita entre 80 e 100 dias após o plantio. Examine suas plantas de lentilha e corte ao nível do solo aquelas com um terço das vagens inferiores para ouvir as sementes que contêm quando você agita. Eles também podem ter uma cor marrom-amarela. Em seguida, quebre as vagens para obter as sementes que elas contêm. Deixe-os secar um pouco antes de enxaguá-los.
    • Você pode manter as lentilhas em um recipiente hermético até que você queira cozinhá-las.